Desenho Aplicado à Automação e Controle

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO DE PROJETO ARQUITETÔNICO
Advertisements

Check list para entrega de Projeto Arquitetônico
Antropometria Layanne Lobo.
Planta Baixa Conceitos e elementos Curso: Técnico em Eltrotécnica Professor: Luiz Ricardo Lima.
Universidade Federal do Oeste da Bahia Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias DESENHO TÉCNICO E INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS.
Universidade Federal do Oeste da Bahia Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias Geometria Descritiva Conceitos Básicos.
PRINCÍPIOS E FORMAS DE DESENHO E REPRESENTAÇÃO. INTRODUÇÃO Wong Neste livro Mostra que o desenho, formas e objetos não são simplesmente desenhos, formas.
Instrutor : Jeferson Lopes de Oliveira Quando olhamos para um objeto, temos a sensação de profundidade e relevo. As partes que estão mais próximas de nós.
Desenho técnico – Projeto elétrico
AULA – Base de desenho técnico Instrutor André Olivieri de Albuquerque FMA.
Cotagem de elementos. Nos modelos e peças com elementos, além de indicar as cotas básicas, é necessário indicar, também, as cotas de tamanho e de localização.
AULA SOBRE O WRITER. O Writer possui todas as características que você pode esperar de editor de textos moderno e completo, incluindo até mesmo recursos.
UNIDADE III PILARES.
DORMITÓRIOS - SUÍTES ÁREA DE DESCANSO E HIGIENE. DORMITÓRIOS Neste ambiente a peça principal é a cama, e a sua colocação irá determinar a distribuição.
PROJETO MONITORIA VISTAS AUXILIARES Letícia Thomaz Noronha Orientador(a): Estela Maris de Souza.
INTRODUÇÃO À FOTOGRAFIA Composição; enquadramento; regras e quebra de regras 15/11/2016www.nilson.pro.br1.
 Princípio de leitura ( Sistema Inglês ) Leitura de polegada fracionária. No sistema inglês, a escala fixa do paquímetro é graduada em polegada e frações.
CAPITULO 8 Flexão Resistência dos Materiais DEMGi - Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial Resistência dos Materiais.
Desenho Técnico para Mecânica
00 Depois Antes Cole aqui a foto Cole aqui a foto do caso (Depois)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA FACULDADE DE ENGENHARIA SANITÁRIA AMBIENTAL FLORIANÓPOLIS AUTOCAD: COMANDOS 2D DISCIPLINA: CAD PARA ENG. SANITÁRIA.
Física Teórica Experimental II Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
Desenho Mecânico I Projeção Ortogonal (1° e 3° Diedros)
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
PROJETO ARQUITETÔNICO I
Contagem Aula 2, ciclo 1.
Desenho Mecânico I Sistema de Cotas
MAQUETES DE AUXÍLIO NA REPRESENTAÇÃO DO DESENHO TÉCNICO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SÃO PAULO
Aula 01 Parâmetros de Projeto Prof.: Renato Marques “Uma imagem é algo intermediário entre uma idéia e um objeto." Samuel Taylor Coleridge ( )
Cotagem NRB
ESTÁTICA 1. EQUILÍBRIO DO PONTO MATERIAL 2. EQUILÍBRIO DO CORPO RÍGIDO
Profa. Msc. Jaqueline Vicente Matsuoka
Representação do Relevo
Contagem Aula 2, ciclo 1.
NATURAL REDUÇÃO AMPLIAÇÃO
REPRESENTAÇÃO DE FUNDAÇÕES DE concreto armado
Profa. Msc. Jaqueline Vicente Matsuoka
90 cm (largura) e 110cm (comprimento)
CINEMÁTICA. Conceitos introdutórios á Mecânica □ Medidas de comprimento Medir um comprimento é compará – lo a um comprimento adotado como padrão. O padrão.
Exercícios Crie um algoritmo que leia uma matriz 5x5. Em seguida, conte quantos números pares existem na matriz. Crie um algoritmo que leia uma matriz.
Desenho Técnico.
I NSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONCURSO PÚBLICO – EDITAL Nº 001 – 2018 PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO Desenho Mecânico: Projeções ortogonais, vistas.
Desenho Técnico Moderno
Leitura e interpretação de desenho técnico
Representação gráfica dos dados estatísticos
Instrutor: Marlon Adriel. O desenho está presente em nossa vida desde a Pré-História, onde o homem retratava nas paredes das caverna figuras e símbolos.
19/11/2009. Trigonometria 2 O significado da palavra trigonometria, vem do grego e resulta da conjunção de três palavras: Tri – três Gonos – ângulo Metrein.
Módulo 16 e 17 Espelhos Curvos.
DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM0564)
Desenho Técnico Moderno, 4ª Ed.
CINEMÁTICA EXERCÍCIOS:
Figura 1 – Tecnologias da indústria 4.0
LOGOTIPO DO CONGRESSO OU INSTITUIÇÃO
Desenho Técnico Moderno
TOLERÂNCIA GEOMÉTRICA
MÓDULO E PADRÃO Translação Rotação Reflexão Simetria
CASO 00 Antes Depois Resumo: Referências: Tamanho da Foto
PROJEÇÕES.
GEOMETRIA DESCRITIVA A
Desenho Aplicado à Automação e Controle
AULA SOBRE O WRITER.
Desenho Aplicado à Automação e Controle
CASO 00 Antes Depois Resumo: Referências:
ELEMENTOS DE MÁQUINAS II e SISTEMAS MECÂNICOS II
Desenho Aplicado à Automação e Controle
TÍTULO DO TCC 20xx-x 1. INTRODUÇÃO 4. METODOLOGIA 2. OBJETIVOS GERAIS
Transcrição da apresentação:

