Acidez e basicidade em soluções aquosas de sais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Emiliano Chemello
Advertisements

Unidade I Química e Indústrias
Funções Inorgânicas Química Para facilitar o estudo dos compostos inorgânicos, criou-se as funções inorgânicas, ou seja, grupos de famílias de compostos.
 As quantidades de íons H + e OH – determinam o caráter ácido-base de uma solução;  Para que possamos compreender melhor como se dá essa medida de acidez.
Produção industrial dos principais ácidos e bases H 2 SO 4 :Ácido sulfúrico HNO 3 :Ácido nítrico HCl:Ácido clorídrico NaOH :Hidróxido de sódio Ca(OH) 2.
EQUILÍBRIO QUÍMICO.
OXIDAÇÃO E REDUÇÃO.
Ciências da Natureza e suas Produto iônico da água PH e POH,
Quimica 11º.
SAIS: Cátion ≠ H+ Ânion ≠ OH- ou O - NaCl Na + Cl CaSO4 Ca + SO4 -
DEFINIÇÃO Bases são substâncias compostas pela combinação de um cátion (geralmente de um metal) com o ânion OH-. Uma das características das bases é seu.
Propriedades da Água FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO
Equilíbrio químico de eletrólitos e lei da diluição de Ostwald
Cloreto de sódio (sal de cozinha) QUÍMICA O cloreto de sódio é uma substância inorgânica pertencente à função química dos sais. Suas principais características.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Bases.
Ácidos e Bases Profª Carol Mossi.
Funções químicas inorgânicas
Reações em soluções aquosas
Centro de massa centro de massa 12º ano [Imagem: Pinterest]
Reações fotoquímicas na atmosfera
Massa e tamanho dos átomos
Hidrodinâmica 12º ano.
Ligação química 10º ano [Imagem:
Princípio de Le Châtelier
Química verde 11º ano [Imagem:
CONEXÃO ENEM QUÍMICA.
Acidez e basicidade de soluções
EQUILÍBRIO IÔNICO Prof.: Renê Machado.
Titulação ácido-base 11º ano [Imagem: blenderartists.org]
Configuração eletrónica
Força relativa de oxidantes e de redutores
Hidrocarbonetos 10º ano [Imagem: wallpapercave.com]
Reações de oxidação-redução
Planos horizontais e planos inclinados
Mineralização de águas e dissolução
Formulação e Nomenclatura dos ácidos
Geometria molecular 10º ano [Imagem: imgkid.com].
Decaimentos radioativos
Energia de ligação nuclear
Lei de Coulomb 12º ano [Imagem: fineartamerica.com]
Impulsão e Lei de Arquimedes
Estado gasoso 10º ano [Imagem:
Lei Fundamental da Hidrostática
Ácidos e bases 11º ano [Imagem: Miguel Neta].
Momento linear e 2ª Lei de Newton
Miguel Neta, dezembro de 2018
Experiência Nº 1 Nesta experiência medimos a temperatura de uma solução aquosa de 50 ml de água e 10 g de Tang e uma segunda solução aquosa de 50 ml de.
Ligações metálica, iónica e covalente
Estado gasoso Miguel Neta, dezembro de 2018
Energia de ligação e reações químicas
Campo gravítico Miguel Neta, fevereiro de 2019
Lei da conservação do momento linear e colisões
Reações fotoquímicas na atmosfera
Extensão das reações químicas
Prof.: Ana Elisa B. Matias
Movimentos sob a ação de uma força constante
Alteração da solubilidade de sais
Conservação da energia mecânica
Basicamente podemos classificar as reações químicas em:
Lei do decaimento radioativo
Forças de pressão em fluidos
Miguel Neta, dezembro de 2018
Forças Intermoleculares
Energia de ligação nuclear
Entalpias de transformação
Decaimentos radioativos
Química Aplicada /2019 Professor Valentim Nunes, Unidade Departamental de Engenharia – Secção de Química Gabinete: J207 (Campus.
Lei do decaimento radioativo
PRODUTO DE SOLUBILIDADE
Transcrição da apresentação:

Acidez e basicidade em soluções aquosas de sais 11º ano [Imagem: Robert Krampf]

Acidez e basicidade em soluções aquosas de sais 11º ano 𝒑𝑯 de uma solução aquosa de um sal Uma solução resultante da dissolução de um sal (substância iónica) pode não ser neutra. O carácter ácido ou básico da solução depende da possibilidade de cada ião reagir, ou não, com a água. Isso depende do 𝐾 𝑎 ou 𝐾 𝑏 de cada ião!

