Projeto de Educação Nutricional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Por: NATERCIA JUNQUEIRA Nutricionista e Educadora Alimentar
Advertisements

QUE AS PESSOAS FAÇAM O ACESSO
Promoção de saúde na comunidade surda – A importância de uma alimentação balanceada para um estilo de vida saudável Aline Domingues Barreto1, Bárbara Pereira.
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
O Mercado de Vending e as Tendências em Alimentação Saudável
Cozinha Brasil – uma ação de Educação Alimentar e Nutricional .
Uma experiência em creche
V e n d a s E Acompanhamento.
Nutricionista: Stephanie G.Marques
SOBERANIA E SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
Brinquedoteca: espaço de formação, pesquisa e extensão
ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE
Motivação Conhecimento X prática Alimentação saudável e prazer
Cidade Educadora, Cidade Saudável
COMBATE A FOME 6°B.
A GALINHA RUIVA Aluna: Marilene Silveira de Souza Disciplina: Saúde
ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR
EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NA INFÂNCIA
“Uma empresa que é uma ótima idéia”...
ESTUDO SOBRE QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE DOS FUNCIONÁRIOS DA CDV
Introdução Os hábitos alimentares, o exercício físico e o ambiente que nos rodeia são decisivos para a nossa saúde. Escolher os melhores alimentos para.
Projetos e Currículo.
DGE/DP/SE PROMOVER QUALIDADE DE VIDA E PREVENIR AGRAVOS NAS COMUNIDADES ESCOLARES DE ACORDO COM OS OBJETIVOS CURRICULARES, ONDE OS TEMAS TRANSVERSAIS SEJAM.
MÚSICA NA ESCOLA Nossos enfoques temáticos estão organizados em três blocos: I - O significado da música para o professor II - Música e mídia III - Fundamentos.
Projeto de Intervenção Pedagógica na Escola
Escolas Promotoras de Saúde
um novo caminho para você…
Nutrição do Trabalhador
TURNO INTEGRAL.
Objetivo Geral Promover a qualidade de vida, bem-estar e autonomia da gestante através de ações multidisciplinares. Troca de experiências e informações.
Rotulagem e Propaganda de Alimentos
Profa. Jean Márcia Oliveira Mascarenhas
E NCONTRO DE C OORDENADORAS E O RIENTADORAS DA USEB.
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa Seminário de Integração Profissional V 3.º Ano/2.º Semestre Ano lectivo: 2012/2013 Projeto “Intervir em.
ESCOLA MUNICIPAL FLORIANO PEIXOTO
3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
Projeto Aleitamento Materno na Escola Educando para a Vida
“De tudo o que os seres humanos tem em comum, o mais comum é que precisam comer e beber” Georg Simmel.
Gerenciamento da Merenda Escolar na Esfera Municipal
Educação em Saúde Bucal III Visitação ao Centro Ocupacional Bruno José Campos Professor:Fábio Cristiano Muller Nome aluno: Adriana Balbinot Data: 10/11/2011.
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS EM CRECHE FILANTRÓPICA DE BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS FERNANDES, L.1 GUIMÃRAES, M.P.S.
QUE AS PESSOAS FAÇAM O ACESSO
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
Estratégias para o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis em crianças e adolescentes Prof Bruno Silva.
PIM - PRIMEIRA INFÂNCIA MELHOR CAIBATÉ CORAÇÃO E AÇÃO “JUNTOS NO MILAGRE DA VIDA”
QUALIDADE DE VIDA ESCOLA JARDIM NAIPI
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
Princípios da nutrição aplicados à saúde GUIAS ALIMENTARES
CUIDANDO DO MEU MELHOR AMIGO “MEU CORPO”
Saúde do adolescente Nutrição na adolescência
MÓDULO – GESTÃO INTEGRADA DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO UNIDADE 4 – ATIVIDADE 1 FÓRUM CLÁUDIO ROBERTO URBANSKI PRUDENTOPOLIS 08/10/2013.
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
Identificação da atividade e do(s) aluno(s)
Programa Produtividade Unimed Porto Alegre
ASPECTOS DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Alimentação no 1º ano de vida
HUMMM...ESTA COMIDA É DELICIOSA!
I SEMINÁRIO ESTADUAL DE PROMOÇÃO DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO SUS PROJETO ALONGUE SUA VIDA SECRETARIA DE SAÚDE DE ROCHEDO –MS COORDENADOR : ROBERTO RANGEL.
TÉCNICOS RESPONSÁVEIS: MARA ROSELI AYRES MARTINUZZI – NUTRICIONISTA MARIA DA GRAÇA SACILOTO DE BASTOS - NUTRICIONISTA.
ALIMENTOS E NUTRIENTES
NUTRIÇÃO E VIDA SAUDÁVEL UME LOURDES ORTIZ
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
Educação Nutricional na alimentação escolar Luana Dalbem Murad Mestranda em Alimentos e Nutrição - PPGAN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO.
Colégio Maria Imaculada Dr. Piero Roversi
O QUE USAR NA MERENDA ESCOLAR Nutricionista e Mestranda: Luana Dalbem UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E.
TRABALHANDO EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM REDES SOCIAIS EMEF VILA SÃO JORGE PORTÃO.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E PROMOÇÃO SOCIAL DE RIO FORTUNA/SC Flávia Alberton – Nutricionista – Coordenadora do Projeto Renata Boeing – Professora.
Alimentação do Escolar
Transcrição da apresentação:

