Programa de Internato da FFFCMPA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Advertisements

21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
1 Sistema de Ensino Graduação Módulo Matrícula. 2 Datas Matrícula Encomenda 23 a 27/07 Divulgação Parcial da Encomenda 28/07 Ajuste da Encomenda 28 a.
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Diretoria de Ensino - Região de Bragança Paulista
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
2009.
Estágios Supervisionados
Estágios Supervisionados Integrando Escola – Empresa - Aluno Prof. Cezar Miguel Monteiro da Silva Vice Diretor do ES e EP Prof. Dusan Schreiber Coordenador.
Estágios Supervisionados
Estágios Supervisionados
Integrando Escola – Empresa - Aluno
FACULDADE EVANGÉLICA ESTÁGIO SUPERVISIONADO
FACULDADE EVANGÉLICA ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Conveniada curso Positivo
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
ORIENTAÇÕES SOBRE A COLETA NO SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
Publicada em DOC de 15/04/2011 – Pág. 10
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Roteiro de condução da reunião
NORMAS DO CURSO Licenciatura em Letras-Inglês Modalidade a Distância
Portaria de Treinamento TÍTULO DO TRABALHO
Outubro de 2008.
MATRÍCULA ANTECIPADA CHAMADA ESCOLAR 2014
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
Projeto de Recuperação
Prof.Dr. Ronaldo José Nascimento
PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS
Benevid Félix da Silva Professor Supervisor do Estágio Supervisionado I André Luiz Borges Milhomem Professor Supervisor do Estágio Supervisionado II Waghma.
CARREIRA DOCENTE QUE FUTURO?!
Desempenho Acadêmico Graduação
Universidade Federal do Amapá
Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr.
Verifica PRE-REQUISITOS
01 Índice Treinamento para os alunos Cadastro de evento externo
OBJETIVOS Objetivo Geral
Procedimentos e Normas do Estágio
Publicada em DOC de 15/04/2011 – Pág. 10
Reunião de Pais e/ou Responsáveis /2011 COLÉGIO ESTADUAL JOÃO FERREIRA KÜSTER.
Sistema de Avaliação Modalidade: Subsequente e Conc. Externa Noturno CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Coordenação.
Resolução da Avaliação Docente CPA
TUTORIAL PARA ESTAGIOS
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
TCC I BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2011/2.
ORIENTAÇÕES PARA O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Trabalho de Conclusão de Curso TCC
1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? 1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? R: Não. O ato de.
Você j á tem ideia de qual tipo de est á gio gostaria de fazer? Sim Não São 2 Tipos : 1 - Instrumentação Instrumentação 2 - Iniciação Científica Iniciação.
CONVÊNIOS E TERMOS DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
SISTEMA DE CONTROLE DE CONVÊNIOS
Estágio Supervisionado
RESOLUÇÃO SE (Revoga a Resolução se 53-14)
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
Manual do Aluno Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE 2014
Reunião de estágio 2°/2013 Estágios Supervisionado em Nutrição Social – 246 hs Estágios Supervisionado em Nutrição Clínica – 246 hs Estágios Supervisionado.
NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 2º semestre de 2014 Matricula Obrigatória 02 e 03 de junho de 2014 Local: Seção Técnica de Graduação Obs: Realizar a.
Universidade Federal do Rio e Janeiro Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira Residência Médica 2010.
A XII Semana da Engenharia será realizada nos dias 25, 26 e 27 de setembro/13. Local: Campus II.
Prof. Marcelo Ribeiro Barison Coord. Estágios IRN
André Cypriano M. Costa Coordenador de Estágio Supervisionado
24/02/2016Acolhimento dos novos docentes Diretoria Acadêmica - DAC.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
Estágio Supervisionado em Nutrição Social
ENADE 2006 Reunião com o cursos: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Turismo.
Transcrição da apresentação:

Programa de Internato da FFFCMPA

Programa de Internato da FFFCMPA Conceito  Internato ou Estágio Curricular Pré-profissional é o último ciclo do curso de graduação em Medicina, livre de disciplinas acadêmicas, durante o qual o estudante deve receber treinamento intensivo, contínuo, sob supervisão docente, em instituição de saúde, vinculada ou não à escola médica. Pré-Requisito  A inscrição no Internato implica na aprovação em todas as disciplinas obrigatórias que compõem o currículo do Curso de Medicina da FFFCMPA.

