AGÊNCIA DE ÁGUA PCJ Agência Única para as Bacias –gerir os recursos financeiros arrecadados em todos os domínios –atender a todas as deliberações dos Comitês.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instituições Escolares
Advertisements

Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano A CRIAÇÃO DE COMITÊS DE.
3ª Reunião em 2009 do GTAI – CEIVAP
Entidade da Administração Indireta; Instituída pelo Poder Público;
ASPECTOS CIVIS NA GESTÃO DO TERCEIRO SETOR
Curso de Especialização em Gestão Pública (Pós-graduação lato sensu)
Art. 1o Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil.
ORIENTAÇÕES PARA COMPRA DE SERVIÇOS DE SAÚDE
Atividades e atos administrativos
MERCOSUL. O comércio intrabloco. Textos legais
O modelo OS do Espírito Santo e a gestão e controle das organizações qualificadas Flávio Alcoforado
T. C. U Instituto Serzedello Corrêa Diálogo Público 2006 O Tribunal de Contas da União na Promoção da Cidadania e do Controle Social do Terceiro Setor.
Seminário sobre regime de previdência complementar do servidor público IPREM – São Paulo – A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO DOS FUNDOS DE PENSÃO.
As Pessoas Jurídicas.
POLÍTICA E SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS LEI FEDERAL Nº 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997 "Institui a Política Nacional de Recursos.
AULA 05: ORGANIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA
SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Agência Nacional de Águas Superintendência de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos Normas para a aplicação dos recursos da cobrança pelas Entidades.
S I S T E M A E S T A D U A L D E M E I O A M B I E N T E
Atividades e atos administrativos
Usuários cadastrados. Cobrança pelo Uso da Água na Bacia do Rio Paraíba do Sul e Aplicação dos Recursos.
BACIAS PCJ.
Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí Oficina de Trabalho – Fluxo de Repasse do Recurso da Cobrança – Set 2004 ESTADO.
A COBRANÇA PELO USO DE RECURSOS HIDRICOS
Reflexões sobre a Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos no Brasil
OFICINA CTCOB / CNRH A COBRANÇA PELO USO DA ÁGUA / FLUXOS DE ARRECADAÇÃO E APLICAÇÃO DOS RECURSOS PAINEL II : PAINEL II : A COBRANÇA PELO USO DA ÁGUA NA.
COBRANÇA PELO USO DOS RECURSOS HÍDRICOS
Sistema Estadual de Meio Ambiente
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Atividades e atos administrativos
Estrutura Organizacional da Administração Pública
Brasília – 09 de novembro de 2011
Cobrança pelo Uso da Água
1 Rodrigo Flecha Superintendente de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos.
LEGISLAÇÃO SOBRE RECURSOS HÍDRICOS
Estatuto Social. Pessoa jurídica de direito privado. Sem fins lucrativos. Constituída em Assembleia Geral de 29 de março de 2010, pelas patrocinadoras.
CARACTERÍSTICAS DAS AUTARQUIAS
O Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas PROPAR ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.
CONVÊNIOS DE INTEGRAÇÃO CELEBRADOS PELA ANA COM ESTADOS E COMITÊS
Sistema Estadual de Meio Ambiente
COMÉRCIO INTERNACIONAL Prof. Uziel Santana
Os Poderes Executivo e Legislativos e suas funções
Estrutura Administrativa
Constituição Federal Constituição Estadual.
Consórcio Público – Licenciamento ambiental
Desenvolvimento Social Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome LUCILENE RODRIGUES Consultora Jurídica Brasília Abril/2007 Desenvolvimento.
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Palestrante: Túlio Bahia Data: 27/ 02/ 2008 Oficinas para Implementação das Agências de Bacia Hidrográfica e.
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Palestrante: Renata Maria de Araujo Data: 03/10/2008 SISTEMA ESTADUAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS.
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Aspectos Gerais sobre Agências de Bacia em Minas Gerais Palestrante: Túlio Bahia Alves Data: 13/ 10/ 2008.
Atividades e atos administrativos Aula 10 – 2ª parte Administração direta e indireta.
Consórcios Públicos Desafios Vancouver – out 2007 Marcela Belic Cherubine Secretária de Assuntos Jurídicos Prefeitura de Santo André.
Superintendente de Apoio à Gestão
Reunião GTAC Uberlândia - MG, 13/02/2014 Giordano Bruno Bomtempo de Carvalho Sugestão de metodologia e cronograma para discussão de Cobrança e Agência.
Plano de Bacia do Rio Caí
Atividades e atos administrativos
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
Direito Constitucional II PROCESSO LEGISLATIVO.   Conceito:   “Conjunto coordenado de disposições que disciplinam o procedimento a ser obedecido pelos.
INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES “ PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE FUNDOS MUNICIPAIS.
V ISITA A GÊNCIA DO A LTO T IETÊ. Criada em 20 de junho de 2002 vem desempenhando funções definidas no Art. 44 da Lei n° 9.433/1997, que trata das competências.
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
Câmara dos Deputados INSTRUMENTOS DE GESTÃO DAS ÁGUAS Brasília, 29/04/2015 Câmara dos Deputados Centro de Estudos e Debates Estratégicos (CEDES) INSTRUMENTOS.
Audiência Pública Projeto de Lei nº 29/2011 Brasília, 13 de novembro de 2012 Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) Relator -
PESSOA JURÍDICA. DA PESSOA JURÍDICA É um conjunto de pessoas ou de bens, dotados de personalidade jurídica própria e constituído na forma da lei, para.
1 TRANSFERÊNCIAS GOVERNAMENTAIS CONVÊNIOS Sérgio Araújo TCU - SECEX-GO.
Orçamento Público Orçamento na Constituição – Parte I – Instrumentos Legais.
ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA.
Câmara dos Deputados INSTRUMENTOS DA POLÍTCA NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS (PNRH) Brasília, 05/fev/2014 Câmara dos Deputados Centro de Estudos e Debates.
Administração Pública  Em sentido amplo: a) Função política (fixação de políticas públicas) b) Função somente administrativa (execução)  Em sentido.
Associação de Pais e Professores
Transcrição da apresentação:

AGÊNCIA DE ÁGUA PCJ Agência Única para as Bacias –gerir os recursos financeiros arrecadados em todos os domínios –atender a todas as deliberações dos Comitês PCJ –atuar como secretaria executiva dos Comitês PCJ –cumprir metas de gestão pactuadas com os Comitês PCJ e com os outorgantes (ANA, DAEE e IGAM) Exercer as funções definidas nas leis 9433 (Federal), 7663 (SP) e (MG)

AGÊNCIA DE ÁGUA PCJ Lei 7663/1991 (SP) Art. 29. Nas bacias hidrográficas, (…), por decisão do respectivo Comitê e aprovação do CRH, poderá ser criada um entidade jurídica, com estrutura administrativa e financeira própria, denominada Agência de Bacia. (…) Parágrafo 2o. As Agências de Bacias somente serão criadas a partir do início da cobrança pelo uso dos recursos hídricos e terão sua vinculação ao Estado e organização administrativa, além de sua personalidade jurídica, disciplinadas na lei que autorizar sua criação.

AGÊNCIA DE ÁGUA PCJ Lei /1998 (SP) Art. 1o. Fica o Poder Executivo autorizado a participar da constituição de Fundações Agências de Bacias Hidrográficas dirigidas aos corpos dágua superficiais e subterrâneos de domínio do Estado de São Paulo, observadas as disposições desta lei. Art. 7o. O fluxo financeiro do produto da cobrança pela utilização das águas e sua aplicação, aprovada pelo Comitê de Bacia, será estabelecido em comum acordo entre a Fazenda do Estado, a Agência e o FEHIDRO, de forma a garantir que o total dos recursos, assim que arrecadados na Bacia, estejam à disposição da Agência, em conta bancária por ela movimentada. Parágrafo único. Criada a Agência, os recursos financeiros estaduais referentes às dotações orçamentárias do FEHIDRO destinadas à Bacia serão a ela transferidos, na periodicidade prevista na legislação sobre execução orçamentária, para repasse.

