Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21 Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21 André Rodacki - UFPR-PREF Beatriz Novaes –

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FAXINAL DO CÉU 02 A 04 DE DEZEMBRO ª REUNIÃO TÉCNICA FAXINAL DO CÉU 02 A 04 DE DEZEMBRO 2009.
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
projeto de pesquisa Modelos
CRITÉRIOS DA AVALIAÇÃO: GRANDE ÁREA DE SAÚDE Triênio 2004/2006
PROGRAMAS/CURSOS ACADÊMICOS. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TRIENAL TRIÊNIO AVALIAÇÃO 2004 – 2007 ÁREA DE AVALIAÇÃO GRANDE ÁREA CIÊNCIAS DA SAÚDE (MEDICINA I,
Mestrado Profissional em Saúde Coletiva
Avaliação dos cursos que obtiveram nota 4 no último triênio Maria Inês Schmidt Mariangela Cherchiglia Reunião Capes e Coordenadores de Programas de Pós-Graduação.
Page 1 GT Engenharias & Computação. Page 2 Objetivos: Analisar o processo de avaliação dos Mestrados Profissionais e propor modificações na ficha de avaliação.
Flávia Tavares Silva Elias
PROCESSO DE AVALIAÇÃO TRIÊNIO 04/06. 1.Proposta do Programa (a) a(s) área(s) de concentração devem delimitar de maneira clara o objeto de especialidade.
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
VI ENCONTRO NACIONAL DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS BAHIA de Novembro de 2010.
CAPA.
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
Pontuação proposta Qualis Livros (a partir de discussão no fórum de Recife) Natureza do Qualis Livro no triênio : Qualis Editora (volume de publicação.
Ficha de Avaliação da Pós-Graduação em Saúde Coletiva triênio Grupo de trabalho Ethel Leonor Noia Maciel Hillegonda Maria D. Novaes Paulo Capel.
Taxonomias para as Comunidades de Práticas do E&P II Seminário de Pesquisa em Ontologia no Brasil Setembro de 2009.
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO TOCANTINS – FAPT
MONOGRAFIA Natália Maria Reis Oliveira Furtado.
2009.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Realidade e perspectivas dos Programas de Pós-graduação filiados a ANPEPP Prof. Dr. Henrique Figueiredo Carneiro.
Procedimentos para a aplicabilidade da 1ª Promoção resultante do desenvolvimento profissional - Portaria UNESP 788/09 e a Instrução nº 02 - CRH/PRAd, de.
Reunião com Coordenadores de PPGs – Setembro/2012
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
Universidade Federal do Amapá
AVALIAÇÃO TRIENAL 2013 CAPES ÁREA SAÚDE COLETIVA.
Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21 Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21 André Rodacki Marcia Cecília Martinelli Rinaldo.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
A AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO
Planejamento do Projeto Experimental em Jornalismo
Políticas Científicas
Roteiro para elaboração de projetos de pesquisa:
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Currículo Lattes vs Avaliação CAPES
Fonte: Documento APCN V. Ficha de Avaliação para o Triênio – ANEXO I Quesitos / ItensPeso * * Definições e Comentários sobre o Quesito/Itens.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
Resolução da Avaliação Docente CPA
Avaliação da produtividade em pesquisa pelo CA de Psicologia do CNPq: Uma proposta de discussão com a comunidade científica Terezinha Féres-Carneiro PUC-Rio.
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
QUALIS DE LIVROS TRIÊNIO Fundação CAPES Coordenação da Área de Psicologia Emmanuel Zagury Tourinho Antônio Virgílio Bittencourt Bastos.
Orientações Gerais do PPGPSI -UFJF
Introdução. Modelo proposto para elaboração de Projeto de Iniciação Científica; Critérios de Avaliação – PIBIC/CNPQ.
Seleção, qual a melhor proposta ?
Periódicos : classificação na área de educação Equipe de avaliação: Clarilza Prado de Sousa (coordenadora); Marlúcia Menezes de Paiva (adjunta); Elizabeth.
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
AVALIAÇÃO DE LIVROS Triênio Comissão de Avaliação do Livro Beatriz C. Novaes (PUC-SP) Edison J. Manoel (USP) Rinaldo J. Guirro (USP – Ribeirão.
Emmanuel Zagury Tourinho Antonio Virgílio Bittencourt Bastos.
ADMINISTRAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE. Secretário de Estado da Educação Flávio Arns Superintendente da Educação Meroujy Giacomassi Cavet Diretora.
PROJETO DE PESQUISA.
PROJETO DE PESQUISA.
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
DISCIPLINA – RI.I QUALIS : PERIÓDICOS
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.
Critérios de Avaliação Triênio Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional Novembro / 2009.
BASE LEGAL + Prevista no Art.210 da Constituição Federal: "Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação.
Introdução Texto 28pt e 40pt espaçamento entre linhas O Prémio APREN pretende divulgar, junto do sector da eletricidade renovável, as dissertações académicas.
PESQUISA - Ação de propor um projeto de conhecimento e empreender atividades que conduzam a esse conhecimento - Dispor-se a conhecer cientificamente alguma.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Introdução Texto 28pt e 40pt espaçamento entre linhas O Prémio APREN pretende divulgar, junto do sector da eletricidade renovável, as dissertações académicas.
Tutorial: Inclusão de Produção Intelectual no Sipex O presente tutorial visa esclarecer as principais dúvidas sobre o procedimento para inclusão de Produção.
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Transcrição da apresentação:

Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21 Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21 André Rodacki - UFPR-PREF Beatriz Novaes – PUC-SPFO Dagmar Hunger - Unesp-SPEF Juarez Vieira Nascimento – UFSC-SCEF Maria Cecília Martinelli – UNIFESP-SPFO Rinaldo Guirro –FMUSP-RPFT Marcia Grande – Bibliotecária USP – apoio técnico

Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21 Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21 A Comissão de avaliação de livros foi constituída no Fórum da Área 21, com o apoio do coordenador de área, na época o Prof. Dr. Eduardo Kokubun. Ao longo do tempo foi divulgando sua proposta e conseguiu dialogar com outras áreas a fim de implementar a avaliação do livro em consonância com o processo de avaliação dos programas pela Capes. Desde lá foi possível avaliar a produção em livros de dois triênios: (experimentalmente) e (oficialmente). Em 2009 a CAPES promoveu encontros para a sistematização da avaliação de livros nas diversas áreas e sua inclusão formal no processo de avaliação trienal. Ajustes nos procedimentos de avaliação do livro foram realizados de modo a agregar as orientações da Diretoria de Avaliação - CAPES (roteiro de avaliação de livros aprovado no CTC em 24/08/2009 ) HISTÓRICO

Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21 Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21 Roteiro para a Avaliação de Livros - AREA Definição de Livro: Compreende-se por livro um produto impresso ou eletrônico que possua ISBN ou ISSN (para obras seriadas) contendo no mínimo 50 páginas, publicado por editora pública ou privada, associação científica e/ou cultural, instituição de pesquisa ou órgão oficial. 2. Critérios de seleção para qualificação: A avaliação de livros será aplicada exclusivamente para classificação da produção intelectual que resulte de investigação nas suas diferentes modalidades, como: obras integrais, coletâneas, dicionários ou enciclopédias, anais (texto completo) desde que seu conteúdo traduza a natureza cientifica da produção. 3. Instrumento de Avaliação Parte I: Dados de Identificação da Obra Os dados de identificação da obra deverão ser preenchidos para todos os produtos classificados como livro e elegíveis para qualificação, segundo o critério da Área 21. A identificação da obra deverá conter, ao menos, os dados que constam da ficha catalográfica, incluindo os códigos decimais digitais universais para permitir sua classificação. As informações catalográficas terão por finalidade a composição de listagem de todos os eventos a serem avaliados. Documento de ÁREA

Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21 Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21 Parte II: Avaliação pela Comissão de classificação de Livros A avaliação dos livros deve ser preenchida tendo em mãos o exemplar do produto a ser qualificado para que o exame, pela Comissão, de suas características formais e de conteúdo possam permitir o correto preenchimento do instrumento. A avaliação contemplará características particulares da área de modo a observar os dados mínimos para classificação do produto como livro, os aspectos formais da obra, o tipo e natureza do texto e a vinculação à Área do Conhecimento. Dados mínimos: Compreendem esses requisitos obrigatoriamente o ISBN ou ISSN, dados equivalentes ao da ficha catalográfica, número mínimo de 50 páginas e autoria por docente e/ou discente de programa de pós-graduação. Aspectos formais: Compreende características de autoria, editoria bem como informações adicionais sobre fontes de financiamento, reedição, prêmios etc. As informações adicionais correspondem a aspectos que podem valorizar a obra. Não são porém itens obrigatórios da avaliação. Tipo e natureza do texto: Considerada a natureza científica, esse requisito prevê seu detalhamento bem como o tipo de obra avaliada (obra integral, coletânea, tratado, dicionário, enciclopédia etc.) Vínculação à Área do Conhecimento: Considera o vínculo do conteúdo da obra a Projeto de Pesquisa, Linha de Pesquisa, Área de Concentração ou Área do Conhecimento. Documento de ÁREA

Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21 Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21 Parte III: Avaliação do conteúdo da obra A avaliação de conteúdo será baseada em três quesitos: relevância temática, caráter inovador da contribuição e potencial de impacto. Relevância: Contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico da área de conhecimento; contribuição para a resolução de problemas nacionais relevantes; atualidade da temática; clareza e objetividade do conteúdo no que se refere à proposição, exposição e desenvolvimento dos temas tratados; rigor científico (estrutura teórica); precisão de conceitos, terminologia e informações; senso crítico no exame do material estudado; bibliografia que denote amplo domínio de conhecimento; qualidade das ilustrações, linguagem e estilo. Inovação: Originalidade na formulação do problema de investigação; caráter inovador da abordagem ou dos métodos adotados; contribuição inovadora para o campo do conhecimento ou para aplicações técnicas. Potencialidade do Impacto: Circulação e distribuição prevista; língua da publicação; re-impressão ou re- edição; possíveis usos no âmbito acadêmico e fora dele. Documento de ÁREA

Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21 Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21 Itens da Ficha de Avaliação Natureza do livro Vinculação e impacto Processo editorial : Proposta de Ficha de avaliação em planilha eletrônica Preenchimento pelo PPG, detalhamento da justificativa. Cálculo direto do estrato, até L3, a partir do preenchimento de cada quesito. Mais fácil identificar erros ou diferenças de julgamento Consolidação da produção em livros na Plan21.

Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21 Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21 QUAL A NATUREZA DO LIVRO? LIVRO/TEXTO INTEGRAL * Enfoque aprofundado de um ou mais temas resultantes de pesquisa * Texto de natureza reflexiva TRATADO * Texto que busca cobrir de forma abrangente e profunda todos os temas e questões de uma área ou campo de intervenção * Agrega pesquisadores e especialistas reconhecidos pela comunidade COLETÂNEA * Texto que apresenta um eixo temático a partir do qual as contribuições dos diferentes co-autores se desenvolvem

Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21 Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21 NATUREZA DO LIVRO E RESPECTIVA PONTUAÇÃO Natureza do livroPontuação Livro/texto integralAté 2,5 TratadoAté 2,0 ColetâneaAté 1,0

Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21 Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21

Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21 Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21 Exemplo de preenchimento na planilha Excel Plan 21

Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21 Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21 O LIVRO ESTÁ VINCULADO A LINHA DE PESQUISA/ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ? O LIVRO CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DA ÁREA A QUAL PERTENCE O PROGRAMA; HÁ VÍNCULOS ENTRE O LIVRO E A LINHA DE PESQUISA POR MEIO DE PROJETO DE PESQUISA HÁ CASOS EM QUE O LIVRO SEM VÍNCULO PODE ESTAR RELACIONADO À ÁREA DE CONCENTRAÇÃO OU ÁREA BÁSICA DO PROGRAMA

Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21 Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21 O VÍNCULO DO LIVRO À LINHA DE PESQUISA/ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E RESPECTIVA PONTUAÇÃO CritériosPontuação Vínculo pleno à linha de pesquisa via projeto de pesquisa 2,0 Vínculo apenas com a linha de pesquisa1,5 Vínculo apenas com a área de concentração1,0 Vínculo apenas com a área básica0,5

Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21 Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21

Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21 Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21 Plan 21

Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21 Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21 Apagar a Plan21 Não usar o X, ou 1ª ao invés de 1 sugerido na ficha, gerando erro na Plan21. A fórmula só entende o que foi estabelecido Variação de pontuação dentro das categorias livro (até 2,5), tratado (até 2) e coletânea (até 1). Altera a pontuação final e deve ser justificada. A comissão tem como referência o conjunto das publicações. A justificativa de cada quesito atribuído: linha de pesquisa, fomento, natureza da coleção nem sempre foi preenchido, ou foi em duplicidade. Esses equívocos respondem por grande parte das diferenças. Preenchimento dos capítulos, importante para a atribuição mais rápida da produção do docente, muitos erros, dificultando o levantamento. Problemas no Preenchimento Ficha - Livro Eletrônica

Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21 Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21

Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21 Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21

Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21 Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21 PROCESSO EDITORIAL (até 3 pontos) COMPONENTE DE COLEÇÕES ACADÊMICAS ANÁLISE DE MÉRITO REALIZADA POR PARES PARCERIA OU FINANCIAMENTO POR AGÊNCIAS DE FOMENTO PARCERIA OU FINANCIAMENTO POR SOCIEDADES CIENTÍFICAS

Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21 Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21 PROCESSO EDITORIAL E RESPECTIVA PONTUAÇÃO Processo editorialPontuação Análise por paresAté 1,0 Compor coleçãoAté 1,0 Fomento e parceriaAté 1,0 Total Até 3,0

Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21 Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21 QUAL O IMPACTO DO LIVRO? O IMPACTO REFERE-SE À PERMANÊNCIA DO LIVRO O IMPACTO PODE SER MELHOR AFERIDO A MÉDIO E LONGO PRAZO SERÁ CONSIDERADO COMO INDICADOR DE IMPACTO: Número de edições ( análise comparativa entre edições) Número de re-impressões (foi consenso que dependeria da tiragem e, portanto, não é pontuado)

Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21 Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21 O IMPACTO DO LIVRO E SUA RESPECTIVA PONTUAÇÃO Categoria2ª. Edição3ª. Edição4ª. Edição ou mais Livro1 ponto2,5 pontos3,5 pontos Tratado1 ponto2 pontos3 pontos Coletânea 2 pontos3 pontos4 pontos L1 e L2 não aumentam pontuação com re-edições

Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21 Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21 Comparação entre: Estrato atribuído pelo comissão Resultados na Plan21 Sugestão do PPG

Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21 Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21

Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21 Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21

Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21 Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21

Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21 Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21 A Comissão irá enviar os estratos para os PPG que enviaram livros. Há livros sem planilha (fichas) e planilhas sem livros (análise do volume): cada PPG consolida sua produção e envia o que falta. Livros sem ficha impossibilitam a atribuição de pontos em vários quesitos. Atenção especial a re-impressão: aspecto responsável por grande parte dos LNC – livros não classificados Preenchimento do campo Docente do programa, referente a cada capítulo, é o que orienta a atribuição de pontos para o docente. Encaminhamentos

Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21 Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21

Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21 Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21 Pontuação de Livros (L) e Capítulos (C) nos respectivos estratos L4 = 200pts L3 = 100pts L2= 50pts L1= 20pts C4 = 100pts C3 = 50pts C2 = 25pts C1 = 10pts Obs: máximo 2 capítulos/livro/docente 1º CL= 50% do livro e 2º CL= 10% do livro

Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21 Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21 Características da pontuação dos Livros por estrato no último triênio – Área 21 (a) Natureza e Vínculo. A pontuação máxima para Natureza e vínculo é 4,5 (b) Processo de editoração. Para Processo de Editoração é apontuação máxima é 3. Pontos adicionais são obtidos a partir da análise do impacto e relevância, considerando- se número de edições. As pontuações intermediárias são obtidas por diferentes combinações.. Só nos extremos dos estratos é possível verificar situações altamente prováveis, por exemplo, quanto à natureza, os livros no estrato L4 são, na maioria, integrais, enquanto que nos estratos L1 e L2 são, na maioria, coletâneas.

Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21 Seminário de Acompanhamento de PPGs – 2010/11 Área 21