Argumentação e estratégias argumentativas Turmas 3m1,3m2,3m3 (Gloriosas!) Prof.: Maria Anna Gerk.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Artigo De Opinião.
Advertisements

Textos Dissertativos e Argumentativos PROFESSOR DENIS RODRIGUES DA SILVA.
CIÊNCIA E METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA LIMA MARTINS PASCHOAL.
REDAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL. I-DEVEMOS SABER QUE 1-O QUE É UMA DISSERTAÇÃO ? Dissertar é argumentar, é defender um ponto de vista a partir do tema proposto.
O CURRÍCULO PROCURA RESPONDER, NO MÍNIMO, DUAS QUESTÕES:
Curso Preparatório para Redação do ENEM 2016 CEEBJA de Paranavaí - ENEM 2016 Prof. Me. Celso J. Martins O Texto Dissertativo- argumentativo para o ENEM.
Curso Preparatório para Redação do ENEM 2016 CEEBJA de Paranavaí - ENEM 2016 Prof. Me. Celso J. Martins A disssertação argumentativa - ENEM 2016  CEEBJA.
TEXTO ARGUMENTATIVO.
Unidade 3 Produção de textos no meio acadêmico e profissional
INTERAÇÕES Argumentar para convencer
LÓGICA? É LÓGICO!!!!.
Produção textual - Enem
Grupo: Vinicius, Pedro N. , Pedro H. e Eduardo
Profª Doutora Brígida singo
PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS
RESUMOS UNIRIO Profª.: Maria Lucia Costa de Vasconcelos Chaves
Objetivo da disciplina
INTERAÇÕES Ler um artigo de apreciação crítica
GUIA PARA DIALOGAR: EXPLICAÇÃO DE 18 REGRAS
AULA 4 DE REDAÇÃO.
Como apresentar um trabalho
Introdução O presente trabalho tem o objetivo de apresentar informações sobre o tema “Gênero textual”. Nele serão encontradas definições e exemplos de.
Atender aos requisitos do texto
ARTIGO DE OPINIÃO Espaço de compartilhamento de ideias e discussão democrática de aspectos da realidade social (acontecimentos, comportamentos, propostas),
Leitura ( Luiz Antônio Marcuschi)
À responsabilidade solidária…
Processo de Produção da Notícia
ENSINAR a APRENDER a LER,
Identificar pareceres Perguntar e refletir
ORIENTAÇÃO TCC – FASB / 2010.
Estrutura de um artigo Título Resumo/abstract Introdução
PARÁBOLA.
TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO
RESUMOS UNIRIO Profª.: Maria Lucia Costa de Vasconcelos Chaves
3º ANO/2017 Cristiane Pissutti.
ARTIGO DE OPINIÃO.
Resumo PARTE 1.
01) Qual o público-alvo dessa propaganda? O que lhe deu indícios disso? 02) Qual o objetivo principal das propagandas de um modo geral? E desta que.
Os textos jornalísticos são os textos veiculados pelos jornais, revistas, rádio e televisão, os quais possuem o intuito de comunicar e informar sobre algo.
REDAÇÃO Mais um tipo de texto.
Origem: Grécia Antiga (séc.V a.C.) Faz parte da arte retórica
#portuguêsélindo #portnaveia
Material de apoio para as apresentações
Resenha Parte 1.
Textos dos media: Publicidade Definição Exemplo Características.
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 08
CARTA ARGUMENTATIVA É o tipo de carta que tem por finalidade persuadir o interlocutor e, para alcançar esse objetivo, precisa de argumentos convincentes.
Escrevendo uma redação
Interpretação textual Timbaúba/PE Todos os elementos listados abaixo reforçam a tipologia narrativa do texto em análise. Assinale a opção.
Seminário de gêneros textuais Resenha e Ensaio Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo.
Destaques do texto sobre entrevista social
Trabalhos científicos
ELABORANDO UMA BOA APRESENTAÇÃO
Argumentação e estratégias argumentativas
Argumentum.
Apreensão e compreensão de sentidos
Leitura dos Resultados EXEMPLO
Redação.
Conhecimento e Pesquisa
Linguagem e Comunicação
APONTAMENTOS SOBRE LIVRO DIDÁTICO
Texto argumentativo: artigo de opinião
Lógica informal Principais tipos de argumentos informais.
1º DIA – aula 01: conhecendo as partes de um tcc
{ ARGUMENTAÇÃO A opinião (tornada) pública AS SEQUENCIAS E OS GENEROS TEXTUAIS ARGUMENTATIVOS Modulo 6 – Capítulo 16 Ministrado pelo Professor J. Bosco.
Pesquisa Científica
GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS: A PRODUÇÃO DE GÊNEROS ACADÊMICOS RESUMO Prof.Ms. Chico Arruda.
DO TEXTO DISSERTATIVO AO ARTIGO DE OPINIÃO. O que é um artigo de opinião? É um texto opinativo, de cunho argumentativo. Trata-se de um gênero em que a.
CRÔNICA ARGUMENTATIVA
Ethos, Phatos e Logos: a retórica de Aristóteles. Prof. Dra. Ariana Regina Storer. Linguagem e Comunicação Jurídica.
Transcrição da apresentação:

