8º CONSELHO CONSULTIVO DO MINISTERIO DA ENERGIA E ÁGUAS SAURIMO 2018

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REPÚBLICA DE ANGOLA GOVERNO DA PROVINCIA DE CABINDA SECRETARIA PROVINCIAL DA ENERGIA E ÁGUAS CENTRAL TÉRMICA DE MALEMBO 95 MW.
Advertisements

REPÚBLICA DE ANGOLA GOVERNO PROVINCIAL DO ZAIRE DIRECÇÃO PROVINCIAL DE ENERGIA E ÁGUAS.
Centrais Hidroelétricas Física 10.º Ano A Água na Escola Portuguesa Incluir imagem simples sobre tema.
Energia e meio ambiente PROF. DR. ALEXANDRE H. DE QUADROS.
Urbanização brasileira. A urbanização é um dos traços fundamentais da modernidade. Há urbanização quando o crescimento da população urbana supera o da.
EXPORTAR SERVIÇOS PARA AMPLIAR FRONTEIRAS
GOVERNO DA PROVÍNCIA DO CUANDO CUBANGO
Observatório de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo
República de Angola Governo Provincial do Uíge Direcção Provincial de Energia e Água Balanço do Programa Água Para Todos 2012/2017.
Energias renováveis em Portugal
REPÚBLICA DE ANGOLA GOVERNO DA PROVINCIA DA LUNDA SUL DIRECÇÃO PROVINCIAL DE ENERGIA E ÁGUAS 7º conselho consultivo 4 a 7 de Junho de 2017.
Orçamento Plurianual da União Europeia
O Banco Instituição financeira múltipla, sociedade de economia mista, de capital aberto; Maior banco de desenvolvimento regional da América Latina;  Maior.
Geo – Terra Graphien – Descrever
A PARTICIPAÇÃO DE COIMBRA NO PROGRAMA CIVITAS PLUS
CONFERÊNCIA PARLAMENTAR
7 º CONSELHO CONSULTIVO ALARGADO DO MINEA JUNHO 2017 NAMIBE
7º CONSELHO CONSULTIVO ALARGADO MINEA
GOVERNO DA PROVÍNCIA DA LUNDA-NORTE
ÍNDICE RELATÓRIO DE BALANÇO DOMINÍNIOS DE ENERGIA E ÁGUAS
Professor: Marcos Gabriel Tragueta
CONSELHO CONSULTIVO DO MINEA-NAMIBE 2017
GOVERNO DA PROVÍNCIA DO BENGO DIRECÇÃO PROVINCIAL DE ENERGIA E ÁGUAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº V   MELHORIA DA ATENÇÃO.
DIRECÇÃO PROVINCIAL DE ENERGIA E ÁGUAS
Moçambique - Visão Visão Longo -termo Prioridades para
BALANÇO DE ACTIVIDADES DE ENERGIA,
A Crise Hídrica e as Ações tomadas pelo Sistema de Gestão da Qualidade
GOVERNO DA PROVÍNCIA DO CUANDO CUBANGO
Desenvolvimento sustentável
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
BALANÇO DE ACTIVIDADES DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
Os sectores de actividade
REPÚBLICA DE ANGOLA GOVERNO DA PROVINCIA DA LUNDA-SUL
CONSELHO CONSULTIVO DO MINEA-NAMIBE 2017
REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DA ENERGIA E ÁGUAS DIRECÇÃO NACIONAL DE ENERGIAS RENOVÁVEIS ESTRATÉGIA NACIONAL SOBRE ENERGIAS RENOVÁVEIS Livro Azul.
O conceito básico da Agenda 21
PREVIDÊNCIA SOCIAL: A Conta da Reforma será paga também pelos Municípios e pela Economia Local Mauricio Moromizato Ex-prefeito de Ubatuba/SP (2013 – 2016)
Conferência de Joanesburgo
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento em sistemas
Analisando características distintas em geração distribuída e autoprodução de energia
PROPOSTA PARA A CONSTRUÇÃO DE UM AÇUDE NO RIO PÚNGUÈ COMO FORMA DE MITIGAÇÃO DOS EFEITOS DE CHEIAS E MINIMIZAÇÃO DE PERDAS DE ÁGUAS NO DISTRITO DE DONDO.
Instrumentos de Gestão Territorial
Conselho Nacional da Água
KIT MÓVEL FOTOVOLTÁICO PARA APLICAÇÃO NO MEIO RURAL.
REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
8º CONSELHO CONSULTIVO DO MINISTERIO DE ENERGIA E ÁGUAS
8º CONSELHO CONSULTIVO DO MINEA
8 º CONSELHO CONSULTIVO DO MINEA – SAURIMO SETEMBRO 2018
Medidas apontadas pelo Relatório Brundtland
Modelo Econômico.
Modelo Econômico.
Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste
DESAFIO PARA MELHORAR OS SERVIÇOS DE FORNECIMENTO DE ENERGIA E ÁGUA
BALANÇO DO SECTOR DE ENERGIA E ÁGUAS NA PROVÍNCIA DE MALANJE
Crescimento e distribuição da população africana II
1ª EDIÇÃO MULTISECTORIAL DA FEIRA DE POTENCIALIDADES E OPORTUNIDADES
DO MINISTÉRIO DA ENERGIA E ÁGUAS
EMPRESA PÚBLICA DE ÁGUAS E SANEAMENTO DA LUNDA-NORTE
Melhoria do Fornecimento de Água da Província de Luanda
EMPRESA PUBLICA DE ÁGUAS E SANEAMENTO DO NAMIBE
GOVERNO DA PROVÍNCIA DO CUANDO CUBANGO
PLANO DE ACÇÕES PRIORITÁRIAS /
Parcerias entre cidades e o mundo rural
Desenvolvimento sustentável
Saúde da Criança.
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
Plano de Desenvolvimento da Rede de Transporte da Região Leste
Angola - Visão Visao de longo curso
Transcrição da apresentação:

