CCT0672- Introdução a Programação Aula 01: Apresentação da ementa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Informática Básica Profa. Ms. Viviane Guimarães Ribeiro Prof. João Luis Sanches Prof. Ms. Rodrigo de Maio Almeida.
Advertisements

TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO I Aula /08/2011 Professor Leomir J. Borba-
TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES Algoritmos e programação de computadores Aula /08/2011 Professor Leomir J. Borba-
Faculdades Integradas Camões
Exercícios Faça um algoritmos para trocar uma lampada queimada.
Linguagem de Programação Prof. Fabricio Roulin Bittencout
Ensino Médio Integrado em Informática Departamento de Ciência da Computação.
Disciplina: Projeto de Sistemas Professora: Chaiene Minella, MSc
Técnicas de Programação I Professor: Decio Kosminsky Engenheiro Eletricista pela PUC-RJ Pós graduado em desenvolvimento pela PUC – Petrópolis Mestrando.
Pseudocódigo É a técnica na construção de algoritmos mais próxima de uma linguagem de programação. Estrutura básica: Algoritmo [Variáveis:, : ] Início.
Ferramenta Web para testes de fórmulas matemáticas Kauê da Silva Vieira Orientador: Aurélio Faustino Hoppe.
Lógica de programação Introdução à lógica de programação Diagrama de bloco Programação Sequencial 1.
Tomada de Decisão Em determinado momento em uma algoritmo, pode ser necessário tomar uma decisão de ir por um caminho ou por outro, imagine a seguinte.
Amintas engenharia.
Algoritmos e Programação utilizando Visualg
Algoritmos e Estruturas de Dados I
Professor: Luiz José Hoffmann Filho
Introdução a Engenharia de Alimentos
Algoritmos e Estruturas de Dados I
Algoritmos e Estruturas de Dados I Prof. Dsc. Alex F. V. Machado
Sistemas Distribuídos 5º Semestre Plano de Ensino Prof
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
Organização e arquitetura de computadores
Tecnologias e Sistemas de Informação
Laboratório de Computação I
DESENVOLVIMENTO COMERCIAL DE SISTEMAS
Informática Básica Raphael de Melo Galvão
Prof. Luciano Soares Pedroso julho de 2017
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO
FUNDAMENTOS DE PROGRAMAÇÃO
Algoritmos e Estruturas de Dados I
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Básica
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO PROF. BRUNO DE CASTRO H. SILVA
Aula 00: EMENTA E CURRÍCULO
Ciências da INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO & COMPUTAÇÃO
Prof. Poliana Cássia Soares
Algoritmos e Programação I
TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO Aula 1
Algoritmos e Estruturas de Dados I
Implementação Orientada a Objetos Marcia A. S
APRESENTAÇÃO MARCONDES MARIANO DA SILVA DOUTORANDO EM ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA; MESTRE EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS; ESPECIALISTA EM METODOLOGIA DO ENSINO;
Algoritmos Prof.: Carlos Alberto _1:
Algoritmos Prof.: Carlos Alberto
Prof Silvano Oliveira Introdução a Algoritmos Apresentação Carga Horária: 80h
Programação Estruturada Aula 1 Prof. Jorge Barreto Julho 2018.
Algoritmo e Programação
Linguagem de Programação II Apresentação
INF 1771 – Inteligência Artificial
Curso Superior de Administração Disciplina Informática Aplicada I
INF 1771 – Inteligência Artificial
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Professora Roberta Bonamichi Guidi Garcia
Professora Roberta Bonamichi Guidi Garcia
Linguagem de Programação I
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Computação Eletrônica Vetores e Matrizes
Curso Superior de Administração Disciplina Informática Aplicada II
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF Colegiado de Engenharia de Computação – CECOMP Algoritmos e Programação Jadsonlee da Silva Sá
ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR Rita de Cássia Siqueira Pestana.
Introdução a lógica de programação Tipos de algoritmos.
Representação de Algoritmos
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Aula 2 Professores: Conteúdo: Dante Corbucci Filho
Transcrição da apresentação:

CCT0672- Introdução a Programação Aula 01: Apresentação da ementa

Introdução à Programação AULA 01: Introdução à Lógica de Programação Sobre o Professor Introdução à Programação Prof. Msc. Hilson Silva Históricos: Acadêmico  Mestre em Ciência da Computação - UFPE  Especialista em Engenharia de Software – ESTÁCIO Profissional  Docente (UniFacema/UAPI) Áreas de Interesse  Computação em Nuvem  Gestão de Dados (BD)  Desenvolvimento de Sistemas Endereço do lattes:

Introdução à Programação AULA 01: Introdução à Lógica de Programação Introdução à Programação Tópico 1 - Fundamentos de Lógica para a Solução de Problemas Tópico 2 – Linguagem de Programação Tópico 3 – Estrutura Sequencial Tópico 4 - Estrutura de Decisão Tópico 5 – Estrutura de Repetição Tópico 6 – Estrutura de Dados Homogênea Introdução à Programação

AULA 01: Introdução à Lógica de Programação Ementa Algoritmos: resolução de problemas usando a lógica; Fundamentos, formas de representação dos algoritmos; Algoritmos computacionais: conceitos, linguagens, analogia com a arquitetura de Von Newman, ferramentas e técnicas recomendadas; Representação de algoritmos: fluxograma (diagrama de blocos) e pseudocódigo (portugol); Estruturas de controle: sequencial, decisão e repetição; Operadores: matemáticos, relacionais e lógicos. Introdução à Programação

AULA 01: Introdução à Lógica de Programação Objetivo Geral Solucionar problemas do mundo real, fazendo uso das ferramentas de lógica, de algoritmos computacionais e do conhecimento de organização de computadores; Ler e escrever soluções algorítmicas complexas por meio do desenvolvimento de algoritmos e da prática em computador, utilizando o raciocínio lógico. Introdução à Programação

AULA 01: Introdução à Lógica de Programação Objetivos Específicos Desenvolver algoritmos objetivos e eficientes, utilizando-se de fluxogramas (diagramas de blocos); Propor solução de problemas computacionais, utilizando-se de lógica computacional; Aplicar pseudocódigo (portugol) no desenvolvimento da análise estruturada de uma aplicação; Identificar os paradigmas da lógica computacional; Classificar variáveis e explicar suas aplicações. Utilizar a linguagem C++ para implementar os algoritmos desenvolvidos Introdução à Programação

AULA 01: Introdução à Lógica de Programação Introdução à Programação Tópico 1 - Fundamentos de Lógica para a Solução de Problemas Introdução à Programação Solução de problemas; Formalização da solução de problemas; Construção de algoritmos; Representação de algoritmos ? fluxograma (diagrama de blocos) e pseudocódigo (portugol).

Introdução à Programação AULA 01: Introdução à Lógica de Programação Introdução à Programação Tópico 2 – Linguagem de Programação Introdução à Programação Apresentação da linguagem de programação; Sintaxe de comandos da linguagem de programação.

Introdução à Programação AULA 01: Introdução à Lógica de Programação Introdução à Programação Tópico 3 – Estrutura Sequencial Introdução à Programação Características da estrutura sequencial; Comandos de início e fim ; Comando de saída de dados ? comando escreva ; Variáveis ? conceito; Declaração de variáveis ? Tipos; Comando de entrada de dados ? comando leia ; Comando de atribuição de valores ? comando  ; Operadores aritméticos (soma, subtração, multiplicação, divisão, exponenciação, resto de divisão).

Introdução à Programação AULA 01: Introdução à Lógica de Programação Introdução à Programação Tópico 4 - Estrutura de Decisão Introdução à Programação Características de estrutura de decisão; Operadores Relacionais ( igual a, diferente de, maior que, menor que, maior ou igual a e menor ou igual a ); Comando de decisão ? comando se...então...senão...fim_se / se...então...fim_se ; Comandos de decisão aninhados ? comandos se e comando escolha ; Operadores lógicos ( e, ou e não ); Comando de decisão com condições compostas.

Introdução à Programação AULA 01: Introdução à Lógica de Programação Introdução à Programação Tópico 5 – Estrutura de Repetição Introdução à Programação Características da estrutura de repetição; Comando de Repetição (teste lógico no início da repetição)? comando enquanto...faça...fim_enquanto ; Estilos de repetição; Repetição controlada por contador; Repetição com limite do contador determinado pelo usuário; Repetição controlada pelo resultado de uma operação; Repetição controlada pelo valor da entrada de dados; Repetição controlada pela resposta do usuário; Validação de dados de entrada; Comando de repetição (teste lógico no final da repetição) ? comando faça...enquanto ; Comando de repetição (com variável de controle) ? comando para...faça...fim_para.

Introdução à Programação AULA 01: Introdução à Lógica de Programação Introdução à Programação Tópico 6 – Estrutura de Dados Homogênea Introdução à Programação Matriz unidimensional (vetor); Conceito de vetor; Declaração de um vetor; Inclusão de dados em um vetor; Leitura de dados de um vetor; Matriz bidimensional (matriz); Conceito de matriz; Declaração de uma matriz; Inclusão de dados em uma matriz; Leitura de dados de uma matriz.

Introdução à Programação AULA 01: Introdução à Lógica de Programação Procedimentos de Ensino Introdução à Programação Aulas teórico-práticas nos laboratórios com o uso de datashow; Demonstrações e realização de exercícios sob a supervisão do docente. Exemplos práticos

Introdução à Programação AULA 01: Introdução à Lógica de Programação Recursos Introdução à Programação Os seguintes recursos serão utilizados ao longo da disciplina: Laboratório de informática; Software ? compilador (linguagem de programação C++)

Introdução à Programação AULA 01: Introdução à Lógica de Programação Procedimentos de Avaliação Introdução à Programação A avaliação de disciplina on-line dos cursos presenciais segue as normas regimentais da Instituição. Nesta disciplina, o aluno será avaliado pelo seu desempenho nas três etapas de avaliação (AV1, AV2 e AV3) e por sua participação interativa e colaborativa (fóruns de discussão). Para aprovação na disciplina, o aluno deverá obter resultado igual ou superior a 6 (seis) na média aritmética das duas maiores notas obtidas dentre as três etapas de avaliação (AV1, AV2 e AV3), sendo que a menor delas deve ser igual ou superior a 4,0 (quatro). Bibliografia

Introdução à Programação AULA 01: Introdução à Lógica de Programação Bibliografia Básica Introdução à Programação ANDRADE, Mairum Ceoldo. Algoritmos. Rio de Janeiro: SESES, ASCENCIO, A. F. G.; CAMPOS, E.e A. V. Fundamentos da programação de computadores: Algoritmos, Pascal, C/C++ e Java. 2. ed. São Paulo: Pearson Education, FORBELLONE, A.L. V; EBERSPACHER, H. Lógica de programação. 3. ed. São Paulo: Makron Books, 2005.

Introdução à Programação AULA 01: Introdução à Lógica de Programação Bibliografia Complementar Introdução à Programação MANZANO, José Augusto N. G.; OLIVEIRA, Jayr Figueiredo. Algoritmos: lógica para desenvolvimento de programação de computadores. 22. ed. São Paulo: Érica, DASGUPTA, Sanjoy; PAPADIMITRIOU, Christos; VAZIRANI, Umesh. Algoritmos. 1. ed. São Paulo: McGraw-Hill Brasil, FEOFILOFF, Paulo. Algoritmos em linguagem C. 1. ed. Rio de Janeiro: Campus, PUGA, S.; RISSETTI, G.. Lógica de programação e estrutura de dados: com aplicações em Java. 1. ed. São Paulo: Pearson Education, 2003.

Introdução à Programação AULA 01: Introdução à Lógica de Programação Sugestões de Livros Introdução à Programação