Profª Ana paula de souza formighieri Nre cascavel 2010

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Coordenação dos vários elementos que compõem uma Montagem Teatral
Advertisements

Profª: Marina de Oliveira
Teatro Medieval.
Teatro Romano Teatro de Mérida.
O TEATRO Página Seguinte – 11º Ano.
ESPAÇOS CÊNICOS Teatro de Swan, Victoria & Albert Museum, Londres
Elementos do Teatro O que é Teatro?.
OBRA DE ARTE TAMBÉM SE LÊ Mariana Domingues de Macedo Professora -EJA
Humanismo.
Comédia Dell’Arte.
ARTES CÊNICAS.
Teatro no Brasil.
TEATRO DRAMÁTICO.
A ORIGEM DO CARNAVAL O CARNAVAL É UMA FESTA QUE SE ORIGINOU NA GRÉCIA EM MEADOS DOS ANOS 600 À 520 a.c.
Literatura Ariano Suassuna
ARIL - 50 ANOS TRANSFORMANDO VIDAS
Revisão para Prova de Arte 6º ano EF 3º trimestre
Aspectos do Renascimento cultural
Professsora: Aíla Rodrigues
História do:
A Pipa e a Flor Os caminhos do amor.
A origem do teatro.
Palhaços, mágicos, malabaristas. Quanta diversão encontramos no circo
Departamento de Infância e Juventude - CEEF Agosto 2013
Correção - Página 22 O que eu sei? O que eu descobri...
O TEXTO DRAMÁTICO.
Arte e representação.
IMIGRANTES ITALIANOS PROFESSORA MARCELI DIEGO fernando TURMA 42.
O teatro brasileiro no século XIX
Web Quest Web quest Renascimento Público alvo 7º ano.
Teatro Linha do tempo.
A Pipa e a Flor Os caminhos do amor.
Ritmos Afro-brasileiros
TEATRO.
Origem do Teatro Português
O período humanista na Literatura
Cap. IV Gênero dramático
INVENTÁRIO CRIATIVO INTERDISCIPLINA: TEATRO E EDUCAÇÃO
Como fazer a leitura de obra de arte?
Teatro.
História do Circo.
FESTA DE SÃO JOÃO.
Carnaval no Brasil
Comédia Dell’Arte.
Comédia Dell’Arte.
Turismo cultural É certo o que o conceito de cultura é extremamente amplo, entretanto quando se fala de  Turismo cultural este obtém uma conotação restritiva.
Gêneros Teatrais.
Teatro Grego O teatro, na Grécia antiga, nasce em função das manifestações em homenagem ao deus do vinho, Dioniso ou Baco (em Roma). A cada nova safra.
O TROVADORISMO MARCO INICIAL: A RIBEIRINHA, 1189/1198 Autor: Paio Soares de Taveirós Gênero: Cantigas (poesia) e novelas de cavalaria.
31/7/20151Profª Suzana.  Movimento artístico e científico que ocorreu na Europa, durante a Idade Moderna, nos séculos XIV e XVI.  Recebeu este nome.
Balé da Corte Alunos: Edlene Scheller Felipe Corrêa Maycon W. Maires
Teatro.
Martins Pena.
O Teatro Medieval PARTE I.
A COMMÉDIA DELL’ARTE PARTE 1.
Commedia dell‘Arte Alex Bernardo é Especialista em Arte-Educação em Teatro; Bacharel em Artes Cênicas com habilitação em Interpretação Teatral; e Licenciado.
CULTURA.
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS - ARTE
Romantismo em Portugal Profª Sandra. Surgiu em Portugal, assim como no resto da Europa, após a Revolução do Porto, de 1820 (que levou os liberais ao poder).
Profº Nelson Polinário ARTE TEATRO A HISTÓRIA DO TEATRO Da origem ao renascimento.
ARTE ISLÂMICA.
Profª Sandra. O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário.
Considerações sobre a obra: Postura da Igreja: considera-se autoridade instituída por Deus para julgar o povo. Eliminar a heresia; Discursar em favor da.
Prof.:Pecê.  Surgimento:  1844 – Publicação de “A Moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo.  Término:  1881 – Publicação de “Memórias póstumas de Brás.
SÉCULO ÁUREO ESPANHOL Corral espanhol 4/28/2017 1:07 PM
Barroco.
“A COMMEDIA DELL’ ARTE”. História: A commedia dell'arte é uma forma de teatro popular que aparece no século XV, na Itália, e se desenvolve posteriormente.
Profa. Consuelo Holanda
Transcrição da apresentação:

Profª Ana paula de souza formighieri Nre cascavel 2010

Commédia dell’arte nas DCEs

Como relacionar com as outras áreas artísticas? No século XV, período em que se desenvolveu a commédia dell’arte na Itália, refere-se ao mesmo período histórico em que ocorreu o Renascimento para as Artes Visuais, Música e Dança. Lembramos que neste período ocorreu o Teatro Renascentista ou o Teatro Elizabetano na Inglaterra que tem Willian Shakespeare como principal autor.

Commédia dell’arte e sua história A origem exata é desconhecida. Sugere-se que seja herdeira das “Festas Atelanas” popular em 240 aC. Surge no século XV na Itália, se desenvolve posteriormente na França se mantendo popular até o século XVIII. Se opõe a “Commédia Erudita”, também sendo chamada de “Commédia All’improviso” e “Commédia Soggetto”.

Grupo viajante de atores montavam um palco ao ar livre e proviam divertimento através de malabarismo, acrobacia e peças de humor improvisadas baseadas num repertório pré estabelecido de personagens e roteiro das cenas.

