Aleitamento materno em crianças com Fenilcetonúria: Benefícios e Desafios Lamônica DAC1; Stump MV2; Pedro KP3; Rolim-Liporacci MC4; Caldeira AAGC5; Anastácio-Pessan.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Effectiviness of lifestyle changes on impired plasma glucose and lipids Impacto das mudanças do estilo de vida em pessoas com elevados níveis plasmáticos.
Advertisements

- REGULAMENTADO PELA RESOLUÇÃO N. 9 DE 24 DE MAIO DE DE ACORDO COM AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO -DEVERÁ INCLUIR NECESSARIAMENTE.
TESTE DO REFLEXO VERMELHO
O QUE É FONOAUDIOLOGIA ? "A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento,
Terapia Nutricional no Ambulatório de Pediatria
Cláudia Faustino Coelho
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
O desenvolvimento da BVS no Brasil Ilma Noronha CICT/FIOCRUZ IV Reunião Regional de Coordenação da BVS Setembro/2005, Salvador.
Teste do Pezinho Saúde da Criança e do Adolescente Drª Carla Gomes
CLUBE DE REVISTA Pedro C. Brandão Roberta T. Tallarico
Lucia Campos Pellanda Departamento de saúde Coletiva UFCSPA
Estudos de Caso-controle
Rodrigo Zilli Haanwinckel Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais
Amanda Virtuoso Jacques
O MINISTÉRIO PÚBLICO E OS GESTORES MUNICIPAIS: RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA NA GARANTIA DO DIREITO À CIDADANIA.
Monitoria GENÉTICA MÉDICA E GENÉTICA HUMANA.
Transtornos da Aprendizagem
Unidade de Neuropsicologia Clínica
The New England Journal of Medicine (04 janeiro de 2001)
DE GÊMEOS COM FENILCETONÚRIA
Cursos da área da saúde - consonância com diretrizes curriculares, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva e capacitados a atuar pautados.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
Possibilidades e estratégias de ampliação da oferta de cursos profissionais técnicos de nível médio: encaminhamentos.
Effectiviness of lifestyle changes on impired plasma glucose and lipids Impacto das mudanças do estilo de vida em pessoas com elevados níveis plasmáticos.
Hospital Guilherme Álvaro Santos
Algumas causas dos problemas de aprendizagem na escola
PSICOFARMACOLOGIA DE CRIANÇA E ADOLESCENTE
Erros Inatos do Metabolismo e
Programa Nacional de Triagem Neonatal
Nutrição na Desnutrição
Amanda Barros R1 Endocrinologia 07/05/13
Fonoaudiologia É a ciência que se ocupa da pesquisa, da prevenção, do diagnóstico, da habilitação e reabilitação da voz, da audição, da motricidade oral,
Medicação em pediatria
Unesp Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP Residência Multiprofissional em Saúde da Família Coordenadora: Profª Adj. Cristina Maria Garcia de Lima.
A APAE tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais visando sua interação e um processo educacional.
PROMOÇÃO DO PARTO NORMAL NA SAÚDE SUPLEMENTAR
Projeto Aleitamento Materno na Escola Educando para a Vida
À espera do bebê Grupo de Adolescentes Gestantes Curitiba, 22 de março de 2010.
ANDRÉA MEDEIROS Fonoaudióloga – Formada PUC-SP
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Distúrbios da Comunicação Humana Centro: CCS Área.
MEDIAÇÃO.
Clínica de Medicina do Exercício Em Copacabana Para Você: Na Barra da Tijuca Exercício é como remédio: tem que ser na dose certa CLINIMEX.
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS EM CRECHE FILANTRÓPICA DE BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS FERNANDES, L.1 GUIMÃRAES, M.P.S.
Doença metabólica óssea da prematuridade: relato de 4 casos
A TRIAGEM NEONTAL SOB A ÓTICA DOS GRADUANDOS DE ENFERMAGEM DA FISA-FUNCESI Moreira, P.S.C*, Silva, O.B.² ¹ Acadêmica de Enfermagem da Faculdade de Ciências.
Programa Nacional de Triagem Neonatal Tania Marini de Carvalho
Atendimento do paciente com Síndrome de Down de 5 a 13 anos no Distrito Federal Natália Silva Bastos Ribas Orientador: Dr. Fabrício Prado Monteiro
TRABALHO EM EQUIPE Aleide Tôrres.
EXAMES LABORATORIAIS GLICEMIA
INCLUSÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: O DISCURSO DOS PROFESSORES
A vida numa gota de Leite
As políticas de Atenção a Saúde da Criança e do Adolescente
Projeto Criança Exposta ao Vírus HIV em São José
Alimentação da Nutriz Fabiana Borrego Nutricionista.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Faculdade de Ciências Biológicas Programa de Educação Tutorial - PET PET Biologia INTRODUÇÃO No Brasil, quando.
Terapia de Reidratação Oral e Hidratação Venosa
Terapia de Reidratação Oral e Venosa
AUDIÊNCIA PÚBLICA Gestão do SUS – Legislação do SUS e Universalidade do Sistema A questão da alimentação especial no SUS Brasília, 29 abril de 2009.
Informações Gerais: Pré-requisito: Graduação em Fonoaudiologia Inscrições: de a Documentos para inscrição: ficha de inscrição preenchida.
MARQUES, E.M.R.;CAETANO,H,C., PINTANELLI,A.C., SILVA,H.G., NOGUEIRA,A.R. Universidade Estadual Paulista-UNESP, Câmpus de Bauru Faculdade de Ciências/Departamento.
Situação clínica – 1. Você é procurado(a) por JHN, 28 anos, sexo feminino, 4G3P1A. JHN é mãe de PONJ, sexo masculino, 3 meses. PONJ nasceu de parto cesáreo,
Diarreia em crianças FUPAC – Araguari Curso de medicina.
ESQUIZOFRENIA Infantil
André Satel Cristovão Maia Eduardo Bilo Luis Battu
HISTÓRICO LUTAMOS DESDE 1990 PELOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES EM TODO BRASIL Nasceu da sensibilização de um grupo de empresários do setor.
Orientação: Ms. Bianca Rodrigues Lopes Gonçalves Alunas: Rudmila Carvalho e Michele Haduo BAURU 2015.
A HORA DOURADA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA
 Se a criança receber um tratamento adequado, a possibilidade de desenvolvimento da capacidade matemática é grande.  Faz-se necessário uma intervenção.
Transcrição da apresentação:

Aleitamento materno em crianças com Fenilcetonúria: Benefícios e Desafios Lamônica DAC1; Stump MV2; Pedro KP3; Rolim-Liporacci MC4; Caldeira AAGC5; Anastácio-Pessan FL6 1.Fonoaudióloga, Livre Docente, Professor Associado do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo; 2.Médica Pediatra e Gatroenterologista do Laboratório de Screening Neonatal APAE-Bauru. 3.Mestre em Biotecnologia Médica pela UNESP, Botucatu; Doutoranda em Biologia Oral pela USC e Responsável técnica pelo Laboratório de Screening Neonatal APAE-Bauru. 4.Psicóloga, do Laboratório de Screening Neonatal APAE-Bauru. Mestre em Psicologia Escolar pela PUC-Campinas. 5.Nutricionista do Laboratório de Screening Neonatal APAE-Bauru. 6.Fonoaudióloga do Laboratório de Screening Neonatal APAE-Bauru Mestranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP, Bauru Apoio: CNPq e FAPESP

Objetivo: verificar os efeitos do aleitamento materno (AM) como fonte de fenilalanina (phe) nos níveis sanguíneos para o desenvolvimento infantil Método: 10 RN com PKU que iniciaram tratamento antes dos 30 dias. Orientações semanais sobre AM e controle sanguíneo. Estimava-se a ingestão de leite materno com margem segura da phe, calculando volume gástrico e oferecendo fórmula láctea e peito em demanda livre. Se o nível sérico da phe estivesse entre >2mg/dL e <6mg/dL mantinha-se o procedimento. se estivesse <2mg/dL, diminuía-se a fórmula metabólica em 25%, aumentando indiretamente o AM. Se estivesse >6mg/dL, aumentava-se a fórmula em 50%. Nos retornos avaliavam-se os níveis de fenilalanina, e aplicavam-se a Early Language Milestone Scale(10) (ELM) e Passos Básicos do Desenvolvimento(11)(PBD).

Resultados: Tempo de AM variou de 1m5d a 14 meses. P3 e P6 apresentaram dificuldade no controle dos níveis plasmáticos com mediana e DP acima de >6mg/dL e apresentaram-se fora dos padrões de normalidade nas escalas de desenvolvimento. Os demais participantes conseguiram manter, em sua maioria, limites seguros da phe e desenvolvimento nos índices normativos. Conclusões: A manutenção do AM na PKU, apesar de ser um grande desafio é de relevância do ponto de vista biológico e psicossocial. O distúrbio metabólico da phe interfere na síntese protéica cerebral, com reflexos nas funções neuropsicológicas, linguagem e aprendizagem O sucesso do tratamento, como em qualquer doença crônica, depende da disponibilidade para seguir as recomendações prescritas e apoio de equipe interdisciplinar, incluindo o fonoaudiólogo, que atualmente não faz parte dos programas de triagem neonatal para erros inatos do metabolismo, do Ministério da Saúde, mas que tem papel fundamental nesta equipe.