O importante papel da Universidade (e de seus alunos) na inovação brasileira Antonio Alberto Ribeiro Fernandes Diretor do Instituto de Inovação Tecnológica Universidade Federal do Espírito Santo
Prêmio Nobel de Química em 1908 “A ciência está destinada a desempenhar um papel cada vez mais preponderante na produção industrial. E as nações que deixarem de entender essa lição hão inevitavelmente de ser relegadas à posição de nações escravas: cortadoras de lenha e carregadoras de água para os povos mais esclarecidos” . Lord Rutherford Prêmio Nobel de Química em 1908 1 Lord Rutherford, citado no documento “Ciência e Pesquisa – contribuição de homens do laboratório e da cátedra à Magna Assembleia Constituinte de São Paulo”, de 1947, que deu origem à Fapesp. In.: V. S. Motoyama, A.I. Hamburguer e M. Nagamini, “Para uma História da Fapesp – Marcos Documentais”, p. 26 (Fapesp, São Paulo, 1999).
O Brasil tem feito investimentos no campo da pesquisa O Brasil tem feito investimentos no campo da pesquisa. Desde 1990, triplicou o número de cientistas nas instituições de pesquisa. Multiplicou-se o total de novos doutores formados anualmente no país.
45% da produção científica da América Latina é Brasileira
Por que o Brasil não supera seus vários déficits comerciais, se tem um produção científica destacada?
Cerca de 80% dos pesquisadores brasileiros trabalham em instituições de pesquisa, ao contrário dos sistemas de inovação mais amadurecidos, nos quais a maioria dos pesquisadores trabalha diretamente no setor produtivo, gerando desenvolvimento tecnológico prático. Gerando inovação.
Cenário da pesquisa no Brasil Pesquisa científica estar concentrada nas instituições públicas de ensino; Pesquisa básica versus pesquisa aplicada; Pesquisas não vislumbram o mercado; Linguagens distintas entre pesquisadores e empresários brasileiros.
Cenário da pesquisa na UFES GRUPOS DE PESQUISAS: 1250 PATENTES DEPOSITADAS: 12 PATENTES TRANSFERIDAS PARA O SETOR EMPRESARIAL: ZERO ARTIGOS INDEXADOS AO WEB OF SCIENCE: 532
O GRANDE VALE Universidade Mercado
SOLUÇÃO INCLUSÃO DA CULTURA DE INOVAÇÃO E DA PROTEÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO BÁSICO PRINCIPALMENTE ATRAVÉS DE ATIVIDADES MÃOS À OBRA Os alunos chegam a Universidade totalmente desprovidos destes conceitos
Como transformar os CONHECIMENTOS em NEGÓCIOS?????
INOVAÇÃO
Aplicação prática à uma descoberta ou invenção. Conceito Aplicação prática à uma descoberta ou invenção.
IDEIAS – pouco valor!??? Requerem desenvolvimento, pesquisas e transformação em produtos, processos ou serviços inovadores Geração de uma propriedade intelectual de relevância para o mercado RIQUEZA!!!
% do capital de empresas referente a Ativos Intangíveis IBM - 89% do seu valor patrimonial COCA-COLA - 95% do seu valor patrimonial KELLOGS - 94% do seu valor patrimonial AMERICAN EXPRESS - 81% do seu valor patrimonial Na MICROSOFT o valor dos ativos intangíveis é 12 vezes maior do que o dos ativos tangíveis.
Conclusão Inegável necessidade de se valorar e proteger as obras do espírito humano, principalmente em face de um potencial retorno econômico para o seu criador e para a sociedade.