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O Artigo Level of abstraction and feelings of presence in virtual space: Business English negotiation in Open Wonderland
Artigo O artigo faz um estudo quantitativo da relação entre nível da abstração da realidade com a sensação de presença em um mundo virtual. Foi utilizada uma simulação de "Business Negotiation" (negociação empresarial).
Motivação Mundos virtuais permitem representações abstratas da realidade, que ajudam no auto- aprendizado dos alunos por meio de metáforas visuais impossíveis de serem feitas no mundo físico. Uma das vantagens é justamente esta: é possível escapar das restrições de uma sala de aula real.
Motivação (cont.) No entanto, se o nível de abstração for demasiado alto, podemos ter um ambiente que desencoraja a sensação de presença, e portanto pode prejudicar o aprendizado.
Exemplo 1: Baixa abstração
Exemplo 2: Alta abstração
Open Wonderland Desenvolvido em Java e Open Source Inicialmente desenvolvido pela Sun Oracle abandonou o financiamento após a compra da Sun
Open Wonderland: baixa abstração
Open Wonderland: alta abstração
Metodologia Turma dividida em grupos. Cada grupo era uma empresa (comprador ou vendedor). Rodadas de negociações alternavam entre presencial e virtual. Cada grupo tinha 2 representantes, e somente eles entravam em contato com os outros grupos.
Metodologia (cont.) 1ª Rodada: presencial 2ª Rodada: virtual, grupos escolhem ferramenta de comunicação, sem limite de tempo. (...) Últimas duas rodadas: exclusivamente no espaço virtual, com limite de 3 horas, sem comunicação fora do ambiente virtual (exceto entre os membros da própria equipe).
Metodologia (cont.) Os representantes de cada grupo tiveram que responder uma pesquisa, com perguntas pertinentes à sensação de presença no ambiente virtual. Respostas de 1-7, com 7 = concordo fortemente, e 1 = discordo fortemente.
Resultados PerguntaBaixa Abstração (Média) Alta Abstração (Média) Estou preocupado em proteger minha própria imagem Tentarei ignorar conflitos e me comportar como se nada tivesse acontecido Durante a negociação, senti que estava no mundo que o computador criou Durante a negociação, me esqueci que estava participando de um experimento Senti que estava mais em um mundo virtual do que em um mundo real durante a negociação
Resultados Com o estudo pode-se concluir que o nível de presença é maior em um mundo que utiliza uma metáfora não visual realista do que em um mundo completamente abstrato. As estratégias utilizadas pelos alunos não foram influenciadas pelo espaço em que se encontravam. Mesmos avatares com niveis médios de complexidade gráfica podem proporcionar bons sentimentos de presença.
Resultados Gráficos simples podem funcionar tão bem quanto gráficos complexos no sentimento de presença, devendo ser escolhidos a partir dos objetivos. Um maior sentimento de presença em um mundo virtual não necessariamente leva a um melhor aprendizado, mas leva a um maior comprometimento na resolução de problemas e colaboração.
Mais um exemplo
Bibliografia Level of abstraction and feelings of presence in virtual space: Business English negotiation in Open Wonderland, by Judy F. Chen, Clyde A. Warden, David Wen-Shung Tai, Farn-Shing Chen, Chich-Yang Chao Tofts, D., Cinq minutes: Intimations of imminent virtuality, The Australian Journal of Virtual Art, Issue 1, September 2011 – ISSN
FIM OBRIGADO!