COBERTURA VACINAL EM OEIRAS-PI: PROPOSTA DE UM PLANO DE INTERVENÇÃO Aluno: Enos Campos Neto Tutor: Angelo Brito Rodrigues 2018 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Especialização em Saúde da
Advertisements

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria do Programa de atenção à.
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Qualificação.
MELHORIA DA ATENÇÃO À PUERICULTURA NA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da Atenção a saúde.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Trabalho de conclusão de curso
Sala de Situação e sua interface com o Relatório de Gestão Municipal
Especializando: RAFAEL E. CARBONELL VARGAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma nº5
UNIVERSIDADE ABERTA DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMILIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 5 TRABALHO.
Atenção à Saúde da Criança na UBS Armour em Santana do Livramento-RS: implantação de um Serviço de Puericultura Autor: Evelise Pazetto Holzschuh Orientador:
Cristiane de S. Schmitz Stelita Pachêco Dourado Neta (Orientadora)
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas programa de pós-graduação em saúde da família Melhoria dos cuidados com a saúde das.
Imunização em trabalhadores de serrarias de Pinus
Especializando: Felipe Pizzolato Orientadora: Helen Pereira Rocha
Remberto Perez Carro Orientadora: Adrize Rutz Porto Pelotas, 2015
Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Medicina Curso de Especialização em Saúde da Família Melhoria da atenção a saúde bucal dos escolares.
Camila Maila Beltrão da Silva Orientadora: Danieli Bluhm da Silva
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS- UNASUS Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº V   MELHORIA DA ATENÇÃO.
Carolina Aquino Alves Faria
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Dayana Marrero Escobedo. Orientadora: Elitiele Ortiz Dos Santos.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UBS Edite Cardoso no Município de Mucajaí/RR
Universidade Federal de Pelotas
Qualificando o Programa de Puericultura com Atenção à Saúde da Criança de 0-72 meses na ESF Poço Botuporã - BA Neuza Santana Araújo Oliveira Orientador:
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS -UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade à distância Melhoria da atenção.
Programa de Saúde Escolar em Jovens Escolares de 12 a 15 anos da Escola Municipal Francisco Barbosa e Na Unidade de Saúde Jardim de Angicos/RN. Cirurgião-Dentista:
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
MELHORIA NA ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA DE 0 A 72 MESES DE IDADE NA UBS Dr. JOSÉ ABEL AMORIM, SÃO JOÃO DO PIAUÍ/PI ESPECIALIZANDA: GRICELLY CARABALLO ALMENAREZ.
Patrícia Daniele dos Santos Silva Orientadora: Elisiane Bisognin
Modalidade à Distância Orientadora: Francieli Cristina Sponchiado
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Saúde do Idoso na Unidade Básica de Saúde Paraí, em Paraí, RS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7 Melhoria da atenção à saúde.
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Yalexis Fernandez Granado Orientador: Andressa de Andrade
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com HAS e/ou DM na unidade PS Estreito, São João de Piauí, PI Autora: Ariadna Alvarez Reyes Orientador: Guilherme.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Atenção à saúde de Hipertensos.
Aluna: Letícia Moreira Flores Machado Orientadora: Ana Paula Soares
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Trabalho de Conclusão do Curso Especialização em Saúde Família Implantação da Puericultura na ESF São Bernardo – Santa Bárbara, MG Aluna: Maria Dulcilene.
Yaneisy Guerra González
OFICINA DE ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE (PMS/ )
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 6 Qualificação do.
Vanessa Rivero Kindelan
UBS Sitio Santo Antônio do Município Passagem Franca do Piauí/PI
IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PICS NO SUS
Trabalho de Conclusão de Curso
Flávia Peterini Boeira Orientadora: Ariane da Cruz Guedes
Universidade Federal de Pelotas
Trabalho de conclusão de curso
Maria Zilvaneide de Paula Lima
         UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA REORGANIZAÇÃO DAS AÇÕES.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Atenção ao Pré-natal e Puerpério: melhorias na qualidade do atendimento na Unidade Básica de Saúde Sagrada Família em Mucajaí-RR. Rafhael Brito de A. Santos.
Trabalho de Conclusão de Curso
Transcrição da apresentação:

COBERTURA VACINAL EM OEIRAS-PI: PROPOSTA DE UM PLANO DE INTERVENÇÃO Aluno: Enos Campos Neto Tutor: Angelo Brito Rodrigues 2018 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MICROPOLÍTICA DA GESTÃO E DO TRABALHO NA SAÚDE

