Fontes de informação e as necessidades informacionais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AUTOMAÇÃO DA BIBLIOTECA Conselheiro Nilton Leite da Costa
Advertisements

APLICAÇÃO DO SOFTWARE PHL NA BIBLIOTECA ESCRAVA ANASTÁCIA
AVALIAÇÃO DE SOFTWARES PARA BIBLIOTECAS
Estratégias de Busca e Uso da Informação
ORGANIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO: Objetivo e Conteúdo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO GRADUAÇÃO: BIBLIOTECONOMIA DISCIPLINA: ACESSO A FONTES DE INFORMAÇÃO AO MEIO DIGITAL.
Fontes (ou recursos) de informação no cotidiano do Bibliotecário:
Biblioteca Digital de PI Evanildo Vieira dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO Curso de Biblioteconomia Disciplina: Automação de Bibliotecas Professora: Úrsula.
Centro de Ciências de Educação
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Graduação: Biblioteconomia Disciplina: Acesso a Fontes de Informação ao Meio Digital.
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS
Portal de Periódicos CAPES Agosto O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa.
Portal de Periódicos CAPES. O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa brasileira.
RELATÓRIO PCC PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
Portal Capes
Fontes de Informação Especializada
DISCIPLINA: AUTOMAÇÃO DE BIBLIOTECAS PROFESSORA: ÚRSULA BLATTMANN
A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO DE REFERÊNCIA NA BIBLIOTECA
Acadêmico: Lourival Lacerda
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
A iniciação científica em ciências da saúde: pesquisa na graduação
Universidade Federal de Santa Catarina
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
O zapear a informação em bibliotecas e na Internet
Universidade Federal de Santa Catarina
LITERATURA CINZENTA BRASILEIRA: ACESSO E RECUPERAÇÃO
Sulamita M.S.Morini - Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Disciplina: 3211.
Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina
FONTES DE INFORMAÇÃO PARA EDUCAÇÃO Silvana Beatriz Bueno
I mostra Cultural municipal jornada Tic & Educação
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Curso: Biblioteconomia
Carlos Renato & Mª Raquel
Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Curso: Biblioteconomia Acadêmica: Fátima Machado Florianópolis, 2005.
LIVROS & E-BOOKS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
O Zapear da Informação Graça Maria Fragoso Ursula Blattmann
Universidade Federal de Santa Catarina Curso de Biblioteconomia
BIBLIOTECAS VIRTUAIS DISCIPLINA: CONTROLE II PROFESSORA: URSULA BLATMANN Florianópolis, 2005.
LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO
UNIVERSIDADE DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - [CIN] CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Florianópolis, 2004.
FONTES DE INFORMAÇÃO o conteúdo, a forma e o processo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Curso de Biblioteconomia Professora: Ursula Blattmann.
22/6/2005 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PROFESSORA URSULA BLATTMANN ACADÊMICOS.
BASE DE DADOS DE ARTIGOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Disciplina : Controle Dos Registros do Conhecimento III.
LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO
Open Archives e as revistas científicas eletrônicas Convite da Professora Maria de Fátima da Silva Duarte, Ph.D. – Coordenadora do Programa de Pós-Graduação.
LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO
Curso em Editoração Eletrônica por meio de Seminários
UNIVERSIDADE FEDERAL SANTA CATARINA Curso de Biblioteconomia Disciplina: Recuperação Da Informação Professora: Ursula Blattmann Acadêmicas:: Mara Suchy.
AVALIAÇÃO DE SOFTWARE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Graduação em Biblioteconomia BASE DE DADOS PARA O ACERVO DO MUSEU HISTÓRICO MUNICIPAL.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - CED DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO – CIN CONSTRUÇÃO DE BASE DE DADOS.
Junho/2009 Cronologia do SIBi/USP Universidade de São Paulo Sistema Integrado de Bibliotecas.
Universidade Federal de Santa Catarina
Curso Utilização e Recuperação em Fontes de Informação Ursula Blattmann Prefeitura Municipal de Florianópolis.
Base de dados do acervo de multimeios da Biblioteca/Brinquedoteca Monteiro Lobato – APAE/Florianópolis Trabalho apresentado à disciplina CIN Gerenciador.
Processo de pesquisa: Pesquisa Bibliográfica;
ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES CBD
COMPETÊNCIA INFORMACIONAL NO COTIDIANO ESCOLAR
Observação de sites europeus de bibliotecas acadêmicas de saúde pública, segundo critérios encontrados na literatura José Maria Lúcia.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
ONDE A PESQUISA, PODE SER FEITA?
EXERCÍCIO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
REFERENCIAL TEÓRICO (BOAVENTURA, E. Metodologia da pesquisa, 3)
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
Eliana Kátia Pupim Doutoranda em CI pela UNESP Marília.
Tipos de documentos na área da saúde Disciplina – Comunicação e Informação – Atividade Integradora.
Transcrição da apresentação:

Fontes de informação e as necessidades informacionais Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciência da Informação Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Disciplina: PCI 3211 – Fontes de Informação Professora: Ursula Blattmann Fontes de informação e as necessidades informacionais FABIANO COUTO CORRÊA DA SILVA – fabianocc@gmail.com SORAYA ARRUDA WALTRICK soraya@unisul.br Florianópolis, 2006

NECESSIDADES INFORMACIONAIS "Metade do conhecimento consiste em saber onde encontrá-lo." (GROGAN, 1995, p. 7) NECESSIDADES INFORMACIONAIS "O que determina o manuseio de uma fonte de informação é o desejo de descobrir algo sobre alguma coisa, num dado instante e com o máximo de proveito.“ (SOUZA, 2001, p. 34) "No processo de aprendizagem, a busca, o acesso e o uso de fontes de informação facilitam a solução de problemas informacionais e colaboram na geração e inovação do conhecimento.“ (REIS, 2005, p. 17)

Fontes de informação Autor Conceito HARROD´s..., 1995 (tradução livre) (continuo) Autor Conceito HARROD´s..., 1995 (tradução livre) 1) Qualquer documento que forneça aos usuários de bibliotecas, a informação buscada; 2) Qualquer documento que forneça informação reproduzida em outro documento; 3) O dado ou registro fornecido por uma busca informal. KEENAN, 1996 (tradução livre) Guia para literatura e recurso de referência numa área de assunto específica. STEVENSON, 1997 (tradução livre) Qualquer livro, documento, base de dados ou pessoa que forneça informação. MANUAL... 1997 apud ARRUDA; CHAGAS, 2002 As fontes de informação designam todos os tipos de meios (suportes) que contém informações suscetíveis de serem comunicadas.

Fontes de informação Autor Conceito CUNHA, 2001 (conclusão) Autor Conceito CUNHA, 2001 [...] o conceito de fonte de informação [...] pode abranger manuscritos e publicações impressas, além de objetos, como amostras minerais, obras de arte ou peças museológicas, [...]. FERREIRA, 2004 Qualquer pessoa, documento, organismo ou instituição que transmite informações [...]. ARAÚJO, 2006 Qualquer documento, dado ou registro que forneça aos usuários de bibliotecas ou de serviços de informação, informações que possam ser acessadas para responder a certas necessidades. As fontes de informação podem ser classificadas em fontes primárias, secundárias e terciárias. MEDEIROS, 2006 Fonte pela qual se obtém a informação desejada.

As fontes de informação podem ser informais ou formais : Comunicações orais Contatos pessoais Fontes de Informação Informais Mensagem eletrônica Colégios invisíveis Fonte: Cunha, 2001, p. 8, com adaptações.

Fontes de informação formais (em ciência e tecnologia) Característica Tipologia Primárias "Novas informações ou novas interpretações de idéias e/ou fatos acontecidos.“ Congressos e conferências; legislações; Periódicos; Patentes; Teses e dissertações; Traduções; Relatórios técnicos [...] Secundárias "Contém informações sobre documentos primários [...] guiam o leitor para eles." Base de dados; Banco de dados; Bibliografias; Biografia; Catálogos; Dicionários; Livros; Manuais; Internet [...] Terciárias "São sinalizadores de localização ou indicadores sobre os documentos primários ou secundários.“ Bibliografia de bibliografia; Bibliotecas e Centros de Informação; Diretórios [...] Fonte: Cunha, 2001, p. 8, com adaptações.

