Tópicos Especiais em Engenharia de Software Mundos Virtuais Caio Mota Daniel Carletti Diego Carletti.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pesquisa qualitativa x pesquisa quantitativa
Advertisements

O discurso na sala de aula de Matemática
Gestão de Parcerias Parte I Carolina de Andrade 13 de outubro 2011.
Apresentando.
SCRUM para Gerência de Projetos
Apresentação da disciplina de Logística José Fernando Oliveira Maria Antónia Carravilla Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores.
apresentação da disciplina de Logística
MetaMoS Metodologia para construção de Base de Conhecimento em modelagem e simulação dinâmica unidimensional.
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
Fórum Permanente de Desafios do Magistério – Uso de Mídias -
R ANDY P AUSCH PET.Com - Mariana Meirelles de Mello Lula.
Sistemas Operacionais Turmas MBI1 e NBI2. Prof: Marcelo Mendes.
Sistemas Multiagentes
Tópicos Avançados em Engenharia de Software Eduardo Martins Guerra Instituto Tecnológico de Aeronáutica Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Software.
Como Desenvolver Sistemas de Informação
Classes e objetos Modelagem
Introdução a Programação Orientada a Objetos
O Gestor como comunicador
" Luis é o tipo de cara que você gostaria de conhecer
Meu Malvado Favorito.
Sejam bem-vindos à atividade PROGRAMAÇÃO I 2009 Professor Gilberto IRAJÁ Müller.
A tomada de decisão pode ser centralizada ou descentralizada.
Engenharia de Software para Computação Embarcada
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
Novos Desafios no Ensino Superior Tema: Impacto do ensino virtual com relação ao ensino presencial em MedicinaTema: Impacto do ensino virtual com relação.
Generalidades sobre e-learning
Ana Paula L. Ambrósio Fábio M. Costa
Formas de Interação.
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
GT SOBRE AVALIAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA: QUESTÕES NORTEADORAS
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
O aluno elaborando conceitos
Programação Orientada à Objetos
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Educação Física Núcleo de Avaliação da Unidade Resultados da terceira etapa de trabalho Avaliação.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia – Docência, Gestão e Tecnologia Educacional Discente : Lucíola Alves Junho / 2008.
TERESA CRISTINA CITELLI GONÇALVES
ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DOS HOMENS COMPROMETIDOS (A.I.H.C.)
Desenvolvimento de simulações para o ensino de Física através do software Easy Java Simulation – Ciências naturais - Física Gabriel Siqueira Sombrio –
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS
Prof. Carlos Alberto Kamienski – Avaliação de Desempenho de Redes e Sistemas (INF-103) Santo André, Fevereiro de 2012 Apresentação da.
Redes Sociais = Comunidades de prática Paula Cristina dos Reis
Prof. Aron Roberto Ferreira
Gestão de Projetos Prof. Jimmy.
Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF Colegiado de Engenharia da Computação – CECOMP Sistemas em Tempo Real Jadsonlee da Silva Sá
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
1 Edgar Marçal de Barros Filho Orientador: Riverson Rios Co-Orientadora: Rossana Andrade Aprendizagem utilizando Dispositivos Móveis com Sistemas de Realidade.
Identificação da atividade e do aluno
APRENDIZAGEM MEDIADA PELA TECNOLOGIA
UCSal – Bacharelado em Informática Tópicos Especiais em Informática II Profa. Semíramis Assis
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Análise e Projeto de Sistemas Análise e Projeto de Sistemas Aula 2 Professor: Italo Rodrigues Castro.
COMO FAZER UMA APRESENTAÇÃO DE DEZ MINUTOS
Mundos Virtuais Rafael Reis Nº 6495 Rui Sousa Nº 6127
PCS - Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais Projeto de Formatura – Turmas 2009 Integrantes: André Uyeda Pedro Henrique Alves Hadek.
Informática (IMAD): Introdução, apresentação da disciplina, conteúdo programático e métodos de avaliação. QUESTÕES DE PROVAS; QUESTÕES DE PROVAS; CONTEÚDO.
 No dia da aplicação do questionário (03/03/2015) estavam presentes 27 alunos, onde a maioria respondeu de forma compromissada, mesmo quando negativamente.
O Balanced Scorecard no Processo de Planejamento Estratégico Tópicos Avançados em Engenharia de Software III Rafael Marques Mestrado -
2 Raciocínio Econômico. Copyright © 2004 South-Western/Thomson Learning Raciocínio Econômico Toda área de conhecimento tem o seu jargão. Matemática integral.
Universidade Federal de Alagoas
Potencializando a Aprendizagem “Só há ensino se houver aprendizagem” Prof. Abel Ardigó.
O uso de um fórum de discussão para desenvolver atividades colaborativas. Autores Autores: BARBOSA, Rommel Melgaço SANTOS, Ieda.
Softwares educacionais Vantagens softwares educacionais nas salas de aula.
INTERVENÇÃO BREVE. ABORDAGEM MOTIVACIONAL (Miller, 1985) CONSELHOS REMOVER BARREIRAS DIMINUIR VONTADE PRATICAR EMPATIA DAR FEEDBACK CLARIFICAR OBJETIVOS.
Elaborado por Claudio V. Nasajon Como usar o business case a partir do curso The Art of Case Writing do Prof. José Dornelas (Babson.
ENERGIA E SUSTENTABILIDADE
DEFININDO E REDEFININDO A COMUNIDADE “Conhecer alguém, aqui e ali, com quem se sente que há compreensão, apesar da distância e dos pensamentos expressos,
Transcrição da apresentação:

