Portal Corporativo: Conceitos e Características

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Business Productivity Infrastructure Optimization (BPIO): Posicionamento e Mensagem Médias Empresas Mensagem Curta Conecta pessoas, processos e informações.
Advertisements

Experiência do Usuário BusinessIntelligence SOA e Processos de Negócios Gerenciamento de Dados Desenvolvimento Mensagem da Plataforma de Aplicação Melhore.
PARA ONDE CAMINHA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?
Avaliando sua Extranet Extranet conceitua – se no mesmo esquema de Intranet, com implantações de vários arquivos, informações tanto como Intranet, mas.
OS NOVOS MEIOS E TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Tópicos Avançados de SI
Ambientes de Computação Empresarial e Avaliação de Custos
O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NO PREGÃO ELETRÔNICO NO MUNICÍPIO DE CURITIBA
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
Sistemas de Informação - Objetivos
Instrumento de classificação da Gradação da Complexidade Assistencial de Pacientes de Fugulin et al adaptado ao Expert SINTA Karen C. Caetano Heloísa.
Reunião grupos de trabalho de Gestão de Informação e Conhecimento na BIREME Hotel Jaraguá - 21 de Julho de 2004.
Cooperação e compartilhamento de informações jornalísticas
Gestão Tecnológica da Informação
Desafios para o Turismo em Meio Rural Novas oportunidades – novas competências Palmela, 7 de Novembro de 2012.
Mais moderno, dinâmico e interativo
GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Aula 7 – A Internet e a nova estrutura de TI
PROPOSTA DE COMPONENTES DE UM MODELO DE USO GRATUITO (FREEWARE) BASEADO NA INTERNET PARA OPERAÇÃO E GESTÃO DE PEQUENAS EMPRESAS Fernanda Oliveira Granado.
A Coordenação de Portais da STIC/UFRJ "Eu não me envergonho de corrigir os meus erros e mudar as minhas opiniões, porque não me envergonho de raciocinar.
Tema Gestão do Conhecimento:.
Projeto: Vídeo-Aula Interativa
Tecnologia em Gestão do Conhecimento
Configuração do ambiente de GED
Arquitetura Cliente /Servidor
Tecnologia da Informação
Tema Gestão do Conhecimento:.
Computação Colaborativa (P2P) - Componente de Comunicação para o Projeto XPeer Recife, 14 de março de 2004 Tarciana Dias da Silva – Judith.
Tipologia de softwares educativos
Simples como conversar.
Porque um novo ambiente?. Interação inter-grupos  A maioria das ferramentas existentes provê interação dentro do grupo. Na concepção adotada nessa proposta.
TECA – Tecnologias para agricultura
Tecnologia hoje nas empresas
Sistemas Distribuídos
METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS
Engenharia de Groupware: Desenvolvimento de Aplicações Colaborativas. Síntese FUKC, H. RAPOSO,A. B. GEROSA, M. A. Artigo apresentado em mini-curso do Congresso.
Equipe ADA Recife, 2003 Projeto de Desenvolvimento de Software Profs. Hermano Perrelli e Jacques Robin MARCO ZERO Equipe ADA Francisco De A. M. Valadares.
Por Márcia May Gomel ® março Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p Turban et al. Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil ENCONTRO NACIONAL DE ESCOLAS DE GOVERNO EM SAÚDE ENSP/Fiocruz
TALLER CVSP Mexico Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) Constitui-se numa rede de pessoas e instituições que compartilham o propósito de facilitar.
INTRANET ENSP Endereço:
Desenvolvimento Global de Software Mestrado de Informática / UFPB Francilene Procópio Garcia, D.Sc. Configuração do Processo - Parte.
Capítulo 8: Implementando SAD orientado a grupo
Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,
PORTAL CORPORATIVO COMO FERRAMENTA DE GC Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Ana Cristina da Matta Furniel.
Relato da experiência sobre a criação do portal do Serviço de Informação e Documentação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Lise Christine Banon.
MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 – O Produto Internet e suas Aplicações Portais Corporativos Setembro de Giovanni Pietro Vallone.
Buscadores na Web: um enfoque no Google.
Prof. Sidney Galeote. 2 www. prasabermais. com  Visão Geral sobre a dimensão de qualidade “performance”  Custo da qualidade  Como a performance deve.
O novo Rotary.org Setembro de TITLE | 2 Rotary.org Por que um novo site? Melhorar organização e navegação Agilizar buscas Facilitar atividades rotárias.
TÍTULO DO SEU TRABALHO TODO CONTEÚDO DESTE BANNER É APENAS UM EXEMPLO Exemplo de integrantes: de Oliveira, Thiago Locatelli Candido1*; Riegel, Ivo M.2*;
2.REVISÃO DA LITERATURA _______________________________________________________________ 2.1 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO  Considera-se um sistema um conjunto.
Construção de Ferramentas Computacionais de suporte a um Ambiente baseado na Web para apoiar atividades de ensino-aprendizagem INTERFACE ADAPTATIVA PARA.
Introdução a Informática
Comissão de Gestão Fazendária - COGEF 2015 Espaço de Trabalho Corporativo.
Sistemas de Informação Utilizando Recursos Web Web Economia – Uma revolução nas regras de negócios Professora: Larissa Torres.
XOOPS Samuel Redekop Thiago Meger de Mello. O que é XOOPS? XOOPS ou eXtensible Object Oriented Portal System é um gerenciador de conteúdo que tem a licença.
Ana Cláudia Feliciano Abreu Jonas Brito Maicon Ribeiro Marcelo Carvalho Marcelo Farias Marcos Rozzeto Pablo Alves Silvana Torres GESTÃO DO CONHECIMENTO.
Conceitos Importantes nos Sistemas de Informação
Um Ambiente para Transmissão de Vídeos Instrucionais sob Demanda André Raabe Rafael Canan Ciência da Computação Centro de Ciências.
1 KICK OFF DIVISÃO APLICATIVOS R&D Janeiro, 2016.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” UNATI - Marília Buscadores na Web: um enfoque no Google. Aula 07.
A Solução CFTV em Nuvem Visualização Acesso via browser a até 30 câmeras simultaneamente em cada monitor, mesmo em locais diferentes Gravação Remota e.
"O Novo Portal Minas e a metodologia de apuração da satisfação dos usuários". Marconi Laia Brasília - Dezembro de 2005.
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL
EBSCO Information Services Experiências Empresariais de apoio ao acesso digital à informação 2o. Seminário sobre Informação na Internet Brasília, 27 de.
Internet - Intranet - Extranet Internet Rede pública mundial Padrões e protocolos multiplataforma Intranet Rede privada, corporativa Mesmos protocolos.
Matheus Stigger FreeRTOS. Introdução Criado em 2000 por Richard Barry; Mantido hoje pela Real Time Engineers Ltd; É o RTOS de código aberto mais utilizado.
Síntese do Negócio ONTOWEB. Ontoweb – Nova Geração de Ferramenta de Busca Possui comportamento inteligente que auxilia o usuário a organizar e compartilhar.
Transcrição da apresentação:

Portal Corporativo: Conceitos e Características Fernanda Rodrigues 2004

Trata dos conceitos sobre uma nova tecnologia conhecida como portal corporativo, cuja a proposta é facilitar o acesso às informações digitais no contexto organizacional. Apresenta definições, características básicas, tipos de portais corporativos e seus requisitos mínimos.

Definição O termo portais corporativos é muito recente é ainda não se estabilizou.Há três ou quatro anos,o que é chamado de portal era conhecido como máquina de busca, cujo objetivo era facilitar o acesso às informações contidas em documentos espalhados pela internet.Inicialmente,as máquinas de busca possibilitavam ao usuário da internet localizar documentos a partir de pesquisas booleanas.

Para reduzir ainda mais o tempo de busca na internet e auxiliar o usuário menos experiente, incluíram categorias nos sites de acordo com o conteúdo. O passo seguinte foi a integração de outras funções, como as comunidades virtuais e suas listas de discussão e acesso a conteúdos especializados e comerciais. Essa nova concepção de máquina de busca passou a ser chamada de portal.

Diferentes tipos de Portais Quanto ao contexto podem ser: - Portal público - Portal corporativo

Quando à função podem ser: Portais com ênfase em suporte à decisão - Portal de informações ou conteúdo - Portal de negócios - Portal de suporte à decisão Portais com ênfase em processamento cooperativo

Portal cooperativo ou para processamento cooperativo - Portal de especialistas Portais de suporte à decisão e processamento cooperativo - Portal do conhecimento - Portal de informações empresariais - EIP

Requisitos mínimos de um portal corporativo: - Ser de fácil acesso para os usuários eventuais - Classificação e pesquisa intuitiva - Compartilhamento cooperativo - Conectividade universal aos recursos informacionais - Acesso dinâmico dos recursos informacionais - Roteamento inteligente

- Ferramenta de inteligência de negócios integrada - Arquitetura baseada em servidor - Serviços distribuídos - Definição flexível das permissões de acesso - Interfaces externas - Interfaces programáveis - Segurança - Fácil administração - Customização e personalização