EVOLUÇÃO DA TN EM PORTUGAL DESDE MEADOS DO SÉCULO XX

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
B. Que variáveis utilizar na análise da evolução da população?
Advertisements

As estruturas e os comportamentos sociodemográficos
ENVELHECIMENTO BRASILEIRO E EPIDEMIOLOGIA DO ENVELHECIMENTO UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG FISIOTERAPIA.
Mortalidade infantil. De acordo com o Relatório dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio 2013, elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU),
A Mortalidade Infantil. No BRASIL: A mortalidade de crianças com menos de um ano foi de 47,1 óbitos por mil nascimentos, em 1990, para 19 em Até.
24ª Oficina de Trabalho Interagencial (OTI) da Rede Interagencial de Informações para Saúde – Ripsa Brasília, 23 a 24 de Maio de 2012.
Fonte : SIM/Sinasc/DVIEP/CEPI/SVS/SESA-PR Nota 1: Resultados preliminares, sujeitos a alteração (DBF 20/04/2016) SÉRIE HISTÓRICA DE RMM/ NV E NÚMERO.
População. POPULAÇÃO - Dados Quantitativos Brasil País muito populoso ou povoado? Populoso Povoado.
COC 7- cap. 8 COC 7- cap. 8 GEOGRAFIA GEOGRAFIA Profª Rosangela Profª Rosangela.
QUESTÕES DISSERTATIVAS SEGUNDA FASE Prof. Diogo Máximo.
POPULAÇÃO REVISIONAL ENEM/2016 CIC – GEOGRAFIA. DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO DENSIDADE DEMOGRÁFICA MUNDIAL 33 habitantes por km² ÁREAS ECÚMENAS Facilitam.
Taxa de desemprego registra aumento intenso em 2016
Panorama e necessidades dos países em relação à saúde materno infantil
Análise Sócio Demográfica
CRESCIMENTO E ESTRUTURA.
Os setores de atividade
ATUALIZAÇÃO A população… em revista!.
EVOLUÇÃO DA ECONOMIA BRASILEIRA de 1968 a 2015
“A Olhar o Mundo” Comportamentos demográficos.
População 2º EM – 2016 Jeferson.
OQUE É? ESTRUTURA ETÁRIA: compreende a análise das faixas de idade em que a população pode ser dividida: Jovens: 0 – 14 anos Adultos: 15 – 64 anos Idosos:
ECONOMIA INTERNACIONAL
O Terceiro Mundo Fernando Santos.
Prof. Saulo Monteiro Prof. Daniel Pires
CAUSAS DA EMIGRAÇÃO PORTUGUESA
EPIDEMIOLOGIA.
Dinâmica de populações
Disciplina: Geografia
História de Portugal I 1.º Semestre do ano lectivo 2015/2016
Distribuição e contrastes nos indicadores demográficos
GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO
ECONOMIA INTERNACIONAL
Ana Sofia Mota Santos 6510 Turma GDC2
Geografia 2011/12.
Características da indústria em Portugal
Linhas de Orientação Estratégica Comunitária
INCIDÊNCIA E PREVALÊNCIA.
Distribuição e contrastes nos indicadores demográficos
POPULAÇÃO Jeferson Melo 3º EM – 2018.
Correcção da 2.ª ficha de avaliação
EVOLUÇÃO QUANTITATIVA DA POPULAÇÃO NO MUNDO
Indicadores epidemiológicos e sua evolução histórica no Brasil
4º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva
A Medicina e a Condição Feminina
As migrações em Portugal
TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA.
A organização do espaço urbano
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização.
Módulo 3 Os Espaços Organizados pela População:
Distribuição da precipitação a nível mundial e português
Estudo sobre População
A organização do espaço urbano
Os fatores de localização industrial
INTERAÇÕES DA VIDA Profa. Maria Paula
População e povoamento
Colégio de Nossa Senhora de Fátima 9º ano – 2016/2017
Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Câncer: Incidência e mortalidade
Evolução da população portuguesa
Características da indústria em Portugal
As regiões climáticas de Portugal Continental
Distribuição da precipitação a nível mundial e português
Agricultura portuguesa
Crescimento da População Brasileira
IDEIAS ESSENCIAIS O consumo de energia é um indicador utilizado com frequência para mostrar o estádio de desenvolvimento de um país ou região. A distribuição.
CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO
LITORALIZAÇÃO BIPOLARIZAÇÃO
Vigilância de óbitos de MIF e Maternos
Densidade populacional no Mundo (estimativa para 2015)
ECONOMIA.
Transcrição da apresentação:

EVOLUÇÃO DA TN EM PORTUGAL DESDE MEADOS DO SÉCULO XX A tendência do número de nascimentos em Portugal neste período é de um decréscimo. O período de 1975 a 1977 contraria esta evolução devido a fatores como o regresso dos portugueses das ex-colónias.

Mais elevado foi 1960 (220 000 nascimentos) EVOLUÇÃO DA TN EM PORTUGAL DESDE MEADOS DO SÉCULO XX Entre 1960 e 2011, o ano que registou o número de nados-vivos... Mais elevado foi 1960 (220 000 nascimentos) Mais baixo foi 2011 (97 000 nascimentos)

A diminuição da Taxa de Natalidade neste período deve-se a: EVOLUÇÃO DA TN EM PORTUGAL DESDE MEADOS DO SÉCULO XX A diminuição da Taxa de Natalidade neste período deve-se a: Desenvolvimento e prática corrente do planeamento familiar e a generalização da utilização dos métodos contracetivos; Emancipação feminina e crescente entrada da mulher no mercado de trabalho; Aumento das despesas com os filhos, com a educação, saúde, alimentação...

A diminuição da Taxa de Natalidade neste período deve-se a: EVOLUÇÃO DA TN EM PORTUGAL DESDE MEADOS DO SÉCULO XX A diminuição da Taxa de Natalidade neste período deve-se a: A melhoria do nível de vida da população e a maior preocupação em possuir e manter um maior conforto e qualidade de vida; O decréscimo do número de casamentos e o aumento do número de divórcios; As dificuldades na aquisição de habitação, sobretudo nas cidades, dado o seu alto preço;

A diminuição da Taxa de Natalidade neste período deve-se a: EVOLUÇÃO DA TN EM PORTUGAL DESDE MEADOS DO SÉCULO XX A diminuição da Taxa de Natalidade neste período deve-se a: Aumento da idade do casamento e do nascimento do primeiro filho devido, em parte, ao prolongamento dos estudos e da dificuldade de acesso ao primeiro emprego e do crescente desemprego entre os jovens; Desejos de realização profissional por parte da mulher.

À numerosa população imigrante presente no nosso país; EVOLUÇÃO DA TN EM PORTUGAL DESDE MEADOS DO SÉCULO XX O período entre 1995 e 2000 foi uma exceção na tendência de descida do último meio século. A ligeira subida foi devido: À numerosa população imigrante presente no nosso país; À alteração no calendário da natalidade, ou seja, o adiar do nascimento do primeiro filho, o que traduz um aumento da idade média da mulher no momento do nascimento do seu primeiro filho.

DISTRIBUIÇÃO DA TN NO TERRITÓRIO PORTUGUÊS NA ATUALIDADE As regiões onde a TN é mais elevada é nas Regiões Autónomas dos Açores e Madeira bem como as áreas litorais de Portugal continental. As regiões onde a TN é mais reduzida localizam-se no interior centro e norte de Portugal continental.

EVOLUÇÃO DA TM EM PORTUGAL DESDE MEADOS DO SÉCULO XX Temos assistido a uma diminuição da Taxa de Mortalidade neste último meio século assistindo-se a uma certa estabilização em valores que rondam os 10 óbitos por cada mil habitantes. Nos tempos mais recentes, temos verificado um ligeiro acréscimo da mortalidade na população com idade superior a 75 anos.

o desenvolvimento da medicina preventiva e curativa; EVOLUÇÃO DA TM EM PORTUGAL DESDE MEADOS DO SÉCULO XX A diminuição da Taxa de Mortalidade neste período deve-se a fatores como: a melhoria do nível de vida da população, que se refletiu na melhoria das condições alimentares e das condições de habitabilidade, como o saneamento básico; o desenvolvimento da medicina preventiva e curativa; a intensificação dos cuidados primários de saúde e a melhoria da assistência médica;

a melhoria dos hábitos de higiene pessoal; EVOLUÇÃO DA TM EM PORTUGAL DESDE MEADOS DO SÉCULO XX A diminuição da Taxa de Mortalidade neste período deve-se a fatores como: a melhoria dos hábitos de higiene pessoal; a melhoria das condições de trabalho, como a redução do número de horas diárias e as melhores condições de segurança; a diminuição da taxa de analfabetismo.

Envelhecimento da população EVOLUÇÃO DA TM EM PORTUGAL DESDE MEADOS DO SÉCULO XX Os últimos anos são marcados por um ligeiro aumento da taxa de mortalidade, sobretudo na população mais idosa fruto de... Envelhecimento da população Doenças cardiovasculares, cancro e diabetes Acidentes de viação

DISTRIBUIÇÃO DA TM NO TERRITÓRIO PORTUGUÊS NA ATUALIDADE O Alentejo é a região onde, globalmente, a taxa de mortalidade é mais alta. As NUT II de Lisboa e Norte são as que registam as taxas de mortalidade mais baixas.

EVOLUÇÃO DA TMI EM PORTUGAL DESDE MEADOS DO SÉCULO XX A Taxa de Mortalidade Infantil tem decrescido significativamente em Portugal sendo o nosso país, no seio da UE, aquele que registou um maior decréscimo desde 1960. A variação da Taxa de Mortalidade Infantil traduz uma melhoria das condições de vida da população, do modo de vida e do desenvolvimento médico-sanitário que o nosso país sofreu neste período.

DISTRIBUIÇÃO DA TMI NO TERRITÓRIO PORTUGUÊS NA ATUALIDADE As regiões onde os valores de TMI são mais elevadas são as NUT III do Pinhal Interior e da Serra da Estrela, na região centro. As regiões onde os valores são mais baixos são o Alentejo Litoral, Minho-Lima e Baixo Mondego.