P e s c a. Introdução: A pesca é a prática de apanhar peixe na água, moluscos, crustáceos, etc…, para consumo próprio ou com fins comerciais ou desportivos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Distribuição da água no planeta Terra
Advertisements

A Pesca.
Saionara Pires Rodrigues - Cientista Social UFRGS
POTENCIALIDADES DO LITORAL E AS SUAS POTENCIALIDADES
Oceanos, mares e hidrografia
Aqüicultura e Pesca Oceanografia
HIDROSFERA Prof. Márcia.
Formas de Relevo Submarino
A PECUÁRIA.
Litoral Brasileiro: características gerais
A PESCA Consiste na extracção, das águas do mar, dos rios, dos lagos e dos viveiros, de recursos alimentares como: peixe, crustáceos, moluscos, sal e algas.
A pesca Filipe Miguel Botelho.
Geografia As morfodinâmica e as Águas Oceânicas.
Formação de crusta oceânica e de cadeias montanhosas
Atmosfera.
A PESCA.
OS RECURSOS MARINHOS E A SUA EXPLORAÇÃO
O desenvolvimento de tecnologia com fins militares acabou por se tornar muito importante para o avanço científico. Foram realizadas operações militares.
Desertificação Trabalho realizado por: Miguel César nº 21 9ºB.
Oceano Pacífico Oceano Atlântico Oceano Atlântico Oceano Índico Oceano Índico Oceano Glacial Ártico Oceano Glacial Ártico Oceano Glacial Antártico Oceano.
Erosão marinha A Erosão provocada pelas águas do mar designa-se por erosão marinha ou abrasão marinha. As águas do mar actuam sobre os materiais do litoral.
Preparatório Concurso ANS Direito Constitucional.
E L N IÑO E L A N IÑA Aquecimento Resfriamento 1ª Série EM – Clima Prof. Gerson Diniz Lima.
A REGIÃO NORDESTE 1.INTRODUÇÃO A região Nordeste é uma região de contrastes: Naturais; Humano/demográfico; Econômico; Outras características gerais da.
As águas de Mares e rios Paginas 69. Os seres humanos utilizam a água de rios e lagos para abastecer as cidades,navegar, irrigar as plantações, cuidar.
Professor: Hélcio Júnior Biólogo
PLACAS TECTÔNICAS. Placas Tectônicas são porções da crosta terrestre (litosfera) limitadas por zonas de convergência ou divergência. Segundo a Teoria da.
GRANDES ECOSSISTEMAS DA TERRA
Ciência ‘17 Serviços dos Ecossistemas no estuário do Mondego e a sua relação com as alterações climáticas. 03 julho 2017 encontro Ciência 2017 Zara Teixeira.
Oceanografia Aplicada – Aplicação dos dados e informação oceanográfica O por quê? E o para quê? António Mubango Hoguane Professor Catedrático em Oceanografia.
Aquecimento Global.
Climatologia.
Do gr. Oikos, casa + logos, estudo
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
Região Nordestina Cap. 9.
As grandes paisagens vegetais da Terra e as Questões ambientais
Ciências Naturais – 8.º ano
Aspectos Naturais do Continente Europeu
Formação vegetal 6º Ano.
Climatologia.
Região norte.
Clima 6º Ano.
HIDROGRAMA ECOLÓGICO Benedito C. Silva.
África: aspectos físicos
Ciências Naturais – 7.º ano
HIDROSFERA.
OS OCEANOS Ensino Fundamental II – 7º Ano Ciências Naturais
Prospecção Pesqueira Profª : Luciana Mendes Drª em Ciências Marinhas Tropicais
Massas de ar.
A pesca Filipe Miguel Botelho.
Formações Vegetais Desenvolvem-se de acordo com o tipo de CLIMA, RELEVO, E SOLO do local onde se situam. De todos estes, o clima é o que mais se destaca.
REGIÃO NORDESTE PROF. ANDERSON.
Universidade Federal de Alagoas Agrometeorologia e Climatologia Agrícola Agrometeorologia e Climatologia Agrícola Prof. Dr. José Vieira Silva Discentes:
BRASIL – LOCALIZAÇÃO E POSIÇÃO GEOGRÁFICA ASPECTOS FÍSICOS GERAIS
RELEVO.
A distribuição da população a nível mundial
A Pesca Pesca Marítima: Pesca Fluvial: Pesca Lagunar:
A pesca Filipe Miguel Botelho.
Ciências Naturais – 8.º ano
A água não serve apenas para matar a sede
Capítulo 9 O relevo e suas formas
A pesca Filipe Miguel Botelho.
Correcção da 6.ª ficha de avaliação
A pesca Filipe Miguel Botelho.
Recursos hídricos e Bacias hidrográficas
A Geomorfologia Litoral
A Geomorfologia Litoral
Continente Americano (prof. Padovani – 8º ano)
MAR MORTO.
HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL
Transcrição da apresentação:

P e s c a

Introdução: A pesca é a prática de apanhar peixe na água, moluscos, crustáceos, etc…, para consumo próprio ou com fins comerciais ou desportivos. Imagem 1. “Preparação da pesca de alto mar”.

O oceano: fonte de recursos e património natural Fonte de recursos: Fator atrativo: O mar, tem sido desde sempre um fator atrativo para a fixação humana devido: Imagem 2. “Praia de Salir do Porto”.

Recursos naturais: Naturalmente, o mar oferece inúmeros recursos naturais que oferecem à população recursos alimentares e recursos minerais. O mar também tem o papel de amenizar o clima. Imagem 3. “Mar”.

Recursos Piscícolas: Estes recursos, ou seja, os peixes têm uma especial importância na nossa alimentação. No entanto, a sua abundância pode variar consoante as características da água do mar, como por exemplo, as correntes marítimas e o relevo marinho. Imagem 4. “Cardume de sardinhas”.

Atividades económicas: O mar está relacionado com várias atividades económicas, como o turismo, as práticas desportivas, a produção de energia, a recolha de algas, a salicultura, a aquacultura… E, naturalmente, com maior relevância existe a pesca. Imagem 5. “Pesca artesanal”.

Características fisiográficas do fundo marinho: O Fundo Marinho: A pesca é influenciada por vários fatores, uns dos quais, a constituição do fundo marinho. Imagem 6. “Morfologia dos fundos oceânicos”.

Os fatores condicionantes da pesca: Existem certas áreas de pesca onde há maiores capturas do que noutras, devido ás condições naturais que favorecem o desenvolvimento da espécie marinha. Plataforma Continental; Talude Continental; Zona Abissal; Correntes Marítimas; Upwelling.

Plantaforma continental: A Plataforma continental é uma faixa de terra submersa existente em todo litoral de todo o continente. Imagem 7. “Plataforma Continental”.

Talude Continental: É outra unidade do relevo submarino, que se forma imediatamente após a plataforma continental. Imagem 8. “Morfologia dos fundos oceânicos (talude continental)”.

Zona Abissal: São áreas extensas com mais de m de profundidade. Estendem-se desde o talude continental até as encostas das cordilheiras oceânicas.... Imagem 9. “Morfologia dos fundos oceânicos (zona abissal)”.

Correntes Marítimas: As correntes marítimas constituem-se como um importante fator climático da Terra e também do equilíbrio dos ecossistemas. Imagem 10. “Correntes Marítimas”.

Upwelling: Subida de águas profundas, permitindo assim o desenvolvimento de cardumes, juntamente com as grandes quantidades de nutrientes existentes. Nortadas Imagem 11. “Upwelling”.

Zonas de pesca com maior captura: 1.Pacifico Noroeste; 2.Pacifico Sudoeste; 3.Pacifico Centro-Oeste; 4.Atlântico Nordeste. Imagem 12. “Espécies mais capturadas”.

Tipos de pesca:

Pesca Palafita ou Palafítica: A pesca Palafita é típica do sul do Sri Lanka, em que os pescadores se sentam num varapau preso no recife coral e pescam com uma vara ou linha. Imagem 13. “Pesca palafita”.

Tipos de pesca:

Imagem 14. “Pesca artesanal”. Imagem 15. “Pesca Alto-Mar”.

Impactos ambientais: Sobre-exploração dos recursos piscícolas; Pesca indiscriminada; Extinção de espécies; Poluição.

Possíveis Soluções:

abissal Tema%20III%20-%20Pesca.pdf Tema%20III%20-%20Pesca.pdf plataforma-talude-e-outras-unidades.htm plataforma-talude-e-outras-unidades.htm