Engenharia de Software

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução à Análise de Sistemas
Advertisements

Gerência de Projetos Introdução A Crise do Software
Engenharia de Software
Gerência de Projetos Wesley Peron Seno Introdução
Introdução à Engenharia de Software
Re-engenharia de Software
Engenharia de Software
Gerenciamento de Projetos
Processos de Software Introdução
Prototipação de Software
Tópicos Motivação para teste Por que algumas empresas não testam
A falta de Teste Aumento de falhas devido a podre qualidade;
Gerenciamento do escopo do projeto
INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA
FACULDADE DOS GUARARAPES
Mitos e Problemas Relacionados ao Software
CK 119: Engenharia de Software DC/CC/UFC © Rossana Andrade, Setembro CK119: Engenharia de Software Rossana Andrade Ph.D, SITE, University of Ottawa,
Qualidade de Software Aula 2
Processo Desenvolvimento de Software Tradicional
Análise e Projeto de Sistemas Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Coordenação de Informática Desenvolvimento de Software para a Internet.
Engenharia de Software
Implementação de Sistemas
Competência: Compreender as métricas de Software
Modelos de Processos de Software
Engenharia de Software
Introdução à Modelagem de Software
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
Adélia Barros Revisão Adélia Barros
Gerenciamento de Configuração
Gerenciamento do Escopo: principais conceitos
Análise e Projeto de Sistemas
Qualidade de Produto de Software
IFSul – Campus Venâncio Aires
Capability Maturity Model (CMM)
Engenharia de Software
Introdução à Qualidade
Engenharia de Software
Modelos de Processo de Software
Engenharia de Software
O Processo de desenvolvimento de software
Profa. Cintia Carvalho Oliveira
Teste de Software Conceitos iniciais.
PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE – PDS VALIDAÇÃO.
O que é? É o processo de investigação técnica com intuito de identificar a qualidade, a segurança e a exatidão do software desenvolvido. A validação do.
Gestão de defeitos.
Engenharia de Software
Engenharia de Software
Processos de Software.
1. Como a engenharia de software pode contribuir no desenvolvimento de sistemas? 1.1 O problema do software 1.2 A velha crise do software 1.3 Os velhos.
1 Cap 1 – Produto de Software Ricardo L Schneider FES – 2002/1.
Gestão de Projetos de Software
Engenharia de Software
Projeto Piloto do LabPS Teste do Flip
Projeto e-Build. Apresentação FábricaEquipeProdutoMercado ProjetoEscopoMetodologiaCronograma ArtefatosPrincipais riscosArquiteturaLições aprendidas.
Engenharia de Software
Engenharia de Software
Fatores Humanos de Qualidade Gestão da Qualidade de Software Ago/2014.
Engenharia de Software
Qualidade de Software O que é ‘Qualidade de Software’?
Erton W. Vieira Metodologias Ágeis, Qualidade de Software e Design Centrado no usuário: Pontos de Interação Erton W. Vieira.
Análise e Projeto de Sistemas Análise e Projeto de Sistemas Aula 2 Professor: Italo Rodrigues Castro.
RUP – Rational Unified Process Márcia Seabra Cabral Prof. Augusto Sampaio Centro de Informática - UFPE.
Engenharia de Software
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
Apresentação Leonardo Brussolo de Paula
Introdução – ISO Conceitos relacionados a Norma NBR ISO/IEC 12207; Procedimentos de ciclo de vida e desenvolvimento de software; Objetivos e a estrutura.
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico de de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo Prof. Antonio Márcio M. Carmo.
CMMI Capability Maturity Model Integration
Transcrição da apresentação:

Engenharia de Software Competência: Compreender as dificuldades inerentes ao desenvolvimento de sistemas.

Agenda Problemas. Causas. Mitos de Software.

Problemas Más notícias !!

Problemas Podem ser caracterizados a partir de uma série de perspectivas diferentes: Gerentes responsáveis pelo desenvolvimento: As estimativas de prazo e custo são imprecisas (Custos excessivos e prazos que se arrastam por meses ou anos); A produtividade não tem acompanhado a demanda por serviços (Falta de investimento na melhoria profissional);

Problemas Outras Dificuldades: A qualidade do software às vezes é menos que adequada (Índice de erros e insatisfação dos clientes); Outras Dificuldades: Não dedicamos tempo suficiente para coletar dados sobre o processo de desenvolvimento do software.

