Profa. Dra. Rita Maria Lino Tarcia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Advertisements

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Encontro com professores
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Certificação Digital: mais uma bugiganga para a EAD ?
Profª Rita Maria L. Tarcia – NEAD - UNISAL
A (INTERIORIZAÇÃO DA) EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: QUAL LEGISLAÇÃO?
Planejamento e Gestão das disciplinas na modalidade a distância em Cursos de Graduação Presencial: Conteúdo, Aprendizagem e Construção do Conhecimento.
Novo cenário da EAD nos cursos superiores
Comunicação e interação entre os atores responsáveis pela gestão EAD - experiência do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Ivana Carla de Almeida Vieira SESI Paraíba
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA: TECNOLOGIA E SABER NA CONSTRUÇÃO DAS REDES DE CONHECIMENTO Célia Regina de Souza e Silva.
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Escola e Família: quais são suas competências?
NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Organização Institucional e Educação a Distância
EAD em alimentos – curso teórico prático
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
Universidade – Tecnologias – Articulação
Conceitos de Educação a Distância
Aprender Este modelo pode ser usado como arquivo de partida para apresentar materiais de treinamento em um cenário em grupo. Seções Clique com o botão.
Educação Superior a Distância Forgrad – maio/2005 Questões, tendências e políticas no âmbito do Ministério da Educação Prof. Rubens Martins
Prof. Dr. Dilermando Piva - CEETEPS Prof. Dr. Waldomiro Loyolla - SES
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
Artemilson Lima Ilane Cavalcante
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Gleici Castro Perdoná Luane Marques de Mello Maristela Schaufelberger
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES A DISTÂNCIA
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Tipos de Tutoria.
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Formação de Professores para o uso de EAD no Ensino Superior
UFPB Virtual: histórico e operacionalidade do curso
Histórico Missão: Transformar e desenvolver a sociedade através da excelência dos serviços relacionados à educação, proporcionando a formação integral.
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
João Roberto Moreira Alves
Sistema Universidade Aberta do Brasil
Introdução à Educação à distância
Decreto Confira algumas dúvidas. 1)Somente instituições públicas podem oferecer cursos à distâncias? Não. Tanto as instituições públicas e/ou privadas.
Docência na EaD: Reflexões sobre o fazer docente da tutoria
O crescimento da EAD, especialmente a on-line, traz novos desafios. Há extrema dificuldade em lidar e relacionar conceitos acerca da educação com as novas.
RESISTÊNCIA X ACEITAÇÃO DA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL DO CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS EM UMA FACULDADE PARTICULAR NO ESTADO DO CEARÁ Profª. Luciana.
SABERES E PRÁTICAS EM EAD: FORMANDO PROFISSIONAIS ATUANTES Verônica D. L. Araújo FUNDAJ Rita Melo UFPE.
Isabela Quaglia Camilla Barreto Rodrigues Cochia Caetano
Reunião SINPRO - RS Porto Alegre, 24 de novembro de 2005 Prof. Hélio Chaves Filho Diretor do Depto. de Políticas em EAD – SEED –
Curso de Capacitação em Educação a Distância
1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? 1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? R: Não. O ato de.
PAINEL REGULAÇÃO, AVALIAÇÃO E SUPERVISÃO NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: ONDE ESTAMOS, PARA ONDE VAMOS. PALESTRANTE: Jorge Rodrigo Araújo Messias DEBATEDORES:
Indicadores para a Avaliação da Prática de Tutoria
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
PROGRAMA DE APOIO AO ALUNO EAD:
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
VANTAGENS E DESVANTAGENS
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
Prof. Denys Sales 2013 O que é EaD? A EAD é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino.
Senado Federal Comissão de Educação Cultura e Esporte Audiência Pública Marco Regulatório da Educação a Distância Prof. Dr. Luciano Sathler Associação.
Disciplinas a Distância em Cursos Presenciais: Case UNIT Profa. Dra. Jucimara Roesler.
Transcrição da apresentação:

Profa. Dra. Rita Maria Lino Tarcia Disciplinas Online no Ensino Presencial: o desafio da implantação dos 20% EaD Profa. Dra. Rita Maria Lino Tarcia

Semipresencialidade e seu significado A Portaria do MEC nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004, em seu artigo 1º, regulamenta a oferta de carga horária a distância para cursos ou disciplinas presenciais: Art. 1º. As instituições de ensino superior poderão introduzir, na organização pedagógica e curricular de seus cursos superiores reconhecidos, a oferta de disciplinas integrantes do currículo que utilizem modalidade semipresencial, com base no art. 81 da Lei n. 9.394, de 1996, e no disposto nesta Portaria.

Semipresencialidade e seu significado Os 20% expressam, então, uma relação de semipresencialidade, como é definida no artigo 1º, parágrafo 1º, da Portaria nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004, § 1º. Para fins desta Portaria, caracteriza-se a modalidade semipresencial como quaisquer atividades didáticas, módulos ou unidades de ensino e aprendizagem centrados na autoaprendizagem e com a mediação de recursos didáticos organizados em diferentes suportes de informação que utilizem tecnologias de comunicação remota. © 2009 Pearson Prentice .Hall. Todos os direitos reservados Slide 4

Características da Semipresencialidade Uso de tecnologias de educação a distância para enriquecer, complementar e auxiliar os processos presenciais Oferta de 20% da carga horária total da disciplina oferecida a distância: dimensão docente – plano de ensino Oferta de 20% da carga horária total do curso oferecida em disciplinas na modalidade a distância com situações presenciais de avaliação: dimensão curricular – Projeto Pedagógico de Curso

Semipresencialidade nos Cursos de Graduação Planejamento do processo de ensino e de aprendizagem: processo de tomada de decisão Questões orientadoras: A quem ensinar? Por que ensinar? O que ensinar? Como ensinar? Que recursos utilizar? Como identificar se está dando ou se deu certo esse novo modo de ensinar que propicia uma nova forma de aprender? \ Carlini | Tarcia Slide 6

Considerações Finais A tecnologia não substitui o professor; pelo contrário, ela é um meio e não tem autonomia para gerar processos e situações de aprendizagem. O professor deixa de assumir o papel de transmissor do conhecimento pronto, e passa a lidar com o conhecimento de forma mais criativa, motivadora, sistêmica e multimidiática, utilizando-se das ferramentas de aprendizagem disponíveis. Slide 7

Considerações Finais Para lidar com os novos desafios, o professor parte de uma reflexão acerca de seu papel no processo de ensino como gerador da aprendizagem dos estudantes. Ao lidar com as novas situações de aprendizagem, o professor é convidado a sair da zona de conforto em relação ao magistério e assumir um novo desafio perante a educação. . Obrigada!! rtarcia@uol.com.br Slide 8

Referências Bibliográficas REFERÊNCIAS BRASIL. Decreto no 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Disponível em: http://portal. mec.gov.br BRASIL, Portaria nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004, Disponível em: http://portal. mec.gov.br BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.brr/seed arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf>. CARLINI, A. & TARCIA, R.M.L. 20% a distância, e agora?.São Paulo: Pearson, 2010. LANDIM, C. M. M. P. F. Educação a distância: algumas considerações. Rio de Janeiro: s/n, 1997. MAIA, C.; MATTAR, J. ABC da EaD: a educação a distância hoje. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

Grata pela atenção! rtarcia@unifesp.br rtarcia@uol.com.br