Prof. Paulo Marcondes, PhD. DEMEC / UFPR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ENSAIOS DE COMPRESSÃO, DOBRAMENTO E FLEXÃO
Advertisements

Aulas 11 Processos de Conformação Mecânica TREFILAÇÃO
Aula 7 Processos de Conformação Mecânica EXTRUSÃO e TREFILAÇÃO
TREFILAÇÃO O que é: é uma operação em que a matéria-prima é estirada através de uma matriz em forma de canal convergente (FIEIRA ou TREFILA) por meio de.
TREFILAÇÃO.
PRINCÍPIOS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
Para ter acesso a esse material acesse:
Trefilação.
Algumas Propriedades Mecânicas
Aula 13 - Trefilação Para ter acesso a esse material acesse:
Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Disciplina de Conformação Prof. Macondes Eneias R. Schwebel.
PROCESSOS DE CONFORMAÇÃO
Conformação Mecânica As operações de conformação mecânica são processos de trabalho dentro da fase plástica do metal Os processos de conformação são comumente.
TME ELETRODUTOS E CONEXÕES AULA:04 PROF: Elias Junior.
LOM3090 – Mecânica dos Sólidos Aplicada Prof. Dr. João Paulo Pascon DEMAR / EEL / USP.
Fadiga em Metais. Características gerais do processo de fadiga É a ruptura de um componente pela propagação de uma fissura gerada pela aplicação de tensões.
Influência da Temperatura do Molde no Processo de Fundição sob Pressão Aluno: Matheus Altamir Constantini.
Topografia de Superfícies e Superfícies de Contato Prof. Reinaldo Maia Contribuição Prof. Diego Corradi.
DISCIPLINA: TECNOLOGIA MECÂNICA Prof. Franklin Delano.
Rolamentos O início do rolamento......os rolos e esferas facilitam a movimentação.
NBR Sistemas elétricos e Eletrônicos Internos na estrutura. Sistemas elétricos e eletrônicos estão sujeitos a surtos e impulsos eletromagnéticos.
Ciências da Natureza e suas
LOM Mecânica dos Materiais
Eletrotécnica II – Sensor de Efeito HALL
Por Coni, Gipiela, D’Oliveira e Marcondes
Torneamento CONCEITO O torneamento é a operação por intermédio da qual um sólido indefinido é feito girar ao redor do eixo da máquina operatriz que executa.
HDP 62 Hidráulica e Pneumática
Cinemática dos fluidos
Introdução Classificação dos processos de fabricação.
Transformador ideal i2 i1 N1: número de espiras do primário
Soldagem por Fricção Hélio Padilha.
Processos da Indústria Metalúrgica e Siderúrgica
INFLUÊNCIA DO DESIGN DO PUNÇÃO NA ESTAMPABILIDADE
Aplicações de Compósitos em Saneamento
Processos de Fundição Parte 1 Prof. Carlos Angelo Nunes
Conformação Mecânica: tipos e aplicação.
TERMFORMAGEM O processo de transformação plástica através da termoformagem consiste em aquecer chapas de plástico de diversos tipos de materiais e espessuras;
Efeitos Não-Newtoneanos em Polímeros
Conformação Mecânica.
ESTÁTICA 1. EQUILÍBRIO DO PONTO MATERIAL 2. EQUILÍBRIO DO CORPO RÍGIDO
AUTOMAÇÃO DO PROCESSO SPRAY UP
Elementos de máquinas II
Ciências da Natureza e suas
COMPRESSIBILIDADE E ADENSAMENTO DOS SOLOS Deformações - recalque
Embutimento, Estiramento e Operações combinadas
Laminação.
Conformação:  É o processo de transformação dos materiais (metálicos), através da ação de tensões mecânicas sem que haja remoção de material;  A modificação.
Discordâncias e Mecanismos de Aumento de Resistência
A perfuração de chapas grossas.
Teste aula 01 Questão 01) Qual o efeito da temperatura nas operações de conformação mecânica? Questão 02) A que se deve o surgimento de tensões residuais.
Aluno: Sérgio Luiz Manenti
Forjamento.
Aluno: Sérgio Luiz Manenti
Fadiga em Metais.
Propriedades Mecânicas
Processamento de Materiais Cerâmicos
Escolha de Ferramentas de Metal Duro
Forjamento Conformação Mecânica 1. Componentes o Bruno Rayan o Caio César o Felipe Bandeira 2.
Capítulo 1: Tensão.
INDÚSTRIA DE PROCESSAMENTO MECÂNICO
DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM0564)
Cinemática dos Fluidos
Trefilação.
FORÇAS HIDRÁULICAS EM USINAS HIDRELÉTRICAS
Deformação elástica dos metais
Conformação Mecânica.
Métodos de Diagnósticos de Máquinas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO AMAZÔNICO EM ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE BARRAGENS E GESTÃO AMBIENTAL.
1. TEXTURA E ANISOTROPIA Prof. Me. Lucas Zavistanovicz. Passo Fundo, CONFORMAÇÃO PLÁSTICA 2.
Transcrição da apresentação:

Prof. Paulo Marcondes, PhD. DEMEC / UFPR Trefilação Prof. Paulo Marcondes, PhD. DEMEC / UFPR

Trefilação Definição de trefilação Processo de conformação plástica indireta para a fabricação de produtos pela passagem do material através de uma ferramenta que provoca a diminuição do seu diâmetro. Bancada de trefilação

Trefilação - processo

O Processo de trefilação

Trefilação Características do processo: Vantagens: Forças trativas + compressivas. Geralmente a simetria é circular. Processo realizado a frio. Tipos de produtos produzidos: barras, arames, tubos e condutores elétricos. Vantagens: Grandes reduções de seção. Precisão dimensional. Acabamento superficial. Controle de propriedades.

Lubrificação na trefilação: Por imersão ou por aspersão. Lubrificantes. Lubrificação seca: sabões sólidos em pó. Lubrificação úmida: soluções ou emulsões de óleos em água. Pastas e graxas. Equipamentos auxiliares: Afinadoras de ponta. Soldadoras topo a topo. Decapagem. Fornos para recozimento (contínuo ou estático). Linhas de revestimento superficial.

Trefilação

Trefilados de diferentes formas Trefilação - produtos Barras Ø > 25mm Arames Comuns Grossos - 25 > Ø > 5mm Médios - 5 > Ø > 1,6m Finos - 1,6 > Ø > 0,7mm Especiais 0,02mm > Ø Tubos Trefilados de diferentes formas

Trefilação - etapas Fio-máquina Descarepação Recobrimento Lavagem Secagem Trefilação

Trefilação - decapagem

Trefilação - processo - Com deslizamento.

Trefilação – processo

Trefilação de fios

Trefilação - ferramenta Dispositivo Básico : a Fieira   A fieira é o dispositivo básico da trefilação e compõe todos os equipamentos trefiladores  Geometria da fieira: é dividida em quatro zonas: (1) de entrada (2) de redução (a = ângulo de abordagem) (3) (guia) de calibração - zona cilíndrica (acabamento é crítico) (4) de saída

Geometrias de fieiras

Endireitamento de barras

Trabalho redundante: O material sofre um processo de deformação interna (distorção) que em nada contribui para as mudanças dimensionais. Essa distorção contribui para o endurecimento do material. O efeito é maior nas camadas superficiais que no centro (heterogeneidade). A intensidade é (em grande parte) função do ângulo da fieira (2α). Na prática usam-se α pequenos e grandes reduções minimizando o efeito da distorção. Para corrigir a carga ou tensão de trefilação, usa-se um fator multiplicativo Ø (Rowe).

Defeitos em trefilados Defeitos na matéria-prima → fissuras, lascas, vazios e inclusões. Trincas internas em ponta de flecha no centro.

Tipos de defeitos - Diâmetro escalonado (causa: partículas duras que ficam retidas na fieira e que depois se desprendem). - Fratura irregular com estrangulamento (causas: esforço excessivo devido a lubrificação deficiente, excesso de espiras no anel tirante rugoso, anel tirante com diâmetro incorreto ou devido a redução excessiva). - Fratura com risco lateral ao redor da marca de inclusão (causa: partícula dura inclusa no fio inicial proveniente da laminação ou extrusão). - Fratura com trinca aberta em duas partes (causas: trincas provenientes da laminação). - Marcas na forma de V ou fratura em ângulo (causas: redução grande e parte cilíndrica pequena com inclinação do fio na saída, ruptura de parte da fieira com inclusão de partícula no contato fio-fieira, inclusão de partículas duras estranhas. - Rupturas taça-cone (causas: redução pequena e ângulo de fieira muito grande com acentuada deformação na parte central).

Ponta de flecha, marcas de sargento (chevrons) no centro. Isto deve-se a deformação não homogênea (aparecimento de tensões secundárias trativas no centro das peças) que surge devido o material do centro ser forçado a se deformar, porém em menor escala que o material da superfície que sofre a ação direta da fieira.

Trincas ponta de flexa (Chevrons)

Diagramas de Avitzur Correlaciona condições de processamento (semi-ângulo da fieira e percentual de redução) com o aparecimento de rupturas centrais. Para o controle de rupturas centrais e trincas internas: αótimo < α < αcr1

Trefilação - esforços Para cada passe de trefilação, a carga necessária pode ser estimada pela seguinte expressão:

Tefilação de tubos

Perfis trefilados.