OS LIVROS APÓCRIFOS INTRODUÇÃO:

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Transcrição da apresentação:

OS LIVROS APÓCRIFOS INTRODUÇÃO: 1. Apoc. 22:7 e 18: “Eis que presto venho: Bem-aventurados aqueles que guardam as palavras da profecia deste livro... Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro”.

I – SÃO SETE OS LIVROS APÓCRIFOS: I e II Macabeus, Tobias, Judith, Baruque, Sabedoria e Eclesiástico. São chamados “Apócrifos” pelos evangélicos e “Deuterocanônicos” pelos Católicos Romanos. a) “Apócrifo” quer dizer “oculto”, “escondido”. (Significaria sem importância sem relevância, que não é do uso público). b) “Deuterocanônico” – vem de duas palavras: - Deutero - Segundo - Canon - Conjunto de livros inspirados.

(1) “Deuterocanônico” seria então um segundo conjunto de livros inspirados. II – POR QUE A I.A.S.D. NÃO ACEITA OS LIVROS APÓCRIFOS 1. Os Judeus nunca aceitaram estes livros e segundo Romanos 3:1 e 2, aos Judeus foi confiado o cuidado da Palavra de Deus. 2. Nem Jesus, nem os apóstolos usaram jamais qualquer citação dos mesmos. 3. Os próprios autores destes livros não afirmam terem sido inspirados. 4. Eles trazem vários erros históricos e doutrinários.

III – ERROS HISTÓRICOS NOS APÓCRIFOS JUDITH 1: 1 e 7 – Chama Nabucodonozor Rei da Assíria cuja capital estava em Nínive. Os nomes e o episódio mencionados não têm qualquer evidência histórica. Baruque é dito ser escriba de Jeremias e escreve de Babilônia, quando sabemos que ele foi para o Egito. (Jeremias 43: 6 e 7). IV – ERROS DOUTRINÁRIOS NOS APÓCRIFOS: 1. II Macabeus 14: 41-46 – Suicídio é justificado.

2. II Macabeus 12:41-45 – Oração e ofertas pelos mortos. 3. Tobias 12:8-10 – Assistência aos mendigos faz expiação. 4. Sabedoria 8:19 e 20 – Pré-existência das almas. 5. Judith – O fim justifica os meios 6. Tobias – Superstição, feitiçaria. 7. Sabedoria 3:1-4 – Purgatório. V – COMO OS APÓCRIFOS ENTRARAM NA BÍBLIA CATÓLICA

Ptolomeu Filadelfo tentando formar a maior biblioteca do mundo em Alexandria, enviou mensageiros a todas as culturas do mundo a fim de conseguir os melhores livros de cada cultura e traduzí-los para serem colocados na sua biblioteca. Os mensageiros chegaram a Jerusalém e pediram aos rabinos os melhores livros Judeus. Estes entregaram os livros inspirados e os mensageiros também levaram livros históricos e literários não inspirados. a) Diz a tradição que setenta anciãos judeus traduziram estes livros em setenta anos (283-216 A.C.)

3. Em 384 A.D., Jerônimo começou a traduzir a Bíblia para o latim e usou o texto grego hexaplar e a Septuaginta como fonte, terminando este trabalho em torno de 406 A.D. A tradução dos livros não inspirados, porém, não lhe tomou mais de 30 dias e ele mesmo confessa ao seu amigo o Papa Damásio que “estes são apócrifos”. 4. No princípio a Igreja Católica não considerava estes livros inspirados, tanto que o Papa Gregório, o Grande, disse sobre Macabeus: “Menciono o testamento de livros que embora não canônicos, foram contudo, publicados para edificação da Igreja.”

5. Foi só no Concílio de Trento, em 1545 que a “Santa Madre Iglesia” decidiu declarar estes livros “deuterocanônicos”, ou segundo grupo de livros inspirados, para apoiar alguns erros doutrinários que tinham se infiltrado na Igreja e que já foram mencionados. CONCLUSÃO: 1. Os livros apócrifos ou Deuterocanônicos, em número de 07 (sete) têm erros históricos e doutrinários; e foram incluídos como inspirados pela Igreja Cátólica a partir de 1545, daí não aceitarmos tais livros

como de inspiração divina. 2. Isaías 8:20. “A lei e ao testemunho, se eles não falarem conforme estas palavras nunca verão a alva”. 3. Portanto, atendamos apenas para o que, é Palavra de Deus: “Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis”. II Crônicas 20:20 u.p.