Desigualdades e identidades sociais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TRABALHO : SENTIDO ONTOLÓGICO
Advertisements

Sistemas econômicos e sociais
O poder popular como afirmação do Estado democrático
Hegemonia e educação em Gramsci Relações de poder e intelectuais
Descrever sistema de saúde
Classes e Estratificação Social
Trabalho de Sociologia
Estratificação social
CLASSE E STATUS – Cap.5 Economia e Sociedade (Max Weber)
Karl Marx Para inserir este slide em sua apresentação  
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Castas, Estamentos E Classes Sociais.
Aula 4: Análise da Situação de Saúde
Serão os valores morais universais?
Estratificar = dividir em camadas
KARL MARX Karl Heinrich Marx (Tréveris, 5 de maio de 1818 — Londres, 14 de março de 1883)
UM BREVE RESUMO DO SEMESTRE: SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados,
UM BREVE RESUMO DO SEMESTRE: SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados.
Estratificação Social
ESTRATIFICAÇÃO, CLASSES E MOBILIDADE SOCIAL
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
CIDADANIA PLANETÁRIA.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Agrupamentos sociais.
Indivíduos e sociedade:
Prof. Everton da Silva Correa
CASTAS,ESTAMENTOS E CLASSES SOCIAIS
MATERIALÍSMO HISTÓRICO PROF: CRISTIANO ALMEIDA
Os clássicos e o trabalho
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
Pierre Bourdieu.
Escola Superior de Guerra
Trabalho realizado por : Vera Costa Nº 15
A AFIRMAÇÃO DO MODERNISMO
O Currículo e as Teorias Críticas
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
PODER.
ALIENAÇÃO Karl Marx (1818 – 1883) 02/04/2017
ESTRATIFICAÇÃO E MOBILIDADE SOCIAL
GÊNERO.
Sistema Piaget de Ensino
Karl Marx e a História da Exploração
O QUE É CULTURA? Noção de cultura como modo de vida:
Perspectivação Económico-Ética da Educação
ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL
Transformar é possível....
DESIGUALDADES SOCIAIS
Karl Marx (1818 – 1883).
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
MUDANÇAS RESULTANTES DA INDUSTRIALIZAÇÃO
MODELO ECOLÓGICO DO DESENVOLVIMENTO
Sociologia Clássica e Educação II
Cidadania; direitos sociais, civis e políticos.
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
IDEOLOGIA.
MODOS DE PRODUÇÃO OLIVEIRA, Pérsio dos Santos. Introdução à Sociologia. São Paulo: Ática, Bibliografia.
Prof. Esp. Jefferson Luis Brentini da Silva
Sociologia Clássica e Educação
Movimentos sociais.
CULTURA PARA SOCIOLOGIA, CULTURA É TUDO AQUILO QUE RESULTA DA CRIAÇÃO HUMANA. NÃO EXISTE CULTURA SUPERIOR OU INFERIOR, MELHOR OU PIOR, MAS SIM CULTURAS.
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
ESTRUTURA E ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL
Saúde e qualidade de vida
Grupos sociais.
Karl Marx e o materialismo histórico
Trabalho De Filosofia Alunos: Professora: Jheniffer Ester
Fundamentos de Sociologia Prof. Francisco Eduardo B. Vargas Instituto de Sociologia e Política Universidade Federal de Pelotas 2/6/2016 Curso de Filosofia.
As bases do pensamento de Marx
Prof. Lucas do Prado Sociologia.  França - ( )  Obras Principais:  O Poder Simbólico  A economia das trocas simbólicas  A distinção  O.
Transcrição da apresentação:

Desigualdades e identidades sociais Classes sociais, mobilidade social e movimentos sociais

As classes sociais e as desigualdades sociais Uma desigualdade social “consiste na repartição não uniforme, na população de um país ou de uma região, de todos os tipos de vantagens e desvantagens sobre os quais a sociedade exerce uma qualquer influência”. (Roger Girod, 1984) Identifica algumas das desigualdades sociais fundamentais do nosso tempo.

As classes sociais e as desigualdades sociais – estratificação social A estratificação social consiste na divisão da sociedade em grupos dispostos segundo uma hierarquia social. Descreve, por isso, as desigualdades sociais existentes entre indivíduos e grupos dentro das sociedades humanas Os membros da sociedade podem ser agrupados de acordo com o seu rendimento, propriedade ou com o seu género, raça, religião, idade , entre outros. A estratificação social está presente, de uma forma ou de outra, em todas as sociedades.

As classes sociais e as desigualdades sociais – sistemas de estratificação social Escravatura Baseada na propriedade legal de pessoas. Ordens Baseadas na definição de obrigações e direitos mútuos. Clero, nobreza e povo na sociedade medieval na Europa. Castas Segregação baseada em características culturais, étnicas ou raciais. O status é hereditário e não pode ser mudado. Baseia-se na crença de que a pertença a uma casta particular é a recompensa ou o castigo em resultado de uma vida passada de virtude ou de pecado.

