Newsmaking e Gatekeeper

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A criança e a cultura lúdica
Advertisements

Metodologias e análises Encaminhamentos básicos para trabalho final da disciplina Entrega =
Os sentidos sociais Os meios utilizados para analisar o sentido social não se limita a uma única disciplina.
PSICOLOGIA RESPONDER:
A objetividade no Jornalismo
Administração da Produção e Operações
O ESPELHO.
Sociologia Matemática e Letras Prof. Dr. Vidal Mota Junior
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Dinâmica e Gênese dos Grupos
“O Sistema Educacional sempre situou a formação do profissional da educação, ou seja, a profissionalização docente, no contexto de um discurso ambivalente,
24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL
CULTURA ORGANIZACIONAL
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Aula 4: Análise da Situação de Saúde
Aula 5: Formulação de políticas, planos e programas de saúde
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
A GESTÃO DO CONHECIMENTO
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
PSICOLOGIA Profª Dinamara Selbach 201E
ATUALIDADE DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
Dinâmica de Grupo: Para o desenvolvimento do potencial humano.
CCI / UFPA - Análise de Desafios e Oportunidade
Teorias do Jornalismo I
AULA 2 – Comunicação Organizacional
SOCIALIZAÇÃO E CULTURA DO TRABALHO A existência humana é marcada pela cultura e é ela a própria fundamentação da humanidade. Cultura é criação/aprendizagem/
ABED – SALVADOR 11° Congresso Internacional de Educação a Distância. ABED Avaliação – compromisso para a qualidade e Resultados.
Teorias do Jornalismo.
A “objetividade” do conhecimento nas ciências sociais
CONCEITO IDÉIAS GERAIS, DESVELADAS PELA OPERAÇÃO INTELECTUAL DE ABSTRAÇÃO, E QUE PERMITE “EXPLICAR” A NATUREZA DO OBJETO EM ESTUDO; É CONSTRUIR TEORIA.
Teoria do Agendamento (Agenda-Setting)
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Transposição informática e sistema cognitivo
Projeto Comunidádiva Sintetizando....
História geral Introdução ao estudo de história
Newsmaking e a construção da notícia
DIVERSIDADE CULTURAL Cultura Erudita, Cultura Popular, Cultura de Massa e Indústria Cultural.
Rotinas Produtivas São as fases principais da produção informativa cotidiana que, conseqüentemente, incidem na qualidade da informação. Essas rotinas podem.
Professor Romildo Tavares – Filosofia/Sociologia
Pierre Bourdieu: habitus, racionalidade e o mercado linguístico
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
OS GRUPOS LAPASSADE, Georges. Grupos, organizações e instituições. 3. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989, p. 65 – 86.
SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA. SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA.
SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 03
CORRENTES TEÓRICAS SUBJACENTES ÀS AÇÕES DIDÁTICA-PEDAGÓGICAS
CULTURA O QUE É?.
Crônica.
Algumas teorias do jornalismo
S EMINÁRIO ÉTICA JORNALÍSTICA Grupo: Aline Michelle, Arthur Thiago, Janyara Lima e Luiza Gualberto Professora: Aparecida Ramos.
Mitos sobre o ato de escrever
AULA5: AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
Teorias e Técnicas de Comunicação
Teorias do Jornalismo. Itens do trabalho jornalístico  Pontos fixos de observação  Divisão do trabalho no interior do jornal  Hierarquia profissional.
Laboratório Multimédia e Educação Ana Sofia Lima.
1. Martín – Baró cita Merton, autor que contribui para esclarecer e diferenciar o que se entende sobre os conceitos de grupo, coletividade e categorias.
PROCESSOS DE GESTÃO DE PESSOAS
Histórico Alguns Autores:
Comunicação Social Jornalismo
Processos de produção textual Profª Margarete Apª Nath Braga.
Estruturas epistêmicas e práticas discursivas
A CONSTRUÇÃO DO REAL NO TELEJORNALISMO
Teoria das Representações sociais Serge Moscovici
REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão linguística CÓDIGO CANAL conhecimentos linguísticos e paralinguísticos.
Comunicação Social Jornalismo Teoria do Jornalismo Profª Luiza Lusvarghi.
Teoria das Relações Humanas
Transcrição da apresentação:

Newsmaking e Gatekeeper

Portanto: “o jornalismo está longe de ser o espelho do real Portanto: “o jornalismo está longe de ser o espelho do real. É, antes, a construção social de uma suposta realidade. Dessa forma, é no trabalho da enunciação que os jornalistas produzem os discursos, que, submetidos a uma série de operações e pressões sociais, constituem o que o senso comum das redações chama de notícia” (Felipe Pena, p. 128) Ou seja, existe um “newsmaking”. Autores: Gaye Tuchman, Mauro Wolf, Jorge Pedro Souza.

A construção da notícia (Gaye Tuchman): Três obrigações: Tornar possível o reconhecimento de um fato desconhecido como acontecimento notável; Elaborar formas de relatar os acontecimentos que não tenham a pretensão de dar a cada fato ocorrido um tratamento idiossincrático; Organizar, temporal e espacialmente, o trabalho de modo que os acontecimentos noticiáveis possam afluir e ser trabalhados de uma forma planificada.

O sentido da manipulação na teoria do Newsmaking: Não é um fato determinado simplesmente por pressões externas e fatores extrajornalísticos. Mas... Há uma distorção inconsciente, vinculada à rotina de produção e aos valores compartilhados entre jornalistas e na cultura profissional.

As forças que agem no “newsmaking”: Ação pessoal: as notícias resultam parcialmente das pessoas e suas intenções; Ação social: as notícias são fruto das dinâmicas e dos constrangimentos do sistema social; Ação ideológica: as notícias têm origem nas forças de interesse que dão coesão aos grupos; Ação cultural: as notícias são produto dos sistema cultural em que são produzidas; Ação do meio físico: as notícias dependem dos dispositivos tecnológicos que são usados na sua fabricação; Ação histórica: as notícias são um produto da história, durante a qual interagem as outras cinco forças.

O Gatekeeper

Teoria que privilegia a ação pessoal (e não social/cultural, como no newsmaking); “Refere-se à pessoa que tem o poder de decidir e se deixa passar a informação ou se a bloqueia” (Felipe Pena, p. 133). Jornalista como um “gatekeeper” (porteiro). Autores: Kurt Lewin (psicologia – hábitos alimentares), David Manning White (Universidade de Boston).

A pesquisa de White: Mr. Gates (um jornalista com 25 anos de carreira, numa pequena cidade), com a tarefa de selecionar o que era ou não para ser noticiado. 1333 explicações para “não noticiar”. Maioria (833): Não havia espaço. Nelson Traquina: “É interessante observar que, quanto mais tarde do dia chegavam as notícias, maior era a proporção de anotação ‘sem espaço’ ou ‘não serviria’.