Ursula Blattmann Rio Grande, 19 de abril de 2009

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Que trata de alunos com altas habilidades/superdotação
Advertisements

Ursula Blattmann Fortaleza, maio de 2011
Política Nacional de Acesso Livre à Informação Científica São Paulo, SP Março / 2006 Café Intercom/FNAC: Acesso Livre à Informação.
Open Archives Initiative Algumas definições ( Trata-se de uma iniciativa para desenvolver e promover padrões de interoperabilidade.
Novembro, 2008 Rio de Janeiro, RJ II CONFERÊNCIA IBERO-AMERICANA DE PUBLICACÕES ELETRÔNICAS NO CONTEXTO DA COMUNICAÇÃO 2008 H ÉLIO K URAMOTO.
Open Archives Iniciative: o novo paradigma do acesso livre à informação e acesso democrático ao conteúdo Salvador, BA Setembro, ª Reunião de Coordenação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CIN5018 – INFORMATIZAÇÃO.
Prof. Dr. Josemar Henrique de Melo Aula 1
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Graduação: Biblioteconomia Disciplina: Acesso a Fontes de Informação ao Meio Digital.
A promoção do Acesso Livre na Universidade do Minho Angelo Miranda
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE PESQUISA V FÓRUM DE EDITORES DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS DA UFRGS Por Ana Gabriela Clipes Ferreira.
E-ARQ Requisitos para gestão arquivística de documentos digitais no Brasil Conarq - Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos Arquivo Nacional Fórum UNICAMP,
21-jun-2007Fórum de Documentos Digitais: Gestão x Legislação1 Novos caminhos para a preservação de documentos digitais: repositórios digitais confiáveis.
Sistema Aberto de Gerenciamento e Publicação de Periódicos
O IBICT e a Open Archives Initiative
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS
Portal de Periódicos CAPES Agosto O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa.
Portal de Periódicos CAPES
REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DE ACESSO ABERTO À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA
Paperless utilizando Wiki Hugo Antonio dos Santos
Atuação do IBICT e os Open Archives
Objetos de Aprendizagem / Compartilhamento
Uma ferramenta para gestão do conhecimento nuclear
Silvia Castro Marcelino*
Biblioteca Virtual em Saúde:
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Ursula Blattmann Florianópolis, agosto de 2008
Preservação e acesso a informação científica em saúde pública - Repositório Institucional para a Faculdade de Saúde Pública da USP Maria Imaculada da Conceição.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
A iniciação científica em ciências da saúde: pesquisa na graduação
Universidade Federal de Santa Catarina
LITERATURA CINZENTA BRASILEIRA: ACESSO E RECUPERAÇÃO
URSULA BLATTMANN Universidade Federal de Santa Catarina
Claudia Regina Bomfá Elis Regina Mocellin Dorzeli Salete Trzeciak
Web 2.0 em bibliotecas Goethe-Institut Porto Alegre FABICO- UFRGS Ursula Blattmann Porto Alegre, 12 de março de 2009.
Portal de Periódicos UFSC Ursula Blattmann Florianópolis, 6 de maio de 2008.
Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina
I mostra Cultural municipal jornada Tic & Educação
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Curso: Biblioteconomia
Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Curso: Biblioteconomia Acadêmica: Fátima Machado Florianópolis, 2005.
Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas Curso SEER Ministrantes Miguel Angel Márdero Arellano  Ramon M. S. da Fonseca Elaborado por Ursula Blattmann.
Rose Marie Sabatini de Oliveira Santiago Rosa
A recuperação da informação em recursos de informação online UDESC Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina Florianópolis, 30 de outubro.
FONTES DE INFORMAÇÃO o conteúdo, a forma e o processo
Open Archives e as revistas científicas eletrônicas Convite da Professora Maria de Fátima da Silva Duarte, Ph.D. – Coordenadora do Programa de Pós-Graduação.
XXVIII Painel Biblioteconomia em Santa Catarina
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Curso de Biblioteconomia Acesso aberto e representação da informação em acervos especiais.
Caráter informativo Conteúdo: - Ferramentas disponíveis no site da Biblioteca e Biblioteca Digital - Normalização das publicações - Fluxo de submissão.
Curso em Editoração Eletrônica por meio de Seminários
Mariza Inês da Silva Pinheiro
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
AVALIAÇÃO DE SOFTWARE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CIN 5329 – AUTOMAÇÃO DE BIBLIOTECAS José Luciano Lourdes.
POLÍTICA DE SELEÇÃO NA F.D.A – PARTE III José Antonio Machado do Nascimento.
Curso Utilização e Recuperação em Fontes de Informação Ursula Blattmann Prefeitura Municipal de Florianópolis.
Encontro de Coordenadores de BE EB 2,3 e ES - Concelho de Sintra
Tecnologias para gerenciamento de bibliotecas, bibliotecas virtuais e digitais Curitiba, Pr Julho,2005.
Repositórios digitais para documentos arquivísticos
Isabela Quaglia Camilla Barreto Rodrigues Cochia Caetano
Ações em prol do Acesso Aberto no Brasil e os seus resultados Drª. Bianca Amaro Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia Semana Internacional.
Os Objetos de Aprendizagem: Tecnologias a favor da educação
EXERCÍCIO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
REGISTRO DE IDENTIDADE CIVIL
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
S Sempre um grande problema para organizar, armazenar e manipular em qualquer tipo de gestão. DOCUMENTOS ADMINISTRATIVOS ou LEGISLATIVOS Tecle ENTER para.
@ 2006 Sueli Mara Ferreira 1 Uma Experiência de Livre acesso à Informação e ao Conhecimento em Ciências da Comunicação nos Países Lusófonos Sueli Mara.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Plano Geral de Ação  Sistematização de acervos digitalizados para ampla disponibilização dos produtos.
PRODUÇÃO CIENTÍFICA E PERIÓDICOS CIENTÍFICOS SENAC Ursula Blattmann Florianópolis, 17 de maio de 2012.
Transcrição da apresentação:

Ursula Blattmann Rio Grande, 19 de abril de 2009 Gestão de conteúdos digitais em repositórios institucionais XI EREBD Sul FURG Ursula Blattmann Rio Grande, 19 de abril de 2009

Gestão de conteúdos digitais e-contents conteúdo digital on-line Como e por que gerenciar conteúdos digitais on-line? Por que o bibliotecário? Quais as competências, habilidades e atitudes do bibliotecário na vida on-line?

RI e os bibliotecários Participação coletiva Políticas para publicar os conteúdos Quais conteúdos: artigos, livros, teses, apresentações, palestras, áudios, vídeos... Possibilitar a interação, comentários, participação, personalização... Mudanças TIC e pessoais

DSPACE Utilizado como repositório seja para instituições acadêmicas ou organizações privadas no intuito de depositar documentos no formato digital: artigos, livros, material didático, periódicos, teses, entre outros. No Brasil algumas instituições usuárias do DSpace : Biblioteca Digital Jurídica (BDJur)/ Superior Tribunal de Justiça - http://bdjur.stj.gov.br/dspace Biblioteca Digital do Senado Federal - http://www2.senado.gov.br/bdsf/ Biblioteca Virtual sobre Corrupção - http://bvc.cgu.gov.br/ Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - RIDI IBICT - https://repositorio.ibict.br/ridi/ Instituto Antonio Carlos Jobin - http://www.jobim.org/dspacexmlui/ Ministério da Educação - Banco Internacional de Objetos educacionais - http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/ Reposcom@PORTCOM - http://reposcom.portcom.intercom.org.br/ Repositório Eletrônico Ciências Agrárias - http://www.agro.unitau.br:8080/dspace/ Universidade Federal do Paraná - http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/index.jsp Repositório Institucional do Campus de Rio Claro - UNESP - http://200.130.0.211/rep142/handle/rep142/96

Critérios para preservação digital Confiabilidade – garantias de que o serviço funcionará. Estabelecer padrões para certificar a eficácia do sistema. Uso de metadados, acompanhar o histórico do documento. Responsabilidade política – documento oficial de comprometimento para estabelecer a preservação digital. Sustentabilidade econômica – modelo de negócios para a manutenção do serviço: fomento e recursos. Inclusão em repositórios digitais – sistema de gestão (planejamento estratégico, operacional e tático). Transparência – informar os procedimentos e normas de certificação. Dinâmico para permitir mudanças e atualizações. Acessibilidade de longo prazo – permitir a integridade, preservação e acesso aos documentos a longo prazo. Interoperabilidade – permitir a transferência dos dados para outros sistemas e formatos.