Tópicos Especiais em Engenharia de Software Mundos Virtuais Caio Mota Daniel Carletti Diego Carletti

O Artigo Level of abstraction and feelings of presence in virtual space: Business English negotiation in Open Wonderland

Artigo O artigo faz um estudo quantitativo da relação entre nível da abstração da realidade com a sensação de presença em um mundo virtual. Foi utilizada uma simulação de "Business Negotiation" (negociação empresarial).

Motivação Mundos virtuais permitem representações abstratas da realidade, que ajudam no auto- aprendizado dos alunos por meio de metáforas visuais impossíveis de serem feitas no mundo físico. Uma das vantagens é justamente esta: é possível escapar das restrições de uma sala de aula real.

Motivação (cont.) No entanto, se o nível de abstração for demasiado alto, podemos ter um ambiente que desencoraja a sensação de presença, e portanto pode prejudicar o aprendizado.

Exemplo 1: Baixa abstração

Exemplo 2: Alta abstração

Open Wonderland Desenvolvido em Java e Open Source Inicialmente desenvolvido pela Sun Oracle abandonou o financiamento após a compra da Sun

Open Wonderland: baixa abstração

Open Wonderland: alta abstração

Metodologia Turma dividida em grupos. Cada grupo era uma empresa (comprador ou vendedor). Rodadas de negociações alternavam entre presencial e virtual. Cada grupo tinha 2 representantes, e somente eles entravam em contato com os outros grupos.

Metodologia (cont.) 1ª Rodada: presencial 2ª Rodada: virtual, grupos escolhem ferramenta de comunicação, sem limite de tempo. (...) Últimas duas rodadas: exclusivamente no espaço virtual, com limite de 3 horas, sem comunicação fora do ambiente virtual (exceto entre os membros da própria equipe).

Metodologia (cont.) Os representantes de cada grupo tiveram que responder uma pesquisa, com perguntas pertinentes à sensação de presença no ambiente virtual. Respostas de 1-7, com 7 = concordo fortemente, e 1 = discordo fortemente.

Resultados PerguntaBaixa Abstração (Média) Alta Abstração (Média) Estou preocupado em proteger minha própria imagem Tentarei ignorar conflitos e me comportar como se nada tivesse acontecido Durante a negociação, senti que estava no mundo que o computador criou Durante a negociação, me esqueci que estava participando de um experimento Senti que estava mais em um mundo virtual do que em um mundo real durante a negociação

Resultados Com o estudo pode-se concluir que o nível de presença é maior em um mundo que utiliza uma metáfora não visual realista do que em um mundo completamente abstrato. As estratégias utilizadas pelos alunos não foram influenciadas pelo espaço em que se encontravam. Mesmos avatares com niveis médios de complexidade gráfica podem proporcionar bons sentimentos de presença.

Resultados Gráficos simples podem funcionar tão bem quanto gráficos complexos no sentimento de presença, devendo ser escolhidos a partir dos objetivos. Um maior sentimento de presença em um mundo virtual não necessariamente leva a um melhor aprendizado, mas leva a um maior comprometimento na resolução de problemas e colaboração.

Mais um exemplo

Bibliografia Level of abstraction and feelings of presence in virtual space: Business English negotiation in Open Wonderland, by Judy F. Chen, Clyde A. Warden, David Wen-Shung Tai, Farn-Shing Chen, Chich-Yang Chao Tofts, D., Cinq minutes: Intimations of imminent virtuality, The Australian Journal of Virtual Art, Issue 1, September 2011 – ISSN

FIM OBRIGADO!