Os vírus -são parasitas intracelulares obrigatórios.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VIROSES Prof Edilson Soares
Advertisements

ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET
PROFª MARCIA CONCEIÇÃO
Prof. Waldemar Ernani Martins
Vírus.
Vírus: Os únicos seres acelulares
Prof. Thiago Moraes Lima
GRIPE. GRIPE Coriza e/ou nariz entupido A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus da gripe. Gripe e resfriado (em inglês) não são a mesma.
Vírus – um grupo sem Reino
VÍRUS.
OS VÍRUS Características Gerais:
Estrutura Classificação Reprodução Doenças
VÍRUS (SEM REINO).
GRIPE. GRIPE Coriza e/ou nariz entupido A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus da gripe. Gripe e resfriado (em inglês) não são a mesma.
VÍRUS Os mais simples microrganismos ou as mais complexas entidades moleculares ?? Prof. Ivan Guimarães
( Ser ou não ser vivo, eis a questão)
Vírus.
Aspecto Epidemiológico
Vírus.
Biologia Cap. 05 – Doenças humanas causadas por vírus II
VÍRUS WGG.
VÍRUS ACELULARES; PARASITAS INTRACELULARES OBRIGATÓRIOS (sem metabolismo próprio); ALTA TAXA DE MUTAÇÃO e ESPECIFICIDADE ELEVADA; APRESENTAM DNA OU RNA;
Características gerais
COLÉGIO SÃO JOSÉ 2º ANO - EM BIOLOGIA PROFESSORA VANESCA 2016.
Vírus META Apresentar as características inerentes aos vírus, bem como suas estruturas básicas e sua capacidade mutagênica para que o aluno perceba a importância.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Sâmia Lima.
7º ano- Ciências Professora Vanesca- 2016
Vírus Aula 1 Professora Natália.
Doenças Sexualmente Transmissíveis -. Doenças Sexualmente Transmissíveis São doenças contagiosas, ou seja, passam de uma pessoa para outra, através.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 27. Vírus.
Vírus e Doenças Associadas
HPV:papiloma vírus humano HPV: papiloma vírus humano.
Vírus Profª Cinthia Costa
Plano de Aula. Prof. Douglas Pavan Ciências Físicas e Biológicas.
1 Vírus. 2 Características Organismos microscópicos; Significa veneno; Não faz parte de nenhum grupo de seres vivos; Possui capsídeo e DNA ou RNA.
Bactérias.
OS VÍRUS.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
O ESTUDO DOS VÍRUS.
Doenças Tropicais.
Vírus e doenças.
Vírion A partícula viral, quando fora da célula hospedeira, é chamada de vírion. Cada espécie de vírus apresenta vírions de formatos diferentes.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Os vírus -são parasitas intracelulares obrigatórios.
Vírus.
Propriedades Gerais dos Vírus
Professor: Guilherme Vieira
VÍRUS Página 127.
Vírus.
Aluno: Andre Luiz 2º Ano do Ensino Medio Professor: Samuel Dias Vírus.
Aluna: Edvãne e Carol 7°ano Gislaine n°11 data22/06/11
Correção de Virologia.
Vírus e Doenças Associadas
Biologia dos Vírus.
Os vírus -são parasitas intracelulares obrigatórios.
Vírus Módulo 18.
Vírus e Doenças Associadas 1)Definição Os vírus são agentes infecciosos acelulares que, fora das células hospedeiras, são inertes, sem metabolismo próprio,
Vírus e Doenças Associadas
Vírus e Doenças Associadas
Bactérias.
Seres vivos ACELULARES
Introdução à Microbiologia Propriedades Gerais dos Vírus
Características gerais
HPV. ETIOLOGIA Família Papilomaviridae Genoma DNA dupla fita, circular. Não envelopado Multiplicação intranuclear Cerca de 120 tipos reconhecidos A maioria.
Vírus e Bactérias
Saúde Humana.
Professora: Lilia Correia Aluno(a):GISELLE PEREIRA DE SOUSA RAQUEL WELLIA.
Curso Técnico em Enfermagem Disciplina: Microbiologia e Parasitologia Prof.ª Vanessa Rôxo Introdução a Microbiologia.
Vírus, um grupo a parte. Vírus, um grupo a parte.
Transcrição da apresentação:

Os vírus -são parasitas intracelulares obrigatórios. Não possuem metabolismo, nem estrutura para promover a sua reprodução. não se classificam em nenhum reino. São acelulares

Estrutura dos vírus -são constituídos de uma carapaça protéica (CAPSÍDEO). Apresentam uma molécula de DNA ou RNA (retrovírus). Alguns apresentam uma camada de lipídeo (envelope membranoso).

Estrutura (HIV)

Bacteriófagos São os vírus especializados em parasitar bactérias.

Bacteriófagos

Reprodução Apresentam dois ciclos reprodutivos 1) Ciclo lítico: a célula parasitada é destruída (lise). Ex. Herpes. 2) Ciclo lisogênico: não destrói a célula. O DNA do vírus se funde ao DNA do hospedeiro, sem alterar o seu metabolismo. Ex: AIDS

Reprodução: Ciclos

Importância dos vírus 1) Médica: as doenças que eles causam 2) Terapia genética: utilização do vírus para transportar material genético sadio em pessoas doentes. 3) Controle biológico: pulverização de plantações com vírus para matar lagartas.

Diferença soro x vacina Soro: Anticorpos já prontos. Ação imediata e efeito passageiro Vacina: antígeno morto ou inativo para induzir o corpo a produzir anticorpos. Ação lenta e efeito duradouro.

Vírus HIV

Ciclo Lítico: Lise celular

Doenças causadas por vírus Nas plantas: mosaico do tabaco. Nos animais: Aids, raiva, febre amarela, caxumba, sarampo, dengue, herpes, varíola, etc.

DSTs por vírus Doenças sexualmente transmissíveis. 1) AIDS 2) HPV 3) HERPES

Evitando as DSTS Uso de preservativos (camisinha)

Caxumba O que é Caxumba? Sinônimos: Parotidite epidêmica A caxumba é uma doença contagiosa que provoca o inchaço doloroso das glândulas salivares. As glândulas salivares produzem saliva, um líquido que umedece a comida e ajuda a mastigar e engolir. Causas A caxumba é causada por um vírus. O vírus se dissemina de uma pessoa para outra através de gotículas respiratórias (por exemplo, ao espirrar) ou por contato direto com itens que foram contaminados pela saliva infectada.

Caxumba Transmissão: tosse e espirro

Sarampo O sarampo é uma doença infecto-contagiosa provocada pelo Morbili vírus e transmitida por secreções das vias respiratórias como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. O período de incubação, ou seja, o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, é de cerca de 12 dias e a transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas e estender-se até o quarto dia depois que surgiram placas avermelhadas na pele. O sarampo é uma doença potencialmente grave. Em gestantes, pode provocar aborto ou parto prematuro.

Sarampo Transmissão: espirro e tosse

Herpes Herpes simples é uma infecção causada pelo vírus herpes humano (HSV 1 e 2) que se caracteriza pelo aparecimento de pequenas bolhas agrupadas especialmente nos lábios e nos genitais, mas que podem surgir em qualquer outra parte do corpo. A transmissão se dá pelo contato direto das lesões com a pele ou a mucosa de uma pessoa não infectada. O vírus de herpes humano pode permanecer latente no organismo e provocar recidivas de tempos em tempos. Nas crianças, é causa de lesões dolorosas na boca, às vezes confundidas com aftas, mas que são sinais de uma doença conhecida como estomatite herpética

Herpes

HPV-Condiloma (crista de galo) É um tipo de infecção causado por um grupo de vírus (HPV) que causam lesões papilares dando um aspecto de couve-flor e é a doença sexualmente transmissível com maior incidência nos adultos com vida sexual ativa.

HPV