Linguagem Publicitária Redação Publicitária Aula 1
O que é a linguagem publicitária? O começo O que é a linguagem publicitária?
Marshall Mc Luhan Os historiadores e arqueólogos descobrirão que os ANÚNCIOS de nossa época constituem o mais rico e mais fiel reflexo cotidiano que uma sociedade jamais forneceu de toda uma gama de atividades
Introdução Linguagem publicitária: manipulação? Linguagem = manipulação? Linguagem: recursos estilísticos e argumentativos
Quem manipula quem? Linguagem publicitária Linguagem jornalística Linguagem dos discursos políticos Linguagem dos tribunais Linguagem dos amantes
Base Informativa + exploração de recursos = manipulação INTERESSES DOS EMISSOR
Linguagem Publicitária Grau de consciência dos recursos utilizados para convencer Utilização racional dos recursos para mudar/preservar a opinião do público-alvo
Objetivos Identificar e sistematizar recursos línguísticos e estilísticos
E você? Você sabe escrever?
Conceitos Charaudeau O termo PROPAGANDA é mais abrangente que o termo PUBLICIDADE PROPAGANDA – mensagem política, religiosa, institucional e comercial PUBLICIDADE – mensagens comerciais
UNIVERSOS DIFERENTES PROPAGANDA POLÍTICA – valores éticos e sociais PUBLICIDADE COMERCIAL – exploração do universo dos desejos
Mais leve...sedutora Ordenar ou seduzir? ORDEM (fazendo agir) Beba Coca-Cola. PERSUASÃO (fazendo crer) Só Omo lava mais branco. SEDUÇÃO (buscando o prazer) Se algum desconhecido lhe oferecer flores, isso é Impulse.
Reflexão David Olgivy:A publicidade, ao contrário de influenciar os costumes sociais, os reflete, jamais constituindo o carro-chefe de mudanças significativas. Nelly de Carvalho: a publicidade é a mola-mestra das mudanças verificadas nas diversas esferas do comportamento e mentalidade de usuários e receptores.
Dominar os mecanismos da linguagem O PROFISSIONAL DA ÁREA Dominar os mecanismos da linguagem
Você domina os recursos da linguagem? E aí? Você domina os recursos da linguagem?
Sem peso na consciência? Manipular?????
Mensagem Mensagem publicitária = braço direito da tecnologia moderna Renovação Progresso Abundância Lazer Juventude
Entre dois mundos... Os dois mundos: Mundo dos jornais = caótico Mundo da publicidade = mundo ideal
Onipresença da Publicidade Comercial Ambiente cultural próprio Novo sistema de valores
ENCONTRAR ALGO DE EXTRAORDINÁRIO PARA FALAR SOBRE COISAS BANAIS
MENSAGEM PUBLICITÁRIA Tornar familiar o produto Aumentar sua banalidade Valorizá-lo com diferenciação Destacá-lo da vala comum
PUBLICIDADE É discurso É linguagem Manipula símbolos Media objetos e pessoas Usa mais a linguagem do mercado do que a linguagem dos objetos
SEDUÇÃO E PERSUASÃO X OBJETIVIDADE INFORMATIVA
CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL - CONSUMO As coisas não gravitam em torno do homem O homem gravita em torno das coisas, seus novos ídolos
De mãos dadas com a taumaturgia publicitária, a sociedade da era industrial produz e desfruta dos objetos que fabrica, mas sobretudo sugere atmosferas, embeleza ambientes e artificializa a natureza. Taumaturgia – obra de taumaturgo – aquele que faz milagre
Possuir objetos é sinônimo de felicidade Os serviços e produtos são a salvação do homem São o bem-estar e o êxito A publicidade transforma bens de consumo em coisas mitificadas, personalizadas, quase humanas
O REFORÇO DO INDIVIDUALISMO Você é o que interessa.
Mundo da publicidade: Compre na Mesbla! Mundo real: por favor, quer me passar o sal?
Argumentação icônico-linguística Convencimento consciente ou inconsciente A publicidade impõem, nas linhas e entrelinhas, valores, mitos, ideais e outras elaboração simbólicas, utilizando os recursos próprios da língua que lhe serve de veículo, sejam eles fonéticos, léxico-semânticos ou morfossintáticos.
FONÉTICOS Sons característicos Evocação de ruídos (onomatopeia) Motivação sonora (aliteração, assonância)
LÉXICO-SEMÂNTICOS Novos termos Mudanças de significados Construção de palavras Desconstrução de palavras Clichês Frases feitas Provérbios Termos emprestados Usos conotativos e denotativos
MORFOSSINTÁTICOS Flexões diferentes Grafias inusitadas Relações novas entre elementos Sintaxe não linear
AS CINCO ETAPAS Impacto Fisiológico Impacto Psicológico Manutenção da Atenção Convencimento Determinação da Compra
IMPACTO FISIOLÓGICO Escolha do meio Lugar Visibilidade Legibilidade Audibilidade
IMPACTO PSICOLÓGICO Efeito surpresa Despertar interesse Riso Agrado
MANUTENÇÃO DA ATENÇÃO Reação mnemônica Criação de ambiente otimista
CONVENCIMENTO Desenvolvimento da argumentação E da Credibilidade
DETERMINAÇÃO DA COMPRA Fim último da mensagem Manter a clientela por meio da convicção ou simpatia Persuasão ou sedução
Planos da Mensagem Publicitária
IDENTIFICADOR DENOTATIVO CONOTATIVO
PLANO IDENTIFICADOR Identificação do gênero publicitário Função classificatória da mensagem Necessidade de se reconhecer o caráter publicitário da informação Lealdade do emissor para com o receptor
PLANO DENOTATIVO Conjunto de informações inscritas no texto e na imagem Função semântica essencial do aspecto linguístico: fazer entender O papel informativo Proposição Publicitária – grupo de conceitos integrados em uma unidade de potencial comunicativo capaz de transmitir algo a alguém Determinação do público-alvo O singular
PLANO CONOTATIVO Afirmação de qualidade exclusivas Veículo da ideologia publicitária Estética Psicologia Quero transmitir isso – transmito isso Função empática – criação de atitudes É o segundo grau de significado – a subjetividade O plural
Um exercício
Ford Fiesta Sedan 2004 Identificador Denotativo – informações Conotativo – valores Imagem, som Reações
Para refletir...
É no aspecto linguístico que se concretiza o sentido da potencialidade libertária da imagem, uma vez que cabe ao texto escrito transformar o exotismo ou a poesia da imagem em apelo à compra. exotismo (z) [Do fr. exotisme.] Substantivo masculino. 1.Qualidade ou caráter de exótico.