Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
ASSUNTO 6: Operãções com números racionais
O DIA DO SARESP NA ESCOLA
Dia do Saresp na Escola 2010 DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SÃO VICENTE
ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB)
O Melhor Lugar para Conviver e Aprender na escola?
Caminhos para Melhorar o Aprendizado
7ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS
Secretaria de Estado de Educação do Paraná Superintendência da Educação Diretoria de Políticas e Programas Educacionais Coordenação de Planejamento e.
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
-Apropriação do Relatório Pedagógico
Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008
REFLEXÕES SARESP/2012 DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO MOGI DAS CRUZES.
SARESP 2008 Escala de Proficiência
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE BRAGANÇA PAULISTA
Avaliações externas e a gestão do sistema municipal de educação
Orientação para a vida Alian Silva Couto Objetivos Buscar o aperfeiçoamento elaborando planos, determinando com clareza o caminho a seguir a fim de chegar.
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL.
VELOCIDADE MÉDIA ACELARAÇÃO GRÁFICO V x t
CRITÉRIO PARA DEFINIÇÃO DAS ESCOLAS PRIORITÁRIAS
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
Plano Nacional de Educação para o decênio
Panorama Educacional Brasileiro
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM
Avaliação Educacional Externa
SISTEMA DE AVALIAÇÃO BÁSICA
Didáticas na sala de aula
REDE DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO
Resultados do IDESP DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE BRAGANÇA PAULISTA.
PLI – PROGRAMAS DO LIVRO
O que é o Programa de Qualidade da Escola?
Dia do SARESP na Escola SARESP – 2013
PERSPECTIVAS PARA 2009.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO
A inter-relação entre a matemática e as demais disciplinas
Juliana Frizzoni Candian Coordenação de Análise e Publicações
Avaliação Educacional Externa
Oficina de Apropriação de Resultados
Relatório Pedagógico de Geografia e História
As Desigualdades na Escolarização no Brasil
Prática de Ensino em Matemática I Aula 04
PLANO DE METAS PELA EDUCAÇÃO DE ALAGOAS
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
Oficina de Apropriação dos Resultados do SAERJ Língua Portuguesa
DESENHO DO.
As avaliações e bases de dados do INEP
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Políticas Públicas – conceitos
Ensino fundamental e Mudanças
Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
Reafirmando Compromissos Ações Saresp 2014
CARACTERÍSTICAS – SARESP 2009
Resultados da Rede Estadual do SARESP Secretaria de Estado da Educação CIMA – Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional.
Noções de Estatística - I
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
Conscientização sobre a importância do SARESP
JOGOS DE EMPRESA 4 PROF.DR. RENATO VAZ. DESENVOLVIMENTO DOS JOGOS DE EMPRESAS 1. Iniciação do jogo – Regras do Jogo: A primeira atividade necessária é.
 A ELOGREEN tem por principio promover soluções de desenvolvimento sustentável para empresas e a comunidade em geral, ajudando a criar uma consciência.
Estudo do SARESP/IDESP Diretoria de Votorantim Abril 2010 PCOPs de Matemática Eliã / Sara.
MAPA DE HABILIDADES.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR
Plano de Desenvolvimento da Educação - MEC. Algumas frentes do PDE Compromisso Todos pela Educação Programa de Metas (IDEB) Avaliação de alfabetização.
Transcrição da apresentação:

Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo IDESP

IDESP O IDESP é um indicador que avalia a qualidade da escola. O IDESP é composto por dois critérios: o desempenho dos alunos nos exames de proficiência do SARESP (o quanto aprenderam) e o fluxo escolar (em quanto tempo aprenderam). O IDESP avalia a qualidade do ensino nas séries iniciais (1ª a 4ª séries) e finais (5ª a 8ª séries) do Ensino Fundamental (EF) e no Ensino Médio (EM) em cada escola estadual paulista.