Acidez e basicidade em soluções aquosas de sais 11º ano Sal que origina uma solução aquosa neutra Se o sal for constituído por um catião e um anião que são pares de base e ácido fortes, a solução será neutra. Exemplo: o sal NaCl, que em solução aquosa se dissocia nos iões Na+ e Cl-. Na+ é o catião da base forte NaOH. Cl- é a anião do ácido forte HCl. (Na+ é o ácido conjugado) (Cl- é a base conjugada) Nenhum dos iões reage com a água. O sal NaCl não altera o 𝒑𝑯 da água. Outros exemplos: KBr, NaClO4, Ca(NO3)2.

O sal NH4Cl origina uma solução aquosa ácida. Acidez e basicidade em soluções aquosas de sais 11º ano Sal que origina uma solução aquosa ácida Se o sal for constituído por um catião de uma base fraca e um anião de um ácido forte, a solução será ácida. Exemplo: o sal NH4Cl, que em solução aquosa se dissocia nos iões NH4+ e Cl-. NH4+ é o catião da base fraca NH3. Cl- é a anião do ácido forte HCl. (NH4+ é o ácido conjugado) (Cl- é a base conjugada) 𝐾 𝑎 (NH4+) = 5,6 × 10-10 NH4+ (aq) + H2O (l) ⇄ NH3 (aq) + H3O+ (aq) O sal NH4Cl origina uma solução aquosa ácida. Outros exemplos: NH4Br, N2H5Cl.

O sal NaCH3COO origina uma solução aquosa básica. Acidez e basicidade em soluções aquosas de sais 11º ano Sal que origina uma solução aquosa básica Se o sal for constituído por um catião de uma base forte e um anião de um ácido fraco, a solução será básica. Exemplo: o sal NaCH3COO, que em solução aquosa se dissocia nos iões Na+ e CH3COO-. Na+ é o catião da base forte NaOH. CH3COO- é a anião do ácido fraco CH3COOH. (Na+ é o ácido conjugado) (CH3COO- é a base conjugada) 𝐾 𝑏 (CH3COO-) = 5,6 × 10-10 CH3COO- (aq) + H2O (l) ⇄ CH3COOH (aq) + OH- (aq) O sal NaCH3COO origina uma solução aquosa básica. Outros exemplos: NaNO2, Na(CH3COO)2, KF.

Acidez e basicidade em soluções aquosas de sais 11º ano Sal que origina uma solução aquosa… ácida ou neutra? Se o sal for constituído por um catião e um anião que são pares de base e ácido fracos, o 𝑝𝐻 da solução depende dos valores das constantes 𝐾 𝑎 e 𝐾 𝑏 respetivas! Se: 𝐾 𝑎 > 𝐾 𝑏 ⇒ [H3O+] > [OH-] ⇒ solução ácida! 𝐾 𝑎 = 𝐾 𝑏 ⇒ [H3O+] = [OH-] ⇒ solução neutra! 𝐾 𝑎 < 𝐾 𝑏 ⇒ [H3O+] < [OH-] ⇒ solução básica!

Acidez e basicidade em soluções aquosas de sais 11º ano Bibliografia J. Paiva, A. J. Ferreira, M. G. Matos, C. Morais, C. Fiolhais, Novo 11Q, Texto Editores, Lisboa, 2016. D. reger, S. Goode, E. Mercer, Química: Princípios e Aplicações, 2ª edição, Fundação Calouste Gulbenkian, 2010, Lisboa. Miguel Neta, abril de 2018.