Argumentação e estratégias argumentativas Turmas 3m1,3m2,3m3 (Gloriosas!) Prof.: Maria Anna Gerk

Argumentação A argumentação vem sempre associada a um desafio: convencer alguém de alguma coisa, demonstrar a validade de uma tese, defender um ponto de vista. Textos publicitários, carta argumentativa, resenha, artigo de opinião, editorial e dissertação escolar ou acadêmica constituem gêneros discursivos argumentativos. Cada uma das finalidades da argumentação se associa em maior ou em menor grau nos gêneros citados.

Estratégias argumentativas Diálogo com o leitor Pergunta retórica Confronto (mesma situação com diferentes resultados) Contra-argumentação Argumento por comprovação (dados estatísticos) Exemplificação Argumento por raciocínio lógico Argumento por citação/argumento de autoridade Analogia Redução ao absurdo

Diálogo com o leitor A capacidade de estabelecer uma interlocução natural com o público-alvo é muito importante nos textos publicitários. Quando um anúncio diz coisas do tipo: “Essa é sua vez de ser feliz!”, ou “Você merece o melhor!”, está tentando abrir um diálogo, ainda que imaginário, esperando que o alvo responda para si mesmo algo como: “É, eu mereço ser feliz!”, “Eu vou fazer algo por mim!”. Dessa forma conquista-se o leitor e se estabelece com ele certa cumplicidade. Cria-se a ilusão de haver um conselheiro, e quem não confia em um amigo? Entretanto, em uma dissertação escolar ou acadêmica tal estratégia é totalmente inadequada!

Pergunta retórica Em textos argumentativos, muitas vezes uma pergunta é feita não porque o locutor não saiba a resposta, mas para chamar a atenção do leitor para determinado aspecto da argumentação. A resposta à pergunta é dada pelo próprio enunciador, na sequência, ou já está implícita por tudo que já foi explanado. As perguntas retóricas ajudam a manter o foco do leitor na argumentação que está sendo construída.

Confronto Importante recurso argumentativo quando se pretende comparar para destacar diferenças entre fatos, situações, pontos de vista. De modo geral, é utilizado para que o leitor perceba que situações equivalentes podem levar a resultados ou conclusões diferentes.

Contra-argumentação É uma estratégia bastante inteligente antecipar os argumentos contrários à posição que se pretende defender. Uma vez expostos os argumentos alheios, o autor do texto pode buscar contra-argumentos, ou seja, dados, fatos, reflexões que demonstrem, para seus leitores, por que os argumentos contrários à posição sustentada no texto poderiam ser questionados. Tal estratégia cria o efeito de sentido de que o enunciador é uma pessoa ponderada, capaz de analisar diferentes pontos de vista. Assim, reforça-se a ideia de que a perspectiva por ele defendida é a mais razoável.

Comprovação Dados, percentuais e estatísticas são frequentemente utilizados como argumentos para validar uma tese. Baseia-se no princípio de que informações objetivas são percebidas como a prova irrefutável de uma determinada afirmação. O uso de dados numéricos pode ser um interessante recurso, desde que correspondam, de fato, à verdade e que seu significado seja claramente explicado no texto.