AGÊNCIA DE ÁGUA PCJ Lei /2002 (União) – NOVO CÓDIGO CIVIL Art. 62. Para criar uma fundação, o seu instituidor fará, por escritura pública ou testamento, dotação especial de bens livres, especificando o fim a que se destina, e declarando, se quiser, a maneira de administrá-la. Parágrafo único. A fundação somente poderá constituir-se para fins religiosos, morais, culturais ou de assistência. Art. 66. Velará pelas fundações o Ministério Público do Estado onde situadas. Parágrafo 2o. Se estenderem a atividade por mais de um Estado, caberá o encargo, em cada um deles, ao respectivo Ministério Público. Art. 67. Para que se possa alterar o estatuto da fundação é mister que a reforma: III – seja aprovada pelo órgão do Ministério Público …

AGÊNCIA DE ÁGUA PCJ Lei /1999 (MG) Art. 37. As Agências de bacia hidrográfica, quando instituídas pelo Estado, mediante autorização legislativa, terão personalidade jurídica, autonomia financeira e administrativa e organizar-se-ão segundo quaisquer das formas permitidas pelo Direito Administrativo, Civil ou Comercial, atendidas as necessidades, características e peculiaridades regionais, locais e multisetorais. Parágrafo 1o. O Poder Executivo, aprovará, por meio de decreto, os atos constitutivos das agências de bacia hidrográfica, que serão inscritos no registro público, na forma da legislação aplicável. Parágrafo 2o. Os consórcios ou as associações intermunicipais de bacias hidrográficas, bem como as associações … poderão ser equiparados às agências de bacia, …, por ato do CERH-MG, …, a partir de propostas dos comitês…

AGÊNCIA DE ÁGUA PCJ Lei /1999 (MG) Art. 47. Parágrafo 2o. As Agências de bacias hidrográficas ou as entidades a elas equiparadas celebrarão contrato de gestão com o Estado. Decreto regulamenta a (MG) Art 21. O IGAM poderá firmar contratos de gestão com as agências de bacias hidrográficas ou unidades executivas a elas equiparadas, desde que aprovados pelos respectivos comitês de bacias … Art. 41. A cobrança pelo uso dos recursos hídricos superficiais ou subterrâneos será efetuada por bacia hidrográfica, pelas agências ou entidades a ela equiparadas … Parágrafo único. Na falta das agências … a cobrança competirá ao IGAM… Art. 42. Os valores arrecadados com a cobrança … serão aplicados na bacia em que forem gerados…

AGÊNCIA DE ÁGUA PCJ Lei /2004 (União) Art. 1o. A ANA poderá firmar contratos de gestão, por prazo determinado, com entidades sem fins lucrativos que se enquadrem no disposto pelo art. 47 da lei n. 9433/97, que receberem delegação do CNRH para exercer as funções de Agência de Água, previstas nos art. 41 e 44 da mesma lei, relativas aos recursos hídricos de domínio da União. Art. 2o. Parágrafo 1o. O termo de contrato deve ser submetido, após manifestação do Comitê de Bacia à aprovação do Ministro do Estado do Meio Ambiente. a) consórcios e associações intermunicipais; b) Associações regionais, locais ou setoriais de usuários; c) Organizações técnicas de ensino e pesquisa; d) Organizações não-governamentais; e) Outras entidades reconhecidas pelo CNRH.

