Introdução à lógica de programação utilizando Scratch Aula 2

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PARA ADICIONAR UM VÍDEO
Advertisements

Tutorial Isend – Mala Direta
Tutorial 09 Como criar uma HP Básica (HP = Homepage) Use a seta do teclado para avançar e recuar.
Linguagem e Ambiente Scratch
Elaborado por: Abigail Vital NTE Volta Redonda APRESENTAÇÃO DE SLIDES.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Toledo Aula 05 - Linhas de Distribuição e Métodos de Instalação.
Jogo da Memória. Jogos online Jogos Infantis Jogos que exercitam a memória e a interação digital do aluno com o mundo digital. Trabalham com os temas.
TREINAMENTO SISMOURA O início Treinamento para novos usuários do sistema. Neste treinamento será ensinado : Cadastro de Funcionário Cadastro de Cliente.
Relatórios.  O Relatório é um componente ActiveX chamado ActiveReport, que permite a visualização e impressão de valores instantâneos de variáveis do.
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO INTRODUÇÃO AO PYTHON EWERTON AMORIM DE OLIVEIRA.
1 - verifique a disponibilidade dos arquivos necessários para o início do processo de instalação do sistema A.g.i.l. em um terminal de atendimento. Arquivos.
Uma maneira fácil e moderna para controle de contracheque.
Por Cybele Meyer. CLIQUE EM INICIAR – TODOS OS PROGRAMAS ESCOLHA O Windows Movie Maker Vai abrir a tela para se trabalhar.
© Nexedi SA 2008 – All rights reserved – Creative Commons Shared Alike Non Commercial Como processar eventos de entrada Support ERP5 !
Como criar o seu site no WEBNODE. O Webnode O Webnode é um site que permite que você crie sites pessoais, empresariais, de jogos, de vendas ou de qualquer.
Supervisão e Redes Industriais Tutorial E3 Elipse Capítulo 14 ARMAZENAMENTO DE DADOS Felipe Domeni, Gabriel Martin, Leandro Gomes Rafael Benoliel, Tiago.
Criando um aplicativo Passo-a-passo
Introdução à lógica de programação utilizando Scratch Aula 1
Operadores lógicos Em ocasiões que consideramos mais de uma expressão, podemos usar os operadores lógicos para unir essas expressões. Determinados casos,
Algoritmo e Lógica Programação Vetores e Matrizes
OBJETO DE APRENDIZAGEM – MODELAGEM DE MASSA
ESCOLA ESTADUAL DR MIGUEL MARCONDES ARMANDO.
Bemvindos! Apoiar-nos somente na matéria é uma forma garantida de falar para a parede, já que grande parte dos alunos estará a prestar atenção a outra.
Elaboração: Claudia Bittencourt Berlim – CRB 14/964
Contagem Aula 2, ciclo 1.
TÓPICOS DE INFORMÁTICA
Software de Comunicação Aumentativa
Introdução ao VisuALG Prof. Andrew Rodrigues
Algoritmos e Estruturas de Dados I
LIÇÃO DE PROGRAMAÇÃO INTERMEDIÁRIA
Introdução a Linguagem Java
Módulo I Capítulo 2: IDE e Variáveis
Como Customizar Documentos no Gdoc do ASP
Prof. Arthur Albertin.
Contagem Aula 2, ciclo 1.
Orientações aos Alunos
ab LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO ab
Criação de Grupos no Rooda
Guia prático.
FAÇA LOGIN NESTA PÁGINA
Programação Orientada a Objetos II
COMUTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA
Access 2010 Microsoft. Access 2010  O Microsoft Access é um Sistema de Gestão de Base de Sados (SGBD) relacional em ambiente gráfico (Windows), que possibilita.
Título da Apresentação
Algoritmos e Estruturas de Dados I
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA - EAD Módulo I
Exercícios Crie um algoritmo que leia uma matriz 5x5. Em seguida, conte quantos números pares existem na matriz. Crie um algoritmo que leia uma matriz.
Máscara de Sub-redes aula 11
Bem-vindo ao PowerPoint Cinco dicas para simplificar o trabalho.
Instruções para Inserir o Logo
Título Primeiro A. Autor1,2, Segundo B. Autor, Jr.2, Terceiro C. D. Autor3 1Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, Brasil 2Universidade.
Introdução a programação Para crianças
Nivelamento de Informática Microsoft Word Formatação Trabalhos ABNT
Nivelamento de Informática Microsoft Word Formatação Trabalhos ABNT
Modelagem de Sistema T5MOD/N5MOD
TUTORIAL PARA CONFECÇÃO DOS
Como primeiro passo para realizar a indicação dos dirigentes de seu clube (tanto atuais como entrantes) você deve acessar o site do RI, clicar na opção.
Introdução à lógica de programação utilizando Scratch Aula 1
Introdução à Programação Apresentação da Disciplina 1º Semestre 2011 > PUCPR > Design Digital Bruno C. de Paula.
Introdução à Programação Apresentação da Disciplina 1º Semestre 2011 > PUCPR > Design Digital Bruno C. de Paula.
Instruções para Inserir o Logo
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba DEMANDA DE ENERGIA Prof. Vilmair E. Wirmond 2013 FONTE: Projetos Elétricos Prediais – Paulo.
Acesse a página da Rede de Bibliotecas UPF e clique em ACERVO VIRTUAL;
Introdução à lógica de programação utilizando Scratch Aula 3
Introdução à lógica de programação utilizando Scratch Aula 4
Tipos Primitivos de Dados
Como acessar a Minha Biblioteca?
Res. , Soc. Dev. 2019; 8(6):e ISSN | DOI:
Crie estórias, jogos e animações. Partilhe com gente de todo o mundo.
Transcrição da apresentação:

Introdução à lógica de programação utilizando Scratch Aula 2 Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Introdução à lógica de programação utilizando Scratch Aula 2 Juliana Sandis Cavalcante

Vamos lá! Abra o site da plataforma Scratch (https://scratch.mit.edu) e faça login. Clique em Criar!

Explorando os blocos Blocos de comando: Blocos de função: Possuem uma reentrância na parte superior e uma saliência correspondente na parte inferior Blocos de função: Não possuem saliências. Retornam um valor. São usados como entradas para outros blocos. Blocos de trigger: Possuem a parte superior arredondada. Executam blocos que estão abaixo deles. Blocos de controle: Possuem aberturas que podem armazenar outros blocos.

Exercícios Na plataforma Scratch, insira dois atores a sua escolha e crie um diálogo entre eles. Lembre-se que eles não devem falar ao mesmo tempo, um deve esperar a fala do outro para então responder. Agora insira mais personagens na sua história e faça com que todos eles conversem.

Resolução: Script do gato: Script do cachorro:

Exercícios 3) Agora, adicione sons aos seus personagens. Você poderá ver os áudios disponíveis no Scratch na aba "Sons".

Resolução: Script do gato: Script do cachorro: Veja em: https://scratch.mit.edu/projects/177689544/

Explore outros recursos! Troca de cenários - adicionar e desenhar Edição de atores - colorir, desenhar, girar Outras formas de inicio - teclas e cliques de mouse

Dúvidas? O que você gostaria de criar com o Scratch? Podem ser jogos, animações, histórias… Registre suas idéias! Utilizaremos elas no futuro!