Sulamita M.S.Morini - buanna@cwb.matrix.com.br Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Disciplina: 3211.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A importância e o poder da informação.
Advertisements

Inteligência Competitiva
Gestão do Conhecimento
FESP – Faculdade de Estudos Superiores do PR
7130 – Adminstração de Sistemas de Informação
Currículo MERCOSUL, 1997 Área 1 – Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação Área 2 – Processamento da Informação Área 3 – Recursos e Serviços.
Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada Hong Yuh Ching
Universidade Federal de Santa Catarina
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL Dados / Informação
Universidade Federal do Rio Grande
Área de Concentração: Construção Civil
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Inteligência empresarial
A GESTÃO DO CONHECIMENTO
DADO, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
Apresentação da Disciplina GPR – Gestão de Projetos
Gestão do Conhecimento
Florianópolis, 19 de Novembro de 2009
Faculdade de Medicina de Marília Disciplina de Informática em Saúde 1/20 O papel do Bibliotecário Frente às Tendências Tecnológicas e sua Relação com a.
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
MÓDULO: ORÇAMENTO EMPRESARIAL
AUTORES LILIAN FÁTIMA GAIA Especialista em Gestão de Negócios
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
Fundamentos de Sistemas de Informação
Endomarketing: Uma ferramenta a ser explorada para obter vantagens competitivas By Christine S. Schröeder.
Acadêmico: Lourival Lacerda
FORMAÇÃO CONTINUADA E A POLITIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES SOBRE A CULTURA DO CONTEXTO Prof. Dr. Oséias Santos de Oliveira
NECESSIDADE, USO E ACESSO À INFORMAÇÃO TOMADA DE DECISÃO
A iniciação científica em ciências da saúde: pesquisa na graduação
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Universidade Federal de Santa Catarina
LITERATURA CINZENTA BRASILEIRA: ACESSO E RECUPERAÇÃO
O profissional da Informação: em tempo de mudança.
FONTES DE INFORMAÇÃO PARA EDUCAÇÃO Silvana Beatriz Bueno
I mostra Cultural municipal jornada Tic & Educação
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Curso: Biblioteconomia
Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Curso: Biblioteconomia Acadêmica: Fátima Machado Florianópolis, 2005.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO.
Universidade Federal de Santa Catarina
Fontes de Informação Utilizadas por Executivos
Criação de uma base de dados utilizando WinISIS intitulada: FRANCE
Universidade Federal de Pernambuco Pós-Graduação em Ciência da Computação Qualidade, Processo e Gestão Gestão da Comunicação Aluna: Marcele Guerra Maschka.
Tema Gestão do Conhecimento:.
Jogos dos Povos Indígenas
Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca Wagner Soares de Lima
Gestão do Conhecimento
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares.
Tecnologia da informação
Tecnologia da informação Aula 1 – Introdução - Fundamentos dos componentes do Sistema de Informação. Profº Erich.
NORMAS ISO 9000 PANORAMA 150 Países já adotaram
Conceitos de Gestão da Informação
Referências Bibliográficas
A tecnologia e a propriedade intelectual Matheus Anversa Viera
Sistemas de Informação
Prof. Esp. Wagner Andrade ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.
CONTABILIDADE GERENCIAL
Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais
Gestão do Conhecimento
Apresentação do Professor
A CONDIÇÃO DA INFORMAÇÃO Aldo de Albuquerque Barreto
Princípios e Objetivos da Administração Financeira
ADMINISTRAÇÃO – COMÉRCIO INTERNACIONAL ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS – Parte I Professora: Neiva Larisane Kuyven
Gestão do Conhecimento e da Informação
Arquitetura da Informação Junho 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Instituto de Ciência da Informação Disciplina: Tecnologia da Informação Docente: Discentes:
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÂO
sistemas de informação
Tecnologia da Informação
Por que as Organizações constroem Sistemas de Informação?
EMPREENDEDOR X ADMINISTRADOR
Ciclo documentário. Objetivos das atividades documentais Selecionar, na massa de informações veiculadas, elementos de conhecimento, Fornecer a qualquer.
Transcrição da apresentação:

Sulamita M.S.Morini - buanna@cwb.matrix.com.br Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Disciplina: 3211 - Pesquisa em Ciência da Informação -2006 Prof. Ursula Blattmann Paloma Zimmer - palomazimmer@yahoo.com.br Paula Sanhudo Silva - paulasanhudos@yahoo.com.br Sulamita M.S.Morini - buanna@cwb.matrix.com.br

FLUXO DA INFORMAÇÃO: ADMINISTRAÇÃO E ORGANIZAÇÃO

Se conheces bem a si mesmo tanto quanto ao inimigo não temas a batalha; Já se conheces a si mesmo, mas não conheces o inimigo para cada vitória terá uma derrota; agora se não conheces a si mesmo nem ao inimigo foges do campo de batalha pois não terás a mínima chance. ( A Arte da Guerra, Sun Tzu)

Informação é conhecimento. (LE COADIC, 1996) Informação é a matéria prima da qual se extrai o conhecimento, ou seja, não existe conhecimento sem informação. (McGARRY, 1999)

Conhecimento é a afirmação mais valiosa e, consequentemente, mais difícil de gerenciar. É valiosa precisamente porque alguém deu a informação um contexto, um significado, uma interpretação; alguém refletiu sobre o conhecimento, acrescentou a ele sua própria sabedoria, considerou suas implicações mais amplas. Em suma, a informação propicia o conhecimento necessário para a evolução. (DAVENPORT, 1998)

A busca de informação é processo pelo qual o indivíduo procura obter informações com um propósito, definido, de modo de mudar o seu nível de conhecimento. (CHOO, 2003)

Fluxo Tradicional da Informação (BARRETO, 1998) Geração de informação Processamento da informação DIFUSÃO (Disseminação) Uso Receptor Assimilação Armazenamento e Recuperação Retroalimentação Memória B Documento DOCUMENTAÇÃO Comunicação C Seleção Saída Produtos/ Serviços de Informação A

Fluxo Interno e Fluxo Externo da Informação (BARRETO, 2002) CRIAÇÃO DA INFORMAÇÃO Fatos, idéias e Imagens se Transmutam da mente do autor para Uma inscrição de informação REALIDADE Assimilação apropriada da Informação pelo indivíduo I K SISTEMA DE ARMAZENAMENTO, RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO SELEÇÃO, ENTRADA, CLASSIFICAÇÃO, ARMAZENAMENTO, RECUPERAÇÃO E USO

Modelo Processual de Administração da informação (CHOO, 2003) Organização e armazenamento de informação Necessidade de Informação Produtos/serviços de informação Distribuição Uso da Informação Comportamento adaptativo Aquisição de Informação

ADMINISTRAÇÃO Planejamento (missão, metas e objetivos) Dixon (2000) – para o surgimento do conhecimento, para algumas organizações, é necessário apenas uma base de dados contendo muitas informações. Planejamento (missão, metas e objetivos) Organização (definir, determinar, delegar) Controle (padrões, informações, ação corretiva)

Organização do Fluxo da Informação Fluxo de informação Usuários/clientes Tratamento da informação Armazenamento U.I. Receber e captar informação Seleção e avaliação Recuperação e Disseminação Legenda: U.I. Unidade de Informação

Referências BARRETO, A. de A. as tecnologias do saber: redes interligando o conhecimento. DataGramaZero, v. 6, n. 6, dez. 2005. Disponível em: http://www.dgzero.org/dez05/Art_01.htm . Acesso em: 10 maio 2006. CHOO,Chun Wei. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Editora Senac, 2003.

GIBSON, J. L. ; IVANCEVICH, J. M. ; DONNELLY JÚNIOR, J. H GIBSON, J. L.; IVANCEVICH, J. M.; DONNELLY JÚNIOR, J. H. Organizações: comportamento, estrutura, processos. São Paulo: Atlas, 1981. REZENDE, Y. Informação para negócios: os novos agentes do conhecimento e a gestão do capital intelectual. Ci. Inf., Brasília, v. 31, n. 1, p. 75-83, jan./abr. 2002. ROBREDO, J. Organização dos documentos ou organização da informação: uma questão de escolha. DataGramaZero, v. 5, n. 1, fev. 2004. Disponível em: http://www.dgz.org.br/fev04/Art_05.htm . Acesso em: 10 maio 2006.