ORIENTAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologia do Projeto
Advertisements

Iniciação Científica Trabalhos Acadêmicos, Dissertações e Teses e Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.
TRABALHOS ACADÊMICOS: citações e referências
Profª Ana Elisa Alencar Silva de Oliveira
(Autor) (Título) (Sub-título) (Local) (Ano)
Normas para publicação de trabalhos científicos
NORMALIZAÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO
Técnicas da Comunicação Científica
UNIDADE E PRODUÇÃO CIENTÍFICA.
RELATÓRIO PCC PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
Comunicações Técnico-científicas
Professores: Andréa, Bruna e Homero Disciplina: Seminário Integrado
Dissertações e Teses-PROPAD
Referências Bibliográficas.
Prof. Msc. Diego Silvestre de Barros.
PROJETO MAPAS 3°B.
Metodologia Da Pesquisa
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA
MANUAL DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
Metodologia Científica
Universidade Federal do Amapá
Programa Introdução ao uso de padrões e normalização
MANUAL DO ESTUDANTE – EF
Projeto de Intervenção
Núcleo de Pós-Graduação Referências Bibliográfica
UNIP – Universidade paulista
MANUAL DO ESTUDANTE – 7ª e 8ª série EF
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
METODOLOGIA CIENTÍFICA REFERÊNCIAS Artigo publicado em periódico
Cristina M. Tassoni PPGE/PUC-Campinas
O que é uma monografia: É a primeira experiência de relato científico;
UNIVERSIDADE POTIGUAR-UNP ESCOLA DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA
Artigo.
TÍTULO DO TRABALHO VI SEMAT – Seminário da Licenciatura em Matemática
Metodologia e Expressão Técnico-Científica
Desenvolvimento de Trabalhos Acadêmicos
NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE REFERÊNCIAS
Estrutura do Relatório 1.
ESTRUTURA DO RELATÓRIO (ABNT NBR 14724/2006)
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
TRABALHOS ACADÊMICOS: apresentação
Apresentação de trabalhos acadêmicos
Referências NORMAS TÉCNICAS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS.
COMO APRESENTAR E ESTRUTURAR TRABALHOS CIENTÍFICOS Profa. Ms
Trabalho nas regras ABNT
Normas para elaboraçao de PFC
Construção de relatórios
EXERCÍCIO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Normas para redação de TCC
Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos
Prof. Gabriel Henrique Collaço
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
TCC – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Você já elaborou um plano de ação para dar início ao seu
TÍTULO TÍTULO DO TRABALHO NOME(ES) DO(S) AUTOR(ES) NOME DO ORIENTADOR
NORMAS DA ABNT.
Orientações sobre o Estágio II
AS TRÊS PREOCUPAÇÕES COM OS TRABALHOS ACADÊMICOS: citações, referências e apresentação.
AULA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA
Detalhamento da elaboração e apresentação do artigo Estágio Curricular IV Professoras: Daniela e Maria Alice Agosto 2009.
Prof. Marcelo Ribeiro Barison Coord. Estágios IRN
APRESENTAÇÃO E ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO
TÍTULO: CAIXA ALTA, FONTE ARIAL, TAMANHO 60, CENTRALIZADO
Tendo em vista a necessidade de produção de trabalhos tanto no âmbito escolar quanto acadêmico, precisamos saber o básico para que possamos produzir trabalhos.
Editoração do TCC Disciplina: TCC II - Trabalho de Conclusão de Curso II Profa. Gabriela Dourado e Karla Resende.
Nome_completo_Autor1, Nome_completo_Autor2, Nome_completo_AutorN Nome_completo _da_instiuição { e_mail_Autor1, e_mail_Autor2, e_mail_AutorN } TÍTULO Introdução.
Estrutura para trabalho acadêmico Kirlla Cristhine Almeida Dornelas, Psicóloga/Pesquisadora, Dr a. DOCENTE Psicologia Organizacional.
Trabalhos escolares Organização: elementos de um texto.
Normatização ABNT.
Transcrição da apresentação:

ORIENTAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Trabalho de Conclusão de curso Resultado de estudo que deve expressar conhecimento do assunto. Pode sistematizar e discutir dados das práticas de ensino e dos estágios. Envolvendo sujeitos específicos deve-se ter termo de autorização assinado.

