MOVIMENTOS CULTURAIS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias ou metodologias?.
Advertisements

Meios tecnológicos x educação
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL BRAZ SINIGÁGLIA
Professora: Danielle Palagano da Rocha Escola Estadual Reynaldo Massi.
Nível de ensino: Médio Série: 2º série
Identificação Nome: Rivelaine Militão Ottersbach Escola: Escola Estadual Senador Filinto Muller Cidade: Ivinhema – MS Ano: 4º Ano “A” Número de alunos:
ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET PROJETO - MEIO AMBIENTE CUIDAR DO MEIO AMBIENTE E DEVER DE TODOS PROF: ANA CLAUDIA DE O. GIROTO.
Máscaras Africanas.
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
ESTUDO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE)
Contexto de Educação a Distância
Software Livre e Economia Solidária uma história em construção.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
TECNOLOGIA E O CAMPO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO
TECNOLOGIA Autoria:Damaris Almagro da Silva Pedro.
Educação Ambiental - GPEEA
ENCONTRO PROVINCIAL DE EDUCADORES LASSALISTAS
O conteúdo.
Conciliação Família/ Trabalho no Concelho de Cascais Seminário Rede Europeia de Cidades e Territórios para a Conciliação Penafiel,
Licenciatura em Pedagogia a Distância
WEBQUEST AS CIVILIZAÇÕES HIDRÁULICAS – MESOPOTÂMIA e EGITO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Plataformas uma ferramenta na educação??? 2006 Centro de Competência CRIE - FCUL.
Blogues podem ser úteis na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 15 Março 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de Competência.
Webfólio União Educacional Minas Gerais
A INTRODUÇÃO DA INFORMÁTICA NO AMBIENTE ESCOLAR
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
Cja- Colégio Jorge Amado
CONTRIBUTO PARA O DESENVOLVIMENTO AGRÍCOLA O ENSINO AGRÍCOLA NO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO Agostinho Ferreira Castelo Branco, 22 de janeiro de 2014.
Cantigas de ontem e de hoje Claudia Mota - Manaus
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 4 Tarde
Profa. Reane Franco Goulart
REGIÕES BRASILEIRAS: DESVENDANDO A REGIÃO NORTE
Web Quest Web quest Renascimento Público alvo 7º ano.
Um pouco da história. Um pouco da história Proposta Pedagógica O Programa UM OLHAR PARA O FUTURO trabalha a Educação Cooperativista e Financeira com.
EIXO - 02 – SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: PERSPECTIVAS PARA UM OUTRO MODELO DE DESENVOLVIMENTO. Utopia Concreta1 –
PROPOSTA DE AULA sustentabilidade
TEMA: Tabagismo e Alcoolismo
A B A Y O M I.
TÍTULO INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO RECURSOS AVALIAÇÃO
Educação Especial Aula 7
GT Formação continuada e mediação cultural COORDENADORA Professora Dra. Rôssi Alves (UFF) Aluna responsável: Mayra Andrade NÚMERO DE PARTICIPANTES: 37.
Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Curso : Pedagogia: Gestão e Tecnologia educacional Professora: Gilca Vilarinho 5 de outubro
FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA
Companhia Folclórica do Rio-UFRJ. Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora Eleonora Gabriel;Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora.
História 6˚ Ano Professora Sirlene
SEMAMA DA CONCIÊNCIA NEGRA
Software Social na Educação. A utilização de softwares social no cotidiano escolar é indicado para vários níveis de conhecimento, compreensão, aplicação,
Contribuições dos Espaços Não Formais
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
A Arte na Literatura de Cordel
CURSO: Licenciatura em Educação Física
Resumo do texto Leituras e escritas de jovens na era das mídias Sergio Luiz Alves da Rocha (PROPED/UERJ Em seu trabalho de pesquisa sobre Leituras e Escritas.
CURSO DE FORMAÇÃO CULTURAL PARA EDUCADORES JOÃO ROBERTO S. SILVA Jotaerre
Criações visuais/ história da arte e HQ's
Aldiceia Machado Pereira UERJ/FEBF
Murilo Lopes Gagliardo 4 º ano n°25
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA EDUCAÇÃO INDÍGENA E DIREITOS HUMANOS
Escola: Coopen Série: 4º ano A Aluno: André. Em cada Cultura, há uma enorme riqueza histórica, que deve ser preservada e valorizada. O “outro” deve ser.
Fundadora da Piraporiando
Lei /03 Jeruse Romão.
Transcrição da apresentação:

MOVIMENTOS CULTURAIS

Assunto: As três culturas (negra, indígena e latina) que formam o povo e arte brasileira. Questão problema: O que é ser brasileiro diante de tanta diversidade?

Objetivos: Sensibilizar os alunos para o processo de construção dos ritos e mitos atuais na formação do povo brasileiro; Quebrar barreiras através da tecnologia; Refletir a cultura e a arte brasileira.

ATIVIDADE A partir da abordagem cultural e artística dos negros, índios e latinos, proporcionar a pesquisa e execução de um projeto de criação, utilizando-se de recursos, como: vídeos, fotografias, internet e outros.

Considerações: Creio que quando se conduz bem uma aula o resultado é sempre surpreendente. Nossos alunos são bons, só precisam de incentivo apoio e de alguém que lhes indique o caminho e lhes ajude a dar os primeiros passos. A tecnologia é um recurso que surgiu para somar e não para dividir. Embora esta seja uma realidade não muito presente em nossas escolas, ela desponta meio que timidamente para ampliar nossas possibilidades de construir uma educação promissora.

Referências: - http://www.pt.+wikipedia.ort/wiki/cultura dobrazil - http://www.brazi brasil.com/content/view/456/78/ - http://www.terrabrasileira.net/folclore/origens/africana/escravo.html - http://www.suapesquisa.com/indios/ - http://www.wikipedia.org/waiki/caocasiano