Desenho Aplicado à Automação e Controle Aula 09 Cotagem de elementos

Cotagem de elementos Introdução: Nos modelos e peças com elementos, além de indicar as cotas básicas, é necessário indicar, também, as cotas de tamanho e de localização dos elementos.

Cotagem de elementos Introdução: As cotas de tamanho referem-se às medidas do elemento, necessárias à execução da peça. As cotas de localização indicam a posição do elemento na peça, ou a posição do elemento em relação a outro, tomado como referência.

Cotagem de elementos Cotagem de rebaixo Para cotar o rebaixo, necessitamos de duas cotas: a do comprimento e a da profundidade ou altura.

Cotagem de elementos Na vista frontal é onde essas duas cotas do rebaixo são melhor representadas. Como a largura do rebaixo coincide com a largura da peça, não há necessidade de repetir esta cota para completar a ideia do tamanho do rebaixo.

Cotagem de elementos Cotagem de rasgo Duas cotas são necessárias para dimensionar o rasgo: a cota do comprimento e a cota da profundidade ou altura.

Cotagem de elementos Você observou a linha de simetria? Ela aparece na vista frontal e na vista superior indicando que o modelo é simétrico. Quando o modelo é simétrico, as cotas de localização tornam-se dispensáveis.

Cotagem de elementos Veja como fica a cotagem do mesmo modelo sem a indicação da linha de simetria. Neste caso, é necessário indicar a localização do elemento.

Cotagem de elementos Cotagem de furo O furo não é centralizado. Neste caso, além das cotas que indicam o tamanho do furo, necessitamos também das cotas de localização. A vista onde o furo aparece com maior clareza é a vista frontal. Esta será, portanto, a vista escolhida para cotagem do elemento.

Cotagem de elementos Para facilitar a execução da peça, a localização do furo deve ser determinada a partir do centro do elemento.

Cotagem de elementos Cotagem de peças com mais de um elemento Quando a peça apresenta mais de um elemento, duas situações são possíveis: os elementos são iguais ou os elementos são diferentes. Elementos iguais: não é necessário cotar todos os elementos. Elementos diferentes: todos devem ser adequadamente cotados de modo a possibilitar sua execução.

Cotagem de elementos Cotagem de peças com mais de um elemento - Iguais Uma vez que o modelo é simétrico, duas cotas são suficientes para dimensionar o rebaixo: do comprimento e da altura ou profundidade.

Cotagem de elementos Cotagem de peças com mais de um elemento - Iguais

Cotagem de elementos Cotagem de peças com mais de um elemento - Diferentes

Cotagem de elementos Cotagem de peças com elementos angulares No desenho técnico os chanfros podem ser cotados de duas maneiras: por cotas lineares e por cotas lineares e angulares. Cotas lineares referem-se a medidas de extensão. Cotas angulares são aquelas que indicam medidas de aberturas de ângulos.

Cotagem de elementos Cotagem de peças com elementos angulares ou

Cotagem de elementos Cotagem de peças com elementos angulares

Cotagem de elementos Cotagem de peças com elementos angulares

Cotagem de elementos Dimensionamento e cotas no CAD

Cotagem de elementos

Cotagem de elementos Na tela acima, clique no botão New para criar um novo estilo anotativo. Sempre crie um novo estilo e não aproveite os que já vem prontos.

Cotagem de elementos - Alterar o valor do Offset from origin = 1

Cotagem de elementos Para o desenho Mecânico é mais usual o Closed filled e para o de Arquitetura é o Oblique

Cotagem de elementos

Cotagem de elementos

Cotagem de elementos

Cotagem de elementos Inserção de cotas no desenho Os tipos de cotas existentes mais comuns para desenho arquitetônico são:

Cotagem de elementos