Projeto de Educação Nutricional Espaço Materno

Alimentação Infantil A alimentação equilibrada e balanceada é um dos fatores fundamentais para o bom desenvolvimento físico, psíquico e social das crianças. A infância é o período em que os hábitos alimentares estão sendo formados. Vários fatores são considerados: o comer sozinha, o preferir os alimentos, o experimentar cores e sabores.

Alimentação Infantil A alimentação inadequada no período escolar, pode resultar em: dificuldades no aprendizado e concentração, carências nutricionais específicas, Disfunções metabólicas: desenvolvimento de diabetes tipo II, hipertensão e colesterol elevado. Decorrente do excesso: aumento da gordura corporal - sobrepeso e obesidade

Assessoria Nutricional A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde. É nesse ambiente que o momento da refeição é também de educação, onde se estimula o despertar sensorial e a socialização da criança e a formação de hábitos saudáveis.

Assessoria Nutricional Projeto iniciado em 2012 – parceria da Nutrir – Espaço Materno/Pé de Moleque Participação de palestras com orientações para os pais e responsáveis; Participação com os alunos e professores no desenvolvimento de oficinas culinárias; Realizado treinamento com os auxiliares e professores.

Projeto Educação Nutricional Objetivos Conscientização ; Preocupação com a nutrição e alimentação; Participação da escola e família na formação de hábitos alimentares saudáveis. 1° semestre/Enfoque pais e responsáveis Construção da cultura de alimentação; Informes técnicos mensais;

Projeto Educação Nutricional 2° semestre/Enfoque alunos: Construção da cultura de alimentação; Oficinas culinárias; Experimentação e conhecimentos de novos alimentos; Consolidação de hábitos saudáveis.

Oficina Culinária Apresentação de alimentos, sabores, texturas e cores. Reconhecimento dos alimentos usando os sentidos. Degustação e experimentação

Oficina Culinária

Participação na preparação: Desperta o interesse!!

O que é importante na alimentação infantil? Diversidade e variedade dos alimentos; Contexto positivo; Dar o exemplo!!

Alimentação Saudável

O que fazer ? Investir em alimentação saudável desde bebê, Investir em alimentos diversos, de forma lenta e gradual, Alimentação espessa desde o início, em forma de purês e papas, Não adicionar sal e acúcar à comida das crianças menores que 1 ano,

O que fazer ? Oferecer os alimentos várias vezes. E não desistir!! Para que um novo alimento seja aceito pela criança, é necessário em média, 8 a 15 repetições, em momentos diferentes. O que pode parecer rejeição aos novos alimentos é resultado do processo natural da criança em conhecer novos sabores e texturas, e da própria evolução da maturação dos reflexos da criança.

“NUTRIR envolve uma troca de afinidades” O que fazer ? Integrar ao hábito alimentar da família. Envolver os pequenos nas atividades relacionadas à alimentação. Dar o exemplo!! “NUTRIR envolve uma troca de afinidades” (Fábio Lopez, pedriatra e nutrólogo)

Tatiana Miranda Nutricionista CRN9: 2186 Fone: (31) 3689-5108 www.nutriralimentação.com.br Fone: (31) 3689-5108 8287-4804