CURSO DE PEDAGOGIA – LICENCIATURA Aline Moreira dos Santos

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Transcrição da apresentação:

CURSO DE PEDAGOGIA – LICENCIATURA Aline Moreira dos Santos FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA – LICENCIATURA Aline Moreira dos Santos Trabalho Apresentado à Disciplina EDU EDU03041 Pesquisa em educação I – 2012/1 . Profa. Dra. Liliana M. Passerino – turma B

Projeto de Pesquisa: As práticas de higiene e o currículo da educação Básica

Problema /Justificativa Na educação infantil o trabalho com as questões que envolvem o cuidado com o corpo e o ambiente é conteúdo curricular estabelecido. Porém na Educação Básica (EB) esse importante conteúdo aparentemente desaparece do currículo, como se o sujeito não precisasse mais desse conhecimento e (re) conhecimento. Pretendo com essa pesquisa investigar o porquê essas práticas de higiene não se apresentam explicitas no currículo da Educação Básica.

Objetivos específicos Conhecer o que os professores da EB pensam sobre as práticas higienistas; Identificar no currículo da EB se as práticas higienistas aparecem e onde; Identificar se existem práticas higienistas na EB mesmo que seja no currículo oculto.

Maria Walderez Faria Corrêa La Salvia, (lume) Autor Título Ano Relação com a pesquisa Maria Walderez Faria Corrêa La Salvia, (lume) Representação de saúde e prática pedagógica: o cotidiano de uma escola por ciclos 2001 Como a escola trata os assuntos relacionados com os cuidados do corpo e se isso configura conteúdo curricular Ministério da Educação- MEC Parâmetros Curriculares Nacionais-PCN 1997 Levantamento bibliográfico para identificar se as práticas de higiene fazem parte do currículo na educação básica. Heloísa Helena Pimenta Rocha Educação escolar e higienização da infância 2003 Pesquisa histórica sobre com as práticas de higiene se inseriram no contexto escolar Paulo Marchiori Buss Promoção da saúde e qualidade de vida 2000 Situar as práticas de higiene dentro do conceito de promoção da saúde

Metodologia A presente pesquisa é qualitativa, pois assim como nos diz Ludke “se desenvolve numa situação natural, é rico em dados descritivos, tem um plano aberto e flexível e focaliza a realidade de forma complexa e contextualizada” (1986, pag. 18), visa compreender os motivos pelos quais as práticas higienistas não aparecem como conteúdo curricular na EB. Inicio com uma pesquisa bibliográfica para conhecer de que forma ao longo dos anos as práticas de higiene foram tratadas na escola. Utilizarei de questionário semi-estruturado com professores. Observação em 3 escolas da rede municipal de Porto Alegre. Registro em um diário de campo para posterior análise.

jan fev mar abr mai an Atividade Defesa da proposta da Dissertação Jun/12 Jul/12 Ago/12 Set/12 Out/12 Nov/12 Dez/12 Jan/13 Defesa da proposta da Dissertação Adequação do Projeto de acordo com as propostas da Banca. Aprofundamento teórico e revisão de literatura Pesquisa em Campo Entrevistas e Observações Análise e interpretação dos Dados Coletados Elaboração da Dissertação Revisão, Impressão Entrega da Dissertação Defesa da Dissertação jan fev mar abr mai