CÁLCULO DO IDESP O IDESP corresponde à multiplicação de dois indicadores - o indicador de desempenho (ID), que avalia o quanto os alunos aprenderam, e o indicador de fluxo (IF), que avalia quanto tempo os alunos levam para aprender. O IDESP é calculado para cada etapa da escolarização (s):

METAS As metas de qualidade foram estabelecidas a partir de critérios objetivos e transparentes. Em primeiro lugar, estabeleceram-se metas de longo prazo para os IDESPs das séries iniciais e finais do EF e do EM. As metas para 2030 são:

Todas as escolas têm as mesmas condições de cumprir as metas que foram estabelecidas. Estas diferenças são ilustradas na tabela e no gráfico a seguir:

CUMPRIMENTO DAS METAS A parcela cumprida da meta em cada ciclo escolar (s) é calculada da seguinte forma:

EXEMPLOS

EXEMPLOS

EXEMPLOS

EXEMPLOS

BÔNUS POR RESULTADOS – BR Cumprimento das Metas Adicional por Qualidade (IQ) A partir de 2009, passou-se a considerar um adicional por qualidade para efeito de pagamento do bônus. Este adicional reflete a posição do IDESP da escola em relação à média das escolas da rede e à meta de longo prazo (Meta 2030).

BÔNUS POR RESULTADOS – BR Cumprimento das Metas A média das escolas é denominada IDESPglobal, diferenciada por nível de ensino. Dessa forma, o adicional por qualidade (IQ) é calculado da seguinte forma, para cada nível de ensino s.

BÔNUS POR RESULTADOS – BR Cumprimento das Metas O Adicional por Qualidade (IQ) mede o quanto a escola está melhor que a média da rede em relação ao alcance da meta de longo prazo. Em outras palavras, do caminho que, em média, as escolas da rede precisam percorrer até atingir a meta longo prazo (Meta2030 – IDESPglobal2009) o quanto a escola já percorreu (IDESP2009– IDESPglobal2009).

BÔNUS POR RESULTADOS – BR Cumprimento das Metas Adicional por Qualidade (IQ)

BÔNUS POR RESULTADOS – BR Cumprimento das Metas Dessa forma, para 2009 e para cada uma das escolas o cálculo do IQ, para as respectivas séries, será:

BÔNUS POR RESULTADOS – BR Cumprimento das Metas - Exemplo: O IDESP da 4ª série da Escola D é 4,09, maior que a média das escolas da rede em 0,23 pontos do IDESP (4,09 – 3,86). A meta de longo prazo para essa série é de 7,00, então a distância que a média das escolas (3,86) precisa percorrer para atingir a meta é 3,14 (7,00 – 3,86). Desse caminho, a 4ª série da Escola D percorreu 7,32% (0,23/3,14):

BÔNUS POR RESULTADOS – BR Cumprimento das Metas Adicional por Qualidade (IQ)

BÔNUS POR RESULTADOS – BR Cumprimento das Metas Adicional por Qualidade (IQ)

BÔNUS POR RESULTADOS – BR Cumprimento das Metas Neste ano, o adicional por qualidade foi somado ao Índice de Cumprimento de Metas (IC) para pagamento da Bonificação por Resultados. Dessa forma, ao invés de utilizar o IC como parâmetro, utiliza-se (IC + IQ), limite de 120% (1,2). No caso da 4ª série da Escola D, a soma do IC com o IQ é igual a 127,32% (120% + 7,32%), no entanto, como o limite é 120%, o (IC + IQ) desta escola será, desta forma, 120%.

BÔNUS POR RESULTADOS – BR Cumprimento das Metas O boletim do IDESP 2009 também apresenta o Índice de Cumprimento de Metas (IC) mais o Adicional por qualidade (IQ) da escola como um todo. O agregado (IC + IQ) da escola corresponde à média do (IC+ IQ) de cada uma das séries, média esta que é ponderada pelo número de alunos avaliados pelo SARESP em cada série, e é calculado da seguinte forma:

BÔNUS POR RESULTADOS – BR Cumprimento das Metas

BÔNUS POR RESULTADOS – BR Cumprimento das Metas Sendo: (IC4ªEF + IQ4ªEF), (IC8ªEF + IQ8ªEF) e (IC3ªEM + IQ3ªEM), respectivamente, as somas do Índice de Cumprimento de Metas com o Adicional por qualidade da 4ª série do EF, da 8ª série do EF e da 3ª série do EM; nºal4ªEF, nºal8ªEF e nºal3ªEM é o número de alunos avaliados no SARESP da 4ª série do EF, da 8ª série do EF e da 3ª série do EM, respectivamente; e nºal é o total de alunos avaliados no SARESP nestas séries.

BÔNUS POR RESULTADOS – BR Cumprimento das Metas

BÔNUS POR RESULTADOS – BR Cumprimento das Metas Neste ano, o adicional por qualidade (IQ) foi somado ao Índice de Cumprimento de Metas (IC) para pagamento da Bonificação por Resultados.