Programa de Internato da FFFCMPA Duração e Carga Horária  O Internato tem duração de 23 meses, com carga horária global de 3864 horas. Este período é dividido em 7 módulos, assim definidos: 1º estágio - Módulo 1: 3 meses 2º estágio - Módulo 2: 3 meses 3º estágio - Módulo 3: 3 meses 4º estágio - Módulo 4: 3 meses 5º estágio - Módulo 5: 3 meses 6º estágio - Módulo 6: 3 meses 7º estágio - Módulo 7: 5 meses Tratando-se de treinamento contínuo, não há subdivisão de carga horária. No entanto, os coordenadores de cada módulo são aconselhados a distribuir as atividades dos alunos em um período que não exceda 552 horas.

Programa de Internato da FFFCMPA Duração e Carga Horária Atividades de rotina: ao longo do dia, nos turnos da manhã e da tarde, de acordo com as características e necessidade da área onde estão estagiando (intervalo de pelo menos 1 hora após 4 horas de atividade contínua, a menos que estejam exercendo uma atividade excepcional, que impossibilite a interrupção) Plantões: no turno da noite, feriados e finais de semana, em regime de escalas, de acordo com as características e necessidade da área em que atua, desde que não excedam o limite de 84 horas mensais.

Programa de Internato da FFFCMPA Duração e Carga Horária O aluno tem, pelo menos, uma folga semanal, compreendendo o período de segunda-feira a domingo. A presença no estágio é cumprida de forma integral. O aluno pode ter faltas justificadas de, no máximo, 30 dias, desde que possam ser compensadas no período das férias. A justificativa pode ocorrer nos casos de incapacidade física; luto por falecimento de cônjuge, filho, pais e irmão; convocação pelo Poder Judiciário ou pelos órgãos colegiados da Faculdade; e casamento do aluno, mediante a apresentação do devido comprovante. A documentação deve ser encaminhada à Direção da Faculdade até 5 dias contínuos após a falta, e fica a critério da Direção aceitá-la ou não.

Programa de Internato da FFFCMPA Férias Durante o Internato, os alunos têm direito a 8 semanas de férias, que são cumpridas obrigatoriamente da seguinte forma: 2 semanas contínuas de férias na Med. Interna; 1 semana contínua de férias em qualquer outro módulo; 1 semana contínua de férias no período de julho a outubro do segundo ano durante o módulo optativo; 1 mês contínuo de férias equivalente ao período de 01 a 30 de novembro do segundo ano de Internato. As férias não são coletivas, e sim individualizadas (em períodos diferentes para diferentes alunos dentro de cada módulo), conforme acordo entre o grupo de alunos e o coordenador da área cursada.

Programa de Internato da FFFCMPA Férias Para ter direito às férias, o aluno deve proceder da seguinte forma: Passar na Secretaria de Ensino para obter o seu Formulário de Autorização de Férias; Combinar com o coordenador ou preceptor do estágio o período desejado; Entregar, na Secretaria de Ensino o Formulário de Autorização de Férias (assinado pelo preceptor ou coordenador do estágio);

Programa de Internato da FFFCMPA MÓDULOS 1 A 6 Durante os 6 primeiros módulos, os alunos realizam estágios rotativos nas áreas obrigatórias, segundo a legislação vigente: Pediatria (HCSA): 1 módulo (3 meses); Cirurgia (ISCMPA): 1 módulo (3 meses); Ginecologia e Obstetrícia (ISCMPA): 1 módulo(3 meses); Medicina Interna (ISCMPA e IC-FUC): 2 módulos (6 meses + 1 mês em UTI ou emergência em outro módulo; Medicina Geral e Comunitária (CSM): 2 meses

Programa de Internato da FFFCMPA Dois meses antes de ingressarem no Internato, os alunos recebem da Pró-Diretoria de Graduação as orientações para a opção pela ordem em que realizarão os estágios. A opção do aluno é respeitada desde que haja distribuição equivalente do número de alunos em cada uma das 5 áreas, durante os 6 módulos. Não havendo distribuição equânime, as opções de cada aluno são enviadas à Secretaria que procede a divisão dos grupos de acordo com a regra de divisão de turmas da FFFCMPA, ou seja, por ordem alfabética.