CONTEXTO E IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA Contexto Como sede regional do Território de Desenvolvimento do Vale do Rio Canindé, Oeiras é considerada a cidade mais antiga do Piauí e é referência em alguns atendimentos de Média Complexidade para os demais municípios do território Problema A vacinação é uma ação considerada simples de promoção da saúde realizada na Atenção Básica, sendo comprovadamente eficaz na prevenção de doenças/agravos preveníveis. Porém o município de Oeiras segue na mesma tendência nacional, apresentando baixas coberturas no calendário vacinal

CONTEXTO E IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA

REDE EXPLICATIVA NÓ CRÍTICO

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO INDICADOROBJETIVOAÇÃO RESPONSÁ VEL RECURSOSO NECESSÁRIOS MET A PRAZ O 1- Proporção de Técnicos de Salas de Vacinas capacitados - Reduzir erros de registro no SIPNI (duplicidade, registro de doses, movimento de imunos, etc); - Ampliar conhecimentos sobre SIPNI Realizar capacitação para qualificar os profissionais, visando aperfeiçoamento e maior proximidade com o SIPNI Coordenaçã o / Equipe Técnica - Equipamentos de informática; - Profissional qualificado para ministrar palestra 100 % Médio Prazo 2- Proporção de ACS qualificados - Ampliar integração das equipes para melhorar desempenho do serviço de imunização; Promover o aperfeiçoamento e atualização dos profissionais considerando as especificidades da categoria dentro da ESF; Coordenaçã o / Equipe Técnica - Equipamentos de informática; - Profissional qualificado para ministrar palestra 100 % Médio Prazo 3- Proporção de Salas de Vacinas com envio regular de base de dados SIPNI Garantir envio regular e em prazo oportuno das bases de dados do SIPNI ao centralizador municipal Promover aperfeiçoamento, qualificação e conscientização dos profissionais de sala de vacina, quanto à importância de manter os prazos estabelecidos pelas Coordenações Nacional e Municipal. Coordenaçã o / Equipe Técnica - Equipamentos de informática; - Profissional qualificado para ministrar palestra 100 % Curto Prazo

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO INDICADOROBJETIVOAÇÃORESPONSÁVEL RECURSOSO NECESSÁRIOS META PRAZ O 4- Proporção de Salas de vacinas com POP implantados - Garantir padronização dos serviços dentro da sala de vacinas; - Reduzir desvios no desempenho das tarefas; - Manter o correto funcionamento das atividades. - Submeter documento à análise do Gestor e Coordenação de Atenção Básica para conseguir aprovação; - Apresentar documento aos responsáveis pelas salas de vacinas nas Unidades de Saúde; - Capacitar profissionais das Salas de Vacinas, quanto à necessidade de seguir as regras contidas no POP; Coordenação de Imunização / Coordenação de Atenção Básica / Secretária de Saúde / Documento formalizado 100% Até DEZ/ Proporção de Salas de vacinas com Fluxograma de Imunização implantados Organizar os serviços de imunização - Adequar modelo de Fluxograma criado pelo COREN-GO no ano de 2014 às realidades do município de Oeiras-PI; - Submeter documento à análise do Gestor e Coordenação de Atenção Básica para conseguir aprovação; - Apresentar documento aos técnicos e responsáveis pelas salas de vacinas nas Unidades de Saúde; Coordenação de Imunização / Coordenação de Atenção Básica / Secretária de Saúde / Documento formalizado 100% Até DEZ/ 2019

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO Capacitar profissionais de saúde, visando qualificação e acréscimo de conhecimentos para melhor desempenho das atividades de sala de vacina O recurso financeiro para execução do projeto está previsto no PPA do município de Oeiras, elaborado para o quadriênio , instituído pela Lei Municipal 1.846/2017, de 22 de dezembro de 2017, na Tabela XII – Programas, Metas e Ações (Planejamento Orçamentário):  Cod. da receita: 2160 – Manutenção dos Serviços de Saúde  Cod. da receita: 2193 – Ações do Bloco GESTÃO DO SUS e outros programas Fundo a Fundo

CONSIDERAÇÕES FINAIS  O projeto propõe:  melhorias no fluxo de trabalho das salas de vacinas;  Qualificação do registro de dados através de capacitação dos profissionais;  Padronizar atividades nas salas de vaciinas  Ainda não implementado;  Será submetido a análise pela gestão de saúde municipal