O que é o pré-projeto (ou anteprojeto) em Jornalismo?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orientação de Projetos I
Advertisements

RESENHA Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural,
VESTIBULARES & DISSERTAÇÃO Os primeiros passos
TCC: Monografia e/ou Artigo
Roteiro de Elaboração WEBQUEST.
Metodologia Científica
Fundamentação Teórica
Desafio.
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
PRÊMIO EcoPET Ficha de Inscrição 2010 Categoria Reportagem Ambiental Atenção: O preenchimento total deste documento é obrigatório, devendo ser entregue.
PRÊMIO EcoPET Ficha de Inscrição 2009 Categoria Reportagem Ambiental Atenção: O preenchimento total deste documento é obrigatório, devendo ser entregue.
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
Pesquisa e Sistematização
Desenvolvimento de PROJETOS.
Como elaborar um texto Argumentativo
CIÊNCIA E TECNOLOGIA O Engenheiro deve desenvolver suas atividades com o auxílio da pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. A pesquisa e o.
Tema, Problema, Justificativa. Objetivos e Hipóteses
Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
Panorama geral sobre Artigo de Opinião
Prof Ivany Avila Prof Dóris Almeida Tutora Márcia Caetano
Planejamento do Projeto Experimental em Jornalismo
Pesquisa em Comunicação
ARTIGO CIENTIFICO.
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
Leitura de Textos Científicos
Resenha Produção de texto.
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
Orientações para a elaboração do anteprojeto de monografia
ESTRUTURA PARA APRESENTAÇÃO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC
OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA
ORIENTAÇÃO PARA TCC’s Prof. CARLOS BUZETTO.
PESQUISA.
Rotinas Produtivas São as fases principais da produção informativa cotidiana que, conseqüentemente, incidem na qualidade da informação. Essas rotinas podem.
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Monografia Adirleide Greice Carmo de Souza
Projeto de Pesquisa: Estrutura, elementos e recomendações gerais
O funcionamento do telejornalismo como transmissor de informação
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Forma Canônica e Definições
Redigindo a opinião do grupo.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
Formatação da Defesa da Monografia Versão de 18/01/10
TRABALHO FINAL I CEAP – Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais.
INTRODUÇÃO Na introdução devem constar: problema, delimitação do assunto, justificativa, hipóteses, além de outros elementos necessários para situar o.
Desafio BuscaPé “Sua Ideia Vale 1 milhão!”
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
Dicas Gerais sobre a Monografia
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
RESENHA.
TEXTOS TEÓRICOS, METODOLÓGICOS E TÉCNICOS
Aula – 4 Planejamento
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
O ARTIGO.
Orientações para escrever um Artigo Científico
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO-PSICOLOGIA
DISCIPLINA PROJETO INTEGRADO – OUTSOURCING
Propaganda no Marketing Prof. Raphael Oliani
Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Curso de Pedagogia Seminário de Prática Educativa 2015 TITULO do Trabalho Autores/as: (componentes.
Fundamentos do Jornalismo  O trabalho jornalístico tem o objetivo de captar e tratar a informação.  O tratamento dependerá do veículo, seja.
PESQUISA - Ação de propor um projeto de conhecimento e empreender atividades que conduzam a esse conhecimento - Dispor-se a conhecer cientificamente alguma.
Projeto de Intervenção Parte I
Orientações Básicas para a execução do Projeto da Disciplina de Desenvolvimento de Alimentos Para Fins Especiais Profa. Cláudia Câmara Faculdade Católica.
QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
DEFINIÇÃO DO TEMA E ELABORAÇÃO DO QUADRO TEÓRICO.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
1/19 Professora: Silvia Pereira de Castro Casa Nova Monitora: Suilise Berwanger Wille Estrutura de trabalhos e projetos científicos Metodologia da Pesquisa.
Texto expositivo & argumentativo
O PROJETO DE PESQUISA Uma pesquisa é um todo integrado e suas partes devem estar intrinsecamente correlacionadas formando uma unidade em que cada uma delas.
Transcrição da apresentação:

O que é o pré-projeto (ou anteprojeto) em Jornalismo?

- É a primeira proposta, sistematizada, do “trabalho jornalístico” que você ou o seu grupo irá desenvolver no segundo semestre - Como ponto de partida, o trabalho deve incorporar o percurso que sustenta ou vai sustentar o seu “Trabalho de Conclusão de Curso”, na categoria Projeto Experimental em Jornalismo

Como deve ser feita a escolha da temática A escolha do tema define a área a ser pesquisada: é preciso tempo, conhecimento e talento para tentar provar algo ou desenvolver um assunto - A seleção do tema pode surgir da observação do cotidiano, da vida profissional, do contato e relacionamento com especialistas, do retorno de pesquisas já realizadas ou do estudo de literatura especializada

Quanto ao conteúdo, o pré-projeto deve explorar: Ponto de partida: pauta ou produto a) Pauta: se você ou o seu grupo começaram o trabalho pela PAUTA b) Produto: se você ou o seu grupo começaram o trabalho pelo PRODUTO (modalidade)

