Introdução • O que é Folclore • Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Centro Educacional Messina O TEATRO APRESENTAÇAO - 5ª a 8ª
Advertisements

Sequência Didática ESCOLA PADRE CÍCERO DE CASTRO Tema: Pré-História: Período Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.
A APRENDIZADEM DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO SISTEMA ALFABÉTICO: POR QUE É IMPORTANTE SISTEMATIZAR O ENSINO?
Cultura popular Na escola
ESCOLA ESTADUAL BRAZ SINIGÁGLIA
Professores: Ricardo Bellei Maria Helena Damo Marlene Turri Ribeiro.
Professores: Ricardo Bellei Maria Helena Damo Marlene Turri Ribeiro.
FOLCLORE Tema: Folclore Área de conhecimento: Artes
Resgatando o Folclore Brasileiro
O FOLCLORE BRASILEIRO VERA MARIA CANIÇALI.
Cante, brinque e encante. FABIANA BRITO SUTIL
O FOLCLORE BRASILEIRO.
Webquest: História Professora: Fernanda
IDENTIFICAÇÃO DE SUA ESCOLA
Projeto Interdisciplinar
Escola de Tempo Integral
APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO TAREFA PROCESSOS RECURSOS AVALIAÇÃO
INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO SITES PARA PESQUISA AVALIAÇÃO.
Grupo: Katherine Esper e Rodrigo Biz !
MOVIMENTOS CULTURAIS.
MÚSICA NA ESCOLA O significado da música para o professor
O NATAL DO VALENTE ASSIS
! APRESENTAÇÃO Público alvo: A partir do 8º ano do ensino fundamental
A INTRODUÇÃO DA INFORMÁTICA NO AMBIENTE ESCOLAR
Folclore Brasileiro.
O PAPEL DOS CONTOS DE FADAS NA CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO INFANTIL
Por quê? Resultados SARESP Por quê? Resultados SARESP 2005.
Cantigas de ontem e de hoje Claudia Mota - Manaus
Aula 9 - Conexões USB.
Vamos conhecer alguns deles?
Lendas do folclore brasileiro
A descoberta dos Animais
REGIÕES BRASILEIRAS: DESVENDANDO A REGIÃO NORTE
LETRAS Faculdade de José Bonifácio - FJB ANA TEREZA GARCIA
Nome: Leticia de Deus Data: 13/08/2014 Ano:4ºano Integral
“A arte na Infância - Sentindo, vivendo e experimentando a música”
Brincadeiras de ontem e hoje
Bianca Araujo Profª Joice 5° Ano integral
A FERROVIA E SUA ORIGEM.
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
BICHO DE ARTISTA Webquest da disciplina de Artes
Trabalho de Geografia - 9º ano 1º Bim Profª Maria Carmem Soifer
Arte com Lixo “Recolher lixo reciclável nas proximidades da escola e transformar em Arte"
Introdução Tarefas Processo Avaliação
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA
Nas ruas do Brás Webquest de Geografia 7º ano A – 2º Bim/2009 Profª Larissa.
TEMA: PRODUÇÃO TEXTUAL
PROJETO.
Escola Estadual Marechal Rondon
FOLCLORE.
Portfólio.
ALGUMAS SITUAÇÕES PARA TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS EM SALA DE AULA
RESGATANDO AS TRADIÇÕES FOLCLÓRICAS
O MANIFESTO DOS PIONEIROS DA ESCOLA NOVA
PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Alunas bolsista: Alessandra da Silva Ribeiro
A ARTE COMO MEDIADORA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E NO ENSINO DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA Autor: Cléa Marluce Oliveira e Silva Coautores: Camila Lorraynne.
Ribas do Rio Pardo – MS E. E
Murilo Lopes Gagliardo 4 º ano n°25
Proposta de atividade esboço inicial
Folclore Brasileiro Jociany Rodrigues.
Por fim, adotamos a premissa de que a escola é o espaço por excelência que pode permitir uma ampliação cultural musical dos alunos, sobretudo dos menos.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Profs : Hélia Maria da Silva Mendes Maria Auxiliadora de Souza Rosane Aparecida Becher Alves Plano de Aula Folclore Alunos.
Renascimento 7º ano. Introdução Olá! Vamos aprender de uma forma diferente? Esta atividade vem como um convite para uma viagem no tempo, uma viagem na.
Trava Língua do Sapo PROF ª MARIELY DE MORAIS Objetivos ESTA APRESENTAÇÃO TRABALHA O EIXO DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA, PARA ALUNOS DA ETAPA 2, ATRAVÉS.
XXI SEMANA DA EDUCAÇÃO Profº Paulo Freire Mostra Cultural 2009 POIE Carolina Quatter Pinheiro da Silva.
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
Transcrição da apresentação:

Introdução • O que é Folclore • Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.

Tarefa Apresentação do Tema para os alunos (O que é folclore?); • Cada dia será trabalhado um item do folclore (lendas, par lendas, trava-línguas, ditados populares, advinhas e quadrinhas populares); • Na aula de Artes irão trabalhar dobraduras referente as atividades realizadas em sala de aula;

Processo Todos os alunos deverão se envolver no processo • dobraduras; • brinquedos e brincadeiras; Desenvolvimento Trabalho individual na sala de aula 1 Etapa: Lenda do Saci – cada aluno faz a releitura da lenda e ilustra/ Dobradura do Saci ; e outras atividades relacionadas ao folclore SACI;

Recursos http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore.htm • http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/parlendas.htm • http://www.monica.com.br/comics/folclore/welcome.htm •

Avaliação A avaliação deste trabalho passará pelos seguintes critérios de avaliação: Participação, interesse e criatividade, brinquedos e brincadeiras;

Conclusão Esperamos que todos se apropriem dos conhecimento sobre o folclore. E que todos tenham aproveitado a arte da dobradura e confecção dos brinquedos enquanto escutavam lindas músicas e representavam plasticamente.