TECIDOS HUMANOS Os tecidos são formados por conjunto de células semelhante e que desempenham uma mesma função. A Histologia é a ciência que estuda os.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Histologia animal Tecido epitelial
Advertisements

HISTOLOGIA TECIDOS EPITELIAIS.
HISTOLOGIA ANIMAL TECIDO é um conjunto de células que interagem e atuam de modo harmônico na execução de diferentes funções.
Os tecidos animais.
TECIDOS PRIMÁRIOS BÁSICOS
HISTOLOGIA- TECIDO EPITELIAL
Tecido Epitelial e Conjuntivo
TECIDO = CONJUNTO DE CÉLULAS DE MESMA FUNÇÃO
Professora: Roberta Fontoura
Tecidos do Corpo Humano.
Níveis de Organização do Corpo Humano.
CÉLULAS Encontram-se mergulhadas num material intercelular. É dele que a célula, através da membrana recebe os nutrientes e o oxigênio e elimina para ele.
DAS CÉLULAS AOS SERES VIVOS
Tecidos Células semelhantes se organizam em grupos, desempenhando uma função determinada.
Tecidos do Corpo Humano.
Tecidos do Corpo Humano.
Colégio Maria Imaculada
Tecidos Animais.
Histologia Tecido – conjunto de células com as mesmas funções.
OS TECIDOS DO CORPO HUMANO
Tecido Epitelial de Revestimento (Aula 22 – Frente 8E)
CORPO HUMANO - INTRODUÇÃO
Histologia Humana: tecidos epiteliais
Tipos de Tecidos.
HISTOLOGIA ANIMAL.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Ana Gardênia.
TECIDOS PRIMÁRIOS BÁSICOS
Tecido Epitelial. Organismo humano é constituído por quatro tipos básicos de tecidos: o epitelial: revestimento da superfície ou de cavidades, secreção.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 24. Histologia Animal.
ESCOLA EDUCANDÁRIO GOIÁS PROFESSORA: EMMANUELLA RODRIGUES 8º ANO - BIOLOGIA.
Profa. Adriana Nogueira. O ácido hialurônico é uma substância presente no organismo, responsável por manter a elasticidade e preencher os espaços.
BIO-QUIMICA Professora Dra Rosi Bio-quimica.blogspot.com Profa.Rosilene Linhares Dutra TECIDO EPITELIAL.
Fisiologia do sistema cardiovascular Parte II
Colégio Maria Imaculada
+ A Pele INTRODUÇÃO.
HISTOLOGIA ANIMAL TECIDOS EPITELIAIS.
TECIDOS HUMANOS Os tecidos são formados por conjunto de células semelhante e que desempenham uma mesma função. A Histologia é a ciência que estuda os tecidos.
Histologia do Tecido Epitelial
Tecidos Tecido epitelial Tecido conjuntivo Tecido muscular
HISTOLOGIA ANIMAL.
5 SENTIDOS Página 345.
Histologia Animal.
PROFESSORA Ana Cecilia
ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA ENDÓCRINO. GLÂNDULA: é um órgão cuja função é produzir e secretar algumas substâncias com um função pré-determinada.
HISTOLOGIA HUMANA.
Diversidade Celular.
HISTOLOGIA ANIMAL Estudo dos tecidos; Quatro grupos: Epitelial;
Professor: Guilherme Vieira
TECIDO EPITELIAL GLANDULAR
Estudo dos tecidos.
Sistema Tegumentar Profª: Sinara Colonetti. Em termos de superfície e peso, a pele é considerada o maior órgão do corpo humano. A pele e suas estruturas.
Unidade básica de formação do ser vivo Membrana, citoplasma e núcleo
Corpo Humano Aula: 01 Professor: Oldair José Tavares Pereira.
Destino dos folhetos germinativos Professor Ilzo Pessoa 27/06/2018.
Os tecidos.
Unidade básica de formação do ser vivo Membrana, citoplasma e núcleo
TECIDO MUSCULAR FUNÇÕES Movimento do corpo;
Especializações da membrana celular
Eliminação de produtos da atividade celular
Estudo Base 8° ano Prof. Alexandre.
Diferenciação  Expressão diferencial de genes, onde grupos de células que passaram por uma ativação de determinados genes ou de conjuntos de genes começam.
Estudo dos tecidos.
Estudo do tecidos. Tecidos = conjunto de células.
Revisão para o teste de Ciências
Sistema Tegumentar Lena Beatriz Enfermeira/Docente.
Histologia animal Larissa de Medeiros Pereira. Histologia – histórico Histologia (do grego, hydton, tecido + logos, estudos) é o estudo dos tecidos biológicos.
TECIDO EPITELIAL DE REVESTIMENTO -Constitui superfícies externas e internas do organismo. - Células fortemente aderidas, escassa substância intercelular.
Anatomia da pele Clínica de Beleza e Saúde.
TECIDO EPITELIAL DE REVESTIMENTO Aula 2 – Daniella de Figueiredo (HISTOLOGIA) FHO – Uniararas.
SISTEMA DIGESTÓRIO FUNÇÕES: 1. Ingestão 2. Mastigação 3. Digestão 4. Absorção 5. Eliminação de resíduos Alimentos Diferentes Funções Estruturas Modificadas.
Transcrição da apresentação:

TECIDOS HUMANOS Os tecidos são formados por conjunto de células semelhante e que desempenham uma mesma função. A Histologia é a ciência que estuda os tecidos. Há quatro tipos principais de tecidos: Epitelial, Conjuntivo, Muscular e Nervoso.

PELE É um ORGÃO; MAIOR ORGÃO do CORPO HUMANO;

Tecidos epiteliais ou epitélios É a Camada SUPERFICIAL DA PELE (EPIDERME); Formada por VÁRIAS CAMADAS DE CÉLULAS (mais externa impermeável, células mortas); é formado por células justapostas, ou seja, que estão intimamente unidas umas às outras; quase não há substâncias preenchendo os espaços entre elas; Avasculares (sem a presença de vasos sanguíneos)

s.   

Nutrição do Tecido Epitelial .   Nutrição do Tecido Epitelial é feita pelo tecido conjuntivo (no qual se encontram os capilares sanguíneos).  Dessa forma, para possibilitar a oferta de nutrientes e oxigênio pelo tecido conjuntivo, o epitélio possui lâminas e membranas basais que permitem a conexão com o tecido conjuntivo.

Existem dois tipos de Tecido Epitelial: o epitélio de revestimento  o epitélio glandular (ou secretor)

Tecido epitelial de revestimento Classificação Os tecidos de revestimento podem ser classificados : quanto ao número de camadas celulares e ao tipo morfológico de célula que apresenta.

REVESTEM AS: -SUPERFÍCIES EXTERNAS (superfície da pele) -CAVIDADES INTERNAS (interior dos órgãos ocos como o sistema digestivo, respiratório, urogenital, vasos sanguíneos)

FUNÇÕES: PROTEÇÃO e REVESTIMENTO (interno e externo) -O tecido epitelial da pele humana apresenta células bastante unidas, sendo este um epitélio estratificado, para evitar a entrada de corpos estranhos no organismo, agindo como uma espécie de barreira protetora, além de proteger contra o atrito, raios solares e produtos químicos. -Já o tecido epitelial que cobre os órgãos é simples, pois o tecido não pode ser tão espesso devido à necessidade de trocas de substâncias. SEPARAÇÃO (de cavidades do corpo) LIBERAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS (suor, lágrimas, saliva, leite e hormônios) ABSORÇÃO de substâncias (intestino, e estômago) PERCEPÇÃO SENSORIAL (perceber os estímulos ambientais externos, no caso da pele o frio e o calor)

Quando o epitélio reveste as cavidades internas que têm comunicação com o meio exterior, ele forma as membranas mucosas (como a mucosa intestinal, bucal ou nasal, por exemplo). Quando o epitélio faz o revestimento de cavidades fechadas, ele forma as membranas serosas, como o pericárdio (que reveste o coração), o peritônio (que reveste abdômen) e a pleura (que reveste pulmões), entre outros.  Revisando: Pele: reveste a superfície externa do corpo.   Membranas Mucosas: reveste cavidades internas que têm contato com o meio exterior. Membranas Serosas: reveste as cavidades internas que não têm contato com o exterior. 

QUANTO AO NÚMERO DE CAMADAS: EPITÉLIO SIMPLES UNIESTRATIFICADO (possui uma única camada de células) EPITÉLIO ESTRATIFICADO (várias camadas, possui mais de uma camada de células) PSEUDOESTRATIFICADO (constituído por uma camada de células de ALTURAS diferentes)

.

Os epitélios também são classificados quanto à MORFOLOGIA das células:  É o que reveste internamente os vasos sanguíneos. Os epitélios também são classificados quanto à MORFOLOGIA das células: Epitélio Pavimentoso simples: Possui células achatadas; Epitélio Cúbico: Células em forma de cubo; Epitélio Prismático: Células alongadas, em forma de coluna; Epitélio de Transição: A forma original das células é cúbica, mas ficam achatadas devido ao estiramento provocado pela dilatação do órgão.​ ex: bexiga urinária

TECIDO EPITELIAL GLANDULAR (é formado por células especializadas na produção e secreção de substâncias) Forma as glândulas, estruturas que produzem e eliminam secreções. A pele possui a glândula sudorípara (elimina suor) e a sebácea (elimina óleo que lubrifica a pele e os pelos). Existem outras glândulas como mamárias, lacrimais, salivares, hipófise, tireoide e supra-renais. São responsáveis pela eliminação do leite, lagrima, saliva, enzimas e hormônios.

As células do tecido epitelial glandular possuem as mesmas características do epitélio de revestimento, no entanto, ao contrário delas raramente são encontradas em camadas. Portanto, suas células são muito unidas e geralmente dispostas em um única camada. Produz substâncias (as secreções) que poderão ser usadas por outros órgãos ou, às vezes, devem ser eliminadas. 

Classificação das Glândulas (de acordo com o local de eliminação) Exócrinas: compostas por ductos que transportam as substâncias para o exterior. São as glândulas na superfície da pele (SUOR, SALIVA, ÓLEOS e CERAS) ou seja, sudoríparas, mamárias, sebáceas, salivares e lacrimais. Endócrinas: não têm canais condutores, pois suas secreções são lançadas nos vasos sanguíneos, ou seja, no meio dos tecidos, para que se espalhem para o sangue. As secreções são os hormônios e as glândulas endócrinas são a hipófise, a tireóidea, os ovários e testículos.   Mesócrinas ou mistas: quando secretam das duas formas anteriores, ou seja, na cavidade de um órgão (ENZIMAS digestivas e MUCOS) É o caso do pâncreas, que trabalha de forma exócrina quando libera o suco pancreático no intestino, para a digestão; e também de forma endócrina, quando elabora insulina e glucagon, para a regulação da glicemia.  

. Os epitélios glandulares são tecidos com função secretora, que constituem órgãos especializados chamados glândulas.

EPIDERME, DERME E GLÂNDULAS

Tecido Conjuntivo O tecido conjuntivo é o tecido mais abundante do corpo. A principal característica do tecido conjuntivo é possuir grande quantidade de substância (MATRIZ INTERCELULAR) entre as células (colágeno e elastina) que o compõem; Tem grande capacidade de REGENERAÇÃO; Às vezes, como ocorre no tecido ósseo, a substância intercelular é sólida, com rigidez considerável. Outras vezes, como é o caso do plasma sanguíneo, apresenta-se líquida. Apresenta as funções de: -Unir, proteger e sustentar outros tecidos, -Mantém os órgãos unidos, -Armazenar energia em forma de gordura -Oferece Imunidade.

Tipos de tecido conjuntivo CONJUNTIVO PROPRIAMENTE DITO (FROUXO ou DENSO) ADIPOSO SANGUE CARTILAGINOSO ÓSSEO

TECIDO CONJUNTIVO PROPRIAMENTE DITO composto de substância intercelular gelatinosa e fibras de proteínas, o que confere resistência e elasticidade. Aparece envolvendo vasos sanguíneos, músculos ou servindo de apoio ao tecido epitelial. Também forma os tendões (que fixam os músculos nos ossos). A perda do Tecido conjuntivo propriamente dito causa as marcas do envelhecimento (rugas) E quando ocorre Cortes Profundos, ele preenche espaços entre os Tecidos, formando a cicatriz ( um Tecido de preenchimento, diferente do original).

TECIDO CONJUNTIVO PROPRIAMENTE DITO PODE SER (FROUXO ou DENSO) * PODE SER FROUXO OU DENSO dependendo da QUANTIDADE e DISPOSIÇÃO das suas FIBRAS

TECIDO CONJUNTIVO FROUXO: Possui poucas fibras e colágeno; Encontrado na camada ABAIXO DA EPIDERME; preenche espaços no corpo não ocupados por outros tecidos; mantendo-os UNIDOS; Suportam pequenas forças e atritos envolvem nervos, músculos, vasos sanguíneos e linfáticos; EX: Derme TECIDO CONJUNTIVO DENSO: Com grande concentração de fibras e colágeno; Mais resistente a trações (resistência e proteção); EX: faz parte da constituição dos tendões, ligamentos e cápsulas que cobram órgãos, como o baço

Tecido conjuntivo propriamente dito