Programa de Internato da FFFCMPA A ordem de realização dos estágios não pode ser alterada após o início do Internato, salvo por situação excepcional, a ser julgada pela Comissão do Internato, e desde que o aluno não deseje trocar uma área que já está cursando. A solicitação para troca da ordem de uma área do estágio deve ser encaminhada ao Coordenador do Curso, através do Formulário de Solicitação para a Troca de Estágios entregue na Secretaria Geral da FFFCMPA com, pelo menos, 1 mês de antecedência do início do estágio na área a ser trocada.

Programa de Internato da FFFCMPA Os alunos devem consultar os murais das Secretarias (Geral e de Ensino) antes de iniciarem cada um dos estágios, com o objetivo de receberem instruções sobre as subdivisões, escalas de plantões, reuniões com coordenadores, etc. (no período de 1 mês a 15 dias antes do início do estágio) Não são feitos avisos especiais para um ou outro aluno, não importa aonde o aluno esteja estagiando É necessário manter o endereço eletrônico (e-mail) atualizado, pois estas mensagens/avisos são, sempre que possível, divulgadas (também) por meio eletrônico

Programa de Internato da FFFCMPA MÓDULO 7 ("Estágio Optativo") No sétimo módulo os alunos realizam estágio em uma área de sua escolha, podendo este ocorrer no hospital-escola (Santa Casa), em instituições conveniadas com a FFFCMPA (ICFUC, HMIPV, HPS, CSMurialdo, HPSPedro), ou em instituições não vinculadas à FFFCMPA ** O estágio é cumprido de forma contínua (4 meses) em área e local escolhidos pelo aluno.

Programa de Internato da FFFCMPA MÓDULO 7 ("Estágio Optativo") A opção pela área de atuação deve ser feita 2 meses antes do início módulo, devendo o aluno dirigir-se à Secretaria Geral para manifestar sua opção. A opção do aluno é respeitada desde que não haja um número excessivo de alunos para a capacidade do Serviço desejado. Neste caso, será dada prioridade para o aluno que tiver a melhor média no histórico escolar da FFFCMPA. O aluno não pode trocar sua opção após ter iniciado o estágio. A solicitação para troca da ordem de uma área do estágio deve ser encaminhada ao Coordenador do Curso, através do Formulário próprio entregue na Secretaria Geral ou disponível no site http://secretaria.fffcmpa.edu.br

Programa de Internato da FFFCMPA MÓDULO 7 ("Estágio Optativo") **Estágio em instituições não vinculadas à FFFCMPA Se for desejo do aluno, a FFFCMPA pode permitir que o estágio do sétimo módulo seja realizado em um hospital ou uma instituição de ensino não vinculados à FFFCMPA, dentro ou fora do Brasil. A FFFCMPA não tem intercâmbios, e não faz solicitações de estágios para os alunos. A solicitação é uma iniciativa do aluno, e portanto deverá ser encaminhada por ele, respeitando as normas e prazos definidos pela FFFCMPA

** Estágio Optativo em IES não vinculadas à FFFCMPA Programa de Internato da FFFCMPA ** Estágio Optativo em IES não vinculadas à FFFCMPA 1) Encaminhar a solicitação para o estágio, via Protocolo, com um período de 3 meses de antecedência ao seu início (através do Formulário de Solicitação para a Realização de Estágio Fora da FFFCMPA) 2) Anexar uma carta do supervisor do estágio (escrita em português ou inglês) – com no mínimo 1 mês de antecedência - confirmando o aceite do aluno na IES, o período em que o estágio deverá ocorrer, e a viabilidade de proceder a avaliação ao final do estágio.

** Estágio Optativo em IES não vinculadas à FFFCMPA Programa de Internato da FFFCMPA ** Estágio Optativo em IES não vinculadas à FFFCMPA Fica a critério da Comissão de Internato definir se o estágio é adequado para a formação do aluno, podendo este ser aceito ou não. No caso do estágio ocupar período inferior a quatro meses, o restante do estágio é cumprido em uma área nas instituições ligadas à FFFCMPA. Esta área local devem ser definidos na Secretaria antes do aluno iniciar o sétimo módulo, e não é possível troca após o início do estágio.

