Conhecimento e Interesse – Habermas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Teoria Crítica ou Escola de Frankfurt
Advertisements

Os ideais éticos.
GEOGRAFIA TRADICIONAL OU CLÁSSICA
A ESCOLA DE FRANKFURT Professor: Dejalma Cremonese
TEORIA CRÍTICA E EDUCAÇÃO
Psicologia social perspectiva crítica e compromisso social
A Psicologia Sócio-Histórica
CIÊNCIA POLITICA E TEORIA DO ESTADO RODRIGO RAMOS MOSTARDEIRO
Ciência Política e Teoria do Estado Dejalma Cremonese
UNIJUÍ CIÊNCIA POLITICA E TEORIA DO ESTADO.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
UNIJUÍ CIÊNCIA POLITICA E TEORIA DO ESTADO.
AULA 6 MAX WEBER Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Teoria crítica.
A CULTURA ESCOLAR NA SOCIEDADE NEOLIBETAL
A ESCOLA DE FRANKFURT Teoria Crítica.
ESTRUTURALISMO De um modo geral, o estruturalismo procura explorar as inter-relações (as "estruturas") através das quais o significado é produzido dentro.
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Analisar criticamente a ideologia, relacionando os conceitos de cultura de massa, indústria cultural e meios de comunicação de massa Questões: O que é.
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE. 1 - DIMENSÃO HISTÓRICA Levantamento de como o ensino de Arte se constituiu no Brasil e no Paraná.
Escola de Frankfurt Teoria Crítica.
Sociologia
HABERMAS Democracia e a Teoria do Agir Comunicativo
Profª Karina Oliveira Bezerra
População: Malthus e sua época
Instituições DO DIREITO PÚBLICO E PRIVADO
A natureza do conhecimento científico
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
AULA: 11/09/2013 TEMA: VISÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO, ATRAVÉS DAS CONTRIBUIÇÕES DE WEBER E MAYO PERÍODO 3 PROFESSOR WASHINGTON BRUM TEMA DA AULA: O DESAFIO.
O material que você tem abaixo para leitura é um texto complementar
Aspectos da Filosofia Contemporânea
Escola de Frankfurt – principais teóricos
A construção social da ciência
TEORIA CRÍTICA UNICURITIBA Curso de Relações Internacionais
Entre o Gris e a Irisação Limites da teoria e da práxis.
Trabalho, alienação e consumo
Karl Marx. Karl Heinrich Marx nasceu em Trier (Alemanha) 05/05/1818 foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna,
Sociedade de Massa Sociedade em que a grande maioria da população se acha envolvida, seguindo modelos de comportamento generalizados, na produção em larga.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
O QUE SERVIÇO SOCIAL QUER DIZER
A proposta ética de Habermas
DE NATUREZA INTERDISCIPLINAR
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
Revista Crítica Marxista 15 anos Balanço da produção ( )
O olhar e a imaginação sociológica
DIREITO POSITIVO CEAP - CURSO DE DIREITO – Disciplina – Introdução ao Direito AULA 4-B Prof. Milton Correa Filho.
EDUCAÇÃO NO SÉCULO xix 22 de abril de EDUCAÇÃO NO SÉCULO xix 22 de abril de 2013.
Carreira, identidade e outros eus
Positivismo Positivo = fatos concretos, demonstrações lógicas Todo enunciado que não se refira a um objeto concreto não tem sentido real. Lei dos Três.
PRINCIPAIS TEORIAS DA PSICOLOGIA NO SÉCULO XX
O que é a Indústria Cultural?
Questões atuais sobre ciência, técnica e Sociedade
ESCOLA DE FRANKFURT.
Teorias e Sistemas em Psicologia -
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Opinião Pública Sociologia Jurídica.
História da Filosofia Contemporânea - II "Aula introdutória" Observações: Sentido e Significado Princípio de verificação Princípio de uso.
TEORIA DO DIREITO.
 Criança como ser político e social, sujeito de seu próprio desenvolvimento;  Autônoma (com capacidade e liberdade de tomar decisões);
TEORIA CRÍTICA Msc. Flávio Alexandre Cavalcante. INTRODUÇÃO e CENÁRIO  Você nunca se questionou se estava tudo muito estranho no mundo?  Será que o.
EscolaDeFrankfurt Prof Dr. Robson Santos de Oliveira FAFICA
ENEM 2012 PROF. RAILTON SOUZA. DICAS PARA O ENEM 2012 As últimas provas do ENEM, especialmente de 2009 para 2011, têm demonstrando um grande peso sociológico.
Teorias da Comunicação Prof. Franthiesco Ballerini.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Aníbal. Professor Aníbal Holanda Capítulo 1:
Aulas de Filosofia - 2º Ano a e C Immanuel Kant Prof. Ms
Walter Benjamin ( ). Grande estudioso da cultura francesa. Associado à Escola de Frankfurt e à Teoria Crítica Traduziu para o alemão as obras.
Panorama geral (caderno do aluno pág )
Transcrição da apresentação:

Conhecimento e Interesse – Habermas

Habermas: Quem é Jürgen Habermas? Para uma apresentação breve: alemão, nascido na cidade de Duesseldorf, em 1929 e estudioso da filosofia, da economia, da história, da política, da psicologia, do direito e da psicanálise. Rastro teórico plural. Continua, até o presente momento, muito profícuo, publicando novos trabalhos a cada ano. Freqüentemente participa de debates e atua em jornais, como cronista político

Influências no pensamento de Habermas: Habermas apóia-se em grandes cientistas e filósofos da humanidade, dentre tantos: Kant, Hegel, Marx, Weber, Freud, Adorno, Horkheimer, Wittgenstein, Austin, Searle.

Habermas e a Escola de Frankfurt Historicamente, a Escola de Frankfurt, inaugurada nos anos 20, tinha como maior propósito a institucionalização de um grupo de trabalho que pudesse teorizar acerca dos acontecimentos da época, como: movimento operário, Estado e suas formas de legitimação e a crítica às ciências objetivistas, à ideologia dominante e à razão iluminista. Horkheimer e Adorno tornaram-se os principais representantes da Escola de Frankfurt, sendo o primeiro o seu fundador. Em 1933, o Instituto é fechado pelo governo nazista

Conhecimento e interesse: Habermas critica a estrutura das ciências objetivistas que negam a auto-reflexão como um elemento fundante da construção do conhecimento, tendo em vista que todo conhecimento constitui numa objetividade a partir de interesses.

HABERMAS E A TEORIA DO CONHECIMENTO Habermas fundamenta sua critica sobre as ciências que objetivaram o conhecimento além do aspecto puramente instrumental, porém, avança na elucidação dos aspectos filosóficos e epistemológicos que contribuem para o processo da construção do conhecimento

Para saber mais: http://www.youtube.com/watch?v=wT2opY5MMsU