Quando for PAUTA, a seqüência lógica é a mesma de qualquer pauta, ou seja: - Você tem um fato ou situação que considera interessante, do ponto de vista jornalístico: há uma situação/fato que é praticamente “invisível” para a sociedade e merece ser conhecido - Ao se debruçar sobre este fato/situação você percebe que a melhor abordagem/recorte/ângulo para ser explorada deve ser XXX - Aqui vale uma boa pesquisa sobre o fato/situação, percebendo como ele se articula com outras situações e que fontes são possíveis para esta proposta - Também vale apontar se você terá documentos que merecem ser considerados fontes, se haverá outro material já veiculado (fotos, filmes, artigos); se é um fato/situação que merece um olhar de especialistas

- Esta abordagem foi definida porque você a articula com o público que deve conhecer tal fato ou tal situação - Por conta deste público, da abordagem, do fato ou situação, a melhor mídia para você tornar “visível” sua pauta é YYY; - Todas estas ponderações têm por BASE ou ESTEIO seus objetivos: tornar visível esta situação porque ela permitirá que você desenvolva uma reportagem investigativa interessante; porque ela se insere no campo de determinada segmentação jornalística (jornalismo ambiental, cultural, político, científico), porque ela está inserida no campo da atualidade, etc.

Mas, se o seu ponto de partida foi o PRODUTO ou MODALIDADE, seu pré-projeto deve conter: - Mídia ou veiculação: você deve mostrar que conhece muito a mídia que escolheu, apontando seu elo com as principais características desta mídia - Mostrar que domina a linguagem e que já tem um projeto de veiculação para a mídia escolhida que, inclusive, define seu formato, periodicidade e sustentabilidade econômica - Vale, inclusive, uma boa reflexão (possibilidades, breve histórico, etc) sobre a força desta mídia no momento atual e futuro do jornalismo (geral) e de seu projeto de vida (particular).

- Escolhida a mídia, é preciso ver suas reais possibilidades: o caminho é a definição de um TEMA ou, melhor ainda, discutir a SEGMENTAÇÃO, do ponto de vista do jornalismo, em relação à mídia escolhida e aí localizar o seu TEMA. - O percurso até aqui deve incluir seu público-alvo (não é possível definir um tema ou aproveitar uma faixa de um segmento do mercado sem conhecer o público que se vincula a estas escolhas) - Portanto, é necessário apontar as características do seu público-alvo e porque este produto que você quer desenvolver será bem acolhido

- Objetivos: o mais importante é você nunca esquecer que este é um produto JORNALÍSTICO, portanto, os objetivos devem estar inscritos na sua profissão - Como seu ponto de partida foi a mídia, muito provavelmente seus objetivos devem estar balizados pelo domínio, do ponto de vista do Jornalismo, que você tem em relação à sua escolha - Neste caso, muito do que você já escreveu no primeiro item (a) pode ser recuperado aqui. Mas você também pode acrescentar suas perspectivas pessoais, em relação a seu futuro profissional

- Nas justificativas, recuperar, sempre, a função social do Jornalismo, isto é, a relevância jornalística deste trabalho - Você vai mostrar que sua proposta é “socialmente” necessária; é “culturalmente” importante; é “historicamente” relevante ou é inédita e nunca foi explorada no jornalismo, apontando para uma possibilidade de futuros desdobramentos, etc

- Escolhida a mídia, o nicho (segmentação) de mercado e o tema, é hora de desbravar, realmente, seu TEMA, que é discutir o melhor tratamento para ele, em termos jornalísticos - Ou seja, suas editorias e, nestas, suas fontes (incluindo pesquisas documentais, de fotos, etc). Assim, você terá a linha editorial de cada uma das suas editorias, sempre articuladas com a linha editorial geral do seu produto. - Se você quiser se resguardar quanto à periodicidade, você já pode apontar mais de uma sugestão de pauta para cada editoria.

- Por último, vamos à relação com sua formação: - Recupere seu percurso na Faculdade, o que leu e conheceu de jornalismo nestes quatro anos (incluindo “fora” da faculdade), etc. - Busque também as Teorias do Jornalismo e se posicione em relação a elas (ou a que você eleger como a mais consistente para você hoje)

Destaques : - Relevância jornalística: uma das principais premissas (mas não a única), para o trabalho jornalístico é o ineditismo, que deve ser considerado na escolha do tema e no recorte jornalístico deste projeto - Público-alvo: para quem será dirigido prioritariamente o projeto? Quem é o segmento do público que se pretende atingir e sensibilizar com o trabalho jornalístico? - Defesa de mídia: a escolha da modalidade jornalística (impressa ou eletrônica) deverá ser explicada por meio de suas características editoriais e gráficas, adequadas aos objetivos, público-alvo e articulação com o mercado

- Referências Bibliográficas e/ou filmográficas (ou outras): citar todos os livros, artigos, publicações e documentos que foram utilizados na pesquisa -