** Estágio Optativo em IES não vinculadas à FFFCMPA Programa de Internato da FFFCMPA ** Estágio Optativo em IES não vinculadas à FFFCMPA Em situações especiais, quando o "estágio optativo" é feito fora do Estado ou do País, o estágio pode ser realizado em outro período que não o sétimo módulo (do quarto ao sexto módulos). Neste caso, valem todas as condições descritas anteriormente para estágio em instituições não vinculadas à FFFCMPA, inclusive o limite de tempo para a solicitação.

** Estágio Optativo em IES não vinculadas à FFFCMPA Programa de Internato da FFFCMPA ** Estágio Optativo em IES não vinculadas à FFFCMPA O estágio rotativo que foi interrompido devido a realização do "estágio optativo" será retomado no sétimo módulo, em área e período equivalente àquele que foi perdido (1 a 4 meses). Ao término do estágio o aluno deverá trazer uma avaliação, emitida pela instituição concedente do estágio, em escala de 0 à 10 ( zero à dez). Não serão aceitas avaliações feitas através de pareceres, conceitos e outros.

Programa de Internato da FFFCMPA Coordenação  O planejamento do Programa do Internato é da responsabilidade da Pró-Diretoria de Graduação da FFFCMPA. A FFFCMPA mantém uma Comissão de Internato com o objetivo de avaliar o Programa do estágio e sugerir modificações O Internato segue as normas estabelecidas pelo Regulamento do Internato, aprovado pelo Conselho Departamental da FFFCMPA, e que pode ser obtido, na íntegra, através do site http://secretaria.fffcmpa.edu.br/.

Programa de Internato da FFFCMPA Comissão do Internato Participam um coordenador representando cada uma das grandes áreas do estágio, um representante do DERCA, dois alunos representantes do primeiro e segundo anos do Internato e o Coordenador do Curso, como coordenador Geral

Programa de Internato da FFFCMPA Avaliação A avaliação do aproveitamento do aluno é realizada pelos coordenadores com observância aos seguintes critérios: prova de avaliação de habilidades e de conhecimento cognitivo ao final de cada área do Internato; desempenho profissional, mediante análise contínua dos seguintes aspectos: comportamento ético; relacionamento com a equipe de trabalho e com o paciente; interesse pelas atividades; responsabilidade; receptividade à crítica; iniciativa; assiduidade e pontualidade. É considerado aprovado o aluno que obtiver média final igual ou superior a seis e freqüência integral, em cada um dos estágios do Internato.

Programa de Internato da FFFCMPA Módulos/ Períodos - AD 2009 1º estágio - Módulo 1: 3 meses - de 01/01/2008 a 30/03/2008 2º estágio - Módulo 2: 3 meses - de 31/03/2008 a 29/06/2008 3º estágio - Módulo 3: 3 meses - de 30/06/2008 a 28/09/2008 4º estágio - Módulo 4: 3 meses - de 29/09/2008 a 01/01/2009 5º estágio - Módulo 5: 3 meses - de 02/01/2009 a 29/03/2009 6º estágio - Módulo 6: 3 meses - de 30/03/2009 a 28/06/2009 * 7º estágio - Módulo 7: 5 meses - de 29/06/2009 a 30/11/2009 (opção a ser definida em maio de 2009)

Programa de Internato da FFFCMPA VAGAS NOS ESTÁGIOS - Limite de Vagas por Área por AD (variável de acordo com o número de alunos) *: Ginecologia e Obstetrícia – 14 Pediatria – 14 Medicina Comunitária – 14 Cirurgia Geral – 14 Medicina Interna – 28 Cardiologia (5-6) Dermatologia (2-3) DIP (2) Endocrinologia (2-3) Enfermaria 37 (8) Gastroenterologia (2) Nefrologia (2-3) Neurologia (3-4) Pneumologia (3-4) Reumatologia (1)   * As vagas acima descritas estão definidas por AD. Conforme determinação da direção após as reuniões de divisão de estágio as vagas que sobram não pertencem à uma determinada AD e podem ser distribuídas.

Programa de Internato da FFFCMPA Consulte com freqüência o site da Secretaria http://secretaria.fffcmpa.edu.br/ Entre outros, estão disponíveis neste site: Manual do Internato Regulamento do Internato Calendários dos Doutorandos Divisão dos Estágios da 6ª série Formulários Notas dos Estágios Planilhas de Controle das Férias No caso de dúvidas solicitem esclarecimentos por e-mail através de derca@fffcmpa.edu.br ou prodg@fffcmpa.edu.br