Imagem Linguagem Visual

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Função semiótica ou simbólica
Advertisements

DEFINIÇÃO IMAGEM - do latim imago, que significa figura, sombra, imitação. É uma representação figurada e relacionada com o objeto representado por sua.
GESTALT Termo do alemão que significa: FORMA FIGURA FUNDO EXEMPLO:
LINGUAGEM: SIGNIFICAÇÃO E CONTEXTOS
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
SEMIÓTICA Charles S. Peirce
A Origem da Força da Linguagem Publicitária
Imagem Linguagem Visual
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
FUNÇÕES DA LINGUAGEM Fátima Liporage.
O PROBLEMA DA LINGUAGEM
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Interpretação “Não há sentido sem interpretação. Ela é sempre passível de equívoco. Os sentidos não se fecham, não são evidentes, embora pareçam ser.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Conceitos básicos da COMUNICAÇÃO HUMANA
Semiótica – Teoria dos Signos
ALUNAS: Thalita,Michele Prof.: ANA Maria Serie:9° B
O código no qual se estrutura determinada linguagem, ou seja, a sua forma, está ligada a certos traços da matéria de expressão.
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Fotojornalismo.
Percepção e Fund. Das Artes Visuais
GRAMÁTICA : módulo 02 Professora: Maria Leonor Teixeira Favero Montoro
Colégio Adventista de Ji-Paraná
Atribuição de significados
Como ler uma imagem Análise da Imagem.
Teoria da Gestalt Teoria da “Forma”.
Educação Visual e Tecnológica
Professora: Aíla Rodrigues
> > as mensagens Texto informativo e/ou imagem racional (logos)
Linguagem e sentido E E Coronel Calháu Língua Portuguesa - Unidade 05
Comunicação & Expressão
Por Veridiana Brustolin B. Corrêa
As funções da linguagem
Funções da Linguagem.
Teoria da Gestalt Teoria da “Forma”.
Interpretando as Escrituras Sagradas
Livro: Estratégias de leitura
Aspectos Psicológicos Inerentes às Relações de Trabalho aula 5
Elementos da comunicação e Funções da linguagem
ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM
A Comunicação Escrita Antes de iniciarmos este módulo precisamos ter em mente que colocar palavras no papel não é escrever um texto! Para que a escrita.
A fotografia como signo
Material de apoio Profª Marisa C. de Almeida
A Comunicação Escrita.
Capítulo 4 Funções da linguagem.
Linguagem publicitária
Comunicação.
Textos dos media Maria Serafina Roque
Uma das mais conceituadas pesquisadoras na área, Lúcia Santaella, autora de dezenas de livros sobre o assunto, já se deparou com questões curiosas; já.
- O Processo de Comunicação -Funções da linguagem
INDEXAÇÃO DE IMAGEM FOTOGRÁFICA Baseado em: RODRIGUES, Ricardo Crisafulli. Análise e temtização da imagem fotográfica. Ci. Inf., Brasília, v36, n.3, p.67-76,
Correção da Atividade diagnóstica
Como interpretá-los? (OBJ.2). * No ordinário de nossas vidas, o contexto em que encontramos determinado sinal ou símbolo usualmente nos ajudará.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
II Unidade Semiótica.
Composição e apresentação da embalagem
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
PROVA BRASIL 2015.
Fichamento Professor Douglas P. Silva Material colaboração professor
A construção do sentido
A música é um discurso, e não uma “língua universal”, e é muito mais do que uma “linguagem”. Discurso = argumento, intercâmbio de idéias, conversação,
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
A linguagem escrita e o direito à Educação Infantil na primeira infância – Mônica Correia Baptista Como sujeitos que aspiram a novos conhecimentos, as.
Capítulo 3 Para uma crítica da Teoria do Significado
REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão linguística CÓDIGO CANAL conhecimentos linguísticos e paralinguísticos.
PESQUISA QUALITATIVA MÉTODOS, TÉCNICAS, INSTRUMENTOS.
Professora Flaviana Eufrásio Disciplina: Literatura Brasileira.
INDEXAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS VISUAIS E AUDIOVISUAIS Félix del Valle Gastaminza.
 Para ler o mundo, precisamos decifrar o signos, o letras, o sinais convencionados o imagens.
Transcrição da apresentação:

Imagem Linguagem Visual

Considerar a imagem como uma mensagem visual composta de diversos tipos de signos equivale a considerá-la como um discurso e, portanto, como uma ferramenta de expressão e de comunicação.

Imagem Polissêmica (permite várias interpretações), ambígua Seu sentido é composto de camadas sucessivas de sentidos 1º nível - denotativo Estratificação de sentidos 2º nível - conotativo

Toda imagem é portadora de uma dupla mensagem: uma codificada (conotação), que remete a um determinado saber cultural e seus significados, e outra não codificada (denotação).

sentido segundo - conotação sentido primeiro - denotação Uma mulher em primeiro plano e um frasco de perfume ao fundo O que é que isso significa? Agora procura-se o sentido segundo - conotação da imagem Requer compreender porções do plano simbólico que correspondem a um conjunto de práticas e técnicas.

O segundo sentido apoia-se sobre o primeiro, mas os dois não coexistem pacificamente. Focar um implica desfocar o outro. Segundo Barthes, há um ponto comum para o qual remetem todos os sistemas conotativos: a ideologia. “A ideologia é a forma dos significados de conotação“ Toda a linguagem icônica é resultado de uma estratégia significativa e como tal persuasiva Cada imagem, seja publicitária institucional, educativa, etc., esforça-se por convencer à sua maneira. Ao usarmos determinadas imagens revelamos orientações subjetivas e únicas.

Imagem Ancoragem- retira a ambigüidade Relações com a linguagem Revezamento- partes do sentido completo Na linguagem do dia-a-dia usamos as palavras conforme as situações que nos são apresentadas. Por exemplo, quando alguém diz a frase “Isso é um castelo de areia”, pode atribuir a ela sentido denotativo ou conotativo. Denotativamente, significa “construção feita na areia da praia em forma de castelo”; conotativamente, “ocorrência incerta, sem solidez”. Denotação: É o uso do signo em seu sentido real. Conotação: É o uso do signo em sentido figurado, simbólico; refere-se a associações sugeridas pela imagem.

Quando a ilustração é uma imagem que acompanha um texto, então, é preciso reconhecer que a ilustração não tem função isoladamente, mas em relação a um texto. Funções das imagens no texto Representativa: quando imita a aparência do ser ao qual se refere; Descritiva: quando detalha essa aparência; Narrativa: quando situa o ser representado em devir, através de transformações (no estado do ser representado) ou ações (por ele realizadas); Simbólica: quando sugere significados sobrepostos ao seu referente, mesmo que arbitrariamente, como é o caso das bandeiras nacionais; Estética: quando enfatiza a forma da mensagem visual, ou seja, sua configuração visual; Lúdica: quando orientada para o jogo, incluindo-se o humor como modalidade de jogo; Conativa: quando orientada para o destinatário, visando influenciar seu comportamento, através de procedimentos persuasivos ou normativos; Pontuação: quando orientada para o texto junto ao qual está inserida, sinalizando seu início, seu fim ou suas partes, nele criando pausas ou destacando alguns de seus elementos.

REFERÊNCIAS A relação entre imagem e texto na ilustração de poesia infantil Semiótica na comunicação publicitária: alguns pingos nos “is” Semiótica: A lógica da Comunicação