AULA PRÁTICA EP 347 ROTEIRO UNICAMP- 2010

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESTUDO DO VERBO.
Advertisements

O GÊNERO CONTO Para o teórico Soares Amora:
Tipos Textuais Narrativos: Características nos gêneros literários conto e crônica Professora: Eduardo Muniz Disciplina: Língua Portuguesa.
O CONTO.
O FILME PUBLICITÁRIO –ROTEIRIZAÇÃO
GÊNEROS LITERÁRIOS.
Elementos do Teatro O que é Teatro?.
TEATRO DRAMÁTICO.
Categorias da Narrativa
PROFESSORA LÚCIA BRASIL
Produção de texto e roteiro audiovisual
Definições de Roteiro “Eu comparo o roteirista a uma mãe de aluguel. Seu trabalho é conceber, gerar, parir e depois entregar o bebê para o diretor criar.
ANTES DE GRAVAR: A PRÉ-PRODUÇÃO
Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo
GÊNEROS LITERÁRIOS: Conjuntos de elementos semânticos, estilísticos e formais utilizados pelos autores em suas obras, para caracteriza-las de acordo com.
CONTO analisando a estrutura
A Criação de um roteiro Francisco Malta
Produção de texto e roteiro audiovisual
Elementos da Narrativa
Elementos da Narrativa
TEXTO TEATRAL Profª Natália Tiezzi.
ADAPTAÇÃO DE OBRA TEATRAL PARA CINEMA
Professora Francisca Barros
Oficina de Roteiro.
Narração É a apresentação, por meio de um narrador, de fatos ou acontecimentos vividos por personagens em determinado espaço e tempo.
Narração É a apresentação, por meio de um narrador, de fatos ou acontecimentos vividos por personagens em determinado espaço e tempo.
Produção de Audiovisual
Arte e representação.
TEXTOS NARRATIVOS Hoje, vamos falar um pouco sobre narrativa, um dos gêneros textuais que, normalmente, são estudados no Ensino Fundamental 1 e 2, mas.
Os elementos da narrativa: o enredo, o tempo e o espaço
Elementos da narrativa
Introdução aos gêneros literários
Elementos da Narrativa
NARRATIVA Relato de acontecimentos ou fatos,
AS CARACTERÍSTICAS DO TEXTO DRAMÁTICO.
Narração: personagem/ espaço/ enredo
CONTEÚDO DA OFICINA Dramaturgia Roteiro Editais.
Linguagem literária. Linguagem literária A linguagem literária assumiu, através dos tempos, três formas bem distintas: poema drama relato.
Literatura Gêneros Literários.
Contos e Fábulas Dentre os gêneros textuais mais indicados para o trabalho com as crianças estão: o conto e a fábula. Para o imaginário infantil é extremamente.
Audiovisual - Roteiro Prof. Franthiesco Ballerini
GÊNEROS LITERÁRIOS.
NARRATIVA Relato de acontecimentos ou fatos,
O CONTO e seus elementos
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO DENOTAÇÃO – Atribui às palavras significados claros, objetivos, que evocam um único sentido, aceito pelas pessoas como algo convencional.
A NARRAÇÃO.
“Roteiro é uma pessoa num lugar, vivendo sua coisa .”
GÊNERO NARRATIVO Conto.
NARRATIVA Relato de acontecimentos ou fatos,
Gêneros Textuais Maria Cecília de Salles Freire César
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
História completa e fechada como um ovo.
Personagem As pessoas envolvidas na narrativa, os seres que realizam ou sofrem as ações narradas são chamados de personagens. Na historia de Chapeuzinho.
Narração Narrar é o desenrolar de fatos acerca de um acontecimento.
Elementos da Narrativa
O CONTO O conto é uma narrativa ficcional.
Descrição,narração e dissertação
Elementos indispensáveis da Narrativa Jurídica
NARRATIVA FICCIONAL ELEMENTOS
REDAÇÃO CONTO.
TEATRO.
EXERCÍCIO - DOCUMENTÁRIO: SICKO SOS SAÚDE
Diálogo da Biologia com a Língua Portuguesa
ESTRUTURA NARRATIVA DO DOCUMENTÁRIO
Você vai escrever um conto em que o narrador será o personagem da história e também o protagonista dos acontecimentos.
Narração Ato de narrar, contar estórias, de relatar fatos ou acontecimentos passados , presentes ou futuros.
Redação gêneros do discurso e gêneros literários
Professor: Chico Arruda
Considerações sobre a obra: Postura da Igreja: considera-se autoridade instituída por Deus para julgar o povo. Eliminar a heresia; Discursar em favor da.
Transcrição da apresentação:

AULA PRÁTICA EP 347 ROTEIRO UNICAMP- 2010

Narrativa Há basicamente TRÊS formas de narrar uma história: DRAMÁTICA (relações entre as personagens conduzem a narrativa, não há narrador) LÍRICA (expressão subjetivada, narrador em 1ª pessoa) ÉPICA (presença de um narrador que faz referência a fatos passados) *As três interagem dentro de um mesmo filme.

Narrativa (cont.) Subdivisões do DRAMA: MELODRAMA (afirmação moral do personagem que sofre; vitimização; código moral) FARSA (suspende o princípio de realidade; caricatura; ironia) TRAGÉDIA (situação ou contradição insolúvel; personagem não é vítima, age sobre o mundo) - COMÉDIA (personagem não enfrenta e sim “dribla” as contradições irreconciliáveis)

Personagens -Como são fisicamente? Como se vestem? Do que gostam? De onde são? Que experiências os marcaram? O que eles desejam? São ‘rasos’ ou ‘circulares’? Como interagem? Falam (diálogos)? *Importância dos gestos. Arquétipos.

Espaço da ação Importância de se criar uma ambientação para a ação (cenários). Enredo - É o que determina o fluxo das ações. Estas devem estar bem ‘amarradas’. Uma ação deve dar indícios do que pode acontecer na ação subsequente (e isto não significa linearidade cronológica, mas sim nexos causais que as interliguem).

Estrutura dramática clássica (Curva Dramática) CLÍMAX Conflito Inversão (diminuição da tensão) Ascendência Declive Exposição Ponto de Partida Desfecho * No cinema, esta ordem pode ser invertida (ex. Clube da Luta)

Roteiro STORY LINE: Idéia Sucinta do roteiro, com aproximadamente cinco linhas. SINOPSE: Idéia geral da história e dos personagens, até uma página. ARGUMENTO: Versão da narrativa em forma de conto. Percurso da ação, resumo contendo as principais indicações da história, localização e personagens.

Roteiro (cont.) ESCALETA: Lista completa das cenas (resumidas e sem diálogos) ROTEIRO LITERÁRIO: Texto finalizado com as descrições necessárias e os diálogos. Este roteiro ainda não contém as indicações dos planos. ROTEIRO TÉCNICO: Roteiro decupado pelo diretor, com as devidas indicações dos planos e movimentos de câmera.

Observações finais O ato de escrever requer muito treino, esforço e paciência. Não basta apenas ter uma boa idéia. Faça pesquisas, leia muito, assista a muitos filmes e aguce o senso de observação de tudo o que estiver ao redor.

Identificar a curva dramática no curta-metragem Demônios Particulares Exercício Identificar a curva dramática no curta-metragem Demônios Particulares