A ORIGEM DA TEORIA DOS NÚMEROS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A História dos Números ANA PAULA LEAL DUARTE RA:
Advertisements

O SISTEMA DE NUMERAÇÃO ROMANO.
Sistema de numeração decimal
SISTEMAS DE NUMERAÇÃO.
SCE Evolução Histórica da Computação e Aplicações
Conjuntos numéricos A história nos mostra que desde muito tempo o homem sempre teve a preocupação em contar objetos e ter registros numéricos. Seja através.
IFPB- CAMPUS CAJAZEIRAS PROFª. Maria José (Mazé)
A história dos Zoológicos
Sistemas de Numeração.
Os números no dia a dia.
Projeto e Desenvolvimento de Algoritmos
ALFABETIZANDO UM DOWN.
Construção do Conceito de Número.
Fernando frente 01 módulo 01 dividindo o tempo
1 3 2 NUMERAIS 4 5.
NÚMEROS NA HISTÓRIA NÚMEROS FIGURADOS Antonio Carlos Brolezzi www. ime
OS NÚMEROS.
Sistemas de Numeração Professor Maicon.
O Surgimento do Alfabeto
Um pouco de história Há cerca de anos, Babilónios e Egípcios tinham já grandes conhecimentos de geometria. Este "saber geométrico" servia para resolver.
AS FÁBULAS.
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA I Antonio Carlos Brolezzi
Aparecimento dos números reais
Centro Educacional Canguru
Escola Secundária Inês de Castro
INTRODUÇÃO À ANÁLISE COMBINATÓRIA
Matemática Romana Adrielliy, Ana Cláudia, Camila, Carlos e Maurício Porto Alegre 22 de Setembro de 2009 Adrielliy, Ana Cláudia, Camila, Carlos e Maurício.
História Da Matemática.
Números naturais Um pouco de história Com o nosso sistema de numeração, usando apenas dez símbolos diferentes, podemos escrever qualquer número, enquanto.
Matemática na mesopotâmia
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
MESOPOTÂMIA.
Medidas, bem medidas Prof.: Joni.
Números naturais e sistemas de numeração
A ORIGEM DOS NÚMEROS.
Comunicação É uma necessidade de todos os seres vivos. Cada recorre a uma forma de expressão mas todos os seres vivos necessitam de comunicar.
Matemática para o povo egípcio
As Primeiras Sociedades Humanas
Falando sobre Arte… 1. Arte na Pré-História.
UM POUCO DA HISTÓRIA DOS NÚMEROS Parte 1 Antonio Carlos Brolezzi www
Sistema de numeração Um sistema de numeração, (ou sistema numeral) é um sistema em que um conjunto de números são representados por numerais de uma forma.
A História dos números Há muito tempo, as pessoas viviam em pequenos grupos e se abrigavam em cavernas. Como alimento, usavam frutos, raízes e carne de.
TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO Aula /02/2013 Professor Leomir J. Borba- –
A história dos números.
TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO Aula /02/2013 Professor Leomir J. Borba- –
OS HOMENS PRIMITIVOS NÃO TINHAM NECESSIDADE DE CONTAR, POIS VIVIAM DA
Escola: Coopen Aluno: Eduardo Moraes Vilela Série: 5°ano B
A LETRA.
A origem dos calçados Escola: Coopen Aluno: Pedro Paulo Série: 5º ano B.
Engenharia de Controle e Automação Computação Para Engenharia Aula /02/2013 Professor Leomir J. Borba- –
História da Matemática
NOME:ENZO Nº:06 PROF:LILIAN 5ANO D
Gabriel Santos N°09 5 °ano D Professora:Lilian
, Nome:Asafe Oliveira Soares Série:5ºCProfessora:Patrícia.
Professores Adriana e Wellington
A Origem dos Calçados Escola: Coopen Aluno: Arthur Série: 5°ano A.
Relógio de sol Martino 3ª a E Enzo.
Há mais de anos, o homem vivia em pequenos grupos, morava em grutas e cavernas para se esconder dos animais selvagens e proteger-se da chuva e do.
COLÉGIO SÃO JOSÉ MATEMÁTICA PROF.° ANDRÉ LUIS ASSUNTO:
A origem dos calçados Escola: Coopen Série: 5º ano A Aluno: Nicolas.
Escola:COOPEN Aluno: Eduarda Série:5°A. Curiosidade: A origem dos calçados ● Existe evidências que mostram que o calçado surgiu no final do período paleolítico.
CIVILIZAÇÕES DA MESOPOTÂMIA
Materiais manipuláveis: Ábaco
A História e a Evolução do Número
MATEMÁTICA 1º ANO Conjuntos Numéricos PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA E.E. Dona Antônia Valadares
A numeração indo-arabica Foi no norte da Índia,por volta do séc.V da Foi no norte da Índia,por volta do séc.V da era cristã,que nasceu o mais antigo sistema.
Um pouco da história dos números
Introdução: - A evolução da comunicação Elaborado por: Ricardo Magalhães & Pedro Santos & IINE Inês Teixeira.
Transcrição da apresentação:

A ORIGEM DA TEORIA DOS NÚMEROS

Olhando ao redor, observamos a grande presença dos números Quanto mais voltarmos na história, veremos que menor é a presença dos números.

Os homens primitivos não tinham necessidade de contar, pois o que necessitavam para a sua sobrevivência era retirado da própria natureza. A necessidade de contar começou com o desenvolvimento das atividades humanas, quando o homem foi deixando de ser pescador e coletor de alimentos para fixar-se no solo.

No pastoreio, o pastor usava várias formas para controlar o seu rebanho. Pela manhã, ele soltava os seus carneiros e analisava ao final da tarde. Assim eles tinham a correspondência um a um, onde cada carneiro correspondia a uma pedrinha que era armazenada em um saco. Uma curiosidade é que a palavra cálculo, é derivada da palavra latina calculus, que significa pedrinha.

A correspondência unidade a unidade não era feita somente com pedrinhas, eram usados também nós em cordas, marcas nas paredes, talhes em ossos, desenhos nas cavernas e outros tipos de marcação.

Com o passar do tempo, as quantidades foram representadas por expressões, gestos, palavras e símbolos, sendo que cada povo tinha a sua maneira de representação.

A faculdade humana natural de reconhecimento imediato de quantidades se resume a, no máximo, quatro elementos. O senso numérico não pode ser confundido com contagem, que é um atributo exclusivamente humano que necessita de um processo mental. Distinguimos, sem erro e numa rápida vista um, dois, três e mesmo quatro elementos. Temos também, alguns animais, ditos irracionais, como os rouxinóis e os corvos, que possuem este senso numérico.

No começo da história da escrita de algumas civilizações como a egípcia, a babilônica e outras, os primeiros nove números inteiros eram anotados pela repetição de traços verticais: I II III IIII IIIII IIIIII IIIIIII IIIIIIII IIIIIIIII 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Depois este método foi mudado, devido à dificuldade de se contar mais do que quatro termos: I II III IIII IIII I IIII II IIII III IIII IIII IIII IIII I 1 2 3 4 5 6 7 8 9

Um dos sistemas de numeração mais antigos que se tem notícia é o egípcio. É um sistema de numeração de base dez e era composto pelos seguintes símbolos numéricos:

No princípio, os sistemas de numeração não facilitavam os cálculos, logo, um dos instrumentos utilizados para facilitar os cálculos foi o ábaco muito usado por diversas civilizações orientais e ocidentais. No Japão, o ábaco é chamado de soroban e na China de suánpan, que significa bandeja de calcular.

Chegou um tempo em que sementes, pedras, gravetos e os próprios dedos não eram suficientes para contar. As quantidades tinham aumentado. Foi por isso que os sumérios, habitantes da Mesopotâmia, inventaram a escrita as. Eles faziam registros e contas em tabletes de argila.

Tanto os gregos quanto os romanos usavam letras de seu alfabeto para representar números. Para os gregos α, β e γ eram os números (1, 2 e 3) utilizados por matemáticos gregos. . Os romanos utilizavam I (1), V (5), X (10), L (50), C (100), D (500) e M (1000). Era um sistema ordenado, já que a ordem dos símbolos importava: VI (seis) era diferente de IV (quatro), por exemplo.

Na China, o sistema numérico era decimal e os números eram representados por símbolos próprios da escrita chinesa. No sistema numérico indiano, está a origem do sistema que adotamos hoje. Era um sistema posicional e multiplicativo. Com a introdução do zero, a numeração indiana precisava apenas de dez símbolos para representar todas as quantidades. Esta facilidade deixou muitos sábios e matemáticos de outras partes maravilhados. Algum tempo depois, chegou à Europa. E de lá se espalharia por todo mundo.