AGÊNCIA DE ÁGUA PCJ Lei (União) Art. 4o. Parágrafo 1o. São asseguradas às entidades delegatárias as transferências da ANA provenientes das receitas da cobrança pelo uso de recursos hídricos em rios de domínio da União, de que tratam os incisos I (derivação), III (lançamentos) e V (outros que alterem os corpos d`água) do art. 12 da 9433/97, arrecadadas na respectiva bacia. Art. 9o. A ANA editará … norma própria contendo procedimentos que a entidade delegatária adotará para a seleção e recrutamento de pessoal, bem como para compras e contratação de obras e serviços com emprego de recursos hídricos. Garantia de recursos financeiros Flexibilidade nos procedimentos para pessoal e compras

AGÊNCIA DE ÁGUA PCJ entidadepersonalidadeMGSPUniãoEstrutura funcionalControle externo ConsórcioDireito privadoSim? São livres a criação, a organização, a estruturação interna e o funcionamento, constantes no seu Estatuto de constituição (CC) Comitê, CNRH, CERH, Outorgante, SFC, TCU, TCE. AssociaçõesDireito privadoSim? Organizações técnicas Direito privadoSim? Organizações não- governamentais Direito privadoSim? AGEVAPDireito privadoSim? a) assembléia geral (quase Comitê 39 de 60) b) conselho de administração (19) c) diretoria (3) FundaçõesDireito privadoSim? a) conselho deliberativo b) diretoria c) conselho fiscal Todos acima + Ministério Público MG e SP

AGÊNCIA DE ÁGUA PCJ Agenda Técnica –Missão da Agência de Água –Atribuições legais Secretaria executiva (art. 41 da 9433) Atividades técnicas (art. 44 da 9433) –Programa de trabalho Macroprocessos Metas Indicadores

AGÊNCIA DE ÁGUA PCJ Agenda Funcional –Estrutura orgânica Conselho Deliberativo Diretoria –Perfil e atribuições –Salários Conselho Fiscal Corpo técnico –Cargos e funções –Salários –Recrutamento e seleção –Contratação –Norma ANA sobre pessoal

AGÊNCIA DE ÁGUA PCJ Agenda Funcional –Estrutura física Sede Equipamentos Normas ANA –Aquisição de bens –Aquisição de serviços –Recursos financeiros Fluxo financeiro –União, SP, MG Agência Proposta orçamentária Prestação de contas Investimentos –Diretos –Por agente financeiro

AGÊNCIA DE ÁGUA PCJ Agenda Institucional –Viabilidade financeira da Agência –Entidade delegatária –Delegação pelo CNRH –Contratos de Gestão com a ANA, IGAM e DAEE Texto Programa de Trabalho –Convênios de Cooperação para gestão –Relação Agência / Comitê / Câmaras Técnicas

AGÊNCIA DE ÁGUA PCJ Encaminhamentos Agenda Técnica Agenda funcional Agenda institucional Trabalhos de apoio 1o. Estudos sobre metas e indicadores 2o. Estudos sobre fluxos financeiros 3o. Estudo sobre estrutura funcional 4o. Estudo de viabilidade financeira 5o. Minutas dos textos do Contrato de Gestão

CRONOGRAMA

GRUPOS DE TRABALHO AGENDA TÉCNICA Coordenação: Wilde Membros: Milton (Sabesp) Petrus (Holambra) Hugo (Assemae) Dalto (Consórcio) AGENDA FUNCIONAL Coordenação: Patrick Membros:Polga (Ciesp) Marília (Igam) Regina (DAE SBO) Francisco (Consórcio) AGENDA INSTITUCIONAL Coordenação: Flávia Membros:Miranda (Sabesp) Rocco (Cetesb) Sérgio (Consórcio)

CALENDÁRIO DE REUNIÕES 1a. REUNIÃO 03/05 – DAEE – Piracicaba Atribuições legais e estrutura orgânica 2a. REUNIÃO 24/05 – SABESP - Vargem Contrato de gestão e Missão da Agência 3a. REUNIÃO 07/06 – CIESP - Jundiaí Recursos financeiros e Viabilidade financeira 4a. REUNIÃO 21/06 – RIPASA – Limeira Programa de Trabalho e Entidade Delegatária 5a. REUNIÃO 05/07 – Holambra Estrutura física e Relações Agência/Comitê/CTs