Repositories http://www.rsp.ac.uk/index

Tipologia de conteúdos nos repositórios http://www. rsp. ac

Building Repositories http://www.rsp.ac.uk/repos/

http://www.sherpa.ac.uk/

http://www.driver-repository.eu/

http://search1.driver.research-infrastructures.eu/

Busca por idioma: institutional repository

http://www.driver-repository.eu/Downloads

http://www. driver-repository http://www.driver-repository.eu/component/ option,com_jdownloads/Itemid,58/task,view.download/cid,52/

Best practice for National IR websites Karen van Godtsenhoven, Sophia Jones, Mary Robinson

http://www.archive.org/index.php

Espaços de visibilidade dos conteúdos digitais http://www.openj-gate.com/Search/QuickSearch.aspx

Espaços de visibilidade dos gestores de conteúdos digitais http://www.contentdigital.com.br/

Gestão de conteúdos X Gestão de documentos Gestão documental Processos de negócio centrados em documentos Fases dos Acervos Documentais e Fluxos documentais Integração da gestão documental na modelagem de processos Papel da digitalização na agilização dos processos Critérios para projetos de digitalização: em acervos legados, permanentes e correntes Formulários eletrônicos como solução para suprimir tipos de documentos físicos Importância de escolha dos metadados em formulários eletrônicos Assinatura digital versus certificação digital

Gestão de conteúdos X Gestão de documentos Legislação vigente e normas técnicas Requisitos dos sistemas de conformidade ABNT, ISSO: ISO 17799 Tecnologia da informação – código de prática para a gestão da segurança da informação; ISO 11515 Critérios de segurança física relativos ao armazenamento de dados Normas e Certificação : NBR 15247 Unidades de armazenagem segura – salas – cofre e cofres para hardware – classificação e métodos de ensaio de resistência ao fogo (antes, durante e após o incêndio) Lei 4.150 de 21 de novembro de 1962 Lei 8078 de 11 de setembro de 1990 – codigo de defesa do consumidor ISO 9100 Sistema de gestão em qualidade dos serviços Processos da avaliação, arranjo, recebimento, organização e inventariação da documentação Conservação, preservação, tratamento e da documentação, e da informação Política e ambiente da segurança dos documentos e da informação

Características dos documentos BARRETO, Aldo de Albuquerque. As estruturas de suporte da informação no processo do conhecimento: o papel da fluência digital. Relatório de uma pesquisa em andamento . 2009, p. 11 http://www.e-iasi.org/DOWNLOAD/Artigo%20do%20Aldo.pdf

conteúdos X documentos X Bibliotecas Mudanças de posições do papéis das bibliotecas e dos bibliotecários: University of Michigan Press digitalização das coleções, melhorar a disseminação, mudanças como as pessoas aprendem, acessam a informação, atividades de apoio a publicação, explorar e expandir os recursos digitais, processo de editoração mais eficiente. Tendências: publicar textos de conferências, apresentações antes não publicados (design interativo, links, gráficos, 3D, animações e videos) , impressão sob demanda. Biblioteca: capacidade de organizar o conhecimento X capacidade de assimilar a informação U-M redefining scholarly publications in the digital age http://umichpress.typepad.com/university_of_michigan_pr/2009/03/um-redefining-scholarly-publications-in-the-digital-age.html

Ambientes para acesso e uso O ambiente preparado para o acesso e uso de documentos on-line: e-text e outras mídias (assistir You Tube, interagir nos ambientes virtuais). Equipe treinada com os equipamentos (software e hadware) para atender as demandas do público Espaço para carregar as baterias dos notebooks, Kindle, mp3, mp4, etc. Espaço preparado para baixar (download) e carregar (upload) arquivos, velocidade de transmissão, custos de acesso Redução dos custos para a produção dos e-textbooks para professores (Textbook Affordability Symposium - http://uso.edu/ da University System of Ohio , veja multimidia http://uso.edu/multimedia/videoPlay.php e o diretório das bibliotecas http://library.ohio.gov/LS/Directories ) Parcerias com a CourseSmart, Community College Consortium for Open Educational Resources http://oerconsortium.org/

Novas leituras Kindle 2: Amazon's New Wireless Reading Device (Latest Generation) The Tech Diva http://thetechdiva.wordpress.com/

http://www.amazon.com/Kindle-Amazons-Wireless-Reading-Generation/dp/B00154JDAI/ref=amb_link_83624371_1?pf_rd_m=ATVPDKIKX0DER&pf_rd_s=center-1&pf_rd_r=08CFY5S0GHYTJA3R2EXK&pf_rd_t=101&pf_rd_p=471681371&pf_rd_i=507846 Kindle 2: Amazon's New Wireless Reading Device (Latest Generation)