8º CONSELHO CONSULTIVO DO MINISTERIO DA ENERGIA E ÁGUAS SAURIMO 2018 REPÚBLICA DE ANGOLA GOVERNO PROVINCIAL DA LUNDA -SUL 8º CONSELHO CONSULTIVO DO MINISTERIO DA ENERGIA E ÁGUAS SAURIMO 2018

INTEGRAÇÃO DO SISTEMA ENERGETICO LESTE PREMISSAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL E INDUSTRIAL  

Quintenssência da Abordagem Energia; Água. Premissas sine qua non para o desenvolvimento da regional. Desenvolvimento sustentável; Indústria.

(…) 4 Grandes desígnios que reflectem o tema e consenso regional Desenvolvimento sustentável com inclusão económica e social e redução das desigualdades; Não a uma economia da exclusão Edificação de uma economia diversificada

A par de outros factores à falta de energia e água é sem sombra de dúvida o primeiro indicador de injustiça e exclusão social. Cujas consequências inibem o desenvolvimento sustentável da região. O PDN 2018-2022 Realça a energia eléctrica como um dos maiores desafios em matéria do desenvolvimento de Infra-estruturas com reflexo na competitividade, diversificação e crescimento económico, bem como da melhoria da prestação dos serviços essências e da qualidade de vida dos cidadãos.

CARACTERIZAÇÃO A região tem uma superfície de 303.380 km2, possui uma população que se estima em 2.436.292 habitantes, com uma taxa média de crescimento anual de 2,7%, distribuídos em 23 Municípios e 54 Comunas, sendo os Municípios de Chitato, Luena, Cuango e Saurimo os epicentros do êxodo populacional. Os agregados familiares são constituídos em média por 4,6 membros;

A região possui recursos hídricos que bem aproveitados podem garantir o fornecimento de energia e o abastecimento de água potável a população.

Percentagem de agregados familiares com acesso a electricidade, 22%; 1. Energia Percentagem de agregados familiares com acesso a electricidade, 22%; Em, 2022 a população da região será de 2.745.395 habitantes.

NECESSIDADES ACTUAIS DE COBERTURA Para a satisfação das necessidades actuais da região são necessários 750 MW de energia, tendo em conta a forte industrialização mineira da região. Principais consumidores da potencia desejada; Kimberlite do Catoca; Kimberlite do CAT42; Kimberlite do Chiuzu; Kimberlite do Luachi.

ACÇÕES EM DESENVOLVIMENTO Construção de Aproveitamento hidroeléctrico do Luachimo; Construção das CT de 20 MW no Moxico e Saurimo; Construção da CT de 19,6 MW em Saurimo.

PRINCIPAIS METAS 1.-Conclusão do Aproveitamento Hidroeléctrico do Luachimo; 2.- Construção dos Aproveitamentos Hidroeléctricos do Chicapa2, Luapasso Camanenga, Vuca e Chihumbué; 3.- Construção de uma linha de transporte do Aproveitamento Hidroeléctrico do Cambambe/Capanda para a região Leste; 4.- Transferência dos caudais do rio Cassai para o Chihumbué; 5.-Construção do Sistema Energético Leste;

6.- Construção e remodelação das linhas de Média e Baixa Tensão nas Cidades de Saurimo e Dundo; 7.- Conclusão dos trabalhos de extensão das linhas de Média e Baixa tensão na sede Municipal do Dala; 8.- Construção de Mini-Hidricas para as sedes Municipais de Cacolo e Dala. 9.- Aposta nas energias renováveis; 10.- Aumentar a taxa de electrificação da região para 50%.

2. Água Situação actual Estima-se que, 33% da população da Província da Lunda-Sul tem acesso as fontes apropriadas de água; A única ETA operacional é de Saurimo, com capacidade instalada de 288 m3/h a (6.912 m³/dia), porém, a capacidade real e actual é de 208m3/h; As sedes Municipais do Cacolo, Dala e Muconda para não mencionar as sedes Comunais os sistemas de abastecimento de água encontram-se inoperantes a partir de 2007.

Principais linhas de acção: Construir, ampliar, reforçar e contruir sistemas de abastecimento de água da região, tendo em consideração o potencial hídrico existente; Reforço das verbas destinadas para o Programa Água para Todos; Implementação de acções complementares das cidades de Saurimo e Dundo; Aumentar a taxa de cobertura urbana para 85%; Aumentar a taxa de cobertura rural para 80%.

Thuna Sakuila Muito Obrigado