Microeconomia: Aspectos Preliminares

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CAPÍTULO 1 - RESUMO 1.1 Os temas da microeconomia 1.2 O que é um mercado? 1.3 Preços reais versus preços nominais 1.4 Por que estudar microeconomia?
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Transcrição da apresentação:

Microeconomia: Aspectos Preliminares Capítulo 1 Microeconomia: Aspectos Preliminares 1

Tópicos para discussão Os temas básicos da microeconomia Diferenças entre micro e macroeconomia Por que estudar microeconomia? O que é um mercado? Preços reais versus preços nominais 2

Introdução A microeconomia lida com: Comportamento de unidades individuais No consumo (a decisão de consumo; a necessidade; a utilidade; a restrição orçamentária) Na produção (a decisão de produzir; a tecnologia; os custos de produção; o lucro) 4

Introdução A Microeconomia lida com: Mercados: a interação entre consumidores e produtores As decisões de consumo As decisões de investimento e produção As estratégias das empresas

Introdução A Macroeconomia lida com: Análise de questões agregadas referentes ao comportamento do sistema econômico: Taxa de Crescimento Econômico Nível Geral de Preços = Inflação Taxa de Desemprego Distribuição de Renda 6

Introdução A relação entre a micro e a macroeconomia A microeconomia é a base de análise dos agentes individualizados que em sua ação conjunta constituem o ambiente macroeconômico; e O ambiente macroeconômico influi nas decisões individuais dos agentes. 7

Os temas da microeconomia Não é possível atender a todos os desejos humanos Por que não? Porque os recursos com que produzimos os bens são LIMITADOS, ou seja, são escassos e as necessidades e desejos humanos são ILIMITADOS.

Os temas da microeconomia Questão central da Microeconomia Alocação de recursos escassos e escolhas de uso dos fatores produtivos entre situações alternativas (trade-off), sob condições de: uma economia de mercado preços livres

Os temas da microeconomia Microeconomia e escolhas ótimas 1. Teoria do consumidor Necessidade, utilidade e racionalidade sob condições de restrição orçamentária 2. Teoria da firma Custos, receitas, lucros e estratégias competitivas

Os temas da microeconomia Teorias e modelos Análise microeconômica As teorias são desenvolvidas para explicar fenômenos observados em termos de um conjunto de regras básicas e premissas. Por exemplo A teoria da firma A teoria do consumidor 8

Os temas da microeconomia Teorias e modelos Análise microeconômica Modelos representação matemática de uma teoria usada para fazer previsões. por exemplo: curva de oferta e demanda 9

Os temas da microeconomia Análise positiva versus análise normativa Análise positiva A análise positiva é o uso de teorias e modelos com o objetivo de prever os efeitos de determinada escolha; explicar os fatos econômicos Por exemplo: Qual será o impacto nos preços internos dos automóveis se ocorrer a aplicação de uma quota de importação para automóveis estrangeiros? Qual será o impacto no preço da gasolina de um aumento no imposto da gasolina? 11

Os temas da microeconomia Análise positiva versus análise normativa Análise normativa A análise normativa aborda as questões pela perspectiva de “como deveria ser o mundo”, escolha/opções entre diferentes ações possíveis. Por exemplo: Considera o dilema entre eqüidade e eficiência na escolha entre um aumento no imposto da gasolina e a imposição de restrições à importação de gasolina. 12

O que é um mercado? Mercados Área geograficamente definida onde compradores e vendedores interagem e determinam o preço de um produto sobre o qual possuem direito de propriedade. Elementos essenciais: o bem, o ofertante e o demandante do bem. Em negociação: a posse do bem. 17

O que é um mercado? Definição de mercado Os parâmetros do mercado devem ser determinados antes que ele possa ser analisado. É fundamental definir precisamente o bem e os limites geográficos de ação dos ofertantes e demandantes. 18

O que é um mercado? Mercados perfeitamente competitivos versus mercados de concorrência imperfeita Mercado perfeitamente competitivo Ocorre devido ao grande número de compradores e vendedores operando no mercado, sendo que nenhum comprador (demandante) ou vendedor (ofertante) pode, individualmente, influenciar o preço do produto. Exemplos: Maioria dos mercados agrícolas; situação de feira livre. 19

O que é um mercado? Mercado com concorrência imperfeita São todos os mercados onde os produtores (ofertantes) ou os consumidores (demandantes) podem, individualmente, influenciar o preço do bem. Exemplo: Mercado de petróleo; mercado de medicamentos, mercado financeiro. 20

O que é um mercado? Definição de mercado — a extensão de um mercado Definição dos componentes do mercado Quais compradores e vendedores devem ser incluídos em um determinado mercado? Definição dos limites do mercado Geográficos Gama de produtos 21

O que é um mercado? Exemplos Fronteiras geográficas Gasolina: Grande SP e Campinas Habitação: Campinas versus cidades ao redor de Campinas Trabalho: Campinas e Pedreira 21

O que é um mercado? Exemplos Leque de produtos Gasolina: comum, aditivada, super... Máquinas fotográficas: não digital, digital, automática, profissional... Sapatos: masculinos, femininos, infantis, couro, plásticos, esportivos, sociais... 21

Preços reais versus preços nominais Preço nominal é o preço absoluto (ou preço em moeda corrente) de uma mercadoria ou serviço no momento de sua venda. Preço real é o preço da mercadoria em relação a uma medida agregada dos preços (ou preço em moeda constante). 22

Preços reais versus preços nominais O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) é uma medida de nível agregado de preços. O estudo dos preços reais permite a análise dos preços relativos, comparando preços em períodos de tempo diferentes, por exemplo, comparando preços atuais com preços do mesmo produto em anos anteriores. 25

Preços reais versus preços nominais Cálculo dos preços reais (ano-base = 100) 25

Preços reais versus preços nominais Cálculo do preço real da manteiga Preço nominal Preço real da manteiga Ano da manteiga IPC em dólares de 1970 1970 0,40 38,8 0,40 = 38,8/38,8 x0,40 1980 0,65 82,4 0,31 = 38,8/82,4 x0,65 2001 3,30 177,0 0,72 = 38,8/177,0 x3,30 26

Por que estudar microeconomia? Os conceitos da microeconomia são usados por todos os agentes econômicos para ajudar em suas escolhas como consumidores e produtores. Os conceitos são usados também pelo governo na implementação de suas políticas. 13

Resumo A microeconomia trata das decisões tomadas pelas unidades econômicas. A microeconomia está fortemente baseada no uso de teorias e modelos. A microeconomia trata de questões positivas e de análise normativa. Um mercado diz respeito a um conjunto de compradores e vendedores que interagem e à possibilidade de compras e vendas resultantes dessa interação. O preço de mercado é estabelecido pela interação de compradores e vendedores. Devem-se definir as fronteiras geográficas e o leque de produtos de um mercado. Para eliminar os efeitos da inflação, medem-se os preços reais em vez dos preços nominais. 30

Questões 1.Descreva algumas de suas principais necessidades. Relacione os bens que atendem estas necessidades 2.Para se produzir um destes bens que satisfaz uma necessidade sua, cite os recursos que são empregados. 3.Em uma economia de mercado como se dá a decisão de produzir um bem? Que princípios estão envolvidos neste processo, de acordo com a teoria microeconômica? 4.De exemplos de trade-offs: a) em uma empresa com relação a produção de seus bens e serviços, e b) de um consumidor com relação à sua cesta de consumo. 5.Defina pelo menos dois mercados que você poderia analisar como um trabalho de consultoria microeconômica. 6.Qual é a diferença entre preço nominal e preço real?