RESUMÃO Técnicas de Gestão Unidade 1.

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Transcrição da apresentação:

RESUMÃO Técnicas de Gestão Unidade 1

Técnicas Gestão Cronograma: Turma EMD 0168 Data Atividade 02/08 09/08 1º Encontro 09/08 Orientação da Prática 16/08 2º Encontro 1ª Avaliação Disciplina 23/08 3º Encontro 2ª Avaliação Disciplina 30/08 4º Encontro 3ª Avaliação Disciplina (FINAL)

Educação a Distância – EaD Técnicas de Gestão Professor: Flávio Brustoloni

Objetivos da Disciplina: Discorrer sobre as principais definições em Administração; Conhecer as características das mais importantes Escolas de Administração; Capacitar o(a) acadêmico(a) a criticar e analisar as organizações a partir do desempenho das funções administrativas; Compreender as questões contemporâneas da Administração; 1/66

Unidade 1 A ADMINISTRAÇÃO E OS ADMINISTRADORES 2/66

TÓPICO 1 A Administração e os Administradores 3/66

(Estamos na página 3 da apostila) 1. Introdução “Administrar seria o processo de empreender ações utilizando recursos para chegar a determinados objetivos.” (Estamos na página 3 da apostila) 4/66

(Estamos na página 3 da apostila) 1. Introdução “A Administração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização, imprescindível para sua sobrevivência e sucesso” (CHIAVENATTO, 2003). (Estamos na página 3 da apostila) 5/66

2.1 Conceito e Importância “administração [Do latim administratione.] I. Ação de administrar. II. Gestão de negócios públicos ou particulares. III. Governo, regência. IV. Conjunto de princípios, normas e funções que têm por fim ordenar a estrutura e funcionamento de uma organização (empresa, órgão público, etc.). V. Prática desses princípios, normas e funções. VI. Função de administrador; gestão, gerência. VII. Pessoal que administra; direção (FERREIRA, 1999)”. (Estamos na página 4 da apostila) 6/66

2.1 Conceito e Importância Compreender a Administração como um processo que se compõe de outras funções é o propósito do chamado enfoque funcional, criado por Henri Fayol, em 1916. (Estamos na página 4 da apostila) 7/66

2.1 Conceito e Importância Conceito mais tradicional: [...] administração é o processo de planejamento, organização, liderança e controle do trabalho dos membros da organização e do emprego de todos os outros recursos organizacionais para se atingir os objetivos estabelecidos (STONER, 1985, p.6). (Estamos na página 5 da apostila) 8/66

2.1 Conceito e Importância A principal razão para estudarmos a Administração é o seu efeito sobre o resultado das organizações, tendo em vista o papel de importância sem precedentes que elas assumiram na vida das pessoas nos dias de hoje. (Estamos na página 5 da apostila) 9/66

2.2 Administração: Arte, Ciência ou Profissão CIÊNCIA Quando definimos ciência como um corpo sistematizado de conhecimento, percebemos claramente que a administração satisfaz seus requisitos, pois vem sendo estudada já há algum tempo e organizada em uma série de teorias. (Estamos na página 5 da apostila) 10/66

2.2 Administração: Arte, Ciência ou Profissão CIÊNCIA Assim, a administração é ciência pelo que está escrito e comprovado, indicando o que fazer em situações específicas. (Estamos na página 5 da apostila) 11/66

2.2 Administração: Arte, Ciência ou Profissão CIÊNCIA A Administração, por tratar com seres humanos, não é uma ciência exata. Assim lida com fenômenos complexos, sobre os quais pouco se sabe. (Estamos na página 6 da apostila) 12/66

2.2 Administração: Arte, Ciência ou Profissão ARTE A arte está presente nas atitudes baseadas na intuição, no feeling de certos administradores, nas novas idéias e no desenvolvimento constante da ciência. (Estamos na página 6 da apostila) 13/66

2.3 Eficiência e Eficácia Organizacional - Eficiência: relacionada ao processo; (fez bem?) - Eficácia: relacionada ao resultado; (atingiu o resultado?) (Estamos na página 6 da apostila) 14/66

2.4 Organizar e Organização Organização: consiste em estabelecer atribuições e relações entre os recursos e órgãos da empresa, definir seu modo de operação mediante a divisão do trabalho e por meio da hierarquização da autoridade e da responsabilidade (LACOMBE, 2003). (Estamos na página 7 da apostila) 15/66

2.4 Organizar e Organização Organização Informal: grupos de pessoas unidos por laços de amizade, afinidade, interesses ou conhecimentos comuns. Influenciam nas decisões das organizações formais. Não possuem uma razão específica de existência, pois seu surgimento é espontâneo. (Estamos na página 8 da apostila) 16/66

2.4 Organizar e Organização Organização Formal: todos os meios criados intencionalmente para uma organização funcionar, sob o controle de pessoas com autoridade, com divisão de trabalho e relações formais entre seus membros. Possui um objetivo específico de existência. (Estamos na página 8 da apostila) 17/66

2.4.1 Organização e Ambiente As organizações são consideradas “sistemas abertos”, pois interagem com seu meio ambiente de forma dinâmica. (Estamos na página 8 da apostila) 18/66

(Estamos na página 9 da apostila) 2.4.1 Organização e Ambiente A interação da Organização com os seus Ambientes Macroambiente Microambiente Organizações (Estamos na página 9 da apostila) 19/66

2.4.1 Organização e Ambiente Microambiente Clientes Concorrência Fornecedores Distribuidores Sindicatos Associações Macroambiente Tecnologia Ecologia Legislação Economia Demografia Sociedade (Estamos na página 9 da apostila) 20/66

3. Os Administradores 3.1 O que os Administradores Fazem Segundo Stoner e Freeman (1985), os administradores: - Trabalham com outras pessoas e por meio delas; - São responsáveis e prestam contas de seus atos; - Equilibram objetivos concorrentes e os priorizam; - Pensam analítica e conceitualmente; - Administram conflitos como mediadores; - São políticos; - São diplomatas; - Tomam decisões difíceis. (Estamos na página 10 da apostila) 21/66

3. Os Administradores 3.2 Tipos de Administradores - Alta Administração: composta por executivos. Estabelecem políticas de funcionamento, estratégias de atuação e metas de cumprimento dos outros níveis da organização. (Estamos na página 10 da apostila) 22/66

3. Os Administradores 3.2 Tipos de Administradores - Média Administração: composta por gerentes de departamentos. São responsáveis pelas atividades de implantação das diretrizes e políticas estabelecidas pela alta administração. Chefiam outros administradores e funcionários operacionais. (Estamos na página 11 da apostila) 23/66

3. Os Administradores 3.2 Tipos de Administradores - Administração Operacional: composta por supervisores, que dirigem o trabalho operacional dos empregados da execução. Também chamados de “chefes” ou “líderes de equipe”. (Estamos na página 11 da apostila) 24/66

3. Os Administradores 3.2 Tipos de Administradores Outra denominação dos tipos: Alta Administração = Nível Estratégico Média Administração = Nível Tático Adm. Operacional = Nível Operacional (Estamos na página 11 da apostila) 25/66

3. Os Administradores 3.3 As Habilidades do Administrador Habilidade Conceitual Alta Administração Habilidade Humana Média Administração Habilidade Técnica Adm. Operacional (Estamos na página 12 da apostila) 26/66

3. Os Administradores 3.4 Administrador: Generalista ou Especialista? Os administradores de um modo geral devem ser generalistas, especialmente nos níveis mais altos da organização. Por isso a Administração é uma ciência interdisciplinar, envolvendo diversas outras áreas (psicologia, direito, sociologia, etc). (Estamos na página 13 da apostila) 27/66

TÓPICO 2 Como tudo começou: Antecedentes históricos e os clássicos da Administração 28/66

(Estamos na página 19 da apostila) 1. Introdução Existem muitos indícios de prática administrativa em civilizações antigas, como os sumérios e os egípcios, já por volta de 3.000 a.C. (Estamos na página 19 da apostila) 29/66

Egito 30/66

2. Antecedentes Históricos As origens de muitas idéias e técnicas da administração são antigas. Grandes civilizações e instituições contribuíram de algum modo para a evolução dos conceitos de Administração. (Estamos na página 19 da apostila) 31/66

(Estamos na página 19 da apostila) Igreja Católica (Estamos na página 19 da apostila) 32/66

(Estamos na página 19 da apostila) Exército (Estamos na página 19 da apostila) 33/66

Filósofos e Economistas Platão Sócrates Turgot Adam Smith (Estamos na página 19 da apostila) 34/66

(Estamos na página 20 da apostila) 2.1 O Egito O maior exemplo de administração no Egito pode ser percebido por 2.300.000 blocos de pedra com peso médio de 2,5 toneladas, envolvendo mão de obra de mais de 100.000 homens durante 23 anos, entre 2.589 e 2.566 a.C. (Estamos na página 20 da apostila) 35/66

(Estamos na página 20 da apostila) 36/66

Influência de Outros Povos: Chineses (Estamos na página 20 da apostila) 37/66

Influência de Outros Povos: Gregos (Estamos na página 20 da apostila) 38/66

Influência de Outros Povos: Romanos (Estamos na página 20 da apostila) 39/66

Influência de Outros Povos: Hebreus (Estamos na página 20 da apostila) 40/66

2.2 A Organização Eclesiástica e Militar Certos princípios administrativos foram transferidos, com o tempo, do Exército e Igreja Católica para as organizações. A organização formal mais velha do mundo, a Igreja Católica, se estruturou estabelecendo uma hierarquia de autoridade, um estado-maior e uma coordenação funcional. (Estamos na página 20 da apostila) 41/66

2.2 A Organização Eclesiástica e Militar A escala hierárquica produz o princípio da unidade de comando – receber ordens de uma pessoa, e a organização linear são aspectos típicos da organização militar. (Estamos na página 21 da apostila) 42/66

(Estamos na página 21 da apostila) 2.3 Adam Smith (1723-1790) Mais importante teórico do liberalismo econômico. Seu livro “A Riqueza das Nações” serviu de fundamento para a Administração Científica de Taylor. (Estamos na página 21 da apostila) 43/66

2.4 A Revolução Industrial Antes da Revolução Industrial, as atividades eram exercidas artesanalmente, através das corporações de ofício. Com a invenção da máquina a vapor por James Watt, surgiram as primeiras indústrias com funcionários especializados. (Estamos na página 22 da apostila) 44/66

(Estamos na página 23 da apostila) 2.4 A Revolução Industrial (Trecho do filme de Charles Chaplin – “Tempos Modernos”) (Estamos na página 23 da apostila) 45/66

3. Contribuições Clássicas 3.1 Administração Científica Iniciada pelo engenheiro americano Frederick Winslow Taylor (1856-1915) com suas publicações Administração de Oficinas (1903) e Princípios da Administração Científica (1911). (Estamos na página 23 da apostila) 46/66

3. Contribuições Clássicas 3.1 Administração Científica Taylor trabalhou em um sistema de trabalho mais justo e que remunerasse por produtividade. Naquela época descobriu-se que os trabalhadores estavam desmotivados e eram mal remunerados. (Estamos na página 24 da apostila) 47/66

3. Contribuições Clássicas 3.1 Administração Científica Esse trabalho envolveu a Organização Racional do Trabalho (ORT), onde estudou-se a melhor forma de execução das tarefas. (Estamos na página 24 da apostila) 48/66

3. Contribuições Clássicas - 3.1 Administração Científica (Estamos na página 24 da apostila) 49/66

3. Contribuições Clássicas 3.1 Administração Científica Padronização das tarefas via ETMF; - Seleção de trabalhadores por habilidades; - Especialização de mão de obra; - Incentivos salariais e prêmios de produção. (Estamos na página 24 da apostila) 50/66

3. Contribuições Clássicas 3.2 Escola Normativista Surgiu do engenheiro francês Henri Fayol (1841-1925) e destacou a administração como uma função distinta das demais da empresa. Sugere 14 princípios gerais para uma administração eficaz. (Estamos na página 25 da apostila) 51/66

3. Contribuições Clássicas 3.2 Escola Normativista Elementos essenciais da administração: - Planejamento - Organização - Coordenação - Comando - Controle (Estamos na página 25 da apostila) 51/66

TÓPICO 3 A história continua: da burocracia Weberiana à Teoria Contingencial 52/66

(Estamos na página 33 da apostila) 1. Introdução A história da Administração não são compostas apenas dos pioneiros Taylor e Fayol, mas de outras fases passando pela burocracia de Weber, a humanística de Elton Mayo e a Teoria Contingencial. (Estamos na página 33 da apostila) 53/66

2. Organizações Burocráticas Forma de organização humana baseada na racionalidade, ou seja, a melhor forma de fazer alguma coisa com os meios disponíveis. (Estamos na página 34 da apostila) 54/66

2. Organizações Burocráticas Trabalho dividido com claras definições de autoridade e responsabilidade; - Posições organizadas em hierarquia de autoridade; - Promoções baseadas em qualificações técnicas, treinamento e experiência; - Atos administrativos e decisões registradas por escrito; - Administração separada da propriedade da organização; - Administradores sujeitos a regras e procedimentos; - Regras impessoais e aplicadas a todos os empregados. (Estamos na página 34 da apostila) 55/66

3. A Perspectiva Humanística Começa-se a destacar o comportamento humano nas organizações. A prioridade passa a ser as pessoas e os grupos sociais. Mary Parker Follet Robert Owen (Estamos na página 35 da apostila) 56/66

3. A Perspectiva Humanística 3.1 O Movimento das Relações Humanas Surge na década de 30, apoiada em um experimento do psicólogo australiano Elton Mayo (1880-1949): a experiência de Hawthorne, em 1927 nas instalações da Western Electric Company. (Estamos na página 35 da apostila) 57/66

3. A Perspectiva Humanística 3.1 O Movimento das Relações Humanas Prof. Elton Mayo Experiência de Hawthorne (Estamos na página 35 da apostila) 58/66

3. A Perspectiva Humanística 3.1 O Movimento das Relações Humanas A capacidade física e fisiológica não são determinantes exclusivos de produtividade do indivíduo; - Incentivos financeiros não são determinantes exclusivos de produtividade do indivíduo; - O comportamento do indivíduo dentro das organizações não é isolado – é apoiado totalmente no grupo; - O conteúdo e a natureza do trabalho influencia em muito a moral do trabalhador. (Estamos na página 36 da apostila) 59/66

(Estamos na página 36 da apostila) 3. A Perspectiva Humanística 3.2 Contribuições da Ciência Comportamental A Escola do Comportamento Humano, ou Behaviorismo, desenvolveu-se nos Estados Unidos como um desdobramento da Teoria das Relações Humanas. Behavior = comportamento (em inglês) (Estamos na página 36 da apostila) 60/66

(Estamos na página 37 da apostila) 3. A Perspectiva Humanística 3.2 Contribuições da Ciência Comportamental Herbert Simon Chester Barnard Douglas McGregor Kurt Lewin (Estamos na página 37 da apostila) 61/66

(Estamos na página 37 da apostila) 3. A Perspectiva Humanística 3.2 Contribuições da Ciência Comportamental A Escola do Comportamento Humano enfatiza as pessoas, “como integrar seus objetivos com os da organização, quais as melhores formas de motivá-las e de administrar e liderar, considerando que são as pessoas que constituem a organização” (LACOMBE; HEILBORN, 2003, p. 41). (Estamos na página 37 da apostila) 62/66

(Estamos na página 37 da apostila) 3. A Perspectiva Humanística 3.2 Contribuições da Ciência Comportamental Teoria X e Y de McGregor, onde a Teoria X trata as pessoas como preguiçosas, precisando ser controladas. A administração é feita por imposição arbitrária de cima para baixo. (Estamos na página 37 da apostila) 63/66

(Estamos na página 37 da apostila) 3. A Perspectiva Humanística 3.2 Contribuições da Ciência Comportamental Já a Teoria Y trata as pessoas diferente. Nela os indivíduos querem e gostam de trabalhar. Administrar é crescer continuamente, liberando potenciais e dando condições de trabalho. (Estamos na página 37 da apostila) 63/66

(Estamos na página 37 da apostila) 3. A Perspectiva Humanística 3.2 Contribuições da Ciência Comportamental Pirâmide de Maslow (Estamos na página 37 da apostila) 64/66

4. Abordagens Contemporâneas 4.1 Organização como Sistema Aberto Influencia e sofre influências do ambiente externo, além de ser ela própria um sistema. Aparece por volta de 1960 a TGS (Teoria Geral dos Sistemas) do biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy. (Estamos na página 38 da apostila) 65/66

4. Abordagens Contemporâneas 4.2 Teoria das Contingências Não existe um modelo ideal de administração. Nada é certo nas organizações e as ações administrativas dependem (são contingentes) das características do ambiente para que se consiga chegar a um resultado. (Estamos na página 39 da apostila) 66/66

Parabéns!!! Terminamos a Unidade.

Técnicas Gestão PRÓXIMA AULA: Orientação da Prática