As apresentações eram feitas em ruas e praças públicas As apresentações eram feitas em ruas e praças públicas. Utilizavam o Carro di Tespis, um teatro móvel. As companhias eram itinerantes e possuíam uma estrutura de esquema familiar. Seguiam um roteiro denominado de “canovaccio”. Em 1545 têm-se o registro da formação da primeira trupe “I Gelosi” (Os Ciumentos), na cidade de Pádua.

Companhia I Gelosi 1.580 d.C

Ruzante (Masques et Bouffons de Maurice Sand. Gravura aquarelada,1960) Destaca-se o ator e autor Padovano, Ângelo Beolco (1502-1542), conhecido por interpretar Ruzante, um camponês, guloso, grosseiro preguiçoso, ingênuo e zombador. Também foi autor os primeiros documentos literários onde as personagens eram descritas. Ruzante (Masques et Bouffons de Maurice Sand. Gravura aquarelada,1960)

Esses artistas fundaram um novo estilo e uma nova linguagem, utilizando-se do Cômico. Utilizavam-se da dança, música, malabarismo, acrobacias e diálogos para entreter e provocar o riso. Este tipo de comédia fascinou e atraiu o público entre as classes sociais mais elevadas. As melhores companhias (Gelosi, Confidenti, Fideli) conseguiram levar suas peças da rua para o palácio, e levaram suas peças a todas as grandes cidades da Europa renascentista.

PROCESSO DE CRIAÇÃO As encenações baseavam-se na criação coletiva e na improvisação. Eventualmente as soluções encontradas para algumas situações era interiorizadas possibilitando ao ator criar e inserir jogos acrobáticos A Mímica era importante em função dos variados dialetos existentes na Itália. Cada ator especializava-se em um personagem.

Karel Dujardins mostrou uma cena vista por ele de perto do palco provisório de uma trupe viajante, em contraste com as ruínas idealizadas Romanas: obra datada de 1657 - Museu do louvre

ROTEIRO Apresentações improvisadas baseada em situações convencionais: adultério, velhice, amor, ciúme. Esses Personagens podem ser considerados o ancestral do palhaço moderno. O diálogo e a ação poderiam facilmente ser atualizados e ajustados para satirizar escândalos locais, eventos atuais ou manias regionais, misturados com piadas e bordões.

As peças giravam em torno de encontros e desencontros amorosos, com um inesperado final feliz. As personagens representadas inseriam-se em três categorias: a dos enamorados (innamoratis), a dos velhos (vecchio) e a dos criados (zannis).

Na trama tradicional, os innamorati estão apaixonados e querem se casar, mas um ou mais vecchi (plural de vecchio) estão os impedindo de se casar, então, eles precisam de um ou mais zanni para ajudá-los. Tipicamente termina tudo bem com o casamento dos enamorados e o perdão por todas as confusões causadas.

PERSONAGENS O comportamento destas personagens enquadrava-se num padrão: o amoroso, o velho ingênuo, o soldado, o fanfarrão, o pedante, o criado astuto.  

Zanni eram os Criados e constituem os personagens mais variados. Arlequim – empregado trapalhão, ágil e malandro, capaz de colocar o patrão ou a si mesmo em situações cômicas. É apaixonado por colombina.

Colombina - é apaixonada por Arlequim.

Pierrot – é apaixonado por Colombina, e se vê envolvido em um triângulo amoroso.

Pulcinella – Personagem originário do carnaval de Napole Pulcinella – Personagem originário do carnaval de Napole. Sua corcunda e ventre são proeminentes, sua máscara tráz um nariz em forma de bico e sua voz era estridente lembrando uma ave.

Briguela – empregado correto e fiel, mas cínico e astuto, rival de Arlequim e Pantaleone.

Capitano ou Capitão – um covarde que contava suas proezas de amor em batalhas, mas que sempre era desmentido. Satirizava os soldados espanhóis.

Innamoratis ou enamorados – representado por mulheres e homens cultos Innamoratis ou enamorados – representado por mulheres e homens cultos. Personagens ingênuos. Vestiam-se com roupas da moda e não usavam máscaras. A Enamorada podia ser corteja por dois pretendentes ao mesmo tempo, um jovem e um velho.

Pantaleone ou Pantaleão – um velho fidalgo, rico mercador veneziano, avarento e conservador eternamente enganado.

Dottore – podia ser amigo ou rival de Pantaleone Dottore – podia ser amigo ou rival de Pantaleone. Era pedante, gostava de ostentar uma falsa erudição, mas sempre era enganado pelos outros por ser ingênuo. Geralmente representava um médico ou advogado.

As Criadas – não usavam máscaras, geralmente ficavam a serviço da enamorada. Jovens de espírito rude e sempre prontas para criar intrigas.

MÁSCARAS Seu uso na Commédia Dell’arte foi extremamente importante tanto que ficou conhecida como Commédia delle Maschere. Eram meia máscaras, deixavam a parte inferior do rosto descoberta permitindo uma perfeita fonação e uma ótima respiração Era possível reconhecer a personagem pela máscara que utilizava.

MALABARISMO Os atores da Commédia dell’arte utilizavam-se desse artifício para entreter e alegrar sua platéia. Existem diversas formas de malabares: bolinhas, claves, swing poi, swing flag, diabolo, devil stick flower, bola de contato entre outros. Vamos agora aprender a confeccionar e jogar malabares.

REFERÊNCIAS O teatro através da história (vol. I) O Teatro Ocidental – Commedia dell'arte.  Storia del Teatro – la Commedia dell'arte. Storia Del Teatro Drammatico (vol. II) – Commedia dell'arte. http://grupo.moitara.sites.uol.com.br/commedia.htm   http://pt.wikipedia.org/wiki/Commedia_dell'arte