Estrutura Elementos pré-textuais: antecedem o texto. Capa, folha de rosto, páginas preliminares e sumário. Elementos textuais: corpo do trabalho. Introdução, base teórica, resultados, discussão, conclusão. Elementos pós-textuais: Referências, anexos e outros.

ELEMENTOS TEXTUAIS Fonte Arial 12, espaço 1,5. Introdução: justificativa de interesse e aproximação do tema, pequena abordagem teórica sobre o tema (definição da base teórica), objetivo, metodologia, estrutura geral do trabalho

CORPO DE TRABALHO Capítulo 1: base teórica. Tem que ter um título (arial 12 caixa alta, negrito). Capítulo 2: Resultados e discussão (se necessário faz-se um detalhamento maior dos procedimentos de coleta dos dados). Considerações finais: deve responder ao objetivo do trabalho. Deve ter fundamentação para os pareceres do autor.

EXEMPLOS DAS NORMAS Referências para livros: ALMEIDA, Ana Rita Silva A emoção na sala de aula. Campinas: Papirus, 1999. WALLON, H. Do acto ao pensamento. Lisboa: Moraes Editores, 1978. ___________ As Origens do Caráter na Criança. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1995a. ___________ A evolução psicológica da criança. Lisboa: Edições 70, 1995b.

EXEMPLOS DAS NORMAS Capítulo de livro: CANO, T.M. Embasamentos epistemológicos e conceitos da Psicologia genética. Em KAHHALE, E.M.P. (et all) A diversidade da psicologia: uma construção teórica. São Paulo: Cortez, 2002.

REFERÊNCIAS (NBR 6023/2002) Nas referências com até 3 autores citam-se todos os autores, separados por ponto e vírgula (;). Acima de 3 autores, cita-se o primeiro autor seguido de et al. Os títulos dos periódicos citados deverão estar por extenso. Quando houver referências com autores e datas coincidentes, usa-se o título da obra ou artigo para ordenação e acrescenta-se letra minúscula do alfabeto após a data, sem espaçamento. EXEMPLO: KRAMER, S. (Org.). Com a pré-escola nas mãos – Uma alternativa curricular para a educação infantil. São Paulo: Ática, 1993a. KRAMER, S. A Política do Pré-escolar no Brasil: a arte do disfarce. Rio de Janeiro, Achimé: 1993b.

Quando houver mais de uma referência do mesmo autor, usa-se o ano de publicação em ordem cronológica crescente para ordenação. EXEMPLO: KRAMER, S. (Org.). Com a pré-escola nas mãos – Uma alternativa curricular para a educação infantil. São Paulo: Ática, 1992. KRAMER, S. A Política do Pré-escolar no Brasil: a arte do disfarce. Rio de Janeiro, Achimé: 1993.

EXEMPLOS DAS NORMAS Dissertações e teses: PINHEIRO, M. M. Emoção e afetividade no contexto da sala de aula: concepções de professores e direções para o ensino. Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 1995.

EXEMPLOS DAS NORMAS Periódicos: ·   ALMEIDA, L. M. C. A afetividade do educador. Revista psicopedagogia, v. 16, n º 41, p. 14-15, agosto, 1997.

EXEMPLOS DAS NORMAS Trabalhos de congresso, simpósios, etc. TASSONI, E.C.M. Afetividade e aprendizagem: a relação professor-aluno. In: Educação não é privilégio. 23ª Reunião anual da Anped (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2000, Caxambu, MG. Anuário-2000 Psicologia: análise e crítica da prática educacional. GT Psicologia da Educação, p. 267-284.

EXEMPLOS DAS NORMAS Material eletrônico: Periódico: SADALLA, Ana Maria e LAROCCA, Priscila Autoscopia: um procedimento de pesquisa e de formação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.3, p. 419-433, set./dez., 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br. Acesso em 9 mar. 2007.

