O palhaço no contexto escolar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

A criança e a cultura lúdica
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
ESTILOS DE APRENDIZAGEM
MICRO POLÍTICAS E CONFLITOS NA SALA DE AULA
Pais e Filhos 10 MANDAMENTOS PARA LEMBRAR A CADA DIA.
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
Quem somos nós, professores e professoras? Docência: que ofício é esse? VI Congresso IBOPE - UNESCO.
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Branca e Henrique UNIDADE 5 - Projeção de vendas Módulo I – MERCADO UNIDADE 5 - Projeção de vendas Nesta unidade, você descobrirá a importância.
Prof. Everton da Silva Correa
Tese de Guerdjef.
Um pensador russo chamado Guerdjef já falava no início do século passado em auto-conhecimento e na importância de se saber viver. Dizia ele: "Uma boa vida.
Tese de Guerdjef Tese de um pensador russo chamado Guerdjef, que no início do século passado já falava em auto-conhecimento e na importância de se saber.
Primeiro o Mais Importante Depois Ser Compreendido
ADAMUS – Pedido – 01/16 A Série (SEGUINTE): SHOUD 5 Shadhar – Shadhar Canalizado por Geoffrey Hoppe, em 11/12/2010 Agora, vamos chegar ao ponto, ao ponto.
STORYBOARD: ZERO GORDURA
É EXATAMENTE 13:16.
Saúde mental infantil e ambiente escolar: percepções e demandas dos educadores Autores: Maria Fernanda Barboza Cid, Luiza Helena de Oliveira Fernandes,
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
Vinte lições de viver Guerdjef.
Considerações sobre jogos e Educação Matemática
LIÇÕES DO VIVER.
Percepção do Espaço Pela Criança
Teorias Psicológicas sobre a Brincadeira
De onde tirar as ideias?.
AGORA SÃO 14:10 HRS/MIN.
Tese de Guerdjef.
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
VALORES DO REINO E A IGREJA EM CÉLULAS
Características da criança: perspectivas teóricas
ValoresSentimentosAtitudesComportamentos Caroline de Angelis.
Pequenas lições para um grande professor.
O QUE É QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER? (a partir de 9 anos)
Negociação- Importante dentro do Empreendedorismo
AGORA SÃO 16:13 HRS/MIN.
conhecimentos em resultados
A PRÁTICA DO COACHING Por HomeroReis.
A CHAMA DO CONHECIMENTO
Sumário O que é santidade? Porque precisamos de Santidade?
“Como eu posso ser bênção na minha família?”
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
PRECE AO ANJO DA GUARDA PRECE AO ANJO DA GUARDA
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
O perigo de perder a si próprio
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
NOVA EBD LIÇÃO 6.
LEITOR DE MENTES A matemática tem coisas tão interessantes que até parece mágica. É claro que o mais importante é a justificativa matemática desses desafios.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS -
George Carlin Sobre envelhecer.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
ADAMUS – Nova Energia Mencionei tudo isso porque algo mais vai acontecer. Alguns de vocês já estão vivenciando isso nos últimos meses, e este é um ponto.
By Búzios Slides ORQUIDEAS & PENSAMENTOS Automático.
Construindo uma competência específica da prática docente na Educação Infantil a partir das idéias de Terezinha Rios “Fazer um trabalho competente, ser.
Desvendando os Mistérios da Natureza Humana
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Conceitos básicos do Aconselhamento não-diretivo
O QUE É TEORIZAR? -É estabelecer uma distância com relação ao sujeito e ao que o rodeia. O distanciamento permite-me ver com clareza a validade e a energia.
Para não esquecer Marita Martins Redin.
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
 Literatura Visual II Fernanda Machado.  Função das narrativas Porque, quem, quando e onde?
Desenvolvimento Cognitivo e Social na Segunda Infância
Conheça a Si Mesmo Shanta Gabriel.
CRIATIVIDADE Quando ocorreu a sua última idéia criativa? ( ) Nesta Manhã ( ) Ontem ( ) Na semana passada ( ) No mês passado ( ) No ano passado Qual foi.
Transcrição da apresentação:

O palhaço no contexto escolar

Principais aspectos do trabalho do palhaço Identidade –revelação de si, as diferentes máscaras do “eu” Interação – com o outro e com o ambiente Estado de jogo Presença cênica Brincar com o próprio ridículo Lógica que vai além dos limites cotidianos – distorce o real, amplia, revela, brinca Riso e alegria

Contribuições do trabalho com a linguagem do palhaço na escola Desenvolvimento da sensibilidade emocional e física Valorização das particularidades de cada um Construção de uma atmosfera de desafio, brincadeira, riso e, ao mesmo tempo, respeito as diferenças Descobertas corporais de cada um o que gera um reconhecimento de si e suas potencialidades O trabalho com o palhaço pode ajudar tanto o aluno como o professor em seu processo de construção da identidade docente, pois auxilia no reconhecimento de si e de seus alunos.

Princípios do trabalho do palhaço 1. A função do palhaço é a de fazer público sentir emoções e respirar. 2. Todos inspiram, mas muitos de nós devem ser lembrados de expirar. 3. A imaginação e o cérebro estão conectados ao corpo e o afetam. Qualquer alteração na mente provoca uma mudança no corpo. Qualquer alteração no corpo, na respiração primeiramente, causa uma mudança correspondente na mente. 4. Não diga ou mostre ao público o que pensar, fazer ou sentir. 5. Não diga ou mostre aos seus parceiros o que pensar, fazer ou sentir. Não aponte.

Princípios do trabalho do palhaço 6. O peso pertence ao lado debaixo. Mantenha um único ponto na parte inferior do abdômen. Mantenha sua energia fluindo. 7. A tensão é sua inimiga. Ela produz dormência emocional, mental e física. 8. O que você pensa a respeito da sua performance é o que conta, não se ela é realmente boa ou ruim. 9. O palhaço descobre a platéia que está sentada, olhando para um espaço vazio e esperando por um show. Deve-se lidar com isso estabelecendo-se cumplicidade com o público. 10. O palhaço cria um mundo no espaço vazio, ao invés de entrar num mundo que já existe (esquete).

Princípios do trabalho do palhaço 12. O palhaço procura criar um jogo e definir as regras, as quais a partir de então deverão ser obedecidas. 13. Não peça ou diga ao público como se sentir ou pensar. Tenha uma experiência emocional e convide o público a se juntar à sua reação. 14. É essencial ser interessado, não interessante. 15. Você tem que respirar durante toda a sua vida, mesmo no palco. 16. O palhaço entra no palco para fazer um trabalho, não para provocar risos. Se houver risos, eles serão interrupções com as quais deverá lidar.