CULTURA POPULAR, CULTURA ERUDITA E CULTURA DE MASSA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A criança e a cultura lúdica
Advertisements

EDUCAÇÃO DO CAMPO E SUSTENTABILIDADE MARIA AMÉLIA SILVA NASCIMENTO
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA UFBA
Cultura e Ideologia.
SOCIALIZAÇÃO E CULTURA
DEFINIÇÕES.
CULTURA E PATRIMÔNIO CULTURAL
*CULTURA: coisa da elite? (colere = cultivar = agrícola)
A situação brasileira a educação – ASPECTOS DIVERSOS. Antônio gramsci
AFINAL O QUE É MULTICULTURALISMO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO?
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
Ministério da Cultura.
Indivíduos e sociedade:
Pedagogia Histórico-Crítica (Dermeval Saviani)
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
Cristiane jonas Francisconi
Significações e Conceituações Sociológicas do Direito
Prof. Everton da Silva Correa
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2010
DIREITOS CULTURAIS ESTADO E SOCIEDADE
INTRODUÇÃO AO MÉTODO CIENTÍFICO
Escola Superior de Guerra
SOCIALIZAÇÃO E CULTURA DO TRABALHO A existência humana é marcada pela cultura e é ela a própria fundamentação da humanidade. Cultura é criação/aprendizagem/
A Cultura e os seus Significados
Profª Karina Oliveira Bezerra
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
ESTÉTICA Arte e realidade
CONCEITO ANTROPOLOGICO DE CULTURA
Direitos das Minorias © 2013
Educação.
Área de Projecto O racismo.
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Etnografia e Etnologia
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
[...] desenvolvimento sustentável é um processo de transformação no qual a exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento.
O QUE É CULTURA? Noção de cultura como modo de vida:
CIÊNCIA E TECNOLOGIA E A SOCIEDADE
Perspectivação Económico-Ética da Educação
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Cultura – conceitos e definições
A identidade cultural na pós modernidade
Emile Durkheim e o fato social
ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO PROF. DANIEL DA SILVA MARTINS FACULDADE.
Revisão para a prova – 9º ano Grupo 8 – A sociedade de consumo Grupo 9 – Maiorias e minorias Grupo 10 – Pobreza Grupo 11 – Violência ATENÇÃO: Essa revisão.
Currículo como organização social
DIVERSIDADE CULTURAL Cultura Erudita, Cultura Popular, Cultura de Massa e Indústria Cultural.
Professor Romildo Tavares – Filosofia/Sociologia
LINGUAGENS Etapa II – Caderno IV
Indivíduo, cultura e sociedade Parte 03
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
O Cotidiano da Escola Silvana De Negri. O filme Apresenta situações vividas no decorrer de um ano letivo, numa escola pública francesa.
Ensino Médio e Educação Profissional
CURRÍCULO E AS TEORIAS PÓS-CRÍTICAS
SOCIOLOGIA 1º EM Professor Tiago Amorim.
O viés sociológico da discussão de cultura
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
IDEOLOGIA.
Curso Direito à Memória e à Verdade
O homem e a cultura - Leontiev
OFICINAS CULTURAIS (Aula 2)
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
SEMINÁRIO HISTÓRIA, CULTURA E PATRIMÓNIO
Escola: Coopen Série: 4º ano Aluna: Maria Clara. Cultura O conceito de cultura pode ser compreendido como um conjunto de ideias, de práticas sociais de.
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
Mayara T. Santos - Sociologia
Prof. Lucas do Prado Sociologia.  França - ( )  Obras Principais:  O Poder Simbólico  A economia das trocas simbólicas  A distinção  O.
Transcrição da apresentação:

CULTURA POPULAR, CULTURA ERUDITA E CULTURA DE MASSA

* CULTURA → É o Conjunto de Construções Materiais e Abstratas Produzidas Pelos Homens Durante Sua Existência e Que Possuem Significado. X MUNDO NATURAL MUNDO CULTURAL Ações Instintivas e Indicativas Ações conscientes e Simbólicas Construção da Relação Indivíduo X Sociedade

* DIVERSIDADE CULTURAL → Conseqüência da Existência de Diversas Sociedades Humanas Que Desenvolvem Suas Próprias Formas de IDENTIDADE CULTURAL. ETNOCENTRISMO ⇒ Crença na Existência de uma Etnia que Seja Culturalmente Superior às Demais Existentes. Justificativa Para o Domínio de um Grupo Étnico-Cultural Sobre Outros RELATIVISMO CULTURAL ⇒ Não Há Culturas Superiores ou Inferiores, Mas Formas Distintas de Transformar e Interpretar a Natureza. Ex: Democracia Racial no Brasil

* CULTURA POPULAR → É a Forma de Produção Cultural Não-Institucionalizada, Onde o Agente Cultural (o POVO) Desconhece a Importância de Sua Produção Cultural CARACTERÍSTICAS: Surge de Tradições e Costumes Regionais; Passada Por Gerações Através da Forma Oral; É Heterogênea; * CULTURA DE MASSA = INDÚSTRIA CULTURAL Mercantilização dos Bens Culturais = Consumismo Homogeneização das Manifestações Culturais; Disseminação da Propaganda e Banalização da Produção Cultural * CULTURA ERUDITA → É a Forma de Produção Cultural Institucionalizada, Ligada ao Domínio da Escrita e da Leitura, da Escola e da Universidade e do Pensamento Científico. CARACTERÍSTICAS: Surge da Pesquisa e da Produção Acadêmicas; É preservada e Passada Por Gerações Através de Meios Escritos e/ou Gravados; É Heterogênea e Pretende-se Dominante

Os direitos culturais fazem parte dos direitos humanos e a dimensão cultural é indispensável e estratégica para qualquer projeto de desenvolvimento. Conforme a Declaração Universal da Diversidade Cultural da UNESCO, os indivíduos e grupos devem ter garantidas: as condições de criar e difundir suas expressões culturais; o direito à educação e à formação de qualidade que respeite sua identidade cultural; a possibilidade de participar da vida cultural de sua preferência e exercer e fruir suas próprias práticas culturais, desde que respeitados os limites dos direitos humanos.

06/02/11

Deve-se distinguir subcultura e contracultura Deve-se distinguir subcultura e contracultura. O primeiro termo designa a cultura de um subgrupo, de uma minoria etc. O segundo remete ao julgamento que uma maioria faz das subculturas e cujas implicações sociais os subgrupos ratificam, muitas vezes, quando a ele recorrem para caracterizar a si próprios. Cultural aprece em uma série de expressões usuais: “ação cultural”, “atividade cultural”, “assuntos culturais”, “centro cultural”, “cadeia cultural”, “campo cultural”, “discurso cultural”, “desenvolvimento cultural”, “ambiente cultural”, “promotor cultural”, “lazer cultural”, “política cultural”, “revolução cultural”, “sistema cultural”, “vida cultural” etc.