Formação do córtex cerebral Cada grupo funcional apresenta diferentes períodos de diferenciação e organização, tanto mais tarde quanto mais integrativa.

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Transcrição da apresentação:

Formação do córtex cerebral Cada grupo funcional apresenta diferentes períodos de diferenciação e organização, tanto mais tarde quanto mais integrativa for a função. a função.

emoções memória Amigdala e Hipocampo 5 a 7 semanas embrionárias 5 a 7 semanas embrionárias Amigdala e Hipocampo 5 a 7 semanas embrionárias 5 a 7 semanas embrionárias

Diferenças entre regiões posterior e anterior na diferenciação das camadas corticais na ontogênese humana Parte posterior – as 6 camadas são bem visíveis, sendo a IV espessa, receptora dos impulsos dos analizadores subcorticais (Córtex homotípico de Brodmann,1909).Parte posterior – as 6 camadas são bem visíveis, sendo a IV espessa, receptora dos impulsos dos analizadores subcorticais (Córtex homotípico de Brodmann,1909). Parte anterior (frontal): arranjos mais difusos em ondulações, provavelmente pelo desenvolvimento de conexões interneuronais.Parte anterior (frontal): arranjos mais difusos em ondulações, provavelmente pelo desenvolvimento de conexões interneuronais.

Densidade neuronal Recém- 6 anos 14 anos nascidol

Crescimento relativo pós-natal. TPO – temporo-occipital Pi - inferoparietal F- frontal TM – mediotemporal TB- temporobasal Oc – occipital TS-temporal superior Post- pós-central lim- límbica ins-insula Luria, 1966

meses fetais 1 o ano 1 a 10 anos anos Mielinização humana (yakovlev & Lecours,1967)

Maturação da medula para o córtex Maturação da medula para o córtex Maturação de zonas primárias para terciárias Maturação de zonas primárias para terciárias Maturação de medial para lateral Maturação de medial para lateral

5 meses 6 meses 7 meses 25 dias 35 dias 40 dias 50 dias 100 dias 8 meses 9 meses Adap. Cowan, g

Gene Ambiente biológico meio social Gene Ambiente biológico meio social

Avaliação do desenvolvimento da criança Correlação anatomo-funcional (Neurodesenvolvimento) exame neurológico exame neurológico Observação do comportamento Observação do comportamento Correlação anatomo-funcional (Neurodesenvolvimento) exame neurológico exame neurológico Observação do comportamento Observação do comportamento

Avaliação do desenvolvimento da criança Observação do comportamento escalas de desenvolvimento X escalas de inteligência

Avaliação do desenvolvimento da criança escalas de desenvolvimento escalas de inteligência Observação do comportamento Observam comportamentos/habilidades que aparecem que aparecem que desaparecem que desaparecem períodos de início e desaparecimento períodos de início e desaparecimento período de estabilização período de estabilização Observam comportamentos/habilidades que aparecem que aparecem que desaparecem que desaparecem períodos de início e desaparecimento períodos de início e desaparecimento período de estabilização período de estabilização Observam - frente à resolução de problemas de problemas respostas normais para uma determinada faixa etária distribuição normal populacional distribuição normal populacional Observam - frente à resolução de problemas de problemas respostas normais para uma determinada faixa etária distribuição normal populacional distribuição normal populacional

psicogenética (Piaget, ) psicogenética (Piaget, ) construção de esquemas internos construção de esquemas internos socio-cognitiva (Vygotski, ) socio-cognitiva (Vygotski, ) desenv. da zona proximal (mediação desenv. da zona proximal (mediação) psicogenética (Piaget, ) psicogenética (Piaget, ) construção de esquemas internos construção de esquemas internos socio-cognitiva (Vygotski, ) socio-cognitiva (Vygotski, ) desenv. da zona proximal (mediação desenv. da zona proximal (mediação) Teorias do desenvolvimento cognitivo

Avaliação do desenvolvimento da criança escalas de desenvolvimento escalas de inteligência Observação do comportamento Escala de Bayley (1932) motor motor mental mental comportamental comportamental Escala de Denver (1967) motor motor motor adaptativo motor adaptativo pessoal-social pessoal-social linguagem linguagem Escala de Bayley (1932) motor motor mental mental comportamental comportamental Escala de Denver (1967) motor motor motor adaptativo motor adaptativo pessoal-social pessoal-social linguagem linguagem Escala de Binet-Simon (1905) Revisão de Terman (1916) Revisão de Terman (1916) Revisão de Terman e Merrill Revisão de Terman e Merrill Forma L-M (1937,1960) Forma L-M (1937,1960) Escala de Wechsler (1944) Escala de Wechsler (1944) Escala de Wechsler de Escala de Wechsler de Inteligência para Crianças ( WISC) Inteligência para Crianças ( WISC) (1964) (1964) Escala de Binet-Simon (1905) Revisão de Terman (1916) Revisão de Terman (1916) Revisão de Terman e Merrill Revisão de Terman e Merrill Forma L-M (1937,1960) Forma L-M (1937,1960) Escala de Wechsler (1944) Escala de Wechsler (1944) Escala de Wechsler de Escala de Wechsler de Inteligência para Crianças ( WISC) Inteligência para Crianças ( WISC) (1964) (1964)

Referências 1. Gesell, A. & Amatruda, C.S. Development Diagnosis, New York: Paul C. Hoeber, Kandel, E.R.; Schwartz J.H. & Jessell, T.M. Fundamentos da neurociência e do comportamento. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil, Luria, A.R. Higher Cortical Functions in Man. New York: Basic Books, Terman, M.L. Stanford Binet. Manual for the third Revision. Cambridge: The Riverside Press, Vygotsky, L. S. A formação social da mente. 5 a. ed. São Paulo, Martins Fontes, Wechsler, D. (WISC)- Wechsler Intelligence Scale for Children, Revised.. New York, Psychological Corporation, Yakovlev, P.I. & Lecours, A. The myelinogenetic cycles of regional maturation of the brain. In Minkowski A (Ed) Regional development of the brain in early life. Oxford: Blackwell, p.3-70, Openheim, R.W. Cell death during development of the nervous sistem. Ann Rev Neurosci. 14: , Frankenburg, W.K. Denver Developmental Screening Test. J. Pediatr. 71: , Batista Pinto, E.; Vilanova, L.C.P.; Vieira, R.M. O desenvolvimento do comportamento da criança no primeiro ano de vida: padronização de uma escala para a avaliação e o acompanhamento. São Paulo, Casa do Psicólogo, 1997.