Relacionamentos entre Classes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

O sistema de numeração: um problema didático
Metodologias e tecnologias ativas de aprendizagem
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Reitoria DIRETRIZES PARA A GESTÃO DAS ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UTFPR Versão nov/2006 – COEPP/COUNI.
Curso de Administração Matriz Curricular: 2009_2 Diretoria: Ciências Exatas e Gerenciais Diretor: Prof. Luiz Felipe Quel Disciplina: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.
Ensino Superior Uma realidade indígena em Roraima
Maio / 2006.
Universidade Federal de Pelotas
DIVINO AMOR 01.
DADOS PESSOAIS Gênero Faixa Etária Deficiência Raça País 20/11/07.
Proinfo Integrado no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação.
Narrativas completas e outros textos Amizade
NUTRIÇÃO NOS CICLOS DA VIDA
ELEMENTOS ACIDENTAIS DO NEGÓCIO JURÍDICO
Apresentação do Campus Porto Alegre
Profa. Dra. Angélica Félix de Castro Aula 01
GOVERNO DO TOCANTINS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE COMISSÃO INTERGESTORES BIPARTITE SECRETARIA EXECUTIVA CONVÊNIO 2977/07 Aquisição de Equipamentos e.
SCC Bancos de Dados e Suas Aplicações
Localização em Redes Wireless Ad Hoc: Infra-estrutura e Algoritmos
Projeto de Bancos de Dados
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 13
Fundamento à Informática
Episódio de Inês de castro
Gestão Pública e Questões Organizacionais
Aula 16:.Aquisição de Computadores.
Curso: Tecnologias na Educação: Mídias em Ação.
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
APRESENTA!. APRESENTA! Esta Campanha tem o apoio do grupo BMG Campanha válida de 01/01/2014 a 30/06/2014 – Vide regulamento.
Etec Prof. Fausto Mazzola
Memórias RAM, ROM, PROM, EEPROM, FLASH
Tecnologia na terceira idade
01 Especificações de A Examination Board: OCR ENTRY CODE: H596 UNIT: F888 – Portuguese Listening,Reading and Writing 2.
Legislação para EAD Discutindo os Requisitos Legais dos Instrumentos de Avaliação de Cursos CRISTIANE ALPERSTEDT.
Apresentação de Trabalho 8 Semestre/2011
Valdemar W. Setzer – Complementação de Algoritmos
Resultados do IDESP DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE BRAGANÇA PAULISTA.
Aulas 3 – Paquímetro Sistema de medição Exercícios
INF 1010 Estruturas de Dados Avançadas
TOH E RELAÇÕES INTERNACIONAIS
DOENÇAS - VIROSES VÍRUS BACTÉRIAS PREVENÇÕES.
Governo de Mato Grosso Secretaria de Estado de Fazenda Programação Financeira 2004 (principais aspectos)
. Smalltalk HISTÓRICO . Década de 60 – POO . Dynabook (Alan Kay)
Curso de Especialização em Educação a Distância
Diferenças entre DER e Engenharia de Informações
EXERCÍCIOS PROPOSTOS MATEMÁTICA Prof. Manuel.
Relacionamentos entre Classes
INTRODUÇÃO Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto.
PROMOÇÃO Portaria Unesp 736/2008 Será levada a efeito com base em dois fatores da vida funcional: I. Desenvolvimento Profissional II. Grau de Instrução.
Matemática e Contabilidade Estatística
Matemática V Prof. Paulo Amaro.
Auto-avaliação Institucional Auto-avaliação institucional RESULTADOS Comissão Própria de Avaliação - CPA JULHO/2009.
Pág. 01 Arquivo ARQUIVOS DE CLIP ART Programar. Pág. 02 Arquivo OBSERVAÇÃO SOBRE OS ARQUIVOS DE CLIP ART Os arquivos estão em DVD regravável, o que significa.
linguagem gráfica pictórica [LGP] Goldsmith [1984]
© Ricardo Pereira e Silva
BRASIL – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Qualidade na Aplicação e Operação de Sistema Carretel Enrolador
Relacionamentos entre Classes
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
Atividade pedagógica utilizando um recurso tecnológico
Classe Todo Classe Parte A Classe Parte B Classe Parte C
Diagnóstico do Curso de História 1º. Semestre Disciplinas 2.Perfil dos Estudantes.
AULA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
Minha escola As tecnologias disponíveis em minha escola são: data-show , retroprojetor, câmera digital, computares, aparelho de som, televisão, DVD,
O Ensino Universitário na perspectiva discente Claudia E. Thompson 1º Vice-Presidente DCE UFRGS Representante Discente CONSUN.
Diagrama de Classes Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Prof. Cristiano Stüpp Nunes
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
Herança em Java Curso: Informática Disciplina: Programação Orientada a Objetos Prof. Abrahão Lopes
PROJETOS PEDAGÓGICOS E CURRÍCULOS DE CURSOS SUPERIORES PROFESSOR: JOSÉ CARLOS MENDES MANZANO.
Transcrição da apresentação:

Relacionamentos entre Classes Associação ESPECIALIZAÇÃO Agregação 118

Super Classe Sub Classe Super Classe Sub Classe Especialização Notação Gráfica herança é um / é uma is a taxionomia Super Classe Sub Classe Super Classe Sub Classe 119

Especialização Exemplo CONHECIMENTO POSSE IDENTIFICAÇÃO BIOMETRIA DIGITAL IRIS VOZ 120