As classes sociais e as desigualdades sociais – sistemas de estratificação social Sistema de estratificação baseado no acesso a recursos como riqueza, propriedade, poder e prestígio. Situação social, em grande medida, adquirida (não herdada). Ao contrário dos sistemas anteriores neste sistema é possível a mobilidade social.

As classes sociais e as desigualdades sociais Karl Marx (1818-1883) As classes sociais resultam da relação das pessoas com os meios de produção (relações de produção). Nas sociedades capitalistas existem duas classes sociais fundamentais: burguesia (capitalistas), que possui os meios de produção e proletariado (trabalhadores assalariados), que não possuindo meios de produção, têm de vender a sua força de trabalho aos capitalistas.

As classes sociais e as desigualdades sociais Max Weber (1864-1920) Recorre aos seguintes critérios para definir as classes sociais: Propriedade; Poder (político); Status (prestígio).

As classes sociais e as desigualdades sociais Pierre Bourdieu (1930-2002) Para Bourdieu a posição que ocupamos no espaço social depende dos capitais que possuímos: Capital económico – recursos financeiros; Capital social – capacidade de estabelecer relações sociais; Capital cultural – as crianças herdam gostos, hábitos e expetativas dos seus pais e o capital cultural ajuda-os ou cria-lhes dificuldades quando se tornam adultos; Capital simbólico – honra, prestígio e autoestima. “Capital atrai capital”.

As classes sociais e as desigualdades sociais Ao termos noção desse campo de possíveis (para uns mais “dilatado” para outros bem mais “apertado”), desenvolvemos uma certa consciência de pertença a uma classe, que está na origem de conflitos de classe.

As classes sociais e as desigualdades sociais Alguns efeitos das desigualdades sociais: Vida familiar; Saúde física e mental; Educação; Política; Estilos de vida; Modos de agir e de pensar. Vida familiar: endogamia, divórcios, atitude perante a educação, educação dos filhos para acatarem as regras serem obedientes vs criatividade e liderança

Mobilidade social Mobilidade intergeracional Mobilidade intrageracional Mobilidade social vertical Ascendente Educação Oportunidades profissionais Casamento Manipulação de organizações e relacionamentos Adiamento de satisfações imediatas Descendente Mobilidade social horizontal (mobilidade imóvel)

Movimentos sociais Um movimento social é uma organização relativamente estruturada, que visa agrupar membros com vista à promoção e defesa de certos interesses e objetivos definidos.

Movimentos sociais – alguns exemplos Movimentos utópicos Movimento hippie… Movimentos reformistas Movimento gay… Movimentos revolucionários Movimentos operários… Movimentos de resistência Movimentos contra a legalização do aborto…

Condições para o aparecimento de movimentos sociais Descontentamento social; Existência de um bloqueio estrutural na sociedade, que impede a eliminação das causas do descontentamento; Interação dos descontentes no sentido de passarem à ação; Expetativa de que a ação concertada tenha eficácia; Ideologia partilhada por todos os descontentes, que não só justifica a sua ação como a sustenta.

Os princípios dos movimentos sociais Identidade Oposição Totalidade

As funções dos movimentos sociais Mediação Clarificação da consciência coletiva Pressão

Os novos movimentos sociais A economia pós-industrial (a partir dos anos sessenta do século XX) deu lugar a uma nova onda de movimentos sociais distintos dos que surgiram durante a economia industrial. Estes novos movimentos atribuem maior importância a preocupações de ordem social e cultural que a considerações políticas e económicas. Focam a sua ação sobretudo em áreas relacionadas com os direitos humanos (direitos dos homossexuais, pacifismo, pena de morte…) e menos em questões relacionadas com o bem estar económico. Os agentes dos novos movimentos sociais são provenientes de uma nova classe média, não das classes mais baixas, como acontecia durante a economia industrial.

Os novos movimentos sociais Os novos movimentos sociais constituem redes sociais informais e pouco organizados de apoiantes, mais que de membros. Agem como uma plataforma para a ação coletiva na sociedade civil ou no domínio cultural e não como instrumento para atingir o poder político. Assim, os novos movimentos sociais são muitas vezes considerados com anti-autoritários. Estão normalmente centrados num único objetivo, ou num leque limitado de objetivos que estão relacionados com um tema mais amplo, como o ambiente, por exemplo.

Os novos movimentos sociais Movimentos ecologistas Movimentos feministas Movimentos de defesa dos direitos humanos Movimentos pela alterglobalização Movimentos de defesa dos consumidores Movimentos homossexuais …