As fontes de informação formais se dividem em: Fontes de informação tradicionais Novas fontes de informação Eletrônica Multimídia Impressa evolução

Processo de evolução das fontes de informação Lentamente as formas de registro do conhecimento humano foram evoluindo. Sua evolução é assinalada pelo uso de tecnologias que propiciaram a aparição de documentos eletrônicos e multimídia.

Caracterização das novas fontes de informação MULTIMÍDIA “Combinação de diversos formatos de apresentação de informações, como textos, imagens, sons, vídeos, animações, etc; em um único sistema.” (FERREIRA, 2004, p. 1372). INTERNET “Suporte de divulgação de variados tipos de informação” (CAMPELLO; CENDÓN; KREMER, 2000, p. 278); Liberdade de expressão; Constante desenvolvimento e mutação; Requer atenção quanto a qualidade da informação disponibilizada.

Tipologias das novas fontes de informação: Internet Sites de busca ( buscadores) Repositórios de informação (portais, vortais) Apontadores (links agrupados sistematicamente em categorias) Bibliotecas digitais (documentos existem apenas no formato digital) Bibliotecas virtuais (links comentados; acervo digitalizado) (SILVA; TOMAÉL, 2004, p. 12, com adaptações).

Referências ARAÚJO, Luciana Vieira de. Fonte de informação. Disponível em: < http://www.cid.unb.br/123/M0011000.asp?txtID_PRINCIPAL=123 >. Acesso em: 21 abr. 2006. CAMPELLO, Bernadete Santos.; CENDON, Beatriz Valadares.; KREMER, Jeannette Marguerite. Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000. CUNHA, Murilo Bastos da. Para saber mais: fontes de informação em ciência e tecnologia. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2001. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. 3. ed. Curitiba: Positivo, 2004.

Referências SILVA, Fabiano Couto Correa da; WALTRICK, Soraya Arruda. Mapa conceitual. Florianópolis, 2006. Disponível em: < http://www.ced.ufsc.br/%7Eursula/3211/mapa_fontes.jpg >

Referências GROGAN, Denis. A prática do serviço de referência. Tradução de Antônio Agenor Briquet de Lemos. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 1995. HARROD´S librarian´s glossary: 9.000 terms used in information management, library science, publishing, the book trades and archive management. 8. ed. Compiled by Ray Prytherch (Raymond John) Aldershot: Gower, 1995. p. 599. KEENAN, Stella. Concise dictionary of library and information science. London: Bowker-Saur, 1996. p. 9. MANUAL de gestão de serviços de informação. Curitiba: TECPAR; Brasília: IBICT, 1997. In: ARRUDA, Suzana Margaret de; CHAGAS, Joseane. Glossário de biblioteconomia e ciências afins. Florianópolis: Cidade Futura, 2002. p. 99. MEDEIROS, Marisa Bräscher Basílio. Fonte de informação. Disponível em: < http://www.cid.unb.br/123/M0011000.asp?txtID_PRINCIPAL=123 >. Acesso em: 21 abr. 2006.

Referências REIS, Margarida Maria de Oliveira. Acesso e uso do Portal de Periódicos CAPES pelos professores da Universidade Federal do Acre. 2005. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2005. SILVA, Terezinha Elisabeth da; TOMÁEL, Maria Inês. Fontes de informação na internet: a literatura em evidência. In: TOMAEL, Maria Inês; VALENTIM, Marta Lígia Pomim (Orgs.). Avaliação de fontes de informação na Internet. Londrina: Eduel, 2004. p. 1-17. SOUZA, Francisco das Chagas de. Escrevendo e normalizando trabalhos acadêmicos: um guia metodolólico. 2. ed. rev. e atual. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2001. STEVENSON, Janet. Dictionary of library and information management. [S. l.]: Peter Collin Publishing, 1997. p.71.