Introdução à lógica de programação utilizando Scratch Aula 2 Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Introdução à lógica de programação utilizando Scratch Aula 2 Juliana Sandis Cavalcante
Vamos lá! Abra o site da plataforma Scratch (https://scratch.mit.edu) e faça login. Clique em Criar!
Explorando os blocos Blocos de comando: Blocos de função: Possuem uma reentrância na parte superior e uma saliência correspondente na parte inferior Blocos de função: Não possuem saliências. Retornam um valor. São usados como entradas para outros blocos. Blocos de trigger: Possuem a parte superior arredondada. Executam blocos que estão abaixo deles. Blocos de controle: Possuem aberturas que podem armazenar outros blocos.
Exercícios Na plataforma Scratch, insira dois atores a sua escolha e crie um diálogo entre eles. Lembre-se que eles não devem falar ao mesmo tempo, um deve esperar a fala do outro para então responder. Agora insira mais personagens na sua história e faça com que todos eles conversem.
Resolução: Script do gato: Script do cachorro:
Exercícios 3) Agora, adicione sons aos seus personagens. Você poderá ver os áudios disponíveis no Scratch na aba "Sons".
Resolução: Script do gato: Script do cachorro: Veja em: https://scratch.mit.edu/projects/177689544/
Explore outros recursos! Troca de cenários - adicionar e desenhar Edição de atores - colorir, desenhar, girar Outras formas de inicio - teclas e cliques de mouse
Dúvidas? O que você gostaria de criar com o Scratch? Podem ser jogos, animações, histórias… Registre suas idéias! Utilizaremos elas no futuro!