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp

http://www.ebooksbrasil.org/

http://www.ebooksbrasil.org/index2.html

http://www.bn.br/bndigital/

http://www.bn.br/bndigital/wdl.htm Vídeo http://www.bn.br/bndigital/videowdl.htm

http://www.wdl.org/pt/browse/item_type.html

http://purl.pt/

http://purl.pt/index/geral/news/PT/indexOD.html

http://purl.pt/index/geral/news/PT/indexED.html

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/browse-title

http://ocw.mit.edu/OcwWeb/web/home/home/index.htm

http://ocw.mit.edu/OcwWeb/hs/home/home/index.htm

http://www.coursesmart.com/

http://oerconsortium.org/

http://oerconsortium.org/discipline-specific/

http://oerconsortium.org/copyrighted-digital-textbooks/

http://library.ohio.gov/PCS/digitalcontent

... em busca do tempo perdido... Reflexões Competências, habilidades e atitudes dos bibliotecários para organizar, disponibilizar, disseminar e acessar conteúdos on-line: You Tube, Twitter, Editoras tradicionais, Blogs, RSS, Wikis, ... Apreender e ensinar como fazer para acessar e usar a busca da informação on-line Evitar a sobrecarga de dados, informação, e conhecimentos ... em busca do tempo perdido...

Referências ARELLANO, Miguel Ángel Márdero. Critérios para a preservação digital da informação científica. Brasília, 2008. 356f. Tese(Doutorado em Ciência da Informação). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Universidade de Brasília, Brasília, 2008. Disponível em: < http://bdtd.bce.unb.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4547 >. BARRETO , Aldo de Albuquerque. As estruturas de suporte da informação no processo do conhecimento: o papel da fluência digital. Relatório de uma pesquisa em andamento . 2009. Disponível em: < http://www.e-iasi.org/DOWNLOAD/Artigo%20do%20Aldo.pdf >. BLATTMANN, Ursula; SILVA, Fabiano Couto Corrêa da. Colaboração e interação na Web 2.0 e Biblioteca 2.0. Revista ACB, Florianópolis, v. 12, n.2, p. 191-215, jul./dez. 2007. Disponível em: < http://www.acbsc.org.br/revista/ojs/include/getdoc.php?id=906&article=242&mode=pdf >. BLATTMANN, Ursula ; WEBER, Claudiane . Dspace como repositório digital na organização. Revista ACB, Florianópolis, v. 13, p. 467-485, 2008. Disponível em: < http://www.acbsc.org.br/revista/index.php/racb/article/viewFile/593/694 >. BRODY et al. Incentivizing the Open Access Research Web: Publication-, Data-Archiving and Scientometrics. CTWatch Quarterly v.3, n.3, 2007. Disponível em: <http://eprints.ecs.soton.ac.uk/14418/>. CASTRO, Astréia de Moraes e, CASTRO, Andresa de Moraes e; GASPARIAN, Danuza de Moraes e Castro. Arquivos físicos e digitais. Brasília : Thesaurus, 2007. COATES, Ken. Knowledge Overload. Inside Higher Ed, 23 March 2009. Disponível em : < http://www.insidehighered.com/views/2009/03/23/coates > GIANNASI-KAIMEN, Maria Julia; CARELLI, Ana Esmeralda (orgs.) Recursos informacionais para compartilhamento da informação: redesenhando acesso, disponibilidade e uso. Rio de Janeiro : e-papers, 2007. 225p. SHERPA. (2007). Glossary of Open Access abbreviations, acronyms & terms http://www.sherpa.ac.uk/glossary.html, Accessed 21st Aug 2007 TAMMARO, Anna Maria; SALARELLI, Alberto. A biblioteca digital. Brasilia: Briquet de Lemos, 2008. 377p. ISBN 85-85637-34-x

Ursula Blattmann usula@ced.ufsc.br Parabéns pelo XI EREBD Sul! Grata! Ursula Blattmann usula@ced.ufsc.br Disponível em: http://www.bibliotecariograndense.com.br/erebd/ http://www.ced.ufsc.br/~ursula/papers/conteudos_digitais.ppt http://www.slideshare.net/blattmann/conteudos-digitais