O importante papel da Universidade (e de seus alunos) na inovação brasileira Antonio Alberto Ribeiro Fernandes Diretor do Instituto de Inovação Tecnológica.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Inovação em Iberoamérica: passado e presente
Advertisements

Universidade Federal do Rio de Janeiro Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa Divisão de Pesquisa Ética em Pesquisa (material informativo adaptado.
O Avanço Tecnológico na sociedade moderna.
Profa. Adriana Diaféria
UNICEUMA – CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO
Relatório Unicef O Relatório da Situação Mundial da Infância, publicado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) desde 1980, traz na edição.
Propriedade intelectual Reflexão e análise de possibilidades de atuação do Forplad Rio de Janeiro, junho de 2004.
Artigos!!! Não mordem!!! M.Sc. Simone Canuto.
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Universidade Católica de Goiás Engenharia de Produção Gestão da Tecnologia Professora: Ms. Tatiany Paço.
CRIATIVIDADE.
República Federativa do Brasil Ministério da Educação Rede Federal de Educação, Profissional Científica e Tecnológica.
- FÓRUM NACIONAL - CONSECTI Painel: “O papel dos Núcleos de Inovação Tecnológica nos Estados”
A IMPORTÂNCIA DA PROTEÇÃO DOS ATIVOS INTANGÍVEIS PARA ASSEGURAR A VANTAGEM COMPETITIVA Seminário Nacional de Inovação 2011.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Case UNISINOS HT Micron: Impacto no Desenvolvimento Científico Regional Prof. Cristiano Richter Coordenador Executivo Projeto HT Micron
Inovação em saúde e promoção da saúde
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
Rio de Janeiro – outubro/2005
CICLO VIRTUOSO DA CIÊNCIA BRASILEIRA E O PAPEL DA
Workshop Nacional da OMPI para a Elaboração da Política Nacional da Propriedade Intelectual Hotel Rovuma, Fevereiro 2006 Maputo O papel do direitos.
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
Master on Engineering and Management of Technology
EMPREENDEDORISMO Os pilares do ensino empreendedorista são a formação de atitudes e o desenvolvimento de técnicas de planejamento.
Direitos Autorais. Aqui você conhecerá mais um importante fator no desenvolvimento de conteúdo para EaD. Quer saber do que se trata? Vá em frente e descubra!
Tema Gestão do Conhecimento:.
Profissional de GC / Função de GC
O papel das Universidades no processo de expansão e consolidação de competências nacionais e no avanço do conhecimento científico e tecnológico nas áreas.
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Fórum Permanente Comitê Temático “Racionalização Legal e Burocrática”
Marca de São Tomé e Príncipe( Branding)
V ENFOC UNINTER Profª Ana Maria Olivo Prof. Luiz Boschilia
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
Sumário Projeto ptrs.
Workshop Nacional da OMPI para a Elaboração da Política Nacional da Propriedade Intelectual Hotel VIP, Junho 2005 Maputo O papel das patentes e das.
Perguntas de Modelação
PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COMO E ONDE PESQUISAR ARTIGOS E PATENTES Renato Turchet Setembro/2005
DIREITO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL Clarice Castro Tutela de bens imateriais, de natureza intelectual e de conteúdo criativo, assim como suas atividades.
Política Educacional Brasileira
Novas tecnologias Introdução.. Novas tecnologias. O que é Inovação tecnológica? É a introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo ou.
Transferência de Resultados da Investigaçäo Universidad de Las Palmas de Gran Canaria.
1 O Sucesso no Licenciamento Tecnológico Aspectos da Legislação Brasileira Lei de Inovação Lei Nº , de 02/12/2004 Regulamentada pelo Decreto Nº 5.563,
O Impacto da Internet na Disseminação da Informação Científica e na Potencialização da Inovação Tecnológica no Brasil Renato M.E. Sabbatini Núcleo de Informática.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
FÓRUM NACIONAL DE REITORES DA ABRUEM Rio de Janeiro 27 a 30/05/2015.
Realização Desenvolvimento e Gestão Além de realizarem os projetos deles, os Prêmios Santander ajudam a transformar a sociedade. Vencedor do Prêmio Santander.
A Sociedade em Rede Manuel Castells
Palavras e linguagem científica Linguagem e experiências vividas pelos estudantes/ Ciência aprendida na comunidade/Ciência aprendida na escola Ciência.
PROPRIEDADE INTELECTUAL AULA 05 – PATENTES (PRIVILÉGIOS CONCEDIDOS AO TITULAR E LIMITAÇÕES). Renato Dolabella Melo Mestrando em Direito.
Cultura Cafeeira e economia brasileira
1. Projeto  Exposição “Uma Mulher Impossível” Criação da exposição “Rose Marie Muraro - Uma Mulher Impossível”, de forma física e virtual  Biblioteca.
A internacionalização da economia sorocabana A internacionalização da economia sorocabana Ago Laboratório de Ciências Sociais Aplicadas Coordenador:
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
Inovação Tecnológica e Educação Profissional Núbia Moura Ribeiro I FÓRUM DE PESQUISA E INOVAÇÃO DO IFRR Boa Vista, 29 de novembro a 1º.
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil Mercado de Sementes no Brasil Reginaldo Minaré Brasília, 08 de agosto de 2013.
TEMA: Os Institutos de Pesquisa Tecnológica nos Sistemas de Inovação Financiamento Oportunidades Desafios Luis Madi Presidente Abipti Coordenador Apta.
SISTEMA FIEMA FIEMA, SESI, SENAI e IEL. Parceiro das indústrias do Maranhão na busca pela competitividade, tanto no mercado nacional quanto internacional.
Apresenta Novidade destinada à Empresas do ramo de heveicultura Inventor: Fábio Augusto Colella.
Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Globalização da P&D: oportunidades para o Brasil Sérgio QUEIROZ.
Apresenta Novidade destinada à Fabricantes de Brinquedos Inventor: Marcelo Martoni.
As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. Aline.
Apresenta Novidade destinada à Empresas fabricantes de produtos para pets Inventores: Pedro Pereira de Souza Sobrinho.
Apresenta Novidade destinada à Empresas do setor automotivo Inventores: Aurora F. de J. Pereira e Kristofer B. dos Santos.
Apresenta:. NOVIDADE DESTINADA ÀS Empresas no Ramo de Construção Civil Inventor: Cayo Henrique de Oliveira Rosa Web: Web:
AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO FEDERAL TEMA “PARQUE TECNOLÓGICO E O DESENVOLVIMENTO DO DF” DATA: 19/04/2016 HORÁRIO: 8H45MIN.
Contribuição da UEM para o ecossistema de inovação da cidade de Maringá-PR Mauro Luciano Baesso REITOR.
Apresenta Novidade destinada à Fabricantes de utensílios domésticos, bebedouros, filtros ou similares. Inventor: Haroldo Hellmut Kiessling.
Apresenta Novidade destinada à Fabricantes de brinquedos em geral Inventor: Elço de Souza Jesus Filho.
Apresenta Novidade destinada à Fabricantes de pratos e utensílios domésticos Inventora: Elisabete dos Santos Alves Silva.
Transcrição da apresentação:

O importante papel da Universidade (e de seus alunos) na inovação brasileira Antonio Alberto Ribeiro Fernandes Diretor do Instituto de Inovação Tecnológica Universidade Federal do Espírito Santo

Prêmio Nobel de Química em 1908 “A ciência está destinada a desempenhar um papel cada vez mais preponderante na produção industrial. E as nações que deixarem de entender essa lição hão inevitavelmente de ser relegadas à posição de nações escravas: cortadoras de lenha e carregadoras de água para os povos mais esclarecidos” . Lord Rutherford Prêmio Nobel de Química em 1908 1 Lord Rutherford, citado no documento “Ciência e Pesquisa – contribuição de homens do laboratório e da cátedra à Magna Assembleia Constituinte de São Paulo”, de 1947, que deu origem à Fapesp. In.: V. S. Motoyama, A.I. Hamburguer e M. Nagamini, “Para uma História da Fapesp – Marcos Documentais”, p. 26 (Fapesp, São Paulo, 1999).

O Brasil tem feito investimentos no campo da pesquisa O Brasil tem feito investimentos no campo da pesquisa. Desde 1990, triplicou o número de cientistas nas instituições de pesquisa. Multiplicou-se o total de novos doutores formados anualmente no país.

45% da produção científica da América Latina é Brasileira

Por que o Brasil não supera seus vários déficits comerciais, se tem um produção científica destacada?

Cerca de 80% dos pesquisadores brasileiros trabalham em instituições de pesquisa, ao contrário dos sistemas de inovação mais amadurecidos, nos quais a maioria dos pesquisadores trabalha diretamente no setor produtivo, gerando desenvolvimento tecnológico prático. Gerando inovação.

Cenário da pesquisa no Brasil Pesquisa científica estar concentrada nas instituições públicas de ensino; Pesquisa básica versus pesquisa aplicada; Pesquisas não vislumbram o mercado; Linguagens distintas entre pesquisadores e empresários brasileiros.

Cenário da pesquisa na UFES GRUPOS DE PESQUISAS: 1250 PATENTES DEPOSITADAS: 12 PATENTES TRANSFERIDAS PARA O SETOR EMPRESARIAL: ZERO ARTIGOS INDEXADOS AO WEB OF SCIENCE: 532

O GRANDE VALE Universidade Mercado

SOLUÇÃO INCLUSÃO DA CULTURA DE INOVAÇÃO E DA PROTEÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO BÁSICO PRINCIPALMENTE ATRAVÉS DE ATIVIDADES MÃOS À OBRA Os alunos chegam a Universidade totalmente desprovidos destes conceitos

Como transformar os CONHECIMENTOS em NEGÓCIOS?????

INOVAÇÃO

Aplicação prática à uma descoberta ou invenção. Conceito Aplicação prática à uma descoberta ou invenção.

IDEIAS – pouco valor!??? Requerem desenvolvimento, pesquisas e transformação em produtos, processos ou serviços inovadores Geração de uma propriedade intelectual de relevância para o mercado RIQUEZA!!!

% do capital de empresas referente a Ativos Intangíveis IBM - 89% do seu valor patrimonial COCA-COLA - 95% do seu valor patrimonial KELLOGS - 94% do seu valor patrimonial AMERICAN EXPRESS - 81% do seu valor patrimonial Na MICROSOFT o valor dos ativos intangíveis é 12 vezes maior do que o dos ativos tangíveis.

Conclusão Inegável necessidade de se valorar e proteger as obras do espírito humano, principalmente em face de um potencial retorno econômico para o seu criador e para a sociedade.