Estabelecer critério de especialização Exemplos Estabelecer critério de especialização Critério: Maneira de tocar SOPRO CORDAS INSTRUMENTO PERCUSSÃO Critério: Material que é feito CORDAS MADEIRA INSTRUMENTO METAIS 121

CLASSIFICAR (Especializar/Generalizar) Especialização Exercício CLASSIFICAR (Especializar/Generalizar) iPod / iPhone / NoteBook / NetBook / tablet LapTop / DeskTop / PenDrive (Memory Key) MP3Player / Celular / Apontador Laser PDA / Câmera Digital / SmartPhone iPad / Kindle / Xing-Ling / HiPhone HD / CD / DVD / no-breaks / tonners / baterias / etc ? SOM ? IMAGEM ? GADGETS TEXTO ? 122

. Especialização de ALUNO? . Onde instanciar ALUNO do segundo grau? Exemplo PÓS-GRADUAÇÃO GRADUAÇÃO ALUNO SEQUENCIAL RELEASE 1.0 . Especialização de ALUNO? . Onde instanciar ALUNO do segundo grau? RELEASE 2.0 ESPECIAL REGULAR ALUNO OUVINTE Quando ESPECIALIZAR ou quando tratar como ATRIBUTO? ALUNO REGIME {Regular; Especial; Ouvinte} 123

. Especialização de CURSO? . Onde instanciar ALUNO do segundo grau? Exemplo RELEASE 1.0 SEQUENCIAL GRADUAÇÃO CURSO PÓS-GRADUAÇÃO . Especialização de CURSO? . Onde instanciar ALUNO do segundo grau? . E Licenciatura e Tecnologia ? 124

Especialização Exemplo RELEASE 2.0 TECNOLOGIA BACHARELADO SEQUENCIAL GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO MÉDIO FUNDAMENTAL CURSO SUPERIOR STRICTO SENSU LATO SENSU ACADÊMICO PROFISSIONAL LICENCIATURA 125

Especialização Exemplo RELEASE 1.0 PRÁTICA TEÓRICA DISCIPLINA MISTA AULA MISTA 126

. Este modelador entende de UML? Especialização Exemplo RELEASE 1.0 RUIM GOSTOSO VINHO AZEDO . Este modelador entende de UML? . Este modelador entende do objeto VINHO? . Não sabemos como deve ser, mas sabemos como não é! 127

Especialização Exemplo RELEASE 1.0 REINOS DO UNIVERSO REINO MATERIAL iGOD Especialização @OCRIADOR Exemplo RELEASE 1.0 REINOS DO UNIVERSO REINO MATERIAL REINO NATURAL REINO HUMANO RELEASE 2.0 REINOS DO UNIVERSO REINO NATURAL REINO HUMANO 128

Especialização Exemplo REINOS DO UNIVERSO REINO MATERIAL REINO NATURAL iGOD Especialização @OCRIADOR Exemplo REINOS DO UNIVERSO REINO MATERIAL REINO NATURAL REINO HUMANO REINO MINERAL REINO ANIMAL REINO VEGETAL RELEASE 3.0 REINOS DO UNIVERSO REINO MATERIAL REINO NATURAL REINO MINERAL REINO ANIMAL REINO VEGETAL Apenas uma mudançazinha de nada ! RELEASE 4.0 129

SOBREPOSIÇÃO / DISJUNÇÃO / COMPLETO / INCOMPLETO Especialização SOBREPOSIÇÃO / DISJUNÇÃO / COMPLETO / INCOMPLETO {overlapping} {disjoint} {complete} {incomplete} A2 A1 A {disjoint} {incomplete} DEFAULT {disjoint} {incomplete} 130

{overlapping} sobreposição . Joaquim pode ser ALUNO e PROFESSOR Especialização Exemplos PROFESSOR ALUNO PESSOA ADVOGADO MÉDICO PROFISSIONAL MULHER HOMEM PESSOA {overlapping} sobreposição . Joaquim pode ser ALUNO e PROFESSOR {overlapping} {incomplete} {disjoint} disjunção {complete} . PESSOA é Classe Abstrata 131

Uso INADEQUADO da HERANÇA Exemplos 02. Associação como Especialização! 01. Herança Tardia! PROFESSOR ESTUDANTE CURSO DISCIPLINA POLIGONO FIGURA GEOMÉTRICA CIRCULO ELIPSE 04. Partes como Especialização! 03. Generalização forçada! MEMÓRIA CPU COMPUTADOR PERIFÉRICO EMPREGADO CLIENTE PESSOA PARENTE 132

Uso INADEQUADO da HERANÇA Exemplos 05. Estados como Especialização! 06. Super genérico! JOVEM CRIANÇA PESSOA ADULTO Gosta do RC PESSOA Não gosta RC 133

Uso INADEQUADO da HERANÇA Exemplos 08. Choque de critérios ! CIVIL AERONAVE MILITAR CARGA PASSAGEIRO Critério A Critério B 134

Uso INADEQUADO da HERANÇA Exemplos 09. Critério confuso e ambíguo ! INDUSTRIAL RESIDENCIAL CONSUMIDOR RURAL Critério: Atividade Econômica ou Localização ? 135

A B C D Exercícios 01 . Explicar as diferenças. escritor Escrever Nome Escrever LIVRO ESCRITOR escreve C realiza LIVRO ESCRITA ESCRITOR D 136