Problemas A insatisfação do cliente com o sistema ocorre muito freqüentemente. A comunicação entre o cliente e o desenvolvedor de software é muito fraca. A qualidade do software geralmente é suspeita. Não é realizado um processo de testes sistemáticos. O software existente é muito difícil para manter. A capacidade de manutenção não foi enfatizada como um critério de aceitação do software.

Problemas Os prazos e os custos de desenvolvimento são irreais; Os usuários são resistentes; O patrocínio é perdido (ou nunca foi obtido adequadamente); A equipe de projeto não tem pessoal com aptidão adequadas; Gerentes e profissionais evitam as melhores práticas e as lições adquiridas

Problemas Boa notícia !!! Cada um dos problemas descritos anteriormente pode ser corrigido a partir da abordagem de engenharia de software.

Plano de Projeto de Software Problemas Soluções: Não dedicamos tempo suficiente para coletar dados sobre o processo de desenvolvimento do software. Os prazos e os custos de desenvolvimento são irreais; A insatisfação do cliente com o sistema ocorre muito freqüentemente. A comunicação entre o cliente e o desenvolvedor de software é muito fraca. Os usuários são resistentes; O patrocínio é perdido (ou nunca foi obtido adequadamente); Plano de Projeto de Software Análise de Requisitos

Qualidade/Teste de Software Manutenção de Software Problemas Soluções: A qualidade do software geralmente é suspeita. Não é realizado um processo de testes sistemáticos. Gerentes e profissionais evitam as melhores práticas e as lições adquiridas; O software existente é muito difícil para manter. A capacidade de manutenção não foi enfatizada como um critério de aceitação do software. Qualidade/Teste de Software Manutenção de Software

Mitos de Software 1) Mitos da gerência: Mito: Já temos um livro que está cheio de padrões e procedimentos para elaborar software, isso já não fornece ao meu pessoal tudo o que ele precisa saber? Realidade: Será que é usado? É completo?

Mitos de Software 2) Mitos da gerência: Mito: Meu pessoal tem ferramentas de desenvolvimento de software que estão no estado-da-arte, afinal compramos para eles os computadores mais novos; Realidade: É preciso muito mais do que equipamentos para se produzir softwares de alta qualidade.

Mitos de Software 3) Mitos da gerência: Mito: Se nos atrasarmos no planejamento, podemos adicionar mais programadores e ficar em dia. Realidade: Tempo de adaptação e redirecionamento do grupo para treinamento/auxílio.

Mitos de Software 4) Mitos da gerência: Mito: Se eu decidir terceirizar um projeto de software vou poder relaxar e deixar que aquela firma o elabore. Realidade: Quem gerenciará o projeto terceirizado?

Mitos de Software 5) Mito do Cliente. Mito: O estabelecimento geral de objetivos é suficiente para iniciar a escrita de programas, podemos fornecer os detalhes posteriormente. Realidade: Uma declaração inicial ruim é a principal causa de fracasso do esforço de desenvolvimento de software.

Mitos de Software 6) Mito do Cliente. Mito: Os requisitos de projeto mudam continuamente, mas as mudanças podem ser facilmente acomodadas por que o software é flexível. Realidade: O impacto da mudança varia de acordo com o tempo em que ela é introduzida.

Mitos de Software 7) Mitos do Profissional. Mito: Quando escrevemos um programa e o fazemos funcionar, nosso trabalho está completo. Realidade: Alguns estudos indicam que entre 50 e 70% de todo esforço é despendido após a implantação.

Mitos de Software 8) Mitos do Profissional. Mito: Até que esteja com o programa “rodando” não tenho como avaliar a qualidade. Realidade: Controle de qualidade e testes devem ser implementados desde o começo de um projeto.

Mitos de Software 9) Mitos do Profissional. Mito: O Único produto de trabalho que será entregue para um projeto bem sucedido é o programa executável. Realidade: Documentação para manutenção, reengenharia, utilização, etc.

Mitos de Software 10) Mitos do Profissional. Mito: A engenharia de Software vai nos fazer criar documentação volumosa e desnecessária que certamente nos atrasará. Realidade: A engenharia de Software não se relaciona à criação de documentos. Refere-se à criação de qualidade. Melhor qualidade leva a redução de retrabalho. Menor retrabalho resulta em tempos de entrega mais rápidos.

Bibliografia Engenharia de Software. Pressman. Capítulo 1, páginas 22 a 30.