NORMAS Bases de dados online: AUTORIA. Título. Disponível em: Acesso em:

NORMAS Legislação: Jurisdição, título, numeração, data, ano. BRASIL. Constituição (1988). Emenda Constitucional nº 9, de 9-11-1995. _______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação, 9394, 1996.

NORMAS Filmes, documentários (dvd, vhs). Título, diretor, produtor, local, produtora, data e especificações do suporte. OS PERIGOS DO USO DE TÓXICOS. Produção de Jorge Ramos de Andrade. São Paulo: CERAVI, 1983. Dvd.

CITAÇÕES (NBR 10520/2002) São elementos extraídos de documentos pesquisados e indispensáveis para fundamentar as idéias desenvolvidas pelo autor. A citação implica concordância com a idéia nela contida, a não ser que seja precedida ou sucedida de texto crítico. As citações podem ser DIRETAS ou INDIRETAS: DIRETAS Transcrição literal de partes de textos INDIRETAS Referências às idéias ou conceitos do autor consultado. Em ambos os casos, é necessário indicar tanto o autor como a fonte, ou seja, fazer referência à publicação consultada.

CITAÇÕES Direta: com menos de três linhas. Assim, optou-se por “uma metodologia de investigação que enfatiza a descrição, a indução, a teoria fundamentada e o estudo das percepções pessoais” (BOGDAN e BIKLEN, 1994, p. 11), caracterizando uma pesquisa de abordagem qualitativa.

CITAÇÕES Diretas: com mais de três linhas. Recuo 4cm, espaço simples, letra menor (11, 10) Leite e Colombo (2006) destacam que já nos anos 70, autores como Birch (1969) e Thomas (1971) relataram o uso do videoteipe em programas de treinamento de professores. Seus dados sugeriam que o uso deste recurso é mais eficiente, em termos de mudanças provocadas no comportamento dos professores observadores, quando o sujeito observa o seu próprio comportamento, ao invés, por exemplo, de observar o comportamento de outros profissionais, mesmo os considerados como modelos adequados por uma comunidade. (p. 119)

OUTROS ASPECTOS Apud: citado por Ressalta não existir “sentimentos que, por causa de um privilégio de nascimento, pertencem à classe superior, e ao mesmo tempo outros que, por sua própria natureza, podem ser considerados entre a classe inferior. A única diferença é uma diferença em riqueza e complexidade e, todas as nossas emoções são capazes de ascender todos os passos de nossa evolução sentimental” (Vygotsky, apud VAN DER VEER &VALSINER, 1996, p. 385).

OUTROS ASPECTOS et al.: e outros. Outras pesquisas apontam os prejuízos que uma história de insucessos pode trazer para a auto-estima do aluno. Na maioria das vezes, as razões que se atribuem ao fracasso escolar estão sempre relacionadas à capacidade cognitiva do aluno. As conseqüências disso são desastrosas para a auto-estima e para o processo de aprendizagem (KAHHALE, et all, 2002 ).

OUTROS ASPECTOS Idem ou Id: mesmo autor. WALLON, 1978, p.20. Idem, 1995, p. 58. Ibid: a mesma obra. WALLON, 1995, p. 20. Ibid, p. 69

OUTROS ASPECTOS Op.cit.: obra citada Nos estudos citados por Sadalla e Larocca (op.cit.), o uso da autoscopia refere-se a uma técnica de pesquisa e de formação, focalizando o professor e a reflexão sobre a sua prática.

OUTROS ASPECTOS Citação de citação: (Vigostki, 1994, apud TASSONI, 2000, p.18) Nas referências deve vir o nome do autor consultado.

OUTROS ASPECTOS Abreviaturas: Paginação: forma por extenso primeiro e a sigla depois entre parênteses. Paginação: contagem seqüencial a partir da folha de rosto. devem aparecer no canto superior direito a partir da introdução. não aparecem nas primeiras páginas de cada seção.