TRABALHO – SENTIDO ONTOLÓGICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capitalismo Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin
Advertisements

TRABALHO : SENTIDO ONTOLÓGICO
AS INSTITUIÇÕES TOTAIS
Max weber busca explicar o capitalismo através de fatores externos à economia. Para Weber, o capitalismo se constitui a partir da herança de um modo de.
Sociologia Matemática e Letras Prof. Dr. Vidal Mota Junior
A Psicologia Sócio-Histórica
A Formação Histórica das Esferas Pública e Privada
Capitalismo / Socialismo
Karl Marx e a crítica da sociedade capitalista
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
O que é uma instituição social?
A situação brasileira a educação – ASPECTOS DIVERSOS. Antônio gramsci
Sofrimento Psíquico e Trabalho
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof. Rui Albuquerque
BEM-VINDO À DISCIPLINA
"Os homens fazem sua própria história, mas não a fazem como querem; não a fazem sob circunstâncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam.
Revisão para Avaliação I
A Economia Política de Karl Marx
MATERIALÍSMO HISTÓRICO PROF: CRISTIANO ALMEIDA
Aulas 8 e 9 – Modos de Produção e Formações Sociais
A análise do capitalismo por Karl Marx
A Natureza Definições... Conjunto dos seres e das coisas que constituem o universo, o mundo físico; tudo o que, no universo, não aparece como transformado.
Segundo Ano – Sociologia – Escola Adventista
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
Educação.
Dimensões biológicas e sociais dos processos mentais
A situação brasileira a educação – ASPECTOS DIVERSOS. Antônio gramsci
ALIENAÇÃO 02/04/2017
O comportamento é uma manifestação do maneirismo e é inteiramente capturado pelos critérios incidentais da arena pública.
Karl Marx e a História da Exploração
Profª. Drª Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Comportamento de Compra x Consumo O que provoca as decisões de compra? Forças Sociais – tendências demográficas,
O materialismo histórico
Então vamos para a prova final!
PSICOLOGIA DO TRABALHO
Para uma visão marxista das relações internacionais
Professor Romildo Tavares – Filosofia/Sociologia
Karl Marx Máxima: 1818 – 1883 d.C. “Os filósofos não têm feito senão interpretar o mundo de diferentes maneiras, o que importa é transformá-lo”. Teses.
- Homem como animal político
1 Filosofia Grupo ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE GOIÁS COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA  PROF.: JOSÉ LUIZ LEÃO  TURMA  - Djalma.
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
Os teóricos da Sociologia e suas obras
Consciência /Alienação: a ideologia no Nível Individual. Identidade
Karl Marx: História, Dialética e Revolução
Karl Marx e as modos de produção social
Karl Marx e a Sociologia
Professor: Karina Oliveira Bezerra
HUMANIZAÇÃO E ALIENAÇÃO
IDEOLOGIA.
SITUAÇÃO DA MULHER NO TRABALHO (parte II) PASSOs, Elizete (2012)
Prof. Esp. Jefferson Luis Brentini da Silva
O CICLIO DO CAPITAL – DINHEIRO
Modos de Produção Em Karl Marx.
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
Trabalho Assalariado e Capital
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
Ideologia.
Marx e a educação.
Karl Marx e o materialismo histórico
Karl Marx.
«Alienação» | 1 Tanto em Marx quanto em Hegel, a alienação está ligada ao trabalho. Todavia, para Hegel, o trabalho é a essência do homem, quer dizer,
Fundamentos de Sociologia Prof. Francisco Eduardo B. Vargas Instituto de Sociologia e Política Universidade Federal de Pelotas 2/6/2016 Curso de Filosofia.
Trabalho alienado > Consumo alienado
A teoria do Valor-trabalho O valor das “coisas” – O valor de qualquer mercadoria corresponde à quantidade de trabalho social médio nela contida. A quantidade.
As bases do pensamento de Marx
Aula 8 - A teoria de Karl Marx Karl Marx ( ) As bases do pensamento de Marx Filosofia alemã Socialismo utópico francês Economia política clássica.
Somos todos seres sociais
Indivíduo e sociedade Capítulo 3. Karl Marx, os indivíduos e as classes sociais Devemos analisar os individuos de acordo com o contexto de suas condições.
A BASE ECONÔMICA DA SOCIEDADE
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

TRABALHO – SENTIDO ONTOLÓGICO O trabalho humano se diferencia do trabalho instintivo animal por ser consciente e proposital (é previsto idealmente antes de sua execução). Portanto, somente o trabalho humano é viabilizado pela razão e pelas diversas emoções estritamente humanas. Ontologicamente, então, o trabalho constitui o ser humano enquanto tal: por meio dele a humanidade cria e recria o mundo em que vive, isto é, produz a sua vida socialmente e, portanto, individualmente.

TRABALHO – SENTIDO ECONÔMICO O trabalho produz e reproduz as condições materiais e culturais (em sentido amplo) da existência humana, mas produz e reproduz sempre no âmbito da história. Assim, assume o sentido de “meio de vida”, garantindo a sobrevivência da espécie humana. No modo de produção capitalista, a sociedade é dividida em classes de proprietários e de não-proprietários de meios de produção. A maioria das pessoas não é (e não pode ser) detentora dos meios de produção, tendo como “propriedade” apenas a sua capacidade física e mental de trabalho – sua força de trabalho – que deve ser colocada à venda e comprada, no mercado, como toda e qualquer mercadoria.

TRABALHO – SENTIDO SOCIAL A divisão social do trabalho corresponde à divisão da propriedade, da riqueza e do poder (classes sociais e suas subdivisões). Isto determina diferentes experimentações sociais e individuais no mundo do trabalho: “sou proprietário de meios de produção, você não é; eu vendo força de trabalho, você compra; eu determino e controlo suas tarefas porque sou o comprador de sua força de trabalho, você cumpre ordens; etc.”

TRABALHO – SENTIDO POLÍTICO-IDEOLÓGICO A divisão social do trabalho no modo capitalista de produção exige uma ordem, um aparato, um sistema político e jurídico que o imponha coercitivamente e um sistema ideológico que faça com que seja aceito socialmente, naturalizando-o, isto é, que o transforme na “ordem natural das coisas”, algo proveniente de uma natureza humana imutável e a-histórica. Nunca é demais lembrar que as contendas e as contradições do chamado mundo do trabalho são decididas, no fundamental,no âmbito da política e reguladas juridicamente.