Acessibilidade Web Prof. Henrique Correia. Testes realizados sobre o site Resultados das duplas D1: Filipa Simões e Zuleica Monteiro D2: Joana Resende.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HINARI Acesso aos artigos: Problemas e Soluções
Advertisements

ELABORAÇÃO DE PROJETOS PARA WEB
Hipermídia Aula 3.
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Estudo de Caso Conformidade dos sítios Web do Arquivo Distrital do Porto, da Biblioteca Nacional Digital e do Instituto Português de Museus com as Directrizes.
Simplicidade e Clareza Algumas notas sobre o Portal do Cidadão Jorge Fernandes Programa ACESSO Nov.2003.
PROJECTO SITUS – Sítio de Utilização Simplificada Nº de Origem 276/4.2/C/REG.
CALE Curso de Acesso ao Computador Pessoal Usando o Leitor de Ecrã João Moutinho FEUP.
Apresenta: Projecto Ideia. Projecto: Ideia – Inclusão Digital com Ensino Interactivo Acessível. Conteúdos do 1º Ciclo para crianças com deficiência neuromotora.
Engenharia de Software
Escrita e Organização de Documentos em Computador
Criação de Páginas Web Criação de Páginas Web – KompoZer
Sistema Web para Departamentos
DEFICIÊNCIA FÍSICA: MATERIAS ADAPTADOS
Aplicação Multimédia para Ensino e Aprendizagem Bases de Dados
Apresentação inicial do tema escolhido: Sistema de agendamento para consultas numa clínica. TPW – 2010 Daniel Santos João Barbosa TPW –
Produção de Apresentações Electrónicas com o PowerPoint
O QUE É O ? É um avaliador de Acessibilidade em Português para Websites, que detecta um código HTML e faz uma análise do seu conteúdo, verificando se está
Aula 7: Portais de Noticias
Tecnologias para Internet
Aula 01 – Apresentação e introdução html
Web: criação de páginas
ACESSIBILIDADE WEB
INstalação, Configuração e Operação em Redes Locais e Internet
Unidade 2 Formatação: Myrian Laste NTE / Concórdia.
ACTIVIDADE MOTORA ADPATADA
Pederneiras- São Paulo
Escola Secundária Padre António Vieira
Acessibilidade na Web: pessoas com necessidades especiais e cidadãos da terceira idade GETIC – Setembro de 2008.
Joice May de Aguiar Florianópolis, 25 de outubro de 2004
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
IFSul – Campus Venâncio Aires
1ª Aula de Html Íria Albuquerque.
2 Este trabalho tem como função divulgar e apoiar projectos já elaborados, pretende-se que sirva de apoio a todos aqueles.
Tecnologias de Informação e Comunicação
Tecnologias da Informação e Comunicação 9.º C Escola Secundária/3 da Sé - Lamego.
Interface Usuário Máquina
Criação de Blog. O Blog é: Meio de Divulgação Expor aos outros e a nós próprios os nossos talentos escondidos Visibilidade e Voz.
THATHIANA DE MORAIS FERRARI- PEDAGOGA
Escola Padre António Vieira Prof. Henrique Correia TIC Trabalho realizado por: Ana Oliveira Hugo Reis Sara Varela Raquel Penedo.
C RIAÇÃO DE PÁGINAS W EB Professor: Pedro Lopes Ano Lectivo 2010/2011.
A DISCIPLINA  Objetivos do curso  Desenvolver páginas web (sites estáticos) usando a linguagem HTML  Basear o desenvolvimento destes sites usando os.
ROTEIRO DA AULA O método 635 Exemplo
Fundamentos e Tecnologia em Web Profª Angela Tissi Tracierra Projetando um site:
WORKSHOP 5 Dia 01/04   das 8:00 às 12:00      Educação inclusiva com apoio da Tecnologia Assistiva Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo (UTP - PR)
Pesquisar na b-on Margarida Paiva Oliveira Novembro de 2011.
Prof. André Luis Roland Tancredo Engenheiro da Computação e Pesquisador em Desenvolvimento Tecnológico para Semicondutores pelo CNPq Especialista em Microeletrônica.
Exercício Prático Informática Aplicada.
Cursos em eLearning Características de um Curso 4 Organização da informação em cada página - por.
Arquitetando a Educação a Distância
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
Interface Homem Máquina Cícero Torres Edgard Barboza Login Informática
Teremos nesta aula: 31 de julho de 2015 Aula 1 – OBJETIVOS DO MÓDULO Apostila: DESENVOLVIMENTO DE SITES 1 – 7 regras pra o desenvolvimento de um bom site.
Princípios Pedagógicos da EaD na Contemporaneidade. Preparação adequada do instrutor, apoio e tutoria.
PESQUISA DE MARKETING 11a Aula
Introdução à Programação de Computadores usando Scratch
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA “Gestão do Desenvolvimento Inclusivo da Escola” Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais do IFRS- Câmpus Rio.
Ação de Formação n.º 35/2012 Produção de Materiais Pedagógicos para o Ensino das Línguas Escola Básica da Gafanha da Encarnação De 24 janeiro a 12 junho.
Luis Sobral 3921 Carlos Marcelino Document Object Oriented Requisite System (DOORS)
Versão da Web que intensifica a participação em rede, promove a criação em diversos tipos de mídias, favorece o compartilhamento e a propagação de conhecimento.
Layout e Arquitetura.
Avaliação do site Escola Secundária Padre António Vieira TIC Prof. Henrique Correia Linda Simões Márcia Abrantes Sara Oliveira Rita Ramos.
Tarefa 2: Tecnologias Assistivas Breno Piva Dineide Dario Joana G. Malaverri.
Escola Padre António Vieira Prof. Henrique Correia TIC Trabalho realizado por: Ana Oliveira Hugo Reis Sara Varela Raquel Penedo.
Introdução a Acessibilidade Aline da Silva Alves –
Tarefa 2 Grupo XO+ Disciplina MO825B: Tópicos em Interfaces de Usuário – 2007/02 Professora: Dra. Maria Cecília C. Baranauskas Alunos: Frederico Fortuna,
Conteúdo da última aula 1 Ref. Bibliográfica - PMBOK Cap 1.
Software gratuito que permite um zoom com várias possibilidades: zoom à volta do cursor do rato, zoom em todo o ecrã, zoom num quadrado de um tamanho especifico…
Uma Rádio e Televisão para todos Francisco Teotónio Pereira Colóquio “Media e Deficiência” Auditório Agostinho da Silva – Univ. Lusófona, Lisboa, 28 de.
Acessibilidades Web.  Prática de fazer websites que possam ser utilizados por todas as pessoas.  Quando um website é corretamente concebido, desenvolvido.
Transcrição da apresentação:

Acessibilidade Web Prof. Henrique Correia

Testes realizados sobre o site Resultados das duplas D1: Filipa Simões e Zuleica Monteiro D2: Joana Resende e Joana Brás Conclusão final do grupo

Planeamento na construção de um site Acessível; Boa apresentação gráfica; Textos complementares; Boa ordem de tabulação; Tamanho de letra regular; Cumprir as WCAG 2.0 Alguns cuidados a ter :

Requisitos a cumprir Directrizes WCAG 2.0 Perceptível; Operável; Compreensível; Robusto.

Princípios que o site não respeita Não é perceptível porque não existe nenhuma alternativa, prejudicial para a compreensão do conteúdo; Não é operável, pois a ordem de tabulação é pobre á medida que se desce na página não existe um movimento lógico; É compreensível e apresenta links completamente apropriados e apresenta elemento de navegação alternativa; É robusto pois funciona com as tecnologias de apoio, nomeadamente com o leitor de ecrã;

Conclusão do grupo a.O grupo pode verificar que as duplas obtiveram resultados semelhantes. b.Para chegar a uma conclusão final, o grupo realizou novos testes para confirmar a acessibilidade web do site Moinho da Juventude.

Aprendizagem do grupo A nível de ergonomia e amigabilidade não está adaptado a pessoas com dificuldades senão não tinha o resultado de índice 5.0; A partir dos conceitos leccionados nas aulas o grupo consegue reconhecer a importância de como construir um site;

Cont… O grupo consegue avaliar a acessibilidade a um website utilizando ferramentas automáticas e manuais como por exemplo a tabulação do teclado. Conseguimos reconhecer as ferramentas assistidas, tais como o leitor de ecrã.

O que pensamos? Achamos que a iniciativa para a acessibilidade web facilita a utilização de sites para pessoas tanto com deficiência motora como invisuais.

: Filipa SimõesJoana ResendeZuleica Monteiro Joana Brás