Curso de Especialização Tecnologias em Educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Maio / 2006.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Proinfo Integrado no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
Bacharelado em Sistemas de Informação
Contexto de Educação a Distância
Educação Superior a Distância Forgrad – maio/2005 Questões, tendências e políticas no âmbito do Ministério da Educação Prof. Rubens Martins
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Ministério da Educação
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Parcerias: MC/SETEC-MEC/IFs/CNPq. Objetivos: Promoção da inclusão digital, por meio da formação no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Formação Continuada em Física na modalidade EaD – A Experiência da Elaboração do Curso “Brincando com a Física – Eletrostática” Fabiana Marques Costa1.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
MEC / SEED / CAPES Coordenação de Programas Especiais – CPE
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
Curso de Especialização em Educação a Distância
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
Instituto UFC Virtual e o PROINFO Experiências em Cursos a Distância
Mídias na Educação Programa de formação continuada de profissionais de educação para o uso das mídias no processo de ensino e de aprendizagem, de forma.
Coordenação de Educação a Distância – SEDUC / GOIÁS
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
OBJETIVOS Objetivo Geral
NTE – Ijuí 36ª CRE. JUSTIFICATIVA O Núcleo de Tecnologia Educacional de Ijuí-NTE/36ª CRE juntamente com a CATE/SE/RS/EFA/FIDENE iniciou em 2004 a.
ORGANIZAÇÃO PARA O FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA Coordenação COORDENAÇÃO Estadual GERAL MEC UnB/ CEAD CEADCoordenador Executivo – 40h Professor Orientador.
DINAMIZADOR DE TECNOLOGIAS INTERATIVAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Gestão pedagógica em EaD
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Tutores Proinfo Integrado (Bolsistas) 61 Tutores – Proinfo Integrado
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
Coordenadorias Regionais de Educação Departamento Pedagógico Divisão de Gestão da Aprendizagem Central de Apoio Tecnológico à Educação.
Laboratório de Ensino a Distância
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
A IMPORTÂNCIA DO TUTOR COMO ORIENTADOR E MEDIADOR NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER MARIA LUIZA NOSE ROSSI.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
Núcleo de Tecnologia Educacional Por uma introdução ao uso das TICs‏ Turma DF06 Aluno: Wilson Geraldo de Oliveira Orientadora: Cleonice Weber de Souza.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
São Paulo – nov./2010 Gestão educomunicativa das tecnologias digitais: o caso do Mídias na Educação.
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
1° Encontro.
3ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
Projeto Estruturador: Novos Padrões De Gestão E Atendimento Da Educação Básica Órgão Responsável: Secretaria de Estado de Educação Gerente do Projeto:
Logo escola Curso de elaboração de projetos Formadores: nome professor de informática nome do colega pedagoga Proinfo 2010.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
PORTARIA 1997/09 - SME Institui o Programa Aluno-Monitor nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, que especifica, e dá outras providências.
Proposta do Curso Elaboração de Projetos (40h) FORMADORES: FÁBIO NOGUEIRA KAAM COORDENADORA: ROSEMEIRE NOGUEIRA B. KAAM PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA.
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ NÚCLEO DAS LICENCIATURAS CURSO DE HISTÓRIA.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE APOIO AO ESTUDANTE GERÊNCIA DE VALORIZAÇÃO AO ESTUDANTE.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Transcrição da apresentação:

Curso de Especialização Tecnologias em Educação parceria PUC/RJ e SEED/MEC.

Natureza pós-graduação lato sensu O Curso de pós-graduação lato sensu em Tecnologias na Educação, na modalidade a distância integra um conjunto de ações do Plano Desenvolvimento da Educação, PDE, que possui como diretrizes a ampliação do conceito de educação a distância com a incorporação de todos os meios tecnológicos cabíveis e a capacitação dos professores para utilização destes meios.

Objetivos do Curso Desenvolver competências que permitam orientar, produzir, capacitar e apoiar o uso/aplicação político-pedagógica das tecnologias de informação e comunicação nos sistemas escolares das diversas unidades da federação; Possibilitar a tomada de consciência para compreender as várias dimensões do uso pedagógico das novas mídias e tecnologias, favorecendo a reconstrução das práticas educativas, tendo em vista o contexto da sociedade em constante mudança e uma nova visão epistemológica envolvida nos processos de conhecimento; Planejar e executar ações a partir de uma ótica transformadora viabilizando a articulação entre o projeto político-pedagógico, as atividades de gestão e a prática educativa mediada por tecnologias.

Perfil do Egresso Ao concluir o curso o professor deverá apresentar competências para: orientar, capacitar, apoiar e assistir ao uso/incorporação pedagógica das tecnologias de informação e comunicação nos sistemas escolares.

Público Este curso destina-se, preferencialmente, para: a quem se destina Este curso destina-se, preferencialmente, para: formadores/multiplicadores do Proinfo Integrado e TV Escola; formadores do Mídias na Educação; professores-formadores do Proinfantil; tutores do Formação pela Escola; para professores efetivos da rede pública de ensino, com graduação em licenciatura plena e experiência efetiva de sala de aula em escolas da educação básica.

Critérios de seleção: Para participar deste Curso os participantes, além de serem professores efetivos da rede pública de ensino, devem dispor de recursos básicos de informática, ou serem egressos do Curso Introdução à Educação Digital (40h/100h), e não estarem matriculados em outros Cursos em nível de especialização (lato sensu).

Metodologia momentos presenciais e a distância O curso de Especialização - Tecnologias em Educação está dividido em momentos presenciais e a distância. A distância [Diferentes arquiteturas pedagógicas]: Disciplinas e Seminários Virtuais (e-ProInfo); Oficinas Temáticas Virtuais (e-ProInfo); Oficinas Pedagógicas Assistidas (e-ProInfo); Coordenação de Tutoria (AulaNet); Acompanhamento dos Formadores (AulaNet); Orientação do TCC (e-ProInfo).

Metodologia Presenciais momentos presenciais e a distância Presenciais Abertura Solene – [Seminário Introdutório e Capacitação no Ambiente de Aprendizagem e-Proinfo para os formadores]; Capacitação no Ambiente de Aprendizagem e-Proinfo nos NTEs e escolas para os professores - alunos conduzida pelos Formadores; Apresentação do Trabalho de Conclusão do Curso [TCC]. Abertura Solene: Auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari – dia 14/07/2009 Av. Borges de Medeiros, 1501 – POA/RS

Acompanhamento A Distância Tutoria 1 tutor para cada 30 alunos em média, responsáveis pelo: Atendimento individualizado aos alunos no ambiente e-ProInfo; Orientação nas questões relativas aos conteúdos; Avaliação da aprendizagem. Presencial Formadores – (um multiplicador de cada NTE) Apoio local aos cursistas, auxiliando-os na busca de soluções para os obstáculos que podem se apresentar ao longo do curso. Orientação para o TCC Orientação do Trabalho de Conclusão do Curso.

Avaliação A avaliação será formativa, portanto, ocorrerá ao longo do curso em função da entrega das tarefas, da participação no fórum e do trabalho final, considerando sempre o domínio do conteúdo e as competências desenvolvidas. O resultado será expresso em uma nota, com escala de 0 (zero) a 10 (dez), a partir da análise da atuação do aluno, cabendo pontuação específica. Realização das tarefas - 30% Participação no fórum - 30% Trabalho final - 40%

Avaliação Para obtenção do certificado do curso, os alunos deverão alcançar média final igual ou superior a 6,0 (seis) em todas as disciplinas do curso e ter participado dos fórum de debates propostos. Os alunos que não atingirem o grau 6,0 (seis) nas Disciplinas, Seminários, Oficinas e Projetos Pedagógicos terão a oportunidade de recuperação paralela da estrutura pedagógica onde não obteve o grau, imediatamente após a mesma. A duração da recuperação paralela será de 1 (um) mês.