O que é Pesquisa Científica?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O método científico em Psicologia
Advertisements

DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
MÉTODOS CIENTÍFICOS Conceitos de Método
A visão Grega da Ciência
Trabalho Escolar de Filosofia
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Método Científico. Método Científico Método Científico.
“... Sem método científico, não se faz ciência!”
CIÊNCIA E TECNOLOGIA O Engenheiro deve desenvolver suas atividades com o auxílio da pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. A pesquisa e o.
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
Iniciação a Pesquisa Científica
Metodologia da Pesquisa
Método Hipotético-dedutivo Segundo Bunge
MÉTODO CIENTÍFICO.
Métodos e técnicas da pesquisa científica
CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO
MÉTODO CIENTÍFICO AULA02.
Filosofia da Ciência Objeto de Pesquisa
Tema 2 – teoria e empiria exercício 1
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
Métodos Científicos Método Indutivo
Pesquisa: Conceitos e Definições
Explicação Científica – Hipótese Capítulo VI
Pesquisa em Serviço Social
RAIMUNDO PINHEIRO LOPES FILHO Pesquisador da EMBRAPA AMAPÁ
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Jan/2014
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
Prof. Ms. Patricia Tatiana Soler
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
Metodologia da Pesquisa em Linguística Aula 1 Professor José Ferrari Neto
Parte 2 Métodos e técnicas de pesquisa
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Filosofia da Ciência Objeto de Pesquisa
Prof. Drnd. Alan Rodrigo Antunes IFMS-Três Lagoas
CONHECIMENTO A nossa relação com o mundo dos objetos ou mundo exterior acontece mediante processos empíricos, intuitivos e racionais. (Oliveira, 2002)
Profª. Taís Linassi Ruwer
Universidade Federal de Goiás Faculdade de Ciências Sociais Políticas Públicas Antropologia II Prof° Dra. Janine Helfst Liccht Collaço Arthur Alves Santiago.
A Construção da Ciência
Karl Popper O Falsificacionismo
Profa. Flávia Santos Metodologia da Pesquisa Extraído de: Roesch, Yin e metodologia da UFPR e UFSC Profa. Flávia Santos
A Psicologia Científica
Lógica Matemática Introdução.
3 tipos de argumentos: Dedutivos Indutivos
CIÊNCIA E CONHECIMENTO
Instituto de Gestalt-terapia da Bahia Formação em Gestalt-terapia
A Codificação Espírita Roteiro 3
Aula 2. Metodologia científica- Conhecimento
Apostila de Práticas Investigativas
O que é Ciência.
Conhecimento Científico
União de Ensino Superior de Campina Grande – UNESC Departamento de Ciências Contábeis Métodos de pesquisa.
Envolvimento do pesquisador na pesquisa MODELO CLÁSSICO DE PESQUISA: Trata os fatos sociais como coisa (Durkheim, 1973). Ciência é uma disposição para.
Professor Tiones E. Franzen Chapecó,  Empirismo: Experiência (Locke e Hume)  As pessoas nada conhecem, são como uma folha em branco. O conhecimento.
PESQUISA - Ação de propor um projeto de conhecimento e empreender atividades que conduzam a esse conhecimento - Dispor-se a conhecer cientificamente alguma.
METODOLOGIA CIENTÍFICA SENSO CRÍTICO, DEDUÇÃO E INDUÇÃO
A lógica das Ciências Sociais POPPER, Karl Raimund (1902 – 1994) A lógica das Ciências Sociais.
Lógica I “Sem abstração, a inteligência não floresce” (João Zelesny)
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
Karl Popper - A lógica das Ciências Sociais Teoria do Conhecimento.
Edmund Husserl A REJEIÇÃO DO PSICOLOGISM0 Defende Husserl: –“ As leis lógicas são rigorosamente universais e necessárias e precisamente por.
Capítulo 4 – Filosofar é conhecer
John Locke CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino médio. Ed. Ática, São Paulo Páginas:128,129 CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino.
METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA Prof.ª Gillielen Laura Alves Lobo Ruso.
Metodologia da Pesquisa Científica MÉTODOS DE PESQUISA Aula 5 Prof. Alexandre Paiva da Silva.
Ciência Métodos Científicos Conjunto de atividades SISTEMÁTICAS e RACIONAIS Segurança Economia OBJETIVO = (conhecimento válido e verdadeiro) Caminho a.
Metodologia de Pesquisa Prof. Wolley W. Silva. Agenda Metodologia e Método científico Classificação do Método científico – Indutivo – Dedutivo Técnica.
Transcrição da apresentação:

O que é Pesquisa Científica? O que é Método Científico? Quais são os Métodos Científicos? Como se escolhe o Método? ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DA AERONÁUTICA

Identificar os principais aspectos do Método Científico. (Cp) Objetivo: Identificar os principais aspectos do Método Científico. (Cp) ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DA AERONÁUTICA

Roteiro: conceituação e entendimento; métodos científicos; método dedutivo; método indutivo; método hipotético-dedutivo; método dialético; e método fenomenológico.

O que é Pesquisa? O que é Pesquisa Científica?

Pesquisa 1. “Indagação; inquirição; busca; investigação; exame.” 2. “Indagação ou busca minuciosa da realidade.” 3. “Informar-se a respeito de...” 4. “Buscar com diligência; indagar, inquirir, investigar.”

Pesquisa Científica 1. “Processo através do qual a ciência busca dar resposta aos problemas que se lhe apresentam” 2. “Investigação sistemática de determinado assunto que visa obter novas informações sobre um problema específico e bem definido” 3. “Pesquisa Científica é um processo de produção do conhecimento que tem como metas principais gerar novo conhecimento e/ou corroborar ou refutar algum conhecimento pré-existente.”

O que parece ser o resultado de Pesquisa Científica? “Oficiais da Aeronáutica são favoráveis à Lei do Abate” “A democracia é o melhor sistema político” “Proibir as drogas é a melhor maneira de reduzir a delinqüência” “Os alunos do CCEM 2005 são pontuais”

Método Método Científico “Seqüência lógica de procedimentos que se deve seguir para a consecução de um objetivo.” Método Científico 1. “Conjunto de procedimentos aceitos e validados por determinada comunidade científica que irá assegurar a qualidade e a fidedignidade do conhecimento gerado”

Método Científico 2. “Conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos adotados para se atingir o conhecimento.” 3. “Para que um conhecimento possa ser considerado científico, torna-se necessário um conjunto de operações mentais e técnicas que possibilitam a verificação do processo de obtenção.”

Física Astronomia Matemática No Passado - Método Universal aplicado a todos os ramos do conhecimento. Atualmente - Há uma grande diversidade de métodos. P. Ex. Matemática Física Astronomia Métodos vinculados a deduções experimentações observações

Filosofia Ciência Métodos que proporcionam as bases lógicas (abstração) Ciência Métodos que indicam os meios técnicos da investigação (objetividade)

Métodos que proporcionam as bases lógicas (abstração) Apenas a razão leva ao conhecimento DEDUTIVO RACIONALISMO Todo conhecimento provem da experimentação INDUTIVO EMPIRISMO HIPOTÉTICO DEDUTIVO NEOPOSITIVISMO Lógica + Experimentação = Conhecimento Os fenômenos têm aspectos contraditórios DIALÉTICO MATERIALISMO Descrição de uma experiência isolando-a de suas causas FENOMENOLÓGICO FENOMENOLOGIA

Todo homem é mortal. (premissa maior) Pedro é homem. (premissa menor) O Método Dedutivo Parte do geral e a seguir desce ao particular. Parte de princípios reconhecidos como verdadeiros e indiscutíveis Conclusões puramente formais usando apenas a lógica Todo homem é mortal. (premissa maior) Pedro é homem. (premissa menor) Logo, Pedro é mortal. (conclusão)

“Como se pode afirmar que todo homem é mortal?” O Método Dedutivo Encontra larga aplicação em ciências como Física e Matemática. Uma objeção ao método refere-se ao caráter apriorístico de seu raciocínio. (parece uma proposição dogmática) “Como se pode afirmar que todo homem é mortal?”

Parte do particular e chega na generalização O Método Indutivo Parte do particular e chega na generalização Observa-se casos particulares da realidade Conclusão Geral Antônio é mortal. Benedito é mortal. Carlos é mortal. Zózimo é mortal. Ora, Antonio, Benedito, Carlos...e Zózimo são homens. Logo, (todos) os homens são mortais.

O Método Indutivo Influenciou muito no desenvolvimento de técnicas de coleta de dados e na elaboração de instrumentos. Foi visto como o método por excelência das ciências naturais. Chega-se a conclusões que são apenas prováveis. Crítica: A indução não pode transmitir a certeza e a evidência. O salto de um para todos exigiria uma observação infinita.(Karl Popper) P.Ex. O caso dos cisnes.

O Método Hipotético-dedutivo Problema Conjecturas Dedução de conseqüências observadas Tentativa de falseamento Corroboração

O Método Dialético É um método de interpretação da realidade que se baseia em três grandes princípios: a unidade dos opostos - todos os objetos e fenômenos apresentam aspectos contraditórios; quantidade e qualidade – características que estão inter-relacionadas; e negação da negação - a mudança nega o que é mudado e o resultado, por sua vez é negado, mas esta segunda negação conduz a um desenvolvimento.

O Método Dialético A dialética fornece as bases para uma interpretação dinâmica e totalizante da realidade. Os fatos não podem ser entendidos quando considerados isoladamente. P.Ex. Para se entender os fatos sociais deve-se considerar todas as influências possíveis (políticas, econômicas, culturais etc.)

O Método Fenomenológico É um método de investigação científica destinado primordialmente á pesquisa de fenômenos humanos, tais como vividos e experimentados. É um método que envolve estratégias de coleta de dados (entrevistas não diretivas, descrição oral das experiências vividas pelos sujeitos) e estratégias de apresentação de resultados (descrição utilizando as palavras na forma particular em que são expressas pelo sujeito)

O Método Fenomenológico O método fenomenológico não é dedutivo nem empírico. Consiste em mostrar o que é dado e em esclarecer esse dado. Não explica mediante leis nem deduz a partir de princípios, mas considera o que está imediatamente à frente da consciência, o objeto. A realidade não é tida como algo objetivo e passível de ser explicado como um conhecimento que